SóProvas


ID
598192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência aos conceitos e às perspectivas do trabalho em
equipe, julgue os itens seguintes.


No modelo de práticas colaborativas, os profissionais contribuem para promover a segurança e a alta qualidade dos serviços, tendo em vista sua autonomia, sua expertise e a ausência de hierarquia.

Alternativas
Comentários
  • Nem o Google sabe o que são modelos de práticas colaborativas. Quando pesquisa reoprta apenas essa questão da Cespe...
    Ô raiva que me dá essa mania das bancas de não divulgarem referência bibliográfica
  • a resposta é correta. Porque a questão reporta a vivência dos grupos multidisciplinares, dos quais os assistentes sociais podem fazer parte. São as ações/projetos trabalhados junto com outros profissionais de outras áreas, onde todos contribuem de forma igualitária em busca de um serviço de alta qualidade. Onde cada membro do grupo trabalha dentro da sua propria área e da melhor maneira para que se chegue a um resultado satisfatório.
  • Penso que essa expressão práticas colaborativas" esteja diretamente relacionada ao "trabalho em grupo" mas solicitei o comentário do prf. para melhor esclarecer.

  • Penso que a questão está se reportando ao trabalho interdisciplinar e não multi, tendo em vista, que no trabalho multidisciplinar existe uma hierarquia  de conhecimento que vai depender de cada assunto tratado em relação ao usuário, além disso, no trabalho multi, cada um fazsua parte( não se mistura) há pouco ou nenhum diálogo.  Já o trabalho interdisciplinar é uma prática em que as vários profissionais contribuem para o melhor atendimento, a interação no entanto cada um usa a sua expertise por exemplo : em um relatório realizado por equipe inter, cada profissional da se parecer baseado na sua especialidade sobre seu objeto, seria estranho um advogado dar um parecer por exemplo sobre a situação cognitiva de determinado usuário, ou um parecer social que envolveria dentre outros aspectos sociais econômicos e históricos.

  • Desde os anos 2000, o trabalho em equipe vem sendo tratado de forma associada à prática colaborativa, visto que não bastam equipes integradas e efetivas para melhorar o acesso e a qualidade da atenção à saúde - é preciso que equipes de um mesmo serviço colaborem entre si e que profissionais e equipes de um serviço colaborem com profissionais e equipes de outros serviços e outros setores na lógica de redes.

    Morgan et al. consideram “Colaboração interprofissional” como um termo guarda-chuva que abriga outros dois termos: “Prática colaborativa interprofissional” - utilizado para descrever elementos da colaboração implementados na prática dos serviços de saúde - e “Trabalho em equipe interprofissional” - um nível mais profundo de trabalho interprofissional e intensa interdependência das ações.