SóProvas


ID
598225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere à qualidade de vida no trabalho, julgue os itens
subsecutivos.

Os programas de qualidade de vida no trabalho são mecanismos sem caráter normativo que visam, predominantemente, satisfazer os desejos e expectativas dos trabalhadores no desenvolvimento de suas atividades.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA!!!


    Os programas que qualidade de vida no trabalho - QVT - são normativos, ou seja, são regras que as organizações devem observar.
    Além disso, não visam somente a satisfação dos desejos e expectativas dos trabalhadores no desenvolvimento de suas atividades. Visam, também, a melhora da produtividade organizacional.


    (CESPE SERPRO ANALISTA SERVIÇO SOCIAL 2013) Os programas de qualidade de vida no trabalho não são normativos; eles visam apenas atender a desejos e expectativas dos trabalhadores na realização de suas tarefas. E
  • A questão erra ao falar que a predominância dos objetivos dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho está na satisfação dos desejos e expectativas dos trabalhadores no desenvolvimento de suas atividades.


    Não existe a predominância de um ou outro objetivo. É quase 100% de chances de estar errada a questão que fala em predominância, essência ou outro termo que privilegia algum dos âmbitos dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho, pois o valor de cada um é igual.

  • visa os trabalhadores bem como a melhoria da produtividade industrial.

  • 1º a produtividade, depois o bem-estar do trabalhador.
     

    Pelos conceitos de qualidade apresentados, constata-se que este é um modelo de racionalização que visa em primeiro lugar, à máxima produtividade e a redução de custos, tentando, de todas as formas, voltar a empresa ao atendimento das reais necessidades dos seus clientes; entretanto a preocupação das empresas em relação ao seu micro e macro ambiente, onde o processo de melhoria contínua faz com que as pessoas deixem de ser meros empregados para assumirem um papel de colaboradores, demonstra que é necessário o envolvimento das pessoas para se alcançarem as metas do programa; contudo observa-se nos discursos funcionalistas e gerenciais que a preocupação das empresas com a introdução de novas técnicas de gestão e desenvolvimento constante do pessoal, tem por objetivo maior alcançar ganhos de produtividade, e somente em última instância melhorar o bem-estar e as condições de trabalho das pessoas.

    Gestão da qualidade total e qualidade de vida no trabalho: o caso da Gerência de Administração dos Correios
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552000000300005