SóProvas



Questões de Procedimentos Administrativos


ID
9175
Banca
ESAF
Órgão
TJ-CE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O setor de expedição de documentos tem por função:

Alternativas
Comentários
  • Expedição: ao receber a correspondência para expedição, recomenda-se verificar se não faltam folhas e anexos, numerar e datar a correspondência no original e nas cópias, preparar os envelopes, expedir o original e encaminhar as cópias ao setor de arquivamento.
  • ExpediçãoGeralmente são adotadas as seguintes atividades:Passos Atividades 1 Receber a correspondência 2 Verificar se não faltam folhas ou anexos 3 Numerar e completar a data, no original e nas cópias 4 Separar o original da cópias 5 Expedir o original com os anexos 6 Encaminhar as cópias, acompanhadas dos antecedentes que lhe deram origem, ao arquivo
  • setor de expedição seria o mesmo que protocolo?

  • A expedição de documentos é a atividade de enviar os mesmos, junto de seus anexos, a destinatários externos à instituição. Geralmente é uma atividade executada pelo setor de protocolo como atividade atípica. 

    O arquivamento de documentos é realizado pelo setor de arquivos ou documentação.

    O desmembramento é a retirada de peça de processo para constituir outro processo, realizada pelo setor de protocolo (atividade típica).

    A classificação é a colocação de código no documento, conforme plano vigente na instituição, realizada pelo setor de protocolo (quando for recebido) ou pelo setor que o documento foi produzido. 

    O acesso a documentos sigilosos somente pode ocorrer por pessoas legalmente autorizadas.

    Gabarito do professor: Letra "B"
  • responde a pergunta da Vanessa Barradas, expedição é uma atividade do protocolo.


ID
14452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do arquivamento de documentos, julgue o item subsequente.

De acordo com a teoria arquivística, os atos de correspondência, como os ofícios, as cartas e os memorandos, devem ser arquivados obedecendo à classificação de "Recebidos", para os documentos encaminhados à instituição, e "Expedidos", para aqueles produzidos pela instituição.

Alternativas
Comentários
  • Não entende até agora pq essa questão
    não é correta ;/
  • eu queria saber pq a questão acima está errada? alguem poderia me esclarecer ???
  • creio que o erro dessa questão seja pelo fato de o memorando ser um instrumento de comunição interna à instituição, logo não poderia ser encaminhado à mesma, como no caso das cartas e ofícios.
  • Eu não entendi muito bem, o motivo da questão estar errada.
  • Recebimento e Expedição trata-se de atividades de controle desenvolvidas pelo setor protocolo. Quanto aos arquivos, estes possuem características diferenciadas e são classificados de acordo com o gênero, a espécie e a natureza do assunto.
  • CORRESPONDÊNCIAÉ toda forma de comunicação escrita, produzida e endereçada a pessoas jurídicas ou físicas, bem como aquela que se processa entre órgãos e servidores de uma instituição.Quanto ao destino e procedência pode-se classificar a correspondência em externa e interna. Interna é a correspondência trocada entre os órgãos de umamesma instituição. São os memorandos, despachos, circulares. Contrário sensu,externa é aquela trocada entre órgãos de instituições diversas ou entre órgãos de uma entidade e pessoas físicas, como ofícios, telegramas e cartas.A correspondência pode ainda ser oficial e particular. Será oficial a quecuidar de assuntos de serviço ou de interesse específico das atividades de umainstituição. Será particular se de interesse pessoal de servidores ou empregadosde uma instituição.A expedição é a atividade que consiste em enviar o documento ao seu destinatário. Chama-se distribuição quando é interna, e expedição quando direcionada a outra instituição.
  • A questão está errada porque as CORRESPONDÊNCIAS não se classificam em Expedidas e Recebidas, mas sim em EXTERNAS e INTERNAS! Simplesmente por isso!
  • Uma dica pra questões desse tipo. Se o memorando é correspondência INTERNA como vai ser expedido? A banca foi legal colocando o memorando no meio dos exemplos.

  • Quando enviamos uma carta não colocamos sobre ela :ENVIADA.  Simplismente a enviamos. Não existe carimbo "EXPEDIDO".

  • O negócio é o seguinte:

    Quando o envio for interno = Rebebe o nome de distribuição;

    Quando o envio for para outra instituição = Dá-se o nome de expedição.

  • EXPEDIÇÃO - ENVIO EXTERNO = documentos enviados para outra instituição

    DISTRIBUIÇÃO - ENVIO INTERNO = documentos enviados dentro do próprio órgão / produzidos pela instituição

  • Acredito que o erro esteja na maneira como a questão expôe o argumento. Notem:

    e "Expedidos", para aqueles produzidos pela instituição.

    Os documentos produzidos pela instituição não são necessariamente expedidos(enviados) por ela. A questão se inicia explanando sobre documentos recebidos justamente para provocar essa confusão na cabeça do candidato.


    Espero ter ajudado!
  • Não ocorre Expedição ( Envio de doc. para outro orgão, etc) e somente Recebimento, pois ao receber os doc. que entram na instiuição ou aqueles produzidos nos próprios setores do orgão para que sejam formalizados.
  • O que se arquiva na expedição do documento é sua cópia. No órgão público, ao se expedir um ofício, por exemplo, arquiva-se sua cópia no arquivo de ofícios expedidos. Portanto, pode-se sim arquivar documentos expedidos.
  • EXPEDIÇÃO/DISTRIBUIÇÃO-
    Distribuição=> dentro do próprio órgão; 
    Expedição=> Envio para outro órgão.
    .
    PROTOCOLO SETORIAL– É a unidade localizada junto aos setores específicos dos órgãos ou entidades, encarregada de dar suporte às atividades de recebimento e expedição de documentos no âmbito da área a qual se vincula; tem a finalidade de descentralizar as atividades do protocolo central.
    .
    Arquivologia é uma matéria que nao existe... alguém invntou que cada nomezinho se refere a uma área e pronto... tem que ficar bitolando nesses nomes técnicos... transferecia/recolhimento, recebido/expedido... e ai vai. Chatinho, mas é fácil!
  • Os comentarios de voces me deixaram ainda mais confusa, pq ate onde eu sei, o protocolo é a unidade responsavel pelo controle do recebimento e a expedição de correspondencia de uma empresa. Antigamente, o protocolo ainda era responsavel pela tramitação da correspondencia interna (memorando, oficio, cartas, etc). Atualmente, esse controle é feito pelas proprias unidades, por meio de arquivos correntes e/ou secretarios. Cabe ao protocolo a administração das correspondencias, no que se refere a recepção e expedição.
  • do recebimento, entre outras atividades, uma delas é efetuar a separação em ostensivo, sigiloso e particular. Já a expedição trata-se de numerar e datar a correspondência no original e nas cópias, para que o orginal seja encaminhado e a cópia seja arquivado.


    Já a classificação dos atos correspondenciais, é quanto ao gênero, espécie e natureza do assunto.
  • De acordo com a teoria arquivística, os atos de correspondência, como os ofícios, as cartas e os memorandos, devem ser arquivados obedecendo à classificação de "Recebidos", para os documentos encaminhados à instituição, e "Expedidos", para aqueles produzidos pela instituição.

    A pegadinha está na palavra "devem" se eles tivessem colocado a palavra "podem" estaria correto. Não existe esse tipo de classificação obrigatória em relação aos atos de correspondência.
  • CORRESPONDÊNCIAS DEVEM SER REGISTRADAS COMO

    1- OSTENSIVAS (abertas e depois encaminhadas)

    2- SIGILOSAS ( em envelope duplo, com o envelope de dentro contendo o grau de sigilo e encaminhada a seu destinatário sem ser aberta)


    SÓ ISSO QUE A QUESTÃO COBROU, SABER SE VOCÊ SABIA ESSE CONCEITO.

    Espero ter ajudado
  • Olá, colegas!
    Essa questão me deu muita dúvidas também, mas esclareci a questão com minha professora de arquivologia. O erro está em dizer que o documentos são ordenados de acordo com as classificações (espécie ou tipo: espécie + especificação, p. ex, ofício interno).

    ATENÇÃO, AMIGOS!!! NÃO SE ORDENA ARQUIVO USANDO COMO CRÍTÉRIO SUA ESPÉCIE OU TIPO. O CRITÉRIO PARA ORDENAÇÃO VAI DEPENDER DA REALIDADE DA INSTITUIÇÃO E SEGUE AQUELES NOSSOS FAMOSOS MÉTODOS (básicos: númérico, alfabético, geográfico, ideográfico; padronizados: variadex, automático, oundex, mneumônico, rôneo)

    Força e fé
  • Eu não tenho uma resposta "master" pra dar, mas, ao meu ver, o que anula a questão e deve ser assinalada como errada é a questão do "memorando"

    Protocolo, como sabemos, é a porta de entrada de uma instituição.

    Memorando é uma comunicação interna.


    Como algo vai entrar na instituição que nasceu lá mesmo?
  • De acordo com a teoria arquivística, os atos de correspondência, como os ofícios, as cartas e os memorandos, devem ser arquivados obedecendo à classificação de "Recebidos", para os documentos encaminhados à instituição, e "Expedidos", para aqueles produzidos pela instituição.

    Não sei se os colegas concordam comigo, mas esse final já faz a questão ficar errado. O documento produzido pela instituição nem sempre será expedido, pode ser para uso interno. 

    O que acham?


  • "QUANTO AO DESTINO E PROCEDÊNCIA PODE-SE CLASSIFICAR A CORRESPONDÊNCIA EM EXTERNA  E INTERNA.
    POR
    EXTERNA ENTENDE-SE AQUELA CORRESPONDÊNCIA TROCADA ENTRE UMA INSTITUIÇÃO E OUTRAS ENTIDADES
    E/OU PESSOAS FÍSICAS, COMO OFÍCIOS, CARTAS, TELEGRAMAS.

    INTERNA É A CORRESPONDÊNCIA TROCADA ENTRE ÓRGÃOS DE UMA MESMA INSTITUIÇÃO. SÃO OS MEMORANDOS, 
    DESPACHOS E CIRCULARES.
    A CORRESPONDÊNCIA PODE SER AINDA
    OFICIAL OU PARTICULAR.
    OFICIAL É AQUELA QUE TRATA DE ASSUNTO DE SERVIÇO OU DE INTERESSE ESPECÍFICO DAS ATIVIDADES DE UMA INSTITUIÇÃO.
    PARTICULAR É A DE INTERESSE PESSOAL DE SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO."

    MARILENA LEITE PAES


    PESSOAL, VAMOS LEMBRAR QUE UM COMENTÁRIO SEM FONTE NÃO TEM CREDIBILIDADE ALGUMA. NÃO BASTA APENAS DIZER  QUE É OU QUE NÃO É.
  • De acordo com a teoria arquivística, os atos de correspondência, como os ofícios, as cartas e os memorandos, devem ser arquivados obedecendo à classificação de "Recebidos", para os documentos encaminhados à instituição, e "Expedidos", para aqueles produzidos pela instituição.
    Pessoal é mais simples que possamos imaginar, observem o campo "interno" - produzidos pela organização - e externos - recebidos pela organização -, o primeiro campo refere-se aos memorandos e o segundo aos ofícios, logo o erro da questão é dizer que os memorandos são recebidos, pois na verdade são distribuídos. Não obstante, ainda afima que os expedidos os que são produzidos pela instituição.
    Façam este liame expedidos que vem de - para "ofício" e distribuídos é intraorganizacional, ou seja, dentro da própria organização.

    Deus nos ajude.
  • o erro está no fim, nem sempre arquivos produzidos pela instituição deverão obrigatoriamente sair dela (expedidos) podem continuar tramitando dentro da instituição.
  • acredito que o erro esta no fato do memorando ser documento de natureza interna, logo não há o q se falar em recebimento ou expedição ....
  • CORRESPONDÊNCIA - É toda espécie de comunicação escrita, que circula nos órgãos ou entidades, à exceção dos processos. 
    Quanto à natureza: A correspondência classifica-se em interna e externa, oficial e 
    particular, recebida e expedida. 

    a) Interna e externa. 

    A correspondência interna é mantida entre as unidades do órgão. 
    A correspondência externa é mantida entre os órgãos ou entidades da Administração 
    Municipal, Estadual e Federal. 

    b) Oficial e particular. 

    A correspondência oficial é a espécie formal de comunicação mantida entre os órgãos 
    ou entidades da Administração Pública Municipal, Estadual e Federal ou destes para outros órgãos públicos ou empresas privadas. 
    A correspondência particular é a espécie informal de comunicação utilizada entre autoridades ou servidores e instituições ou pessoas estranhas à Administração Pública Municipal, Estadual e Federal. 

    c) Recebida e expedida

    A correspondência recebida é aquela de origem interna ou externa recebida pelo protocolo central ou setorial do órgão ou entidade.

    A expedição é a remessa da correspondência interna ou externa no âmbito da Administração Pública Municipal, Estadual e Federal.

    Fonte: http://www.tce.rn.gov.br/2009/download/PROCEDIMENTOS-PROTOCOLO.pdf
    http://ancine.gov.br/sites/default/files/resolucoes-diretoria-colegiada/RDC_14.pdf
  • Q42464Prova(s): CESPE - 2010 - MPS - Agente Administrativo

    Correspondência é o nome dado a todas as espécies de comunicação escrita que circulam nos órgãos ou nas entidades, exceto os processos. Classifica-se em interna ou externa, oficial ou particular, recebida ou expedida.

    http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/91bfef8c-5c

  • não se ordena os documentos como "expedidos" ou "recebidos". O critério de ordenação segue abaixo!

    A ordenação é uma tarefa que consiste em colocar os documentos dentro das suas séries e do seu fundo de acordo com uma determinada ordem e segundo um determinado critério de forma a facilitar a localização e recuperação dos mesmos.

    De referir que a ordenação deve respeitar o princípio da estrutura e ordem original, isto é, o arquivista deve ordenar os documentos dentro das séries de acordo com a ordem que foi dada pelo organismo produtor. Só em caso de desordem absoluta se procederá a uma reordenação segundo o sistema mais conveniente.

    1. SISTEMAS DE ORDENAÇÃO
    Existem vários sistemas de ordenação:

    Cronológico;

    Alfabético;

    Numérico

    Topográfico


  • Graças a Deus ainda há respostas objetivas e sucintas por aqui em 2004.

  • De acordo com a teoria arquivística, as correspondências, assim como qualquer outro documento, deve ser arquivado considerando o plano de classificação e o método de arquivamento adotados pela instituição.

    O plano de classificação atribui código ao documento, considerando uma relação lógica entre os documentos e seus conjuntos, e entre os documentos e conjuntos com as atividades da instituição; e o método de arquivamento consiste na adoção de critérios lógicos para arquivar e manter controle sobre acesso dos documentos.

    Os planos de classificação geralmente são de 03 tipos: Estrutural, que considera a estrutura da instituição para classificar documentos; Funcional, que considera as atividades da instituição para classificar documentos; e temático, que considera o assunto tratado nos próprios documentos. Não há um plano ideal a ser adotado, devendo cada instituição utilizar o que melhor atender às suas necessidades. Mas, de maneira geral, é preferível os planos do tipo funcional, por serem mais estáveis.

    Os métodos de arquivamento podem ser de 10 tipos: Alfabético, que considera o arquivamento pelo nome do correspondente; Numérico, que considera o arquivamento pelo número do documento; Geográfico, que considera o arquivamento pelo local de produção do documento; Ideográfico, que considera o arquivamento pelo assunto do documento; e Alfanumérico, que considera o arquivamento fazendo uma mescla de nomes e números. Os demais métodos são os padronizados (variadex, rôneo, mnemônico, automático e soundex) e não são mais utilizados na prática (a exceção do variadex), por serem considerados obsoletos. A instituição deve escolher aquele que melhor atende às suas necessidades, podendo inclusive utilizar mais de um método.

    De fato, ainda hoje é comum na Administração Pública o arquivamento segundo critérios de "recebidos" e "expedidos". Contudo, esta prática nunca foi reconhecida pela teoria arquivística, e somente foi consolidada devido à falta de conhecimentos arquivísticos dos profissionais que trabalham diretamente com documentos e da administração em prover os treinamentos necessários a esses profissionais e recursos suficientes aos seus arquivos.
    Portanto o item está incorreto.
  • Fui pela prática e ERREI  :) geralmente são arquivados como "Recebidos" e "Expedidos" :) 


ID
14461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do arquivamento de documentos, julgue o item subsequente.

Somente serão aceitos, nos arquivos, os processos que, finalizado o trâmite, possuírem o indicativo "arquive-se", aposto pela autoridade competente.

Alternativas
Comentários
  • Nunca tinha ouvido falar neste "arquive-se". Alguém poderia comentar?!
  • Nunca tinha ouvido falar neste "arquive-se". Alguém poderia comentar?!
  • Na verdade, me baseei no próprio exemplo prático de onde eu trabalho, onde todos os expedientes que vão ser arquivados, o são mediante o despacho da chefia local. Muito mais do que mera formalidade, a intenção é de auxiliar, inclusive, o controle da tramitação/movimentação pelo Protocolo.
  • Quando os documentos forem enviados para o arquivamento deve-se ter toda atenção, pois se um documento for arquivado erroneamente poderá ficar perdido quando solicitado posteriormente.
    Dentre as observações para arquivamento dos documentos estão:
    -Verificar se esta expresso na última folha do último volume ou através da lavratura de termo apropriado as expressões "Processo Encerrado - Arquive-se"
  • Não entendi esta questão.
    Pois existem três tipos de arquivos:
    * Correntes: Conjuntos de documentos atuais, em curso, que são objetos de consultas e pesquisa frequentes.
    * Temporários: Conjuntos de arquivos oriundos de arquivos correntes que aguardam remoção para dépósitos temporários.
    *Permanentes: São Conjuntos de documentos de valor históricos, científico ou cultural que devem ser preservados indefinitivamente.
  • Não entendi esta questão.Pois existem três tipos de arquivos:* Correntes: Conjuntos de documentos atuais, em curso, que são objetos de consultas e pesquisa frequentes.* Temporários: Conjuntos de arquivos oriundos de arquivos correntes que aguardam remoção para dépósitos temporários.*Permanentes: São Conjuntos de documentos de valor históricos, científico ou cultural que devem ser preservados indefinitivamente.
  • Não entendi. O processo não deve ser arquivado à medida que vai se desenvolvendo? Caso a questão se refira a transferir o processo para um arquivo central após encerrado, deveria ser mais explícita.
  • O arquivamento representa a guarda, conservação e tratamento técnico do processo que tenha a cessação da sua tramitação respaldada pelo recebimento da decisão final para o qual foi formado, nesta fase, o processo que já estiver de fato solucionado deve ser encaminhado ao Arquivo/SERPROG para procedimento de arquivamento, deve conter no despacho o termo "ARQUIVE-SE",assinado pelo autor do referido encaminhamento, respondendo pelos prejuízos causados em caso de arquivamento indevido ou processo não solucionado.O órgão competente da análise e parecer do processo deve cientificar o interessado, e, somente após esse procedimento, o processo deve ser arquivado.
  • Acho essa questão meio estranha, pois até onde sei mesmo que um determinado processo não tenha essa indicação de "ARQUIVE-SE" a justiça ou o órgão teria que mantê-lo por um determinado período obedecendo a tabela de temporalidade. Porque se não for arquivado esse processo, vai se fazer o que como ele? Temos que entender que o processo é o meio de comunicação e formalização de qualquer atividade com o poder público.

