-
Errado!
Os arquivos intermediários (que são muito pouco consultados), é ideal que fiquem guardados em uma só unidade, no arquivo central/geral.
-
De acordo com Marilena Leite Pais, esta afirmativa está errada. Para que um sistema de arquivo funcione corretamente, não é necessariamente preciso que haja arquivos intermediários na organização. Sua relevâcia e consequente implantação dependerá da complexidade da organização. Porém, o arquivo permanente (tanto quanto o corrente) é extremamente necessário e importante para que o sistema de arquivo funcione adequadamente.
Espero ter colaborado.
-
Danilo Torquato: vc quis dizer que "Arquivo Intermediário é tão importante quanto o corrente?"
-
Colega Vicente,
Eu diria melhor. Todas os arquivos das idades documentais são importantes (sem comparações, pois cada arquivo tem sua relevância, função, utilidade, etc.), Mas, para que um sistema de arquivamento funcione adequadamente não é necessariamente preciso que haja um depósito de arquivo intermediário. Como eu explanei no comentário anterior, de acordo com Marilena Leite Pais a implantação do arquivo intermediário dependerá da complexidade da organização (instituição mantenedora) e de suas necessidades.
E olhando melhor a questão, ele ainda afirma que é preciso que haja arquivos intermediários em todas as unidades da organização. Ora, um dos principais objetivos do arquivo intermediário é a economia. Como poderia haver o adequado funcionamento do sistema de arquivo com tantos arquivos intermediários espalhados, desorganizados? Tal proliferação de arquivos intermediários não é orientado por Paes.
Espero ter contribuído!
-
Como bem mencionado pelo eminente colega, todas as idades são importantes; mas o conceito para que um arquivo funcione corretamente, como pede a questão, não é esse. Não é um requisito necessário, algo que se um arquivo não deter acabará por perder suas funcionalidades.
-
Para mim o erro da questao é dizer que deve haver em cada unidade da organização um arquivo intermediario, pode somente deve haver Um e esse um sera o responsavel por armazenar os documentos que diminuiram a frequencia de consulta
espero ter ajudado
-
"Para que um sistema de arquivo funcione adequadamente, é necessário que haja, além dos arquivos correntes, arquivos intermediários em todas as unidades da organização."
O arquivo intermediário não é um arquivo físico em si, ele é apenas uma fase necessária à organização dos documentos. Ora por quê?
Por que os arquivos intermediários é composto pelos documentos que, embora usados com pouca frequência, devem ser mantidos, por questões legais, fiscais, técnicas ou administrativas. É nessa fase também que os documentos pouco utilizados aguardam a sua destinação. Não há a necessidade de comporem um arquivo físico, por serem transitórios, ou seja, cessados seu valor primário, terão sua destinação definida: se serão eliminados ou recolhidos ao arquivo permanente. Assim eles podem simplesmente serem guardados em algum espaço do arquivo corrente ou ficarem 'em depósito' no arquivo permanente.
-
O arquivo intermediário existe com a justificativa de "desafogar" o fluxo de trabalho dos arquivos correntes, retirando deles os documentos que são menos utilizados. Seu objetivo é fundamentalmente auxiliar na agilidade, eficiência e economia dos trabalhos arquivísticos da instituição.
Sendo assim, não é uma fase obrigatória dos arquivos, ou seja, a depender dos procedimentos ou dos documentos produzidos, a instituição pode optar por não ter um arquivo intermediário, caso não, este não faça grande diferença em sua economicidade.
Ainda, caso exista o arquivo intermediário, o mesmo sempre terá a configuração de geral ou centralizado, ou seja, haverá somente um arquivo intermediário para toda a instituição, e não em todas as unidades ou setores, como afirma o item.
Gabarito do professor: Errado
-
As organizações podem optar nos arquivos correntes em mantê-los de forma centralizada ou descentralizada. No entanto, os arquivos intermediários e permanentes devem ser centralizados.
-
O arquivo intermediário , geralmente fica em ambito externo.
-
Resolução: Os arquivos intermediários são criados de acordo com a complexidade e características da instituição. Além disso, ter arquivos intermediários em todas as unidades atingiria o principal motivo da existência deles, que é a economia.
Resolução: errada
-
Uma coisa não está em função da outra, para que funcione adequadamente é necessário que haja uma boa gestão de controle.