SóProvas


ID
598669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.

Por seu baixo custo e celeridade, o correio eletrônico é, hoje, uma das principais formas de comunicação e transmissão de informações e documentos.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    A comunicação por meio do correio eletrônico é muito mais do que um sistema de troca de informações entre pessoas/empresas. A informalidade cedeu espaço ao profissionalismo. Muito mais importante do que o domínio das ferramentas de tecnologia é o domínio do conteúdo e da forma da comunicação.

    O nível de preparo das pessoas ao redigir e enviar uma comunicação via correio eletrônico reflete o profissionalismo e que tipo de imagem a empresa vai transmitir.

  • CORREIO ELETRÔNICO

    DEFINIÇÃO:
     - Comunicação via internet é o meio de transmissão preferencial para mensagens urgentes no Serviço Público.

    FORMA:
     - Flexível por natureza, não tem estrutura definida. Mesmo assim, a linguagem utilizada deve seguir o padrão das comunicações oficiais.
    Quando não for possível utilizar o recurso automático de configuração de leitura, deve-se pedir essa configuração no texto de correio.
    Como determina a lei, deve haver certificação digital quando houver a necessidade de valor documental para o correio eletrônico.
  • Obs: O Telegrama e o Fax, por serem formas mais caras e superadas, caíram em desuso. Sendo usados somente em ocasiões que não seja possível o uso do e-mail ou em outros casos especiais...
  • Conforme o Manual de Redação da Presidência da República:

    8.Correio eletrônico
    8.1. Definição e Finalidade

            O correio eletrônico (
    "e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.
    8.2. Forma e Estrutura
            Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial (v. 1.2 A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais).
            O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.
            Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo.
            Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento. 
    8.3 Valor Documental
            Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, i. é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

    Bons estudos!

  • Direto ao ponto

    Por seu baixo custo e celeridade, o correio eletrônico é, hoje, uma das principais formas de comunicação e transmissão de informações e documentos.

    Justificativa: Basicamente, segue todas as outras normas de escrita de docs oficiais

    • Certificação digital = obrigatório (Garante a autenticidade do remetente)
    • Linguagem impessoal / clara / concisa...
    • Usa-se fecho: Atenciosamente ou Respeitosamente.

    GABARITO: CERTO