  • eu achava que o que determinava se o documento seria arquivado ou nao após finalizado o trâmite, seria a tabela de temporalidade criada pela Comissão Permanente de Avaliação.

    ou

    a autoridade competente identifica na tabela de temporalidade se o documento será arquivado ou não e escreve ou não "arquive-se".

    mas

    o funcionário do arquivo não seria capaz de consultar a tabela de temporalidade para identificar se o documento pode ou não ser arquivado?

  • Pelo que conheço de tramitação processual na Justiça, somente serão aceitos, nos arquivos, os processos que, finalizado o trâmite (findos), possuírem o indicativo "arquive-se", aposto pela autoridade competente (o Juiz). Daí seguem para o arquivo geral aguardando seu prazo de eliminação, quando for o caso. Para eliminação, no caso da Justiça do Trabalho, são aguardados 5 (cinco) anos dos processos findos e sem valor histórico..
  • GABARITO: CERTO
    Somente serão aceitos, nos arquivos, os processos que,
    finalizado o trâmite, possuírem o indicativo "arquive-se", aposto pela autoridade competente.
    Para matar a questão você observa, FINALIZADO O TRÂMITE, pois do contrário, o processo não receberá ordem para ser arquivado em lugar nenhum.

    Ora a questão fala em somente, ou apenas, fiquei com uma dúvida, e os arquivos correntes e intermediários, os processos não vão para eles? E os "arquivos" da própria vara, não são arquivos? Possuem apenas o nome, mas na verdade são apenas gavetas onde se guardam os processos, e não são arquivos propriamente ditos, pois a vara é apenas o lugar de movimentação e não é o setor de arquivos? corrijam-me se estiver errado e mandem, por favor, uma msg par o meu e-mail, agradeço, obrigado.
  • Estou com dúvida, enquanto o processo estiver tramitando, onde ele é armazenado? Não seria em um arquivo corrente?
  • Somente serão aceitos, nos arquivos, os processos que, finalizado o trâmite, possuírem o indicativo "arquive-se", aposto pela autoridade competente.
    Não sei se eu pensei corretamente, mas consegui acertar a questão pensando o seguinte: 
    -----> No caso dado pela banca o processo já finalizou o seu trâmite, ou seja, não possui mais valor administrativo. 
    Daí ele será eliminado ou então arquivado.
    Ele não sendo eliminado, será arquivado, por não possuir mais valor administrativo. Portanto só será aceito se possuir o indicativo de que ele será arquivado! 
    Pra mim foi uma questão de raciocínio e não decoreba, e conhecimento sobre a matéria!!! 
    Espero ter ajudado e conseguido explicar direito rsrsr!!! 

    BONS ESTUDOS! 
  • Gente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! onde trabalho na prática é assim :) , os chefes anotam a lápis no documento ( ARQUIVO) :)

  • Ocorre o arquivamento quando uma autoridade determina a guarda do documento depois de cessada a sua tramitação.

    Gabarito: certo


ID
24928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TSE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Uma das espécies documentais mais utilizadas nos órgãos do Poder Judiciário é o processo. É comum a juntada de processos, que pode ocorrer por anexação ou por apensação. A juntada por anexação significa

Alternativas
Comentários
  • Anexação - mesmo assunto / mesma pessoa;
    Apensação - mesmo assunto / pessoas diferentes.
    Anexação está relacionado a antecedente, já apensação relaciona-se com precedente.
  • Juntada por anexação é a juntada definitiva de um processo a outro, passando ambos a constituírem um só documento, devendo ser executada mediante despacho do dirigente.Devem pertencer a um mesmo interessado e conter o mesmo assunto. A Juntada por apensação é a juntada de um processo a outro, com a finalidade de propiciar estudos, opiniões, informações e decisões.Logo:A alternativa A está ERRADA, pois está tratando de apensação;E as alternativas C e D foram colocadas apenas para confundir! rsrsA Alternativa B é a CORRETA.
  • anexação e definitiva
  • Um macete simples, mas que ajuda:

    APENSAÇÃO - União Provisória

    ANEXAÇÃO - União definitiva.
  • Anexação: É a juntada de antecedentes.

    Antecedente: É o documento que se junta a outro por se tratar do mesmo assunto e da mesma pessoa.


  • Gabarito B

     

    Comentários


      O  comando  da  questão  pede  o  que  é  juntada  por anexação:  é  a  juntada,  em  caráter  definitivo,  de  documento  ou  processo  a outro processo, na qual prevalece, para referência, o número do processo mais antigo. Trata ainda do mesmo assunto e da mesma pessoa. 



    APENSAÇÃO - União Provisória

    ANEXAÇÃO - União definitiva.

  • ANexação ( ANtigo e permANente): O número do processo mais antigo vai acompanhar a documentação.

  • Anexação: A União definitiva de um ou mais processos a um outro processo, desde que pertencentes a atividade meio. 

  • Gabarito: B


    - A juntada por aPensação é a juntada de Precedentes - Provisória;

    - A juntada por ANexação é a juntada de ANtecedentes - definitiva e irreversível.
     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.

  • GABARITO B

    ANEXAÇÃO: Juntada, em caráter definitivo, de documento ou processo a outro processo, na qual prevalece, para referência, o número do

    processo mais antigo. Trata ainda do mesmo assunto e da mesma pessoa.

     

    APENSAÇÃO: Juntada, em caráter temporário, com o objetivo de elucidar ou subsidiar a matéria tratada, conservando cada processo a sua identidade e independência.


ID
25114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TSE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As atividades típicas do protocolo não incluem o(a)

Alternativas
Comentários
  • As atribuições do depto de PROTOCOLO são:
    1) Recebimento
    2) Registro
    3) Classificação
    4) Distribuição
    5) Controle da tramitação
    6) Expedição de documentos
  • Alguém poderia me explicar pq q o item abertura de processo está certo?

    obg
  • Essa questão já foi postada aqui.
  • Colega, abertura de processo, ficharios, etc....Seção de registro e controle.. acredito fazer parte do Protocolo.
    Também fiquei na dúvida.. vou pesquisar..

    Abraços
    Giovane

  • Protocolo – que inclui como setores de recebimento e classificação:Recebimento e Classificação - Receber, separar e distribuir as correspondências oficiais das particulares; Apor carimbo de protocolo – numerador/datador, sempre que possível, no canto superior direito do documento; anotar abaixo do número e da data a primeira distribuição e o código de assunto, se for o caso; elaborar o resumo do assunto a ser lançado na ficha de protocolo; encaminhar os papéis ao setor de registro e movimentação etc.;Registro e Movimentação - Preparar ficha de protocolo, em duas vias anotando: número de protocolo, data de entrada, procedência, espécie, número e data do documento, código e resumo do assunto, primeira distribuição; anexar a segunda via da ficha ao documento encaminhando-o ao seu destinatário; arquivar as fichas do protocolo em ordem numérica; encaminhar os documentos aos respectivos destinos, de acordo com despacho de autoridade competente; etc.
  • Instrumentos de descrição só existem nos arquivos PERMANENTES.
  •  

    Os arquivos permanentes possuem a descrição de documentos . Essa é o processo de sintetizar elementos formais e conteúdo textual de unidades de arquivamento , adequando - se ao instrumento de pesquisa que se tem em vista produzir . O instrumento de pesquisa consiste em um meio que permite a identificação , localização e consulta a documentos . As tarefas de descrição levam a elaboração desse instrumentos . Eles podem ser básicos ou auxiliares

  • Primeiro importante esclarecer que o protocolo abre não só os processos como também as correspondências e os documentos. O protocolo desenvolve atividades típicas da fase corrente e tem como objetivo o controle dos documentos.
    OBS: o controle dos documentos, típicos na fase corrente, restringe-se basicamente ao registro, a classificação e a movimentação, não se confunde com a atividade de dscrição dos arquivos permanentes que elabora instrumentos de pesquisa e torna o acervo mais acessível.
    Entenda, que o controle dos documentos está diretamente ligado com a abertura dos processos. Cabe ao protocolo, entre outras atividades: numeras as folhas do processo e prender a capa juntamente como toda a documentação, o que seria inviável sem a abertura do processo, concorda?
    Espero ter ajudado.
    Muita Luz, FBP!
  • Respondendo à colega...

    A letra b) abertura de processo faz parte das rotinhas de protocolo pelo fato de a AUTUAÇÃO ser uma das rotinas de protocolo. Veja o que é autuação:

    "Autuação/Formação de processo: é o termo que caracteriza a abertura do processo"

    "Abertura" no sentido de formar o processo, e não como no exemplo da abertura de correspondências e etc.
    Ok?
  • Na fase "autuação" do protocolo, o documento é transformado em processo, uma vez que nele é inserido capa, numeração das páginas, além de número de identificação.

    Além do mais, a "descrição" é uma das atividades típicas do arquivo permanente. Tais atividades compreendem o arranjo, DESCRIÇÃO e publicação, conservação e referência. A descrição é a fase em que se utilizam os instrumentos de pesquisa que, além de auxiliar na localização dos documentos, divulgam elementos referentes ao conteúdo e características dos mesmos. Lembrando que são instrumentos de pesquisa: guia, inventário, catálogo etc..

    Sabendo que "descrição" está ligada a instrumentos de pesquisas e estes, por sua vez, estão relacionados ao arquivo permanente, mata-se a questão.
  • Quando os documentos são recebidos, o setor de protocolo classifica em sigiloso ou ostensivo, se for considerado ostensivo os documentos serão abertos verificando a existência ou não de antecedentes, se for positivo deverá ser providenciado a juntada, se negativo deverá ser classificado por assunto.
  • Resposta Correta: D

    Apenas para acrescentar, pois não vou repetir o que já foi dito.

    A fase de Registro e Autuação é quando os documentos são recebidos pelo protocolo, ou seja, são registrados em formulários ou no computador. Após esta etapa, são numerados conforme a ordem de chegada ao protocolo. Atenção: O termo autuação TAMBÉM SIGNIFICA abertura ou formação de processos, que é uma das etapas do PROTOCOLO.

    Fonte: Renato Valentini.

  • De acordo com JOÃO TIAGO E LEONARDO REIS, o protocolo é o setor responsável pelo controle dos documentos que tramitam numa organização, de modo a assegurar sua imediata localização. É uma atividade típica da fase corrente - pois é nesse momento em que os documentos tramitam - e compõe-se das seguinte fases:

    1) RECEBIMENTO: fase responsável pela recepção dos documentos.

    2) REGISTRO: fase responsável pelo registro, autuação dos documentos, ou seja, o cadastro em um sistema manual ou informatizado. * documentos particulares não são registrados.

    3) CLASSIFICAÇÃO: fase responsável pela separação do documento por assunto.

    4) EXPEDIÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: fase responsável pelo envio do documento ao destinatário. Se interna, é chamada de DISTRIBUIÇÃO. Externamente, por sua vez, chama-se EXPEDIÇÃO. *Expedição é atividade exclusiva do protocolo.

    5) CONTROLE/MOVIMENTAÇÃO: fase responsável pelo controle dos documentos.

    Com isso, identificamos que a fase que não se inclui entre as mencionadas é a PREPARAÇÃO DE INSTRUÇÃO DE DESCRIÇÃO. LETRA E

  • De acordo com a definição apresentada pelo Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005, p.140), o termo PROTOCOLO pode ser devidamente conceituado da seguinte forma: 
    Serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos.

    GABARITO D
  • Letra D

     

    A política de descrição é realizada no arquivo corrente, intermediário e permanente, já as atividades de protocolo são desenvolvidas nos arquivos corrente.

     

  • Gabarito: D

     

    Protocolo
    - Intimamente relacionado às atividades de controle;
    - São consideradas atividades de controle:

    • recebimento;
    • classificação (ver o assunto mais pertinente ao documento);
    • registro;
    • autuação;
    • distribuição;
     movimentação (trâmite, fluxo);
    • expedição.
     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.

  • Rotinas do setor de protocolo ---> RE   CLA   RE  MO.

     

    - recebimento

    - classificação

    - registro

    - movimentação de documentos

     

    O setor de protocolo NÃO está autorizado a fazer: ELIMINAÇÃO e AVALIAÇÃO de documentos.

     

  • Protocolo não tem :  EE  AA   DD

    Eliminação

    Empréstimo

    Arquivamento

    Avaliação

    Descarte

    Despacho

     

    Atividades de protocolo:

     

    - Receber a correspondência;

    - Separar a correspondência oficial da particular;

    - Distribuir a correspondência particular;

    - Separar a correspondência oficial de caráter ostensivo da de caráter sigiloso;

    - Abrir a correspondência ostensiva;

    - Colocação do carimbo ou etiqueta de protocolo, com data e hora do recebimento, ao menos;

    - Elaboração de resumo do assunto;

    - Encaminhamento à pessoa ou órgão destinatário;

    - Enviar as correspondências oficiais sigilosas diretamente aos seus destinatários ( Não se classifica ).

  • PROTOCOLO (fase do trâmite documental)

     

    RECEBE

    REGISTRA E AUTUA

    DISTRIBUI

    EXPEDE

  • Gabarito: d

    --

    Algumas atividades de protocolo:

    -- Receber a correspondência ( ECT, malotes, balcão);

    -- Separar a correspondência oficial da particular;

    -- Distribuir a correspondência particular;

    -- Separar a correspondência oficial de caráter ostensivo da de caráter sigiloso;

    -- Abrir a correspondência ostensiva;

    -- Colocação de carimbo ou etiqueta de protocolo, com data e hora do recebimento, ao menos;

    -- Elaboração de resumo do assunto;

    -- Encaminhamento à pessoa ou órgão destinatário;

    -- Enviar as correspondências oficiais sigilosas diretamente aos destinatários ( não devem receber nenhum tipo de controle arquivístico );

    -- Abertura de processo (autuação).

  • As atividades típicas do protocolo não incluem o(a)

    A recebimento de correspondência.

    • fase de recebimento

    B abertura de processo.

    • fase de autuação

    C distribuição de documentos.

    • fase de distruição

    D preparação de instrumento de descrição.

    • Errado

ID
46885
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O desentranhamento é a

Alternativas
Comentários
  • DESENTRANHAMENTO - A retirada de um determinado documento ou qualquer folha juntada a um processo ou protocolado CONSTITUI ato de DESENTRANHAMENTO. Retirada de documentos de um processo ou protocolado.
  • De acordo com a

    PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2002

    Dispõe sobre os procedimentos gerais para

    utilização dos serviços de protocolo, no

    âmbito da Administração Pública Federal,

    para os órgãos e entidades integrantes do

    Sistema de Serviços Gerais - SISG

    DESENTRANHAMENTO DE PEÇAS

    É a retirada de peças de um processo, que poderá ocorrer quando houver interesse da

    Administração ou a pedido do interessado.

  • De acordo com a Terminologia Arquivística:

    a) Anexação 
    b) Apensação
    c) 
    d) Desentranhamento
    e) 

    Alguem poderia me ajudar com as letras c e e?
  • Completando comentário da colega Milly:
    c) desapensação
    e) abertura
  • Complementação...

    Anexação: Faz a união definitiva e irreversível de um ou mais processos a outro processo, desde que pertencentes a um mesmo interessado e que contenham o mesmo assunto.

    Apensação: Faz a união provisória de um ou mais processos a outro processo, desde que contenham matérias semelhantes, com mesmo interessado ou não.

    Despensação: Ao contrário do apensamento, trata-se do procedimento de desunir os feitos que estavam tramitando em conjunto, seja em razão do trânsito em julgado de sua sentença, seja por despacho judicial.

    Desentranhamento -  Ato ou fato de retirar peça dos autos por determinação do juízo e a requerimento da parte.
    Desentranhar -  Retirar do corpo dos autos ou do processo algum documento ou peça.

    fonte:http://www.jusbrasil.com.br/topicos/290279/desentranhamento,
    http://arquivo.saude.gov.br/php/level.php?lang=pt&component=54&item=21 ,
    http://www.tjse.jus.br/paginas/manual/organizacao_da_secretaria/organiza__o_da_secretaria/1_3_desapensamento.htm

ID
50878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito dos procedimentos administrativos, julgue o item
subsequente.

A correspondência oficial, com indicações de confidencial, reservado ou particular no envelope deve ser aberta para registro no sistema de protocolo antes de ser encaminhada ao destinatário.

Alternativas
Comentários
  • Os únicos documentos que não serão abertos no protocolo são: particular e sigiloso. Confidencial é um dos graus de sigilo.
  • O Protocolo recebe os documentos e os separa em oficial e particular. A correspondência oficial sigilosa e particular são entregues diretamente ao destinatário. A correspondência oficial ostensiva é aberta para análise e realização das ações mencionadas abaixo:
    - Registro (cadastro) / Autuação (número de entrada);
    - Classificação;
    - Movimentação;
    - Controle da movimentação;
    - Expedição.
    DICA - O protocolo não realiza as atividades de avaliação, eliminação ou empréstimo de documentos.
  • Os únicos documentos que serão abertos são os oficiais ostensivos.

    Os oficias sigilososparticulares NÃO serão abertos.
  • Questão mal formulada! Primeiro: A correspondência não vai chegar com a indicação CONFIDENCIAL escrita no envelope seria ridiculo!  Qualquer pessoa poderia extraviar essa correspondência para outros fins!  Vai chegar em envelope duplo, o primeiro  endereçado à organização como se fosse uma correspondência comum e o outro com a indicação do grau de SIGILO e destinatário. Para o Protocolo encaminhar ao destinatário tem que abrir o primeiro envelope APENAS O PRIMEIRO ENVELOPE senão não dá pra saber que é SIGILOSO!!! Ridicula questão, feita por quem deu uma lida por alto no assunto!!!

  • O erro está em dizer que a correspondência reservada ou particular será aberta para registro.

    Embora o 1° envelope possa ser aberto para identificar se o documento é particular ou sigiloso,
    o envelope de dentro não poderá ser aberto para a classificação dos mesmos, eles serão encaminhados sem serem abertos,
    a banca usou aberto nesse sentido.

