-
Certo.
A comunicação por meio do correio eletrônico é muito mais do que um sistema de troca de informações entre pessoas/empresas. A informalidade cedeu espaço ao profissionalismo. Muito mais importante do que o domínio das ferramentas de tecnologia é o domínio do conteúdo e da forma da comunicação.
O nível de preparo das pessoas ao redigir e enviar uma comunicação via correio eletrônico reflete o profissionalismo e que tipo de imagem a empresa vai transmitir.
-
CORREIO ELETRÔNICO
DEFINIÇÃO:
- Comunicação via internet é o meio de transmissão preferencial para mensagens urgentes no Serviço Público.
FORMA:
- Flexível por natureza, não tem estrutura definida. Mesmo assim, a linguagem utilizada deve seguir o padrão das comunicações oficiais.
Quando não for possível utilizar o recurso automático de configuração de leitura, deve-se pedir essa configuração no texto de correio.
Como determina a lei, deve haver certificação digital quando houver a necessidade de valor documental para o correio eletrônico.
-
Obs: O Telegrama e o Fax, por serem formas mais caras e superadas, caíram em desuso. Sendo usados somente em ocasiões que não seja possível o uso do e-mail ou em outros casos especiais...
-
Conforme o Manual de Redação da Presidência da República:
8.Correio eletrônico
8.1. Definição e Finalidade
O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.
8.2. Forma e Estrutura
Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial (v. 1.2 A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais).
O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.
Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo.
Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.
8.3 Valor Documental
Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, i. é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.
Bons estudos!
-
Direto ao ponto
Por seu baixo custo e celeridade, o correio eletrônico é, hoje, uma das principais formas de comunicação e transmissão de informações e documentos.
Justificativa: Basicamente, segue todas as outras normas de escrita de docs oficiais
- Certificação digital = obrigatório (Garante a autenticidade do remetente)
- Linguagem impessoal / clara / concisa...
- Usa-se fecho: Atenciosamente ou Respeitosamente.
GABARITO: CERTO