SóProvas


ID
598663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.

Os textos de documentos oficiais devem ser concisos e claros; para isso, devem-se observar a impessoalidade, a formalidade, a padronização e o padrão culto da língua portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

    CAPITULO I
    ASPECTOS GERAIS DA REDAÇÃO OFICIAL


    A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.

  • APENAS PARA COMPLEMENTAR AS INFORMAÇÕES DO COLEGA:


    CARACTERÍSTICAS DA REDAÇÃO OFICIAL
     
    1) IMPESSOALIDADEsem subjetivismo, de maneira neutra. Ausência de impressões individuais.
     
    2) FORMALIDADEvai tratar das questões do uso dos pronomes. Diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque do assunto tratado.
     
    3) PADRONIZAÇÃOé o formato do documento (ex: padrão ofício). Clareza datilográfica, uso de papéis uniformes e correta diagramação do texto.

    4) CLAREZA E CONCISÃOtexto conciso transmite um máximo de informações com um mínimo de palavras. Claro é o texto de imediata compreensão do leitor.
     
    5) CORREÇÃO GRAMATICALnão se admite erro gramatical.
  • Item correto.

    Clique no mapa abaixo para ampliar.

     

  • Correto. O conjunto das características da redação oficial não se excluem , mas sim são interdependentes , formando um conjunto harmônico . 

  • CERTO

    (2012/TJ-AC/Analista) As características da redação oficial referentes a uniformidade, formalidade, impessoalidade, clareza, concisão e uso do padrão culto de linguagem decorrem do mandamento constitucional segundo o qual a administração pública obedecerá aos princípios de impessoalidade, publicidade e eficiência, entre outros. CERTO

    (2018/Quadrix/CFBio/agente) A redação oficial caracteriza-se pela impessoalidade, pelo uso do padrão culto de linguagem, pela clareza, pela concisão, pela formalidade e pela uniformidade. CERTO

    (2012/MPE-PI/Médio) A adequação de linguagem dos atos e comunicações oficiais, a concisão e a clareza são requisitos essenciais da redação oficial. Todos devem pautar-se na modalidade padrão da língua. CERTO

    (2014/MDIC) A formalidade das comunicações oficiais não se limita ao emprego adequado dos pronomes de tratamento, devendo-se observar, também, a polidez, a civilidade e a obediência às regras de impessoalidade e ao padrão culto da linguagem. CERTO