    Mas acho até que podem ser registradas ou o protocolo não teria controle desses documentos. 
    Tenho dúvida com relação ao registro se alguém puder acrescentar algo sobre isso :)
  • QUESTÃO DESATUALIZADA, NÃO EXISTE MAIS O CONFIDENCIAL NO TIPO SIGILOSO: RESERVADO, SECRETO E ULTRASECRETO APENAS!!!

  • Questão errada, a correspondência confidencial/particular, não deve ser aberta ou registrada, deve ser encaminhada ao destinatário, outras ajudam a responder, vejam:

    Correspondência oficial em cujo envelope haja indicação de particular não deve ser aberta, mesmo que trate de assunto específico das atividades da instituição destinatária.

    GABARITO: CERTA.


    As rotinas de protocolo compreendem o recebimento do documento, o registro do documento no sistema e a distribuição do documento ao(s) destinatário(s), não sendo estendidas essas rotinas aos documentos de caráter particular.

    GABARITO: CERTA.


    A correspondência particular não deve ser expedida pelas unidades de protocolo — central ou setorial — do órgão.

    GABARITO: CERTA.

  • Errada. Não existe mais o termo confidencial. Thiago, isso significa que a questão está errada, não desatualizada.

  • Julia Blakeney, a questão está ERRADA  DESATUALIZADA.

     

    Errada: porque correspondência particular não é registrada, ao chegar no protocolo é apenas recebida e encaminhada ao destinatário.

     

    Desatualizada: porque não existe mais o termo confidencial.

  • A atividade de recebimento e classificação é composta pelas seguintes tarefas:

    receber a correspondência;separar as oficiais das particulares;
    enviar as particulares diretamente aos seus destinatários;
    separar as oficiais ostensivas das oficiais sigilosas;
    enviar as oficiais sigilosas diretamente aos seus destinatários;
    proceder a leitura e classificação das oficiais ostensivas;
    enviar as oficiais ostensivas para o registro e movimentação.

    Portanto as correspondências sigilosas não dever ser abertas e lidas, mas sim encaminhadas diretamente a seus destinatários. Sendo assim o item está incorreto.

    P. S.: atenção para o fato de que não existe atualmente o grau de sigilo "confidencial", em virtude da revogação do Decreto nº 4.553/02, que definia este conceito.

    Gabarito: Incorreto.


ID
56518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos
administrativos, julgue os itens a seguir.

Os arquivos correntes de um órgão são formados pelas correspondências recebidas e expedidas, diferentemente do arquivo intermediário, que é responsável pela guarda de processos administrativos.

Alternativas
Comentários
  • ARQUIVO CORRENTE OU DE PRIMEIRA IDADE1. Conjunto de documentos em tramitação ou não, que pelo seu valor primário é objeto de consultas freqüentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração. São documentos estreitamente vinculados aos objetivos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento da atividades-fim e atividades-meio e que conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da frequência com que são por eles consultados, quando criam ou são criados, ao mesmo tempo, os documentos iniciam a primeira fase,conhecida também como fase corrente ou arquivos correntes.
  • O DOCUMENTO CORRENTE É AQUELE NECESSÁRIO AO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE ROTINA DE UMA INSTITUIÇÃO E, POR CONSEQUÊNCIA, OS PROCEDIMENTOS REALIZADOS PARA A SUA CLASSIFICAÇÃO, REGISTRO, AUTUAÇÃO E CONTROLE DA TRAMITAÇÃO, EXPEDIÇÃO E ARQUIVAMENTO TÊM POR OBJETIVO FACILITAR O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES NELES CONTIDAS.o DOCUMENTO INTERMEDIÁRIO É AQUELE QUE DEPOIS DE PASSADO PELO CORRENTE AINDA POSSUI IMPORTÂNCIA PARA O ÓRGÃO, PODENDO SER CONSULTADO E EMPRESTADOS POR APENAS OS SETORES DETENTORES DA POSSE DOS DOCUMENTOS. A CONSULTA POR PARTE DE TERCEIROS SÓ É PERMITIDA COM A AUTORIZAÇÃO DA UNIDADE ADMINISTRATIVA QUE TRANSFERIU OS DOCUMENTOS.
  • Esquema mnemônico:Arquivo corrente - corre - tramita ( consulta frequente)Arquivo intermediário - transitoriedade ( consulta não-frequente)Arquivo permanente - preservados sempre ( matéria prima da história)"Cada um de nós tem um fogo no coração para alguma coisa. É nossa meta na vida encontrá-lo e mantê-lo aceso."(Mary Lou Retton)
  • Arquivos correntes são os que guardam documentos de uso e consulta constante.

  • Arquivos correntes são aqueles usados diariamente.

  • A principal diferença entre o arquivo corrente e o intermediário é a frequência de uso.

    Portanto...

    ERRADA

  • Fui vencido pelo verbo guarda de processos administrativos, pois confundi com arquivamento de processos administrativos, o que tornara a questão certa!
  • Questão errada.

    " (...) Já vimos que o arquivo intermediário contém os documentos que aguardam a eliminação, se não tiverem mais valor, ou a guarda permanente, se tiverem valor secundário. 

    Mas, temos um elemento novo nessa questão. Trata-se do prazo de guarda dos documentos.

    (...)

    Prazo de guarda é o período em que o documento deve ser mantido nos arquivos correntes e intermediário. Lembre-se que não existe prazo no arquivo permanente, a guarda é definitiva.

    (...) Os documentos são mantidos no arquivo intermediário, justamente para aguardar o término dos prazos prescricionais e precaucionais e após ocorridos terão sua destinação final: eliminação ou guarda permanente, conforme tenham ou não valor secundário. "

    Fonte: Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff Aula 01 - Arquivologia em Exercícios para Técnico Administrativo do MPU

    Prof . Davi Barreto e Fernando Graeff w.pontodosconcursos.com.br 


  • Os arquivos de uma instituição são formados por documentos que são produzidos ou recebidos como consequência de uma atividade administrativa, independente das características desses documentos.

    Sendo assim, há documentos das mais diversas espécies, gêneros e tipos nos três arquivos: corrente, intermediário e permanente, uma vez que somente importa a sua origem e o seu valor informacional.

    Portanto o item está incorreto.
  • Pensei: está errada, mas teria sentido se estivesse certa.


ID
56542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos
administrativos, julgue os itens a seguir.

Processo é o termo geralmente usado na administração pública para designar o conjunto de documentos reunidos em capa especial, e que vão sendo organicamente acumulados no decurso de uma ação administrativa ou judiciária.

Alternativas
Comentários
  • "Termo geralmente usado na administração pública, para designar o conjunto de documentos, reunidos em capa especial, e que vão sendo organicamente acumulados no decurso de uma ação administrativa ou judiciária."Acesse:Arquivo: teoria e prática - Resultado da Pesquisa de livros do Googlehttp://books.google.com.br/books?id=dtVdfKve3WgC&pg=PA27&lpg=PA27&dq=Processo+%C3%A9+o+termo+geralmente+usado+na+administra%C3%A7%C3%A3o+p%C3%BAblica&source=bl&ots=EB3ZMd7ffW&sig=HyUDqKoPB7BwuEw4dHrf-KmQmWs&hl=pt-BR&ei=6US7S9W6H9CKuAfNveitCA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=8&ved=0CB0Q6AEwBw#v=onepage&q=Processo%20%C3%A9%20o%20termo%20geralmente%20usado%20na%20administra%C3%A7%C3%A3o%20p%C3%BAblica&f=false
  •  

    GABARITO   " C"

     
     Processo é o termo geralmente usado na administração pública para designar o conjunto de documentos reunidos em capa especial, e que vão sendo organicamente acumulados no decurso de uma ação administrativa ou judiciária
     
    [procedimentos administrativos]
  • Cuidado pois o CESPE pois ele costuma tentar trocar as definições de DOSSIÊ e PROCESSO.

    DOSSIÊ: unidade de arquivamento formada por documentos diversos pertinentes a um determinado assunto ou pessoa.

    PROCESSO:  termo geralmente usado na administração pública para designar o conjunto de documento reunidos com capa especial e que vão sendo organicamente acumulados no decurso de uma ação administrativa ou juridica.
  • GABARITO: CORRETO

    PROCESSO:
      termo geralmente usado na administração pública para designar o conjunto de documento reunidos com capa especial e que vão sendo organicamente acumulados no decurso de uma ação administrativa ou juridica.
  • certa!!

    Igualzinho ao conceito de Processo que está no livro "Arquivo: Teoria e Prática" da professora Marilena Leite Paes.



ID
56545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos
administrativos, julgue os itens a seguir.

As folhas de um processo devem ser numeradas e rubricadas exclusivamente pelos funcionários do protocolo.

Alternativas
Comentários
  • Gente onde está o erro desta questão?Quem pode me ajudar?
  • Alguém pode de esclarecer kd o erro desta questão grata !
  • A numeração das peças do processo é iniciada no protocolocentral ou setorial da unidade correspondente, conforme faixanumérica de autuação. As peças subseqüentes serão numeradaspelas unidades que as adicionarem.
  • O erro está na palavrinha mágica "exclusivamente"...pois toda regra tem sua exceção...e os processos ñ são de exclusividade do protocolo...tramitam nos devidos setores...portanto, podem ser rubricados por outros funcionários que ñ do protocolo...
  • " As folhas e/ou peças de um processo devem ser numeradas no protocolo onde se seu o início do documento, e as demais unidades organizacionais atribuir numeração sequencial à medida que adicionarem outros documentos."
  • O erro está na palavra exclusivamente, pois funcionarios de outros setores tbm podem numerar e rubricar as paginas do processo .
  • PALAVRINHAS DO SATÃ:

    nunca, sempre, obrigatoriamente, integralmente, garante, nunca, sempre, obrigatoriamente, não, totalmente, apenas, jamais, em hipótese alguma, em tempo algum, de modo nenhum, só, Somente, unicamente, exclusivamente, tão-só, tão-somente,  etc.
  • Esqueceu do "restringe-se" pois 90% das questões CESPE que utiliza este termo têm como gabarito ERRADO.
    Exemplo: blablabla restringe-se a isso.
    Porém cuidado, é 90% e não 100%.
  • Já vi outras questões do CESPE dizendo que o registro dos processos é atividade exclusiva do protocolo.

    Fiquei confusa.

  • Questão errada, uma outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2008 - HEMOBRÁS - Técnico em Almoxarife Disciplina: Arquivologia

    O processo é autuado pelo protocolo ou por unidade protocolizadora, mas a numeração de documentos incluídos posteriormente deverão ser numerados e rubricados pelo responsável pela inclusão.

    GABARITO: CERTA.

  • Acertei porque já fiz muito isso (numerar e rubricar páginas) e nunca fui funcionária do protocolo! ;P

  • Numeração de folhas 


    A numeração das folhas do processo será iniciada pela unidade protocolizadora. As folhas subsequentes serão numeradas, em ordem crescente, pelas unidades administrativas que as adicionarem, mediante carimbo específico, que deverá ser aposto no canto superior direito da folha. 


    Fonte: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/media/reunioes/reuniao_comissao_07112010/portaria_normativa_n5_verso_15.10.2010_portaria_e_anexo.pdf

  • Ana, você deu sorte.

    Nunca leve sua experiência profissional/vida para uma prova de concurso.

  • GAB:E

    A LEI NÃO DIZ QUE DEVE FAZE-LO

    lei 9784

    ART.22:

     

    § 4o O processo deverá ter suas páginas numeradas seqüencialmente e rubricadas.
     


ID
56959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos arquivos correntes e intermediários, julgue os itens de
71 a 80.

Os processos devem ser autuados nos setores de protocolo, onde devem receber um número para seu controle e terem os seus dados incluídos em um sistema manual ou informatizado.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva certa

    Atividades do Protocolo
     
    Receber, registrar e autuar, classificar, rever a classificação, expedir, distribuir, arquivar as cópias e documentos, bem como, controlar a movimentação dos mesmos. Fornecer antecedentes e precedentes, fornecer dados à turma de informações, fornecer certidões de pareceres e informações. Também fazem parte desses serviços, informar e orientar o público quanto ao andamento dos processos.
  • Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social - Arquivologia

    Um documento de arquivo (ofício, memorando, relatório, projeto etc.) pode ser protocolado em qualquer unidade de órgão ou entidade, mas a abertura de processo ou de um novo volume de processo deve ser feita, exclusivamente, no setor de protocolo.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2013 - TRE-MS - Técnico Judiciário - Área Administrativa

    Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Protocolo

    Ainda com relação ao protocolo, é correto afirmar que

    e) a unidade de protocolo responsabiliza-se, institucionalmente, pela autuação de documentos.

    GABARITO: LETRA "E".


ID
56962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos arquivos correntes e intermediários, julgue os itens de
71 a 80.

Apensar um processo é juntá-lo em definitivo a outro processo, por necessidade do serviço.

Alternativas
Comentários
  • apensação: Juntada, em caráter temporário, feita com o objetivo de elucidar ou subsidiar a matéria tratada, conservando cada processo processo o a sua identidade e independência
  •  ERRADO

    Apensar ==> juntá-lo temporariamente.

    Anexar ==> juntá-lo definitivamente.

  • Errado. Recomendo a todos que façam o download no site do Arquivo Nacional do Dicionário de Terminologia Arquivística. Ele tem todos esses conceitos básicos de Arquivologia. Inclusive a definição que o colega pôs no primeiro comentário é a definição oficial do DTA.

    No processo de apensação é realizada a juntada de dois processos que continuam correndo independentes entre si, cada qual mantendo sua própria identidade. O objetivo é elucidar ou subsidiar a matéria tratada no processo que recebeu o apenso e visa à economia processual.

  • Apensar é a juntada de precedentes, ou seja, é o documento que se junta a outro por se tratar do mesmo assunto, porém de pessoas diferentes.
  • O apenso NÃO integra o processo, segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DTA):
    "Documento ou processo juntado ao processo sem, contudo, integrá-lo"
  • Pra não esquecer mais:

    Vou "A"pensar no caso...
    Ou seja, se você vai pensar, é por que ainda não é definitvo.
    Logo, apensar é temporário.
  • Eu não "intindí" o que ela falou...

  • HUMM...
    Eu também não entendi o que ela escreveu..... mas valeu pela dica  muito boa...

     

  • não erro mais na prova só de ler esses comentários kkk

    vou "a" pensar no caso foi ótimo hsuahsuahsaushua


    Bons estudos galera :)
  • Juntada pode ser por anexação 
      Antecedente ->Mesmo assunto/mesma pessoas. Defintivo

    ou por

    Apensação lembre-se do P pra distinguir. Provísório
        Precedente -> Mesmo assunto/Pessoas Diferentes
  • Juntada é a união de um processo ao outro, que pode ocorrer por duas maneiras:

    >Por Anexação
    > Por Apensação

    Anexação: É um tipo de juntada DEFINITIVA, em que se junta um processo ao outro e jamais se poderá separar. Há uma relação de dependência entre os processos.
    Apensação: É um tipo de juntada TEMPORÁRIA, PROVISÓRIA. Não há uma relação de dependência, mas apenas a finalidade de uniformizar as decisões nos dois processos.
  • apensação é a juntada temporária,,

    e pode acontecer a desapensação que é

    a separação dos documentos que foi juntado de forma temporária!!


  • A juntada, que é a união de um ou mais processos, pode ocorrer de duas formas:
    1ª. JUNTADA POR ANEXAÇÃO: É a união DEFINITIVA dos processos.
    2ª. JUNTADA POR APENSAÇÃO: É a união TEMPORÁRIA dos processos.

    Logo, cabe lembrar, também, sobre a DESAPENSAÇÃO, que constitui a ação de separar estes processos.

  • Perfeito comentário Thays Lima..

  • Thays lima,gostei da explicação!!

  • Apensação = É uma união provisória
    Anexação = É uma união definitiva(as folhas são renumeradas)

  • Apensação é provisória!

  • ERRADA.

     

    APENSAÇÃO: Juntada, em caráter temporário, com o objetivo de elucidar ou subsidiar a matéria tratada, conservando cada processo a sua identidade e indepedência.

     

    ANEXAÇÃO: Juntada, em caráter definitivo, de documento ou processo a outro processo, na qual prevalece, para referência, o número do processo mais antigo.

  • Gabarito: ERRADO.

     

    JUNTADA – É a união de um processo a outro, ou de um documento a um processo; realiza-se por Anexação ou Apensação.

    - A juntada por aPensação é a juntada de Precedentes - Provisória;

    - A juntada por ANexação é a juntada de ANtecedentes - definitiva e irreversível.
     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.


ID
75955
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Ao contrário do dossiê, o processo reúne documentos relacionados com

Alternativas
Comentários
  • PROCESSO - Termo geralmente usado na administração pública, para designar o conjunto de documentos, reunidos em capa especial, em que vão sendo organicamente acumulados no decurso de uma ação administrativa ou judiciária. O número de protocolo, que registra o primeiro documento com o qual o processo é aberto, repetido externamente na capa, é o elemento de controle e arquivamento do processo.DOSSIÊ - Unidade de arquivamento, formada por documentos diversos pertinentes a um determinado assunto ou pessoa.
  • PROCESSO - Unidade de arquivamento constituída de documentos oficialmente reunidos no decurso de uma ação administrativa ou judicial.

    DOSSIÊ - Unidade de arquivamento constituída de documentos relacionados entre si por assunto (ação, evento, pessoa, lugar, projeto).

ID
120547
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os elementos mês, ano, nº de ordem, sumário dos ofícios recebidos (data e nº de ordem), destino são campos para registro

Alternativas
Comentários
  • A unidade de protocolo, além registrar os documentos "comuns", é responsável tanto pela correspondência oficial a ser expedida como pela recebida recebendo tratamento diferente em cada fase.
    Toda correspondência oficial expedida deverá conter, para sua identificação em sistema próprio, a espécie do documento e o órgão emissor, seguido da sigla da unidade, do número de ordem, destinatário, assunto e da data da emissão. Ela deverá ser acondicionada em envelope, contendo, no canto superior esquerdo, o nome, cargo, endereço do destinatário, a espécie e número da correspondência, bem como nome e endereço do remetente, identificado pelo cargo que ocupa.
    Toda correspondência oficial recebida, verifica-se se não faltam folhas ou anexos, numera e data a correspodência com o mês, ano, nº de ordem, sumário dos ofícios recebidos  ou quando o cadastro não é feita pela unidade produtora, pepara os envelopes e encaminha ao destnatário mediante Correios, malote, ou "em mãos".
    Muita Luz!

  • A palavra "destino" me deixou confusa...
  • Dica da questão no enunciado:

    Os elementos mês, ano, nº de ordem, sumário dos ofícios recebidos (data e nº de ordem), destino são campos para registro



  • eu também errei por causa da palavra DESTINO.

  • Quando a questão fala recebidos temos que imaginar que o protocolo recebeu o documento e vai distribuir (enviar ao destino)

    Portanto, trata-se de correspondência recebida.
  • É destino que terá dentro da instituição.

