SóProvas


ID
598291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à administração e ao
planejamento do serviço social.

No processo de avaliação, é necessário distinguir a avaliação política da avaliação de política, que se caracteriza pela identificação dos princípios, critérios e diretrizes que fundamentam a decisão sobre a realização de determinado programa.

Alternativas
Comentários
  • Nos dizeres de MIOTO: "Segundo Carvalho (1997), a avaliação contém três características processuais: é contínua e permanente, da concepção inicial aos resultados do projeto; inclui os atores envolvidos na apreciação dos resultados e implica em favorecer aos integrantes, sejam usuários ou membros da equipe gestora, o exercício da ação reflexiva.
    De início, algumas pontuações conceituais são necessárias, como a distinção entre avaliação política e avaliação de políticas. A avaliação política diz respeito aos princípios, critérios e diretrizes que fundamentam a decisão sobre a realização de determinado programa, têm um cunho mais valorativo e abrigam uma concepção de justiça que pode ser ou não explicitada (FIGUEIREDO & FIGUEIREDO, 1986)" (pg. 25,26). Portanto, o erro da questão foi a inversão das colocações.

    Sistematização, Planejamento e Avaliação das Ações dos Assistentes Sociais no Campo da Saúde
    Raquel Raichelis
  • Arretche (1998) assevera que a literatura de avaliação de políticas públicas costuma distingui-la em termos de sua eficácia, eficiência e efetividade, recurso analítico destinado a separar aspectos distintos dos objetivos, da abordagem e dos métodos e técnicas de avaliação.

  • Ivanete( apud ARRTCHE 1998).

    A avaliação política, segundo a autora, se dedica a analisar o processo de tomada de decisão que resulta na adoção de determinado tipo de política pública. Nessa perspectiva, a avaliação política não está voltada para análise da natureza, dimensão ou abrangência de uma política social, mas destina-se a compreender e explicar os motivos, razões ou argumentos que levam (ou levaram) os governos a adotarem determinados tipos de políticas públicas, em detrimento de outros.

    ... avaliação de políticas sociais se dedicam a compreender a configuração das políticas sociais, o que pressupõe conhecer e explicitar sua dimensão, significado, abrangência, funções, efeitos, enfim, todos os elementos que atribuem forma e significado às políticas sociais. Mas, para Arretche (1998), a avaliação se distingue da análise de políticas sociais, pois em sua compreensão, a análise objetiva reconstitui as diversas características de uma política, como a relação entre público e privado, as formas de financiamento, as modalidades de prestação de serviços e as possibilidades de desenho institucional que atribuem corpo a uma política social.

     

    Fonte: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/V6W3K9PDvT66jNs6Ne91.pdf