Afirmação ERRADA - "ofícios e memorandos" constituem elementos do gênero espécies documentais. A "organização e a classificação" dos documentos de uma organização devem ser feitas por "tipo documental". As correspondências recebidas e expedidas formam os arquivos correntes de um órgão. Esses documentos dos arquivos correntes representam um ponto de partida para a tomada de decisões no órgão/instituição, parar a "organização e a classificação". Os "tipos documentais" são uma especificação do genêro espécies documentais.
Espécie Documental: É a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e natureza das informações nele contidas, que reúne tipos documentais por suas características comuns de estruturação da informação. São exemplos de espécies documentais ata, carta, decreto, disco, filme, fotografia, memorando, ofício, planta, relatório, gua, requisição, relatório, e outros.
Tipo Documental - Configuração que assume uma espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou, tais como cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, relatório da promotoria de Justiça, guia de encaminhamento, requisição de diárias, etc.