  • Não poderia ser correspondência expedida porque se refere somente a remessa externa. O Protocolo faz movimentação tanto externa quanto interna. Portanto, alternativa A é a correta.

  • Os elementos mês, ano, nº de ordem, sumário dos ofícios recebidos. 

    Gab. E

  • Estes elementos são os metadados da correspondência oficial, e serão utilizados para capturar o documento no sistema de controle de tramitação.

    Através desses elementos, o documento receberá uma "identidade única" para controle de sua movimentação interna na instituição, o que possibilita sua rápida localização e recuperação.

    Gabarito: Letra "E".
  • Gabarito - Letra E

     

  • Letra (e)

    Os elementos mês, ano, nº de ordem, sumário dos ofícios recebidos (data e nº de ordem), destino são campos para registro.

    O PROTOCOLO é porta de entrada e de saida de documentos de arquivo de uma Instituição e dentro de suas atividades estão:

    1. Recebimento -> onde ocorre a separação das correspondencias particulares e sigilosas das ostensivas

    2. Registro -> é o cadastro de documentos feitos com base nas informações principais como: espécie, número, data, assunto e remetente.

    3. Classificação

    4. Movimentação

  • Esses elementos vão variar de instituição para instituição, mas são informações retiradas para compor o registro do documento, em sistema manual ou informatizado quando os documentos são recebidos ou produzidos na instituição.

    Resposta: E


ID
127390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o item seguinte considerando os procedimentos gerais
para utilização dos serviços de protocolo na administração
pública federal.

A expressão unidade protocolizadora identifica qualquer unidade organizacional, sendo irrelevante seu nome ou posição na hierarquia do órgão, desde que, entre suas competências, exista a de autuar/numerar processos e(ou) documentos.

Alternativas
Comentários
  • A unidade protocolizadora é aquela encarregada de dar suporte às atividades de recebimento e expedição de documentos no âmbito da Unidade a qual se pertence.
  • De fato não interessa o nome dado ao departamento que faz a autuação dos documentos, se suas funções batem com as funções do protocolo, será unidade protocolizadora, mesmo que na organização receba outro nome.

  • MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO
    SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

    PORTARIA Nº 2, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2003

     

    Art. 2º Os processos autuados pelos órgãos públicos federais integrantes do SISG deverão adotar a sistemática de numeração única de processo e/ou documentos, de acordo com o disposto nesta Portaria, visando a integridade do número atribuído ao processo e/ou documento, na unidade protocolizadora de origem.

    Parágrafo único. Entende-se por unidade protocolizadora, a unidade organizacional que tenha, dentre suas competências, independentemente da sua denominação e hierarquia, na escritura do órgão que integra, a responsabilidade pela autuação/numeração de processos e/ou documentos.

  •  

    Certo


ID
127396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o item seguinte considerando os procedimentos gerais
para utilização dos serviços de protocolo na administração
pública federal.

Denomina-se juntada o procedimento de abertura ou formação do processo.

Alternativas
Comentários
  • Rotinas Protocoloa) Recebimentob) Registro (Cadastro: Data, Assunto, Procedência)c) AUTUAÇÃO (FORMAÇÃO DO PROCESSO)d) Classificação (Inserção de Simbolos)e) Movimentaçãof) Controle de TramitaçãoJUNTADA é a união de um processo ao outro, ou de um documento a um processo; realiza-se por anexação ou apensação.Anexação: é a união DEFINITIVA, de um ou mais processos/documentos a outro processo desde que pertecentes a um mesmo interessado e que contenham o mesmo assunto.Apensação: É a união PROVISÓRIA de um ou mais processos a outro processo.
  • Essa questão trata da autuação e não juntada.

    Juntada: união de um processo a outro ou um documento a um processo.

  • Galera, é sempre importante citar a fonte dos comentários.

    Os comentários acima tem como fonte a SLTI MPOG nº 05/2002.
  • FONTE: QUALQUER LIVRO DE ARQUIVOLOGIA.
  • Ação pela qual se insere em um processo, definitivamente, documento que, pela sua natureza, dele deva fazer parte integrante.

  • União de um processo ao outro.

    Questão errada. 

  • JUNTADA: É A UNIÃO DE UM PROCESSO A OUTRO, OU DE UM DOCUMENTO A UM ROCESSO; REALIZA-SE POR ANEXAÇÃO OU APENSAÇÃO.

  • Conceito de AUTUAÇÃO e não juntada.

     

    JUNTADA -> Juntar novos documentos a um processo (Anexação ou  apensação)

     

    ERRADA.

  • Apensação --> união PROVISÓRIA

    Anexação --> união DEFINITIVA

  • Um clássico da arquivologia! Algum comentário Casagrande? Bom, a juntada nada mais é que juntar um processo a outro.


ID
127399
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o item seguinte considerando os procedimentos gerais
para utilização dos serviços de protocolo na administração
pública federal.

Correspondência é o nome dado a todas as espécies de comunicação escrita que circulam nos órgãos ou nas entidades, exceto os processos. Classifica-se em interna ou externa, oficial ou particular, recebida ou expedida.

Alternativas
Comentários
  • Correspondência é toda espécie de comunicação escrita, que circula nos órgãos ou entidades, à exceção dos processos.A correspondência interna é mantida entre as unidades do órgão. A externa é mantida entre os órgãos ou entidades da Administração Municipal, Estadual e Federal.A correspondência oficial é a espécie formal de comunicação mantida entre os órgãos ou entidades da Administração Pública Municipal, Estadual e Federal ou destes para outros órgãos públicos ou empresas privadas. A particular é a espécie informal de comunicação utilizada entre autoridades ou servidores e instituições ou pessoas estranhas à Administração Pública Municipal, Estadual e Federal.A correspondência recebida é aquela de origem interna ou externa recebida pelo protocolo central ou setorial do órgão ou entidade. A expedição é a remessa da correspondência interna ou externa no âmbito da Administração Pública Municipal, Estadual e Federal.
  • Correspondência é toda informação e comunicação escrita que circula nos órgãos e instituições, exceto os processos. E classificam-se em interna ou externa, oficial ou particular, e recebida ou expedida.

    Portanto o item está correto.

    P.S.: cabe ressaltar que esta questão tem como base a Portaria nº 05/2002 do MPOG, que definia os procedimentos de protocolo para aquela instituição, mas era utilizada como base para muitos outros. Contudo, esta portaria foi revogada, prevalecendo o que se determina na Portaria SEGES MP nº 80/2016.

    Gabarito: Correto.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

    VER COMENTÁRIOS DO PROFESSOR

  • Gab: correta

     

  • • Os documentos que circulam no órgão público, em geral, são chamados de correspondência;

    Correspondência interna é a correspondência trocada entre setores ou áreas de uma mesma instituição;

    Correspondência externa é aquela trocada entre uma instituição e outras entidade e/ou pessoas físicas;

    Correspondência oficial é aquela que trata de assunto de serviço ou de interesse específico das atividades da instituição;

    Correspondência particular é a de interesse pessoal de funcionários/servidores da instituição.

  • CORRESPONDÊNCIA - É toda espécie de comunicação escrita, que circula nos órgãos ou
    entidades, à exceção dos processos.
     

    CERTO

     


ID
127402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o item seguinte considerando os procedimentos gerais
para utilização dos serviços de protocolo na administração
pública federal.

O processo é formado por um documento ou conjunto de documentos que exigem um estudo mais detalhado, despachos, pareceres técnicos, anexos ou instruções para pagamento de despesas. Precisa ser protocolado e autuado pelos órgãos autorizados a executar tais procedimentos.

Alternativas
Comentários
  • Pura cópia da portaria normativa nº 5

  • SECRETÁRIA DE ESTADO DA TRIBUTAÇÃO - PORTARIA Nº 044/06-GS/SET, DE 18 DE ABRIL DE 2006.

    PROCESSO – É o documento ou o conjunto de documentos que exige um estudo mais detalhado, bem como procedimentos expressados por despachos, pareceres técnicos, anexos ou, ainda, instruções para pagamento de despesas; assim, o documento é protocolado e autuado pelos órgãos autorizados a executar tais procedimentos.

    Bons estudos!!

  • ... Por sinal, muito mal redigida esta Portaria! "Tais procedimentos" deixa ambígua a questão, pois "estudo mais detalhado, despachos, pareceres técnicos, anexos ou instruções para pagamento de despesas"  não são realizados pelos mesmos órgãos que protocolam e autuam o processo!

    Pior é que nem cabe recurso!

  • Correta.

     

  • Certo.

     

    PROCESSO – É o documento ou o conjunto de documentos que exige um estudo mais detalhado,
    bem como procedimentos expressados por despachos, pareceres técnicos, anexos ou, ainda,
    instruções para pagamento de despesas; assim, o documento é protocolado e autuado pelos órgãos
    autorizados a executar tais procedimentos
     

    IN_05


ID
127411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo
central de um órgão da administração pública federal, onde
executa atividades de recebimento, registro e distribuição de
documentos, julgue o item seguinte, acerca dos
procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e
na formação de processos.

Ao receber a correspondência, o servidor deverá proceder à abertura do envelope, observar se a assinatura é do próprio remetente, de representante legal ou procurador. Nesse caso, deverá estar anexado o instrumento de procuração.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta, além disso que houver recibo de recebimento deve providenciar a devolução.

  • Seção 3 da portaria SLTI 5/2002,diz:

    Ao receber a correspondência e proceder à abertura do envelope, o protocolo setorial
    deverá observar:

    a)se está assinado pelo próprio remetente, por seu representante legal ou procurador, caso em que deverá ser anexado o instrumento de procuração;

    b)se está acompanhado dos respectivos anexos, se for o caso;

    c)se contém o comprovante de recebimento, e providenciar a respectiva devolução;

    d)se a correspondência será autuada ou não;

  • Ai dele caso abra uma correspondência PARTICULAR ou SIGILOSA....

    Quero dizer, antes de abrir, ele deve verificar se a Correspondência é particular, ostensiva ou sigilosa e depois, proceder à abertura (se for ostensiva)...

    Se era pra adivinhar que o examinador já considerou essa etapa, me desculpem...eu estaria errado!!Ao contrário, discordo do gabarito.

    Obrigado e Bons estudos
  • Questão mal formulada, se pensarmos em em correspondencias particulares ou sigilosas, é marcar ERRADO na certa!! =\
  •  

    Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo central de um órgão da administração pública federal, onde executa atividades de recebimento, registro e distribuição de documentos, julgue os itens de 92 a 102, acerca dos procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e na formação de processos.
     

    Ao receber a correspondência, o servidor deverá proceder à abertura do envelope, observar se a assinatura é do próprio remetente, de representante legal ou procurador. Nesse caso, deverá estar anexado o instrumento de procuração. (Textos repetidos para facilitar a leitura novamente)

    A parte em azul ajuda muito, o servidor recebeu a correspondência e irá formar um processo, então certamente a correspondência não é particular, tampouco sigilosa, então é correta a afirmativa.
    Vi um comentário que dizia que o protocolo não pode abrir correspondência sigilosa, correto, mas cuidado, quando uma mensagem sigilosa é enviada a mesma é colocada em dois envelopes, no segundo (interno) haverá a chancela de Ultra secreto, ou secreto, ou reservado, este não será aberto, já o primeiro (externo) terá as características de correspondência comum, este será aberto pelo protocolo.
     

  • Pra mim, a questão não deixou clara que essa ação do servidor era pra formar um processo. Entendi como se fosse qualquer correspondência que ele estivesse abrindo, e marquei errada porque as particulares e as sigilosas não são abertas. 

  • E se for Sigiloso ou Particular? Questão mal formulada. Na prova eu deixo em branco. 

  • Também errei por achar que primeiramente deveria-se verificar se tratava-se de correspondência particular ou sigilosa.

  • A atividade de recebimento e classificação é composta pelas seguintes tarefas:

    receber a correspondência; separar as oficiais das particulares;
    enviar as particulares diretamente aos seus destinatários;
    separar as oficiais ostensivas das oficiais sigilosas;
    enviar as oficiais sigilosas diretamente aos seus destinatários;
    proceder a leitura e classificação das oficiais ostensivas;
    enviar as oficiais ostensivas para o registro e movimentação.

    Ao proceder a leitura e classificação, o servidor deverá conferir se todos os requisitos legais e padrões internos da instituição foram cumpridos pelo emissor.

    No caso de procuradores ou representantes legais, a legislação determina que os documentos assinados sejam acompanhados do respectivo instrumento de procuração.

    Gabarito: Correto.
  • Penso que a questão dá margem para erro ao não expecificar o tipo de correspondencia recebida.

    Como o professor comentou, há uma série de procedimentos anteriores.

    Se considerarmo-os nem toda corresponderncia deve ser aberta.

     

  • Concordo plenamente com Elbes, tanto que a própria explicação foi dito que, depois do recebimento,passará a separação das mesmas, afim de serem avaliadas e separadas quanto a sua origem;oficiais (podem ser abertas) e particulares (não podem).

  • Absurdo. Vai sair abrindo de primeira

  • essa prova do mps foi uma piada

  • Esta questão deveria ser anulada.

  • Esse tipo de questão ao meu entender cabe recurso

  • Questão mal formulada. Ninguém tem bola de cristal pra saber que o examinador estava falando de uma correspondência ostensiva, que pode ser aberta, ou de uma particular ou, ainda, sigilosa, das quais não podem ser abertas.


ID
127414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo
central de um órgão da administração pública federal, onde
executa atividades de recebimento, registro e distribuição de
documentos, julgue o item seguinte, acerca dos
procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e
na formação de processos.

O servidor deve autuar toda a correspondência e, caso ela contenha anexos, autuar cada anexo separadamente.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Os anexados serão autuados conjuntamente.

  • Errado, porque Autuação é o procedimento no qual os documentos são transformados em processos, com inserção de capa específica, numeração das páginas e ainda a atribuição de um número que o identificará. Os documentos anexos comporão o processo, com cada página carimbada, numerada e rubricada pelo servidor que o recebeu, logo serão autuados junto com a correspondência.

  • Significado de Autuar

    v.t.d. Jurídico. Colocar em processo; lavrar uma infração cometida contra alguém: a procuradora autuou o suspeito. 
    Listar e organizar (documentos) de acordo com o modo de processo. 
    (Etm. de auto: autu + ar)
    Fonte: http://www.dicio.com.br/autuar/

  • Bem,

    Vamos tornar isso mais claro: "autuar" é abrir um processo e para que isso ocorra é preciso que exista uma motivação, que no caso é a existência de um determinado documento. Uma vez aberto o processo, todo documento referente áquele instrumento será anexado a ele (salvo os casos em que há exceções, como, por exemplo, documentos enviados via fax).

    Bons estudos!
  • Não esqueçam: o anexo faz parte do documento e um documento NÃO PODE SER DIVIDIDO JAMAIS!

  • Autuação de documentos, ação mediante a qual o documento passa a constituir um processo.

    Nem toda Correspondência vira um processo.

     

    Errada.

  • Pra mim a questão também está errada por dizer que TODA correspondência será autuada, sendo que a de caráter particular não precisa de autuação, e é enviada diretamente ao destinatário.

  • Errado.

     

    Não serão autuados os documentos que não devam sofrer tramitação, tais como convites para
    festividades, comunicação de posse, remessa para publicação, pedido de cópia de processo,
    desarquivamento de processo e outros que, por sua natureza, não devam constituir processo.
     


ID
127420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo
central de um órgão da administração pública federal, onde
executa atividades de recebimento, registro e distribuição de
documentos, julgue o item seguinte, acerca dos
procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e
na formação de processos.

Ao chegar ao protocolo um documento oficial que tenha como destinatário uma pessoa que não ocupa mais o cargo, o servidor deverá considerar o documento como correspondência particular daquela pessoa e, portanto, não fará a autuação, apenas lacrará o documento e o encaminhará diretamente ao destinatário.

Alternativas
Comentários
  • Documento oficial faz referência ao cargo do destinatário e não à pessoa que oocupa; portanto, quando um documento oficial for encaminhado para um destinatário que não ocupe mais o cargo, deverá ser aberto, para as providências cabíveis.
  • O documento oficial é destinado ao cargo e não à pessoa que o ocupa, neste caso o substituto da pessoa no cargo deve abrir a correspondência.

  • Apenas um cuidado com o comentário da colega acima. O documento continua a ser aberto pelo setor de protocolo. Acontece que o documento não será mais enviado para o destinatário inicial constante no documento como propõe a questão. Será enviado para o atual titular do cargo por se tratar de documento oficial. Mas ainda é o setor de protocolo o agente responsável pelo recebimento, registro e autuação, classificação - que implica em abertura do documento - e distribuição.

    Valeu!
  • Conforme nos explica o professor Antonio Victor do site http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=FKLYlPFL2iMYU61aj0X_3G2EYJ5SDZYOp28sZdU-H58~# caberá ao setor de protocolo separar a correspondência oficial da particular, recebendo uma correspondência oficial, deverá abrir para verificar se correspondência sigilosa ou não. 
    Sendo correspondência oficial sigilosa deve encaminhar ao destinatário, se não for correspondência sigilosa deve encaminhar para ao setor responsável pelo registro e movimentação.
  • Complementando:

    4.PROCEDIMENTOS COM RELAÇÃO À CORRESPONDÊNCIA

    O protocolo central receberá a correspondência e verificará se o destinatário ou a unidade pertencem ou não ao órgão ou entidade; em caso negativo, devolverá a correspondência ao remetente, apondo o carimbo, e identificando o motivo da devolução.

    Fonte: SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PORTARIA NORMATIVA No 5, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2002 (*)


  • As correspondências oficiais têm caráter público. Isso significa que não são dirigidas a pessoas específicas (com algumas exceções), mas a cargos específicos.

    Ex: se uma correspondência é encaminhada ao coordenador Lucas, e o mesmo não ocupa mais o cargo no momento do recebimento, a correspondência será encaminhada ao novo coordenador, pois o que importa é o cargo. Da mesma forma, se o cargo de coordenador não mais existir, a correspondência será encaminhada ao substituto legal, pessoa ocupante do cargo que tenha absorvido suas funções em definitivo.

    Ao observar o campo destinatário das correspondências oficiais, verifica-se que somente em casos específicos ela é nominal. Em sua grande maioria, o destinatário é definido pelo cargo (ex: à sua excelência o reitor da USP, o senhor juiz da XX vara, etc.)
    Então o procedimento a ser adotado pelo servidor do protocolo é receber a correspondência, registrá-la (caso seja ostensiva) e enviá-la ao substituto legal do servidor exonerado/demitido.
    Gabarito: Incorreto.
  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    As correspondências oficiais têm caráter público. Isso significa que não são dirigidas a pessoas específicas (com algumas exceções), mas a cargos específicos.

