SóProvas


ID
598549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Os itens a seguir apresentam trechos de textos. Julgue-os com relação à língua portuguesa padrão e à forma e ao estilo requeridos para a redação de correspondência oficial.

Senhor Ministro,
Em complemento às informações transmitidas no último telegrama, informamos a Vossa Excelência que a reforma no setor de telecomunicações terá início às 7 h 30 min da próxima segunda-feira e deverá se estender por duas semanas. Nesse ínterim, as salas anexas ao setor ficarão disponíveis para a execução das atividades laborais.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA. O uso dos pronomes está perfeito, bem como o da impessoalidade, do padrão culto de linguagem e a concisão.
  • Senhor Ministro ( esse item poderia levar muitos ao erro, mas o uso do senhor está perfeito. Inclusive se fosse a um Juiz )
    Em complemento às ( quem complementa, complementa a alguma coisa: preposição + artigo ,pedido pela palavra informação = crase ) informações transmitidas no último telegrama, informamos a Vossa ( correto quando se fala com a pessoa é vossa , quando se a um terceiro sobre a pessoa é Sua ) Excelência que a reforma no setor de telecomunicações terá início às 7 h 30 min da próxima segunda-feira e deverá se estender por duas semanas. Nesse ínterim ( separado por vírgula porque é um adjunto adverbial desolcado ), as salas anexas ao setor ficarão disponíveis para a execução das atividades laborais.
  • Pra mim, a indicação da hora "7 h 30 min" está errada pelos espaços presentes. O correto seria: 7h30mim.
  • Concordo que a indicação da hora esteja incorreta.
  • A indicação da hora está correta. Este exemplo, com o espaçamento entre o numeral e os símbolos de hora e minuto obedecem ao disposto no manual. No Manual de Redação do Senado, inclusive, este uso é explicitado tanto na parte relativa a grafia dos numerais quanto na parte relativa a grafia dos símbolos de medida.

    Só de deve deixar de incluir o espaço entre o numeral e o símbolodo de media, segundo o manual do senado, se houver perigo de fraude.

    Ainda observo que o referido manual proíbe expressamente o uso do sinal de dois pontos como separador de hora e minuto.
  • Pessoal,

    o trecho está em desacordo com o manual de redação oficial.  O Prof. Everaldo, em seu blog,  explicitou bem os erros  contidos nesse texto, conforme a seguir: 
    " O trecho contém erros de forma e estilo e deve ser considerado ERRADO. 1) A referência “último telegrama" descumpre com o atributo da CLAREZA, porque não cita nenhum dos dois elementos identificadores de uma correspondência (número e data), conforme se pode conferir nos dois casos exemplificados no Manual de Redação da Presidência da República, páginas 12 e 14. É, portanto, vaga e inespecífica. 2) A expressão “a Vossa Excelência” descumpre com o atributo da CONCISÃO/OBJETIVIDADE – a correspondência é destinada explicitamente ao ministro, o que se especifica nos campos destinatário e vocativo. Bastava, portanto, dizer “informamos que a reforma...”. 3) A expressão “Nesse ínterim” descumpre com o atributo USO DO PADRÃO CULTO DA LÍNGUA, que estabelece que “se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma” (p. 5 do Manual) – a palavra “ínterim” choca-se com a recomendação de não utilizar “linguagem rebuscada” (também p. 5)."

    http://profeverardo.zip.net/arch2011-09-25_2011-10-01.html
    B
    ons estudos!
  • Concordo com a colega Karen. Errei por ter pensado na imprecisão ou falta de clareza do termo "ÚLTIMO TELEGRAMA".

    Descordo do gabarito.
  • Pessoal,
    Alguém pode explicar porque Senhor Ministro esta correto. Eu confundo muito essa parte da redação oficial. Errei pois pensei que fosse Vossa excelência.
    Desde já agredeço.

  • Respondendo a dúvida da colega:
    Excelência - é pronome de tratamento.
    Senhor- é vocativo.
    Logo, os dois não se confundem.
    Vossa Excelência, senhor prefeito, discursou muito bem.


      O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor seguido do cargo respectivo, aos demais aplica-se senhor.

     

     
  • O trecho "deverá se estender" está incorreto.
    Verbos(no caso, deverá) não atraem a partícula "se".
    O correto deveria ser:"Deverá estender-se".
  • (Etm. do latim: interim)  Palavras em latim podem ser empregadas em correspondencias oficais?

    Essa questao me parece incorreta.

  • "deverá se estender"  pode isso Arnaldo?

  • Sinceramente eu não entendi a regência do verbo "complementar".

    Em complemento às informações transmitidas...

    Não seria um verbo transitivo direto? Quem complementa, complementa algo...