    Ex: se uma correspondência é encaminhada ao coordenador Lucas, e o mesmo não ocupa mais o cargo no momento do recebimento, a correspondência será encaminhada ao novo coordenador, pois o que importa é o cargo. Da mesma forma, se o cargo de coordenador não mais existir, a correspondência será encaminhada ao substituto legal, pessoa ocupante do cargo que tenha absorvido suas funções em definitivo.

    Ao observar o campo destinatário das correspondências oficiais, verifica-se que somente em casos específicos ela é nominal. Em sua grande maioria, o destinatário é definido pelo cargo (ex: à sua excelência o reitor da USP, o senhor juiz da XX vara, etc.)

    Então o procedimento a ser adotado pelo servidor do protocolo é receber a correspondência, registrá-la (caso seja ostensiva) e enviá-la ao substituto legal do servidor exonerado/demitido.

    Gabarito: Incorreto.


ID
127423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo
central de um órgão da administração pública federal, onde
executa atividades de recebimento, registro e distribuição de
documentos, julgue o item seguinte, acerca dos
procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e
na formação de processos.

Para a formação de processo, o servidor deverá seguir a seguinte rotina: prender toda a documentação dentro de uma capa, com colchetes, seguindo uma ordem cronológica na qual os documentos mais antigos sejam os primeiros do conjunto.

Alternativas
Comentários
  • FORMAÇÃO DE PROCESSOa) Prender a capa, juntamente com toda a documentação, com colchetes, obedecendo a ordemcronológica do mais antigo para o mais recente, isto é, os mais antigos serão os primeiros do conjunto;b) Apor, na capa do processo, a etiqueta com o respectivo número de protocolo;c) Apor, na primeira folha do processo, outra etiqueta com o mesmo número de protocolo;d) Numerar as folhas, apondo o respectivo carimbo (órgão, número da folha e rubrica doservidor que estiver numerando o processo);e) Ler o documento, a fim de extrair o assunto, de forma sucinta, clara e objetiva;f) Identificar, na capa, a unidade para a qual o processo será encaminhado;g) Registrar, em sistema próprio, identificando as principais características do documento, a fim de permitir sua recuperação. Ex.: espécie, nº, data, procedência, interessado, assunto e outras informações julgadas importantes, respeitando as peculiaridades de cada órgão ou entidade;h) Conferir o registro e a numeração das folhas;i) Encaminhar, fisicamente, o processo autuado e registrado para a unidade específicacorrespondente, do órgão ou entidade;j) O envelope encaminhando a correspondência não será peça do processo, devendo serdescartado, anotando-se as informações necessárias, referentes ao endereço do remetente.
  • Ítem CORRETO
    Conforme Portaria Normativa Nº5 de 2002
    ítem 5.1 - AUTUAÇÃO OU FORMAÇÃO DE PROCESSO
    letra a) Prender a capa, juntamente com toda a documentação, com colchetes, obedecendo a ordem cronológica do mais antigo para o mais recente, isto é, os mais antigos serão os primeiros do conjunto;.

ID
127426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo
central de um órgão da administração pública federal, onde
executa atividades de recebimento, registro e distribuição de
documentos, julgue o item seguinte, acerca dos
procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e
na formação de processos.

O servidor deve identificar cada processo, registrando, na capa, a procedência, a data, o nome do interessado e o assunto.

Alternativas
Comentários
  • Deve REGISTRAR, em sistema próprio, identificando as principais características do documento, a fim de permitir sua recuperação. Ex.: espécie, nº, data, procedência, interessado, assunto e outras informações julgadas importantes, respeitando as peculiaridades de cada órgão ou entidade;
  • Alguém esclarece o erro dessa questão por favor!!! O que o amigo acima colocou me deixou com mais dúvida ainda!!

  • Tambem gostaria que alguem esclarecesse o erro da quesrão
  • Acho que o erro é afirmar que deve registrar, pois segundo os livros é utilizado anotar nos documentos.

  • Ítem ERRADO
    Conforme Portaria Normativa Nº5 de 2002
    ítem 5.1 - AUTUAÇÃO OU FORMAÇÃO DE PROCESSO
    letra g) Registrar, em sistema próprio, identificando as principais características do documento, a fim de permitir sua recuperação. Ex.: espécie, nº, data, procedência, interessado, assunto e outras informações julgadas importantes, respeitando as peculiaridades de cada órgão ou entidade;
    Espero ter ajudado.


  • Ah, então quer dizer que o registro que a questão cita é referente ao registro feito no sistema do protocolo. Entendi, mas então qual o nome dado as informações que ficam na capa do processo, tais quais: número do processo, nome do impetrante, estado etc?

    Desde já agradeço!!
  • GABARITO: ERRADO
    Pois é, creio que o erro está em afirmar que o registro da procedência, da data, do nome do interessado e do assunto deve ser ser feito NA CAPA.
    O correto seria EM SISTEMA PRÓPRIO. Ficaria assim: "O servidor deve identificar cada processo, registrando, em sistema próprio, a procedência, a data, o nome do interessado e o assunto."
    Fiquem com Deus!
  • Pessoal, reparem que todas as questões dessa prova foram elaboradas com base na Portaria Normativa SLTI/MP 5/2002.
    Temos no item 5 (PROCEDIMENTOS COM RELAÇÃO A PROCESSOS): a autuação, também chamada formação de processo, obedecerá a seguinte rotina:
    ...
    f)
    Identificar, na capa, a unidade para a qual o processo será encaminhado;
    g)
    Registrar, em sistema próprio, identificando as princiapis caracterísitcas do documento, a fim de permitir sua recuperação. Ex.: espécie, nº, data, procedência, interessado, assunto e outras informações julgadas importantes, respeitando as peculiaridades de cada órgão ou entidade.
    O que a CESPE fez foi confundir esses 2 conceitos, o que é característica da banca!

    Vamos à próxima!
  • Segue mnemônica (ridícula) mas que ajudou-me com a questão:

    Deve conter na capa de processos, além do Nº de Protocolo:

             "PIPA DA HORA"

    Nº do Processo
               Interessado
               Procedência
               Assunto

               DAta / HORA


    Att,
  • indentificando na capa..o certo seria....

    O servidor deve identificar cada processo na capa, a procedência, a data, o nome do interessado e o assunto.

    ou  Registrar, em sistema próprio...ficando assim....

    O servidor deve registrar cada processo em seu sistema próprio, a procedência, a data, o nome do interessado e o assunto

  • Registrar em sistema próprio!!


ID
127429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo
central de um órgão da administração pública federal, onde
executa atividades de recebimento, registro e distribuição de
documentos, julgue o item seguinte, acerca dos
procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e
na formação de processos.

Antes de numerar todas as folhas, o servidor deverá incluir, no processo, o envelope que encaminhou a correspondência, a fim de comprovar o endereço do remetente.

Alternativas
Comentários
  • O envelope encaminhando a correspondência não será peça do processo, devendo serdescartado, anotando-se as informações necessárias, referentes ao endereço do remetente.
  •  

     ERRADO

    O servidor NÃO deverá incluir o envelope no processo.

  • Ítem ERRADO
    Conforme Portaria Normativa Nº5 de 2002
    ítem 5.1 - AUTUAÇÃO OU FORMAÇÃO DE PROCESSO
    letra j) O envelope encaminhando a correspondência não será peça do processo, devendo ser descartado, anotando - se as informações necessárias, referentes ao endereço do remetente.
  • O servidor público, na repartição, tem fé pública!


ID
127432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo
central de um órgão da administração pública federal, onde
executa atividades de recebimento, registro e distribuição de
documentos, julgue o item seguinte, acerca dos
procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e
na formação de processos.

O servidor deverá numerar as folhas dos processos sem rasuras, em ordem crescente, começando pelo número 1 e usando o carimbo próprio para colocação do número no canto superior direito da página.

Alternativas
Comentários
  • questao correta, justamente o que diz a PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2002 do Minitério do Planejamento.

    bons estudos.

     

  •  Certo

    PORTARIA NORMATIVA Nº 05, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2002.

    Ementa: Dispõe sobre os procedimentos
    gerais para utilização dos serviços de
    protocolo, no âmbito da Administração
    Pública Federal, para os órgãos e
    entidades integrantes do Sistema de
    Serviços Gerais - SISG.


    5.2 NUMERAÇÃO DE FOLHAS E DE PEÇAS

    As folhas dos processos serão numeradas em ordem crescente, sem rasuras, devendo ser utilizado carimbo próprio para colocação do número, aposto no canto superior direito da página, recebendo, a primeira folha, o número 1.

  • Errei por causa da parte que fala "sem resura", pois se eu errar a numeração, posso fazer um X e corrigir o número da folha, não? 

  • Então pelo que eu entendi o comentário da pessoa abaixo, no momento que falou que deverá numerar as folhas dos processos sem rasuras, já seria o certo.
    Até concordo com você sobre o X de rasurar e corrigir, mas ele deve assinar e preencher sem errar, pode até errar, rasurar mas não é o correto.
    Pensei assim. E realmente conforme li o seu comentário depois de responder, me fez pensar nessa rotina em um órgão público, no qual já estagiei.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA.

    portaria interministerial 1677/2015

    J. Numeração de folhas de processos não digitais

    - A rimeira folha do processo NÃO receberá o carimbo específico para numeração de folhas

    - Apor na segunda folha do processo o carimbo para a numeração de folhas na unidade protocolizadora, devendo ser registrado no campo f. o número 2

  • Apor na segunda folha do processo o carimbo específico para a numeração de folhas na unidade protocolizadora, devendo ser registrado no campo fl. o número 2.  

    Portaria Interministerial N° 1.677, de 07 de outubro de 2015.

  • Segundo a Portaria Interministerial N° 1.677, de 07 de outubro de 2015:

    "Apor na segunda folha do processo o carimbo específico para a numeração de folhas na unidade protocolizadora, devendo ser registrado no campo fl. o número 2."

    Portanto, não deve haver carimbo de numeração começando pelo número 1, como era a época da questão. Solicito indicação de desatualização para não atrapalhar nos estudos.

     


ID
127435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo
central de um órgão da administração pública federal, onde
executa atividades de recebimento, registro e distribuição de
documentos, julgue o item seguinte, acerca dos
procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e
na formação de processos.

O servidor deverá conferir o registro e a numeração das folhas antes de encaminhar fisicamente o processo autuado para a unidade do órgão a que se destina.

Alternativas
Comentários
  • correta, denovo PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2002 do Minitério do Planejamento.

    bons estudos.

  • CERTO - 

    5.1 AUTUAÇÃO OU FORMAÇÃO DE PROCESSO
    A autuação, também chamada formação de processo, obedecerá a seguinte rotina:
    a) Prender a capa, juntamente com toda a documentação, com colchetes, obedecendo a ordem cronológica do mais antigo para o mais recente, isto é, os mais antigos serão os primeiros do conjunto;
    b) Apor, na capa do processo, a etiqueta com o respectivo número de protocolo;
    c) Apor, na primeira folha do processo, outra etiqueta com o mesmo número de protocolo;
    d) Numerar as folhas, apondo o respectivo carimbo (órgão, número da folha e rubrica do servidor que estiver numerando o processo);
    e) Ler o documento, a fim de extrair o assunto, de forma sucinta, clara e objetiva;
    f) Identificar, na capa, a unidade para a qual o processo será encaminhado;
    g) Registrar, em sistema próprio, identificando as principais características do documento, a fim de permitir sua recuperação. Ex.: espécie, nº, data, procedência, interessado, assunto e outras informações julgadas importantes, respeitando as peculiaridades de cada órgão ou entidade;
    h) Conferir o registro e a numeração das folhas;
    i) Encaminhar, fisicamente, o processo autuado e registrado para a unidade específica correspondente, do órgão ou entidade;
    j) O envelope encaminhando a correspondência não será peça do processo, devendo ser descartado, anotando-se as informações necessárias, referentes ao endereço do remetente.
  • se o processo tiver 1000 folhas o cabra tá lascado... rs...

  • Exatamente, se conter 1000000 páginas, está lascado. Já vi processos de vários volumes, se não me engano vai chegando lá no número 200 250 de pgs, vai abrindo outros volumes. Imagina, tem processo de 10 15 volumes etc. Para transportar usam até um carrinho, todos amarrados.

    Mas essa questão está dada, obvio que o servidor, ou o papel do estagiário, deve conferir as páginas, numeração carimbo etc. ordem, assinaturas, até por que o documento está naquele setor, sendo assim o mesmo responsável pelo processo...

  • Obrigado PJE!


ID
127441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo
central de um órgão da administração pública federal, onde
executa atividades de recebimento, registro e distribuição de
documentos, julgue o item seguinte, acerca dos
procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e
na formação de processos.

O processo somente pode ser autuado a partir de um documento original. Documentos enviados por fax ou qualquer tipo de cópia, mesmo que autenticada, não podem ser autuados.

Alternativas
Comentários
  • Cópia autenticada sim, pode ser autuada.
  • É admitido cópia autenticada, mas nunca fax. Quem envia o fax tem um prazo estipulado por lei para enviar o original.

  • o erro da questão está na primeira parte, veja o que diz a PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2002 do Minitério do Planejamento.

    As mensagens e documentos resultantes de transmissão via fax não poderão se constituir em peças de processo.

    O processo deve ser autuado, preferencialmente, por um documento original; no entanto, pode ser autuado utilizando-se uma cópia de documento, considerando-se que o servidor tem fé pública para autenticar documentos e fazer reconhecimento de firmas.


  • Segundo o Manual de Gerenciamento de Documentos do MPOG:

    "O processo só poderá ser formado a partir de:

    a) Originais de documentos;

    b) Cópias de documentos, quando requerida pela autoridade competente, desde que

    autenticada em conferência com original."

  • A autuação do processo deve ser feita, preferencialmente, a partir de um documento original; no entanto, pode-se utilizar uma cópia de documento, autenticada por alguém dotado de fé pública. Documentos transmitidos por fax, entretanto, não podem constituir peças de processo. CERTO

  • A autuação do processo deve ser feita, preferencialmente, a partir de um documento original, no entanto, pode-se utilizar uma cópia de documento, autenticada por alguém dotado de fé pública. Documentos por fax, entretanto, não podem constituir peças de um processo.

  • Cópia autenticada pode, fax não.

    Q698704 - EMBASA 2010

    A autuação do processo deve ser feita, preferencialmente, a partir de um documento original; no entanto, pode-se utilizar uma cópia de documento, autenticada por alguém dotado de fé pública. Documentos transmitidos por fax, entretanto, não podem constituir peças de processo. (gab: certo)

  • Com esse raciocínio as cartas precatórias não existiriam.

  • Não qualquer tipo de cópia. Tem que ser cópia autenticada.


ID
140623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos chegam, em determinado órgão público instalado em Brasília, de forma variada. Uns são registrados e, em seguida, enviados ao destinatário, outros entram sem nenhum tipo de anotação. Além disso, há aqueles que, atualmente, entram no órgão por meio das tecnologias da informação (fax, correio eletrônico). Cada setor de trabalho organiza seus documentos de maneira independente, sem nenhum tipo de orientação e, depois, por falta de espaço físico ou devido ao final do ano civil, esses documentos são transferidos para outro lugar, conhecido, geralmente, como arquivo morto.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos no âmbito do setor público.

Um documento classificado como secreto, confidencial ou reservado poderá ser autuado por qualquer servidor sem nenhum tipo de tratamento diferenciado em relação aos documentos ostensivos.

Alternativas
Comentários
  • Os documentos sigilosos possuem tratamento diferenciado em relação aos ostensivos. Neste sentido a produção, o manunseio,a consulta,a transmissão, a manuntenção e guarda de documentos sigilosos observam medidas especiais de segurança.O decreto 4.553 de 2002 regulamenta os documentos sigilosos.
  • ERRADOOs documentos classificados como secretos, confidenciais ou reservados possuem tratamento diferenciado em relação aos documentos ostensivos.Documentos ostensivos são aqueles cuja divulgação não prejudica a Adminstração, portanto, qualquer servidor poderá conhecer seu conteúdo. O protocolo poderá abrir esses documentos, para a partir do seu conteúdo classifica-los e encaminha-los à área relacionada.Documentos sigilosos são aqueles que, por sua natureza, devam ser de conhecimento restrito e, portanto, requeiram medidas especiais de salvaguarda para sua custódia e divulgação. Esses documentos não poderão ser abertos pelo protocolo e deverão ser encaminhados diretamente ao seu destinatário.Segundo a necessidade de sigilo e quanto à extensão do meio em que pode circular, são quatro os graus de sigilo e as suas correspondentes categorias, em ordem do maior para o menor grau de sigilo:1) ultra-secreto.2) secreto.3) confidencial.4) reservado.
  • Apenas complementando...

    DOCUMENTO RESERVADO: trata de assunto que não deva ser do conhecimento do público em geral;

    DOCUMENTO CONFIDENCIAL: é o assunto que, embora não requeira alto grau de segurança, seu conhecimento por pessoa não autorizada pode ser prejudicial a um indivíduo ou criar embaraços administrativos;

    DOCUMENTO SECRETO: assunto que requer alto grau de segurança e cujo teor ou características podem ser do conhecimento de pessoas que, sem estarem intimamente ligadas ao seu estudo ou manuseio, sejam autorizadas a deles tomar conhecimento, FUNCIONALMENTE;

    DOCUMENTO ULTRA-SECRETO: assunto que requer excepcional grau de segurança e cujo teor ou características só devam ser do conhecimento de pessoas intimamente ligadas ao seu estudo ou manuseio.

  • o Tratamento diferenciado:

    Os únicos documentos que não são abertos no protocolo são: PARTICULAR e SIGILOSO (natureza do assunto).

    Já os documentos OSTENSIVO (natureza do assunto) deverão ser abertos, analisados, classificados, registrados, antes de serem encaminhados aos seus destinatários

    Os sigilosos ja são diretamente reinviados para eu destinatário.
  • Atenção: questão com redação ambígua por ausências deficientes de pontuação.

    "Um documento classificado como (.......) poderá ser autuado por qualquer servidor sem nenhum tipo de tratamento diferenciado em relação aos documentos ostensivos".


    (...)sem nenhum tipo de tratamento diferenciado" : tratamento diferenciado do servidor ou do documento?
    Considero a inexistência de tratamento diferenciado que a questão sugere, ser relativa ao documento por tratar-se de que na disciplina Noções de Arquivologia não temos essa redação tendo como referência o servidor. 

    Assertiva com construção de redação em ordem indireta, comuns ao CESPE-UnB

    Questão Errada

    Bons estudos a todos!
  • 1-Documentos que o protocolo NÃO está autorizado a abrir e registrar:

    a) Documentos particulares;
    b)Documentos sigilosos:
    b.1) ultra-secretos;
    b.2) secretos;
    b.3)confidenciais;
    b.4)reservados.

    2- Documentos que o protocolo DEVE abrir e registrar:

    a) Ostensivos (ordinários).


  • Afirmativa ERRADA - esse tipo de documento não poderá sera autuado por qualquer servidor e terá tratamento diferenciado, conforme estabelece o item 5.1 AUTUAÇÃO OU FORMAÇÃO DE PROCESSO, da PORTARIA NORMATIVA Nº 05, do MPOG, de 19 de DEZEMBRO de 2002. - "A autuação de documentos classificados como “SECRETO”, “CONFIDENCIAL” ou “RESERVADO” será processada por servidor com competência para tal, da mesma forma que os demais documentos, devendo, no entanto, as unidades de protocolo central ou setorial, após a autuação, lacrarem o envelope do processo, apondo o número do processo, o órgão de destino e o carimbo correspondente ao grau de sigilo.FONTE: http://www.comprasnet.gov.br/legislacao/portarias/pn05_02.pdf.
  • PESSOAL CUIDADO!


    Segundo o art. 24 da Lei 12.527 de 2011 NÃO EXISTE MAIS O TERMO CONFIDENCIAL E OS PRAZOS DE GUARDA FORAM MODIFICADOS!
    Segue:

    Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.

    § 1o Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;

    II - secreta: 15 (quinze) anos; e

    III - reservada: 5 (cinco) anos.




  • Só mais um detalhe: Os ultrassecretos sao os unicos que podem ter o prazo prorrogado por igual perídodo.
    15 + 15anos
    Vamos que vamos...
  • Questão errada, a correspondência confidencial/particular, não deve ser aberta ou registrada, deve ser encaminhada ao destinatário, outras ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - MPU - Técnico Administrativo

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Sigilo; 

    Correspondência oficial em cujo envelope haja indicação de particular não deve ser aberta, mesmo que trate de assunto específico das atividades da instituição destinatária.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Técnico Administrativo Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Protocolo; 

    As rotinas de protocolo compreendem o recebimento do documento, o registro do documento no sistema e a distribuição do documento ao(s) destinatário(s), não sendo estendidas essas rotinas aos documentos de caráter particular.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2009 - MI - Assistente Técnico Administrativo

    Disciplina: Arquivologia

    A correspondência particular não deve ser expedida pelas unidades de protocolo — central ou setorial — do órgão.

    GABARITO: CERTA.

  • Atenção.....

    Questão desatualizada...........

  • A autuação de documentos classificados como “SECRETO”, “CONFIDENCIAL” ou “RESERVADO” será processada por servidor com competência para tal, da mesma forma que os demais documentos, devendo, no entanto, as unidades de protocolo central ou setorial, após a autuação, lacrarem o envelope do processo, apondo o número do processo, o órgão de destino e o carimbo correspondente ao grau de sigilo.


ID
140626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos chegam, em determinado órgão público instalado em Brasília, de forma variada. Uns são registrados e, em seguida, enviados ao destinatário, outros entram sem nenhum tipo de anotação. Além disso, há aqueles que, atualmente, entram no órgão por meio das tecnologias da informação (fax, correio eletrônico). Cada setor de trabalho organiza seus documentos de maneira independente, sem nenhum tipo de orientação e, depois, por falta de espaço físico ou devido ao final do ano civil, esses documentos são transferidos para outro lugar, conhecido, geralmente, como arquivo morto.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos no âmbito do setor público.

Para a formação de processo em órgãos públicos, deverão ser observados os documentos cujo conteúdo esteja relacionado a ações e operações contábeis financeiras ou requeira análises, informações, despachos e decisões de diversas unidades organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • PORTARIA NORMATIVA Nº 05 , DE 19 DE DEZEMBRO DE 2002.AUTUAÇÃO E/OU FORMAÇÃO DE PROCESSO - É o termo que caracteriza a abertura doprocesso. Na formação do processo deverão ser observados os documentos cujo conteúdo estejarelacionado a ações e operações contábeis financeiras, ou requeira análises, informações,despachos e decisões de diversas unidades organizacionais de uma instituição.Ganbatte!
  • Errei a questão pelo deverão e também operações contábeis.

    Mas. "Processo é o documento ou o conjunto de documentos que exige um estudo mais detalhado, bem como procedimentos expressados por despachos, pareceres técnicos, anexos ou, ainda instruções para pagamento de despesas; assim o documento é protocolado e autuado pelos órgãos autorizados a executar tais processos."
    Arquivologia para concursos Elvils Miranda 3ªed

    GAB CERTO

  • Item certo.


    Segundo a Portaria SLTI/MPOG nº 5, de 19 de dezembro de 2002, que dispõe sobre os procedimentos gerais para utilização dos serviços de protocolo, no âmbito da Administração Pública Federal, para os órgãos e entidades integrantes do Sistema de Serviços Gerais - SISG, a AUTUAÇÃO E/OU FORMAÇÃO DE PROCESSO é o termo que caracteriza a abertura do processo.


    Na formação do processo deverão ser observados os documentos cujo conteúdo esteja relacionado a ações e operações contábeis financeiras, ou requeira análises, informações, despachos e decisões de diversas unidades organizacionais de uma instituição.


ID
140629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos chegam, em determinado órgão público instalado em Brasília, de forma variada. Uns são registrados e, em seguida, enviados ao destinatário, outros entram sem nenhum tipo de anotação. Além disso, há aqueles que, atualmente, entram no órgão por meio das tecnologias da informação (fax, correio eletrônico). Cada setor de trabalho organiza seus documentos de maneira independente, sem nenhum tipo de orientação e, depois, por falta de espaço físico ou devido ao final do ano civil, esses documentos são transferidos para outro lugar, conhecido, geralmente, como arquivo morto.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos no âmbito do setor público.

Quando, no momento do ato da anexação, for constatada a ausência de uma peça, será necessário utilizar uma nota chamada termo de ressalva, para informar a inexistência de tal peça.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETOPORTARIA NORMATIVA Nº 05 , DE 19 DE DEZEMBRO DE 2002.TERMO DE RESSALVA – É uma nota utilizada para informar que uma peça foi retirada doprocesso quando do ato da anexação, isto é, ao proceder a anexação foi constatada a ausência deuma peça; pode ser por intermédio de carimbo específico.
  • Complementando... Ainda, segundo a referida PN 5 a juntada por anexação será feita somente quando houver dependência entre os processos a serem
    anexados. A dependência será caracterizada quando for possível definir um processo como principal e um ou mais como acessórios.Na juntada por anexação, as peças do conjunto processado serão renumeradas a partir do processo acessório. Se, na juntada por anexação, o processo acessório contiver “TERMO DE RETIRADA DE PEÇA”(ausência de uma peça), na renumeração do conjunto processado, permanecerá vago o lugar correspondente à peça desentranhada, devendo, no entanto, esta providência ser consignada expressamente no “TERMO DE RESSALVA” a ser lavrado imediatamente após o “TERMO DE JUNTADA”.

    É isso mesmo... um 'samba do criolo doido' que o CESPE adoraaaa!


ID
140635
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos chegam, em determinado órgão público instalado em Brasília, de forma variada. Uns são registrados e, em seguida, enviados ao destinatário, outros entram sem nenhum tipo de anotação. Além disso, há aqueles que, atualmente, entram no órgão por meio das tecnologias da informação (fax, correio eletrônico). Cada setor de trabalho organiza seus documentos de maneira independente, sem nenhum tipo de orientação e, depois, por falta de espaço físico ou devido ao final do ano civil, esses documentos são transferidos para outro lugar, conhecido, geralmente, como arquivo morto.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos no âmbito do setor público.

Parte da documentação de um processo, de acordo com as normas em vigor, não pode ser separada para formar outro processo.

Alternativas
Comentários
  • PORTARIA NORMATIVA Nº 05 , DE 19 DE DEZEMBRO DE 2002.5.6 DESMEMBRAMENTO DE PEÇASA separação de parte da documentação de um processo, para formar outro, ocorrerá mediantedespacho da autoridade competente, utilizando-se o “TERMO DE DESMEMBRAMENTO”,conforme metodologia a seguir:
  • Bom, acho que o Pedro esqueceu de digitar alguma coisa, então lá vai...

    DESMEMBRAMENTO – É a separação de parte da documentação de um ou mais processos para formação de novo processo; o desmembramento de processo dependerá de autorização e instruções específicas do órgão interessado.

    A separação de parte da documentação de um processo, para formar outro, ocorrerá mediante despacho da autoridade competente, utilizando-se o “TERMO DE DESMEMBRAMENTO”, conforme metodologia a seguir:
    a) Retirar os documentos que constituirão outro processo;
    b) Apor o “TERMO DE DESMEMBRAMENTO” no local onde foram retirado os documentos;
    c) Proceder à autuação dos documentos retirados, conforme esta norma, renumerando suas páginas.

  • Importante não confundir três definições super importantes:

    Desentranhamento - É a retirada de peças de um processo, que poderá ocorrer quando houver interesse da Administração ou a pedido do interessado.

    Desmembramento - É a separação de parte da documentação de um ou mais processo para formação de novo processo; o desmembramento de processo dependerá de autorização e intruções específicas do orgão interessado.

    |Juntada - É a união de um processo a outro, ou de um documento a um processo; realiza-se por anexação- definitiva ou apensação- temporária.
  • anexação: união de um processo a outro em caráter definitivo.

    apensação: união de um processo a outro em caráter temporário.
    desapensação: separação física dos processos apensados.

    desentranhamento: retirada de doctºs do processo.
    desmembramento: divisão do processo em mais de um processo.
    diligência: devolução do processo a uma área anterior para corrigir alguma falha.
  • Para complementar os colegas acima.

    Aditamento: Tudo o que é acrescido num documento com o sentido de completá-lo ou esclarecê-lo.

    Espero ter ajudado também.
  • Errado

    Partes de um processo podem ser separadas, sim, mediante o seguimento de algumas normas. A regra é a não separação, contudo, como explicado pelos colegas, é possível, sim, esse apartamento a depender do caso.
  • Apensação

    Juntada, em caráter temporário, feita com o objetivo de elucidar ou subsidiar a matéria tratada, conservando cada processo a sua identidade e independência. 

    Desapensação

    Separação de um ou mais processos juntados por apensação.

  • Desemembramento: separação de parte da documentação de um ou mais processos para formação de novo processo. 

  • DESMEMBRAMENTO
    Portaria Interministerial 1.677/2015
    Desmembramento consiste na retirada de folhas/documentos do processo de forma definitiva, mediante justifcativa, que ocorrerá quando houver interesse do órgão ou entidade ou a pedido do interessado, para a formação de um novo processo.

    ERRADA!

  • Gabarito: ERRADO.

     

    DESAPENSAÇÃO – É a separação física de processos apensados.

    DESENTRANHAMENTO DE PEÇAS – É a retirada de peças de um processo, que poderá ocorrer quando houver interesse da Administração ou a pedido do interessado.

    DESMEMBRAMENTO – É a separação de parte da documentação de um ou mais processos para formação de novo processo; o desmembramento de processo dependerá de autorização e instruções específicas do órgão interessado.
     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.

  • ERRADO.

    Uma peça de um documento ou uma parte de um documento pode ser separada para formação de novo processo através do desmembramento.

  • GABARITO CERTO.

    É possível retirar folhas de um processo para forma outro. O nome disso é desmembramento.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério de Sousa.


ID
140638
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos chegam, em determinado órgão público instalado em Brasília, de forma variada. Uns são registrados e, em seguida, enviados ao destinatário, outros entram sem nenhum tipo de anotação. Além disso, há aqueles que, atualmente, entram no órgão por meio das tecnologias da informação (fax, correio eletrônico). Cada setor de trabalho organiza seus documentos de maneira independente, sem nenhum tipo de orientação e, depois, por falta de espaço físico ou devido ao final do ano civil, esses documentos são transferidos para outro lugar, conhecido, geralmente, como arquivo morto.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos no âmbito do setor público.

O processo desaparecido ou extraviado não poderá ser reconstituído. O desaparecimento ou extravio de processo deverá ser comunicado à respectiva chefia, que terá de promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar.

Alternativas
Comentários
  • Não achei nada sobre este assunto no meu material! Será que alguém poderia me dar uma luz?
  • Penso que o erro da questão está em: "não poderá", pois no caso de se achar o processo perdido ele volta pro seu devido lugar.
  • Conforme a Portaria Normativa Nº 05 , DE 19 DE DEZEMBRO DE 2002. -Dispõe sobre os procedimentos gerais para utilização dos serviços de protocolo, no âmbito da Administração Pública Federal, para os órgãos e entidades integrantes do Sistema de Serviços Gerais - SISG

    5.9 RECONSTITUIÇÃO DE PROCESSOS
    Havendo desaparecimento ou extravio de processo, o servidor que primeiro tomar conhecimento do fato comunicará, à sua chefia, o ocorrido.A autoridade administrativa que tiver ciência do fato promoverá a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar. Independentemente das ações adotadas anteriormente, o servidor responsável pela reconstituição do processo observará o seguinte procedimento:

    a) Ordenar a documentação que caracterize a busca de localização do processo dentro de uma capa, juntamente com o documento, pelo qual foi dado conhecimento à chefia, do desaparecimento ou extravio do processo;

    b) Fazer representação ao chefe da unidade a que estiver jurisdicionado, a quem compete autorizar a reconstituição do processo;

    c) Reconstituir o processo, resgatando as suas informações e obtendo cópias de documentos que o constituíam;
    M. Planejamento, Orçamento e Gestão
    Unidade: XXXX
    CONFERE COM O ORIGINAL
    Data: -------/--------/--------
    Servidor

    d) Apor uma folha inicial informando que aquele processo está sendo reconstituído, constando o número do processo, procedência, interessado e assunto e outras informações julgadas necessárias;

    e) Atribuir nova numeração ao processo reconstituído;

    f) Registrar, no sistema próprio, a ocorrência, citando o número do processo extraviado e o atual.

  • O erro está  em: "O processo desaparecido ou extraviado não poderá ser reconstituído"

    O processo que houver desaparecido ou extraviado, será reconstituído.

  • Um processo sumido ou extraviado pode ser ser reconstituido. É nesse ponto que a questão apresenta erro. Por outro lado, a Administração pode sim abrir sindicância para apurar responsabilidade do servidor(es) que permitiram do processo ou arquivo terem sumido.
  • Direto ao assunto

    O processo desaparecido ou extraviado não (PODE SIM: o resto está correto) poderá ser reconstituído. O desaparecimento ou extravio de processo deverá ser comunicado à respectiva chefia, que terá de promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar.

    Justificativa: quando se extravia um doc deve-se fazer o que está escrito em sublinhado na questão.

    Além disso, o chefe irá procurar pelos setores, nos quais o processo tramitou, se em algum deles foi tirada cópia, para assim recuperá-lo a parte perdida.

    Prof. Darlan Eterno

    GABARITO: ERRADO


ID
151201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a conceitos fundamentais de arquivologia e tendo
como referência a legislação arquivística brasileira vigente,
julgue os itens a seguir.

De acordo com a legislação vigente, o formato da numeração dos processos abertos na ANTAQ deve seguir o modelo adotado em outros órgãos públicos da administração pública federal, que é normatizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Alternativas
Comentários
  • Ver  PORTARIA Nº 2, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2003

     

    MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO
    SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

     

    http://www.comprasnet.gov.br/legislacao/portarias/p02_03.htm          >>>>  Art. 3º

  • VIDE SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - PORTARIA Nº 3, DE 16 DE MAIO DE 2003

  • QUESTÃO CERTA

    NUMERAÇÃO DE PROCESSOS, NÃO SÓ A ANTAQ . EXISTE UM ROL DE ENTIDADES.


ID
160504
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No arquivo de uma empresa pública, a produção e a acumulação de documentos fazem parte do cotidiano burocrático. Neste arquivo existe um grande conjunto de documentos reunidos em capa especial, que são acumulados organicamente no decurso de ações administrativas. Este conceito genérico refere-se a

Alternativas
Comentários
  • Letra DO Conjunto de documentos reunido em uma capa especial(*de cartolina), que são acumulados organicamente no decurso de ações administrativas são chamados de Processo.
  • Vale lembrar que nos processos o número de protocolo fica na capa!

  • Alguns itens que podem confundir na hora da prova :

    Item documental - A menor unidade arquivística materialmente indivisível . Ex : uma carta, um memorando, uma fotografia, um registro sonoro.

    Processo - Termo geralmente usado na administração pública, designando : conjunto de documentos, reunidos em capa especial, e que vão sendo organicamente acumulados no decurso de uma ação judicial ou administrativa . 

    Protocolo - Denominação atribuída a setores encarregados do recebimento, registro, distribuição, e movimentação dos documentos em curso . 

    Acervo - Conjunto dos documentos de um arquivo . 

    Arquivo em depósito - Conjunto de documentos colocados colocados sob a guarda de um arquivo permanente, embora não pertençam ao seu acervo .  

     

  • Questão puramente decoreba!

    O enunciado da questão nada mais é que o conceito de processo trazido pela terminologia arquivística.

    Lembrar que é o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), órgão vinculado ao Arquivo Nacional, que criou - através de uma comissão especial de terminologia arquivística - essas definições. (Fonte: Marilena Leite Paes)

    Infelizmente, pessoal, temos de analisar as questões por exclusão e decorar algumas definições!
  • Essa só sai por eliminação ou decorar todas as terminologias arquivísticas, sabemos que guia, índice, inventário e repertório são instrumentos de pesquisa de um arquivo permanente, então só resta o processo ( nem sabia que existia!).

    quase um chute!
  • Quando o Anderson Silva dá um chute certeza que vai acertar.

  • Gabarito: D

     

    ProcessoTermo geralmente usado na administração pública, designando: conjunto de documentos, reunidos em capa especial, e que vão sendo organicamente acumulados no decurso de uma ação administrativa ou judiciária.
     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.


ID
173212
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A ação de unir temporariamente um documento a um processo, mediante determinação de uma autoridade competente, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • APENSAÇÃO = juntada em carater temporario, feita com o objetivo de elucidar ou subsidiar a materia tratada, conservando cada processo a sua indentidade e independencia

  •  

    Anexação
    Juntada, em caráter definitivo, de documento ou processo a outro processo, na qual prevalece, para referência, o número do processo mais antigo.
     
    Anexo
    1 Documento ou processo juntado a outro documento ou processo em caráter definitivo,por afinidade de conteúdo e mesma procedência.
     
    Apensação
    Juntada, em caráter temporário, feita com o objetivo de elucidar ou subsidiar a matéria tratada, conservando cada processo a sua identidade e independência.
     
    Apenso
    Documento ou processo juntado a processo sem, contudo, passar a integrá-lo.
     
    Recolhimento
    1 Entrada de documentos públicos em arquivos permanentes, com competência formalmente estabelecida.
    2 Operação pela qual um conjunto de documentos passa do arquivo intermediário para o arquivo permanente.
     
    Protocolo
    Serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos. Ver também arquivo corrente, unidade protocolizadora.
     
  • apensação: Juntada, em caráter temporário, com o objetivo de elucidar ou subsidiar a matéria tratada, conservando cada processo a sua identidade e independência.
    Dicionário de Terminologia Arquivística

  • APENSAÇÃO: Faz a união provisória de um ou mais processos a outros. Seu caminho inverso se dá pela DESAPENSAÇÃO que é a retirada dos documentos colocados terporariamente junto com outros processos.

  • Muito boa noite!

    dica: fixar a diferença entre anexação e apensamento. Uma vez que os conceitos colocados podem soar bem parecidos, é importante entender integralmente os mesmos para diferenciar um do outro. Sendo isso necessário, pois a Fcc pode tentar confundir candidatos trocando esses significados nas questões. Fazer parecer que fosse anexar quando na verdade seria apensar, por exemplo.

    E para ajudar nesse sentido,

    anexação denota permanência, e apensamento, temporariedade. diferenças básicas entre tais conceitos.

    Se eu estiver errado, por favor, aberto a correções. Mas creio estar certo.

    Um excelente estudo a todos!

    Abraços.

     

  • A questão fala que a apensação se dá a partir da união de "um documento a um processo". Entretanto, o conceito de apensação, conforme às várias contribuições dos colegas abaixo, deixa claro que se dá, na verdade, da união de UM PROCESSO A OUTRO PROCESSO. Dessa sorte, o gabarito não estaria equivocado? Ou eu sofri de excesso de preciosismo? kkkk

  • Apensação: juntada temporaria (a separação do processo apensado é desapensação)

    Anexação: juntada definitiva um processo a outro

  • Gabarito: Letra D

    -----

    Bizu:

    aPensar: A ação de unir temPorariamente ou Provisoriamente um documento a um processo.

    aNexar: A ação de unir defiNitivamente um documento a um processo.

  • Gabarito: D.

     

    JUNTADA – É a união de um processo a outro, ou de um documento a um processo; realiza-se por Anexação ou Apensação.

    - A juntada por aPensação é a juntada de Precedentes - Provisória;

    - A juntada por ANexação é a juntada de ANtecedentes - definitiva e irreversível.
     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.


ID
176857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das atividades de protocolo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • resposta 'b'

    A tramitação e utilização de documentos consistem nas atividades de protocolo; expedição; organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária.

    Atividades de protocolo: recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação.

    Ponto de acesso (access point) - nome, palavra-chave, entrada de índice, pelo qual uma descrição possa ser pesquisada, identificada ou recuperada.

  •  Alguem poderia comentar os erros das demais alternativas?

    Obrigada!

    Bons estudos

     

    • a) todos os documentos recebem um número de protocolo e não apenas os processos
    •  b) A atividade de registro consiste na identificação de pontos de acesso aos documentos - REGISTRO - atividade que extrai informações do documento como data, no. do documento, destinatário, origem, assunto ( pontos de acesso) - destinada a controlar a movimentação do mesmo
    • c) O curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função é conhecido como PROTOCOLO - fase corrente
    • d) A expedição de documentos necessita de registro - pois a expedição é o envio de documentos para outros órgãos (envio externo)
    •  e)  autuar e abrir um processo são atividades do protocolo
  • Com todo o respeito à colega,


    O curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função é conhecido como tramitação.
  • Pessoal, troque a palavra acesso por entrada.........

  • GABARITO B

     

     

    A) ERRADO

    Documentos avulsos também recebem um número de protocolo.

     

    B) CERTO

    A atividade de registro, que faz parte do protocolo, tem a sua função identificada no item.

     

    C) ERRADO

    Tramitação é o nome certo. Distribuição é a remessa interna do documento.

     

    D) ERRADO

    Exceto os sigilosos, todos os documentos expedidos necessitam de registro. 

     

    E) ERRADO

    A abertura de processos é função exclusiva dos serviços de protocolo.

  • QUESTÃO SEMELHANTE.

     

     

    06. CESPE –– MS (Ministério da Saúde) – 2008– O curso do documento
    desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa
    é conhecido como termo de recolhimento.


    Comentário: O curso do documento até o cumprimento de sua função
    administrativa constitui a fase em que o documento ainda possui seu valor primário.
    Isto se dá nas fases corrente ou intermediária, dependendo do documento.
    O recolhimento é a passagem de um documento para o arquivo permanente,
    onde o documento não possui mais função administrativa. Sendo assim, a assertiva
    está errada.


    Item Errado
     


ID
209812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de documentos arquivísticos, julgue os próximos itens.

Diz-se, do conteúdo de processo judicial, que é extensivo, porque abrange dados acerca de assuntos concretos e bem definidos.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Schellenberg (Arquivos modernos, p. 202): Aplicado à informação o termo forma refere-se principalmente ao grau de concentração da informação. A infomação extensa é caracterizada quando uns poucos fatos são apresentados em um dado documento sobre muitas pessoas, coisas ou fenômenos. 

    Na situação abordada por essa questão - processo judicial - a informação é intensa (muitos fatos são apresentados sobre algumas pessoas coisas ou fenômenos).
  • Sefundo Schellenberg, os documentos possuem níveis de densidade informacional: 

    - Poucas informações sobre muitas pessoas, coisas ou fenômenos (INTENSIVOS)

    - Muitas informações sobre poucas pessoas, coisas ou fenômenos (EXTENSIVOS)

    - Muitas informações sobre muitas pessoas, coisas ou fenômenos (DIVERSIFICADO)


ID
247897
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A resolução n° 65, de 16 de dezembro de 2008, do Conselho Nacional de Justiça, estabeleceu a uniformização do número dos processos nos órgãos do Poder Judiciário. Foi então adotada a estrutura NNNNNNN-DD.AAAA.J.TR.0000, composta de seis campos obrigatórios. O campo

Alternativas
Comentários
  • A explicação da uniformização do número de processo é enorme mas aqui está o link para quem quiser saber direitinho: http://www.cnj.jus.br/busca-atos-adm?documento=2748

     

    Meu resumo para quem não quiser ver a resolução:

     

    NNNNNNN: número sequencial do processo

    DD: dígito verificador

    AAAA: ano de ajuizamento do processo

    J: órgão ou sseguimento do PJ

    TR: tribunal do respectivo seguimento

    OOOO: unidades de origem do processo 


ID
247909
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O processo é uma unidade documental formada no decorrer de ação

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    processo Conjunto de documentos oficialmente reunidos no decurso de uma ação administrativa ou judicial, que constitui uma unidade de arquivamento (Dicionário de Terminologia Arquivística)
  • PROCESSO – Conjunto de documentos avulsos, oficialmente reunidos e ordenados no decurso de
    uma ação administrativa, que constitui uma unidade de arquivamento.
     

     

    E)


ID
247930
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Juntada é a ação pela qual

Alternativas
Comentários
  • PORTARIA NORMATIVA Nº  05,  DE 19 DE DEZEMBRO DE 2002.

    JUNTADA - É a união de um processo a outro, ou de um documento a um processo; realiza-se por
    Anexação ou Apensação.
     
    JUNTADA POR ANEXAÇÃO - É a união definitiva e irreversível de 01 (um) ou mais
    processo(s)/documento(s), a 01 (um) outro processo (considerado principal), desde que
    pertencentes a um mesmo interessado e que contenham o mesmo assunto.
     
    JUNTADA POR APENSAÇÃO -  É a união provisória de um ou mais processos a um processo
    mais antigo, destinada ao estudo e à uniformidade de tratamento em matérias semelhantes, com o
    mesmo interessado ou não. Ex. Um processo de solicitação de aposentadoria de servidor público
    federal, apensado ao outro referente à solicitação de revisão de percepção, constituirá um único
    processo, caracterizando a apensação do processo acessório ao processo principal.


    obs.: a letra a) estaria correta se tivesse a seguinte redação: "um processo é reunido a outro, em caráter provisório ou definitivo."
  • Além de processo, é a juntada provisória ou definitiva também de documentos.
  • A juntada é o procedimento de juntar um processo a outro de forma provisória ou definitiva e pode ser feito de duas formas: anexação ou apensação.


    ANEXAÇÃO: juntada   DEFINITIVA de ANTECEDENTES, ou seja, documentos que tratem das mesmas pessoas e do mesmo assunto


    APENSAÇÃO: juntada PROVISÓRIA de PRECEDENTES,  ou seja, documentos que tratem dos mesmos assuntos, mas de pessoas diferentes.



                    

ID
247969
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com o Manual de processos administrativos do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Belém, 2008),

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    a formalidade de tratamento diz respeito, entre outros fatores, à necessária uniformidade das comunicações.

     

    https://issuu.com/trt8/docs/projetos

  • Memorando trata-se de um documento ou uma comunicação escrita (carta) de carácter oficial ou protocolar que utilizam as autoridades, sobre assuntos de interesse público. A função consiste em relacionar os órgãos administrativos de maior hierarquia.

    Oficio é uma carta formal destinada a alguma autoridade pública, empresa ou mesmo pessoa física, para solicitar, reivindicar ou comunicar algo.

    fonte: https://www.orzil.org/noticias/quais-as-diferencas-entre-aviso-memorando-e-oficio/


ID
268177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A entrada de documentos é um dos momentos mais importantes de
todo o processo de tratamento documental. Com relação ao
protocolo, julgue os itens que se seguem.

A abertura e a autuação de processos podem ser realizadas por qualquer setor de trabalho de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Autuação ou formação de processos = realizado em sede do setor de protocolos = É o termo que caracteriza a abertura do processo. Na formação do processo deverão ser observados os documentos cujo conteúdo esteja relacionado as ações e operações contábeis financeiras, ou requeira análises, informações, despachos e decisões de diversas unidades organizacionais de uma instituição.

    Fonte: Arquivologia Facilitada
  • Não é por qualquer setor, mas sim pelo setor de PROTOLOCO...
  • Outra questão podem ajudar a responder vejam:

    Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social - Arquivologia

    Um documento de arquivo (ofício, memorando, relatório, projeto etc.) pode ser protocolado em qualquer unidade de órgão ou entidade, mas a abertura de processo ou de um novo volume de processo deve ser feita, exclusivamente, no setor de protocolo.

    GABARITO: CERTA.

  • COMPLEMENTANDO...

    ​CABE AO SETOR DE PROTOCOLO A ABERTURA E AUTUAÇÃO DE PROCESSOS, E NÃO A QUALQUER SETOR.

    OBS: DOCUMENTOS PARTICULARES SÃO RECEBIDOS, MAS NÃO REGISTRADOS, NÃO PRECISA, POIS NÃO DESRESPEITA AO CARÁTER FUNCIONAL DA ORGANIZAÇÃO.

    GABARITO E

  • Abertura e autuação de processos são exclusivas do protocolo.

  • é exclusivo do protocolo

  • Direto ao Ponto!

    A abertura e a autuação de processos podem ser realizadas por qualquer (SOMENTE PROTOCOLO cria AUTUAÇÃO) setor de trabalho de uma organização.

    GABARITO: ERRADO


ID
273787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a procedimentos administrativos
e rotinas de arquivamento.

Protocolo designa o serviço encarregado de recebimento, registro, distribuição e expedição de documentos. Também pode ser o responsável pela classificação, pelo controle da tramitação e pela autuação de documentos, ação mediante a qual o documento passa a constituir um processo.

Alternativas
Comentários
  • Podemos entender a questão com outra similar:  CESPE – MPU - 2010 – A produção, uma das fases básicas da gestão de 

    documentos, engloba as seguintes atividades de protocolo: recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação dos documentos. 

    Comentário: As atividades descritas acima fazem parte da fase de Utilização, e não da fase de produção da gestão documental. Assim sendo, o item está errado. Item Errado


    Felipe Petrachini

  • Questão correta, outras ajudam a responder , vejam:

    Prova: CESPE - 2009 - IBRAM-DF - Arquivista Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Gestao documental; Legislação Arquivística; Legislação Estadual e Municipal; 

    Em um sistema que integra protocolo e arquivos, além de funções tradicionais como recebimento, registro, distribuição e expedição de documentos, o serviço de protocolo pode executar atividades de classificação e controle da tramitação.

    GABARITO: CERTA.


    Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social - Arquivologia

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Gestao documental; Tabela de temporalidade; Suportes documentais; 

    Um documento de arquivo (ofício, memorando, relatório, projeto etc.) pode ser protocolado em qualquer unidade de órgão ou entidade, mas a abertura de processo ou de um novo volume de processo deve ser feita, exclusivamente, no setor de protocolo.

    GABARITO: CERTA.


    Prova: CESPE - 2014 - MDIC - Agente Administrativo

    Disciplina: Arquivologia

    A abertura de processos é uma função exclusiva dos serviços de protocolo.

    GABARITO: CERTA.

  • DEFINIÇÃO PERFEITA DO QUE É PROTOCOLO.

  • Esse "pode ser" dá um medo de marcar kkk 

  • CERTO

     

    ATIVIDADES DO PROTOCOLO = MARRECO DC

     

    Movimentação

    Autuação

    Recebimento

    Registro

    Expedição

    Controle

     

    Distribuição

    Classificação

  • É uma questão bem ampla. Esse "pode ser" utilizado pela banca, foi para mostrar que nem todo documento que chegar ao setor de protocolo vai passar pelas outras fases. Como por exemplo, o confidencial e o particular... 

  • É dificil encontrar uma questao desse nivel. Questao perfeita!! Sem subjetividade.


ID
278962
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MTur
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação à correspondência de caráter sigiloso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A. 

    Os documentos devem ser distribuídos e classificados da forma correta, ou seja, devem chegar ao seu destinatário. Para isto, recomenda-se separar as correspondências de caráter ostensivo das de caráter sigiloso,
    encaminhado estas últimas aos seus respectivos destinatários. 

    Fonte: http://centraldefavoritos.wordpress.com/2011/02/02/redacao-oficial/
  • sigilosos são os documentos que, por sua natureza, devam ser conhecimento restrito e, por isso, requerem medidas especiais de guarda para sua custódia e divulgação e são divididos em : ultra-secretos, secretos, confidenciais e reservados.

    A classificação é a atribuição do grau de sigilo.
    A reclassificação é a alteração do grau de sigilo.
    a desclassificação é a retirada do grau de sigilo.

    bons estudos!

  • Os documentos de caráter sigiloso são apenas recebidos pelo protocolo, e depois diretamente encaminhados ao destinatário. Lembrando que documentos sigilosos são envolvidos em dois envelopes, sendo que no segundo está o nome do destinatário.
  • Resposta: A
    A Classificação é uma atividade de controle do protocolo onde consiste na classificação dos documentos em relação ao assunto a que se referem. Ou seja, os documentos serão separados em: ostensivo,sigiloso e Particular.   Os documentos de natureza ostensiva deverão ser abertos e analisados, enquanto os de natureza sigilosa e particular deverão ser encaminhados diretamente aos respectivos destinatários;

    Fonte: Renato Valentini, 2012.
  • o próprio nome fala se sigilo, então ninguém pode abrir a não ser o destinatário especifico.

  • A atividade de recebimento e classificação é composta pelas seguintes tarefas:

    receber a correspondência;separar as oficiais das particulares;
    enviar as particulares diretamente aos seus destinatários;
    separar as oficiais ostensivas das oficiais sigilosas;
    enviar as oficiais sigilosas diretamente aos seus destinatários;
    proceder a leitura e classificação das oficiais ostensivas;
    enviar as oficiais ostensivas para o registro e movimentação.

    Gabarito: Letra "A".

ID
281227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos procedimentos adotados no setor de protocolo e arquivo
em determinado órgão, e de acordo com o correto uso das técnicas
de arquivamento, julgue o item que se segue.

A correspondência ostensiva é distribuída por esse órgão sem que os profissionais que atuam no setor de protocolo tenham conhecimento de seu teor.

Alternativas
Comentários
  • A primeira atividade na gestão de documentos correntes é o protocolo.Os documentos em fase corrente são aqueles necessários às atividades desenvolvidas na instituição. Dessa forma, as unidades de protocolo executam os procedimentos de recebimento, classificação, registro e movimentação dos documentos – constituindo verdadeiras portas de entrada para a informação. Ou seja, atividades como recebimento e expedição de correspondências, classificação dos documentos recebidos em ostensivos ou sigilosos, distribuição de documentos etc.
    A unidade de protocolo, ao receber documentos, deve:
    separar o que é de caráter ostensivo do que é de caráter sigiloso (Classificação);
    • encaminhar diretamente os documentos sigilosos aos respectivos destinatários (Movimentação);
    abrir os documentos de caráter ostensivo e, a partir da sua leitura, interpretar e classificá-los com base no código de assuntos, se for o caso (Classificação); e
    encaminhar os documentos de caráter ostensivo ao setor responsável (Movimentação);
    Logo o protocolo deve tomar conhecimento do conteúdo de documentos ostensivos, contudo, não pode tomar conhecimento do conteúdo de documentos sigilosos.
  • Errado

    Correspondência ostensiva é de conhecimento público, sem restrições, ao contrário das correspondências sigilosas (em seus vários graus a depender do documento). Os profissionais que atuam no setor de protocolo podem ter conhecimento do teor de documentos ostensivos.
  • QUESTÃO ERRADA!

    Gestão de Documentos: procedimentos e operações técnicas que visam  o recolhimento ou a eliminação do arquivo (só para o corrente e o intermediário).

    A gestão de documentos divide-se em 3 fases respectivamente:

    Produção; utilização ou tramitação e destinação.

    Dentro da fase de utilização de tramitação existem mais três subfases:

    1º Protocolo; 2º arquivamento e 3º empréstimo e consulta.

    Por fim, Ufsss. O protocolo divide-se em mais algumas etapas: recebe/classifica; registra; autua; expede/distribui; controla/movimenta.

    Esse rodeio todo para chegar aqui: CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS quanto à natureza do assunto.

    Ostensivo ou ordinário: a informação não prejudica a administração quando divulgada (por isso pode ser aberta e consequentemente classificada).
    Sigilosa: por necessitarem  de uma proteção maior quanto a sua custódia e divulgação, quem trabalha nesse setor apenas fará sua expedição ou distribuição ao seu destino.


    O enuciado da questão inverteu os valores de cada uma. Por isso o erro!


  • Documento Ostensivo pode e deve ser aberto no setor de protocolo, a fim de se proceder à análise do mesmo. Já documento sigiloso só pode ser aberto pelo destinatário.
  • Quantoà natureza do assunto os documentos podem ser ostensivos e sigilosos. Ostensivo é o documento cuja divulgação não prejudica a administração.São sigilosos os documentos que, por sua natureza, devam ser de conhecimento restrito e, por isso, requerem medidas especiais de guarda para sua custódia e divulgação.
  • Documento ostensivo pode e deve ser aberto no setor de protocolo, a fim de se proceder à análise do mesmo. Já o documento sigiloso só pode ser aberto pelo destinatário.

  • A atividade de recebimento e classificação é composta pelas seguintes tarefas:

    receber a correspondência;separar as oficiais das particulares;
    enviar as particulares diretamente aos seus destinatários;
    separar as oficiais ostensivas das oficiais sigilosas;
    enviar as oficiais sigilosas diretamente aos seus destinatários;
    proceder a leitura e classificação das oficiais ostensivas;
    enviar as oficiais ostensivas para o registro e movimentação.

    Com exceção das correspondências sigilosas e particulares, todas as demais devem ser abertas, lidas e analisadas pelos profissionais do serviço de protocolo. De fato, em alguns locais é até mesmo proibido o uso de envelopes lacrados para transporte de correspondências oficiais.

    Gabarito: Incorreto.
  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    A atividade de recebimento e classificação é composta pelas seguintes tarefas:

    receber a correspondência;separar as oficiais das particulares;
    enviar as particulares diretamente aos seus destinatários;
    separar as oficiais ostensivas das oficiais sigilosas;
    enviar as oficiais sigilosas diretamente aos seus destinatários;
    proceder a leitura e classificação das oficiais ostensivas;
    enviar as oficiais ostensivas para o registro e movimentação.

    Com exceção das correspondências sigilosas e particulares, todas as demais devem ser abertas, lidas e analisadas pelos profissionais do serviço de protocolo. De fato, em alguns locais é até mesmo proibido o uso de envelopes lacrados para transporte de correspondências oficiais.

    Gabarito: Incorreto.

  • CORRESPONDÊNCIA OSTENSIVA

    Recebimento e Classificação

    Registro e Autuação

    Distribuição e Expedição

    CORRESPONDÊNCIA PARTICULAR/SIGILOSA

    Recebimento (+ leitura metadados)

    Distribuição e Expedição

    Gabarito: ERRADO

  • Direto ao Ponto!

    A correspondência ostensiva (SIGILOSA) é distribuída por esse órgão sem que os profissionais que atuam no setor de protocolo tenham conhecimento de seu teor.

    GABARITO: ERRADO


ID
281239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos procedimentos adotados no setor de protocolo e arquivo
em determinado órgão, e de acordo com o correto uso das técnicas
de arquivamento, julgue o item que se segue.

Os procedimentos adotados para a correspondência de caráter sigiloso consistem em sua classificação e encaminhamento ao destinatário.

Alternativas
Comentários
  • Para eu classificar algo , eu preciso saber do que se trata. Conclusão se eu sei do que se trata não é mais confidencial.
  • O setor protocolo não registra  e classifica documentos sigilosos.

    Item Errado

    Boa Sorte!
  • Errado. Deverão ser encaminhados diretamente aos destinatários, sem abertura e classificação.

  • Tais documentos deverão ser encaminhados diretamente aos respectivos destinatários, sem a necessidade de serem protocolizados ou classificados, uma vez que têm acesso restrito.
  • Eu pensei que a "classificação" q a questão dizia, era classificar como sigiloso.
    Por isso achei q o item estava certo!
  • Cabe dizer que a correspondência sigilosa vem armazenada em dois envelopes, o externo é aparentemente um documento ostensivo, mas quando se abre este, depara-se com o envelope interno, que contém o grau de sigilo do documento e seu destinatário, sendo obrigada sua distribuição diretamente para o destinatário.

    Fonte: Prof. Antonio Victor (EVP)
  • Só uma observação pessoal, o decreto 4553, que foi usado como base dessa questão foi revogado, em seu lugar passou a vigorar o decreto 7845, sugiro que deem uma lida.
  • Gabarito: Certo

    Concordo com você Renato!

    A Classificação no setor de Protocolo nada mais é que separar os documentos em ostensivo, sigiloso e particular.

    E em se tratando de um documento sigiloso ou particular, deverão ser encaminhados diretamente aos destinatários.

    Logo, questão correta!

    Em todo caso, foi anulada!

    Fonte: Renato Valentini.
  • Decreto 7845/2012

    Art. 21.  Para o tratamento de documento com informação classificada em qualquer grau de sigilo ou prevista na legislação como sigilosa o órgão ou entidade poderá adotar os seguintes procedimentos adicionais de controle:

    I - identificação dos destinatários em protocolo e recibo específicos;

    II - lavratura de termo de custódia e registro em protocolo específico;

    III - lavratura anual de termo de inventário, pelo órgão ou entidade expedidor e pelo órgão ou entidade receptor; e

    IV - lavratura de termo de transferência de custódia ou guarda.

    Ou seja, não inclui classificação, porque ela já foi feita.

  • ERRADO.

    1.1 Protocolo

    1.1.1 Recebimento e classificação

     Passos                   Rotinas

    1                              Receber a correspondência

    2                               Separar a correspondência oficial da particular

    3                               Distribuir a correspondência particular

    4                               Separar a correspondência oficial de caráter ostensivo das de caráter sigiloso

    5                                Encaminhar a correspondência sigilosa aos respectivos destinatários.


    FONTE: MARILENA LEITE PAES. ARQUIVO: TEORIA E PRÁTICA. FGV, 2007. PÁG. 55

  • ERRADA! 

    Documentos de caráter sigiloso, quando recebidos pelo setor de protocolo, são enviados diretamente ao destinatário. 

  • A classificação que se faz nesse caso, é de acordo com o plano de classificação da instituição e não quanto a natureza do assunto.

    Pelo menos foi isso que entendi. 

  • A atividade de recebimento e classificação é composta pelas seguintes tarefas:

    receber a correspondência; separar as oficiais das particulares;
    enviar as particulares diretamente aos seus destinatários;
    separar as oficiais ostensivas das oficiais sigilosas;
    enviar as oficiais sigilosas diretamente aos seus destinatários;
    proceder a leitura e classificação das oficiais ostensivas;
    enviar as oficiais ostensivas para o registro e movimentação.

    As correspondências sigilosas devem ser enviadas diretamente aos destinatários, sem que se realize leitura, registro, classificação ou qualquer procedimento prévio.

    Gabarito: Incorreto.
  • protocolo só senta e chora com documentos sigilosos!!

  • As correspondências sigilosas devem ser enviadas diretamente aos destinatários, sem que se realize leitura, registro, classificação ou qualquer procedimento prévio.

    Gabarito: Incorreto.

    Professor do qc.

  • protocolo não classifica documentos sigilosos.

    Só encaminha aos destinatários, assim como documentos particulares.

  •  ERRADO

    A fase de CLASSIFICAÇÃO envolve abrir os documentos para classificá-los efetivamente, DESDE QUE NÃO SEJAM SIGILOSOS OU/E PARTICULARES

    esses não devem ser abertos, somente encaminhados aos destinatários.

  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    A atividade de recebimento e classificação é composta pelas seguintes tarefas:

    receber a correspondência; separar as oficiais das particulares;
    enviar as particulares diretamente aos seus destinatários;
    separar as oficiais ostensivas das oficiais sigilosas;
    enviar as oficiais sigilosas diretamente aos seus destinatários;
    proceder a leitura e classificação das oficiais ostensivas;
    enviar as oficiais ostensivas para o registro e movimentação.

    As correspondências sigilosas devem ser enviadas diretamente aos destinatários, sem que se realize leitura, registro, classificação ou qualquer procedimento prévio.

    Gabarito: Incorreto.

  • ERRADO

    Os arquivos sigilosos ou particulares nao passam pela classificação, pois são encaminhados diretamente aos seus destinatários sem mesmo serem registrados.


    Segundo Valentini:


    ''Recebimento e Classificação

    Principais atividades: recebe o documento; separa os documentos (oficial do particular, ostensivo do sigiloso); encaminha os documentos de natureza sigilosa e particular aos determinados destinatários; interpreta e classifica os documentos ostensivos; encaminha os documentos ao setor de registro e movimentação.''


    Veja outra do Cespe:

    (Cespe/IFB/2011/AssAdm)

    Quando uma correspondência de caráter oficial é enviada a uma instituição, ela deve ser aberta, registrada e encaminhada ao destino correto, salvo quando, no envelope, houver alguma das seguintes indicações: confidencial, reservado, particular, ou indicação equivalente.

    CERTO


ID
310333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o item sequente, referente ao protocolo e à tramitação de
documentos.

A expedição de documentos é uma atividade típica do setor de arquivos intermediários, que se responsabiliza pela saída dos documentos após o encerramento de seu trâmite interno.

Alternativas
Comentários
  • A expedição de documentos é uma atividade típica do setor de protocolo e acontece nos arquivos corrente e intermediários.
  • O Protocolo é a unidade responsável pelo controle de recebimento e expedição da correspondência de uma empresa, sendo este setor o responsável pelo conjunto de operações visando ao controle dos documentos que ainda tramitam no órgão, de modo a assegurar a imediata localização e recuperação dos mesmos, garantindo, assim, o acesso à informaçãoA atividade de protocolo é típica da fase corrente, pois é nesta idade que os documentos tramitam bastante
  • PEACE!

    Produção
    Empréstimo
    Arquivamento
    Consulta
    Expedição
  • Corrigindo o comentário da nossa colega:

    Atividades do arquivo corrente:

    Protocolo

    Expedição

    Arquivamento

    Consulta

    Empréstimo

    O "P'' postado pela a colega refere-se à protocolo e não produção!


    Bons estudos.

  • Expedir um documento significa encaminhá-lo do setor de protocolo para outras instituições. É muito comum confundir com distribuição que nada mais é do que encaminhar documentos para setores/unidades da mesma instituição.

  • A expedição de documentos é de responsabilidade do protocolo, que é tecnicamente vinculado ao arquivo corrente.

    O protocolo é a porta de entrada e saída de documentos da instituição, e suas atividades estão vinculadas ao arquivo corrente devido à natureza dos documentos que controla. Sendo assim, não há qualquer participação dos arquivos intermediários e permanentes no funcionamento do protocolo.

    Gabarito: Incorreto.
  • Expedição de documentos é ativdade do protocolo.

  • ERRADO. A expedição, assim como a distribuição, é uma atividade do arquivo corrente e está submetida a responsabilidade do protocolo.

    Distribuição: o documento é enviado de um setor para outro dentro de um mesmo órgão/entidade (interna);

    Expedição: o documento é enviado de um órgão/entidade para outro órgão/entidade (externa).

     

  • típica do arquivo corrente, em fase de utilização.

  • A expedição de documentos é de responsabilidade do protocolo, que é tecnicamente vinculado ao arquivo corrente.

    O protocolo é a porta de entrada e saída de documentos da instituição, e suas atividades estão vinculadas ao arquivo corrente devido à natureza dos documentos que controla. Sendo assim, não há qualquer participação dos arquivos intermediários e permanentes no funcionamento do protocolo.

    comentário do professor

    Gabarito: Incorreto.


ID
310339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o item sequente, referente ao protocolo e à tramitação de
documentos.

O processo pode ser aberto em qualquer setor de trabalho do órgão ou empresa, ou seja, isso não precisa ser feito, necessariamente, no protocolo.

Alternativas
Comentários
  • PROTOCOLO

    É o controle da tramitação de documentos da instituição. É uma atividade típica da fase corrente.

    Atividades do setor de protocolo:

    • Recebimento;
    • Registro;
    • Classificação;
    • Expedição (distribuição);
    • Controle (movimentação).
  • O procotolo é o único setor responsável pela abertura dos processos
  • Existe uma exceção para abertura de processo que não seja pelo setor de protocolo. É o caso de documento sigiloso. Vejam esta questão do CESPE:

    (INSS/2008 – Cespe/UnB) A abertura de processo deve ser feita, exclusivamente, no setor de protocolo.
    Gabarito: Errado.

    Comentário: EM REGRA a autuação (abertura de processo) deve ser feito no protocolo, mas este setor não pode abrir os documentos sigilosos: deve encaminhá-los a seus destinatários, da mesma forma que os documentos particulares. Neste caso a abertura do processo será feito pelo destinatário (pode ser o superior, ou uma pessoa do mesmo setor responsável para este fim). Assim, é possível outros setores abrirem processos, quando se tratar de documentos sigilosos.

    Ufa, esta saiu do fundo do baú, rsrs.
  • Denise, vc está equivocada.
    Olhe essa questão:
    http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/323394c3-89
  • GABARITO - ERRADO

    A AUTUAÇÃO, que consiste na abertura de processos, é rotina EXCLUSIVA do setor de protocolo!
  • Ei... Nubia de Fátima

    caiu de novo na prova do MDIC 2014 haha

    A abertura de processos é uma função exclusiva dos serviços

    de protocolo.


  • O problema é que na prática não ocorre bem assim. Hj há sistemas nos órgãos que possibilitam sim, a abertura de processos administrativos em outros setores que não o de protocolo.

  • Pessoal, ao meu ver, existe uma pequena confusão semântica e ela  está fazendo com que vocês interpretem a questão de duas maneiras completamente distintas. 


    Vejam só:


    Quando o cespe fala em "abertura de processo" ele está falando no ato de se criar/autuar um processo e não no ato de abrir um processo/envelope/documento para ver as informações registradas. E é aí que a colega Núbia Fátima, com todo o respeito, se confunde ao dizer que existe uma exceção para abertura de processos que não seja no setor de protocolo.

    Não existe exceção. A autuação/abertura de processos é feita no setor de protocolo.

    Também temos que tomar cuidado com a diferença entre sigilo e documentação particular. A colega Nubia também confunde os dois conceitos. Mas isso é assunto pra outras questões.



    Espero ter ajudado e, caso eu esteja errada, aguardo correções. Obrigada!

  • SERENNA, você ARREGAÇAAAAAAAAAAAAA

  • Importante lembrar que com o advento do SEI essa questão passa a estar DESATUALIZADA. Bons estudos!
  • Também acho que está desatualizada... mas não sei se o cespe está pensando dessa forma já.

    Na prática, com o advento do SEI, como o colega comentou, os processos podem ser abertos em qualquer unidade sim!!

    Confesso que ficaria com bastante medo de marcar uma questão desse tipo se fizesse uma prova agora em 2020, pois vai lá entender se o cespe já se atualizou...

  • Direto ao Ponto!

    O processo pode ser aberto em qualquer setor de trabalho do órgão ou empresa, ou seja, isso não precisa ser feito, necessariamente (EXCLUSIVO + ÚNICO DO PROTOCOLO), no protocolo.

    GABARITO: ERRADO


ID
313732
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Pela Instrução Normativa no 30/2007, do Tribunal Superior do Trabalho, que trata da informatização do processo judicial, o Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos (e-DOC)

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: LETRA D - IN 30/07, TST - Art. 11º, I.

    A) FALSO - É VEDADO o envio de petições destinadas ao Supremo Tribunal Federal.  IN 30/07, TST - Art. 5º, §2º.
    B) FALSO -  
    É serviço de uso FACULTATIVO para as partes, advogados e peritos. IN 30/07, TST - Art. 5º, §1º.
    C) FALSO
    E) FALSO 
  • Complementando o comentário do colega...

    Fonte (Comentário Abaixo): Resolução Federal TST 140 / 2007 (Instrução Normativa Federal 30 / 2007)

     

    http://www3.tst.jus.br/DGCJ/instrnorm/30.htm

     

    Alternativa A – ERRADA

     

    _Enunciado: permite o envio de petições destinadas ao Supremo Tribunal Federal.

     

    _Comentário: Art. 5º  A prática de atos processuais por meio eletrônico pelas partes, advogados e peritos será feita, na Justiça do Trabalho, através do Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos (e - DOC).

     

    § 2º É vedado o uso do e - DOC para o envio de petições destinadas ao Supremo Tribunal Federal.

     

    Alternativa B – ERRADA

     

    _Enunciado: é serviço de uso obrigatório para as partes, advogados e peritos.

     

    _Comentário: Art. 5º  A prática de atos processuais por meio eletrônico pelas partes, advogados e peritos será feita, na Justiça do Trabalho, através do Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos (e - DOC).


     

    § 1º O e - DOC é um serviço de uso facultativo, disponibilizado no Portal - JT, na Internet.

     

     

    Alternativa C – ERRADA

     

    _Enunciado: suporta operações com arquivos JPG, TIF, GIF, PDF e EPS.

     

    _Comentário: Art. 6º As petições, acompanhadas ou não de anexos, apenas serão aceitas em formato PDF (Portable Document Format), no tamanho máximo, por operação, de 2 Megabytes.

     

     

    Alternativa D – CERTA

     

    _Enunciado: delega aos usuários a responsabilidade pelo sigilo de sua assinatura digital.

     

    _Comentário: Art. 11. São de exclusiva responsabilidade dos usuários:

     

     I - o sigilo da assinatura digital, não sendo oponível, em qualquer hipótese, alegação de seu uso indevido;

     

     

    Alternativa E – ERRADA

     

    _Enunciado: implica o fracionamento da petição em blocos de até três páginas.

     

    _Comentário: Art. 6º As petições, acompanhadas ou não de anexos, apenas serão aceitas em formato PDF (Portable Document Format), no tamanho máximo, por operação, de 2 Megabytes.

     

    Parágrafo único. Não se admitirá o fracionamento de petição, tampouco dos documentos que a acompanham, para fins de transmissão.


ID
313735
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A operação que consiste na retirada de peça ou documento do corpo dos autos, por solicitação de ofício ou das partes, configura

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. Recolhimento: “1 Entrada de documentos públicos em arquivos permanentes, com competência formalmente estabelecida. 2 Operação pela qual um conjunto de documentos passa do s arquivo intermediário para o arquivo permanente.” (p. 133)

    http://www.arquivonacional.gov.br/download/dic_term_arq.pdf 

     

    b) ERRADA. Transferência: “Passagem de documentos do arquivo corrente para o arquivo intermediário.” (p. 155)

    http://www.arquivonacional.gov.br/download/dic_term_arq.pdf 

     

    c) CERTA. Desentranhamento: “É a retirada de peças de um processo, que poderá ocorrer quando houver interesse da Administração ou a pedido do interessado.” (p. 9)

    http://www.ufjf.br/arquivocentral/files/2013/09/di_mambro_glossa_130520.pdf 

     

    d) ERRADA. “O desarquivamento de documentos corresponde à operação de retirá-lo do seu local de arquivamento. Essa tarefa é executada quando há a necessidade de que um documento original retome sua tramitação; é mais comum ocorrer com os processos administrativos.” (p. 20)

    http://www.apo.gov.br/wp-content/uploads/2012/09/manual_gestao_documentos.pdf

     

    e) ERRADA. Distribuição: “É a atividade que consiste em enviar o documento ao seu destinatário. Chama-se distribuição quando é interna, e expedição quando direcionada a outra instituição.”

    http://jcconcursos.bol.uol.com.br/vip/Arquivos/Biblioteca/Arquivos/488.pdf


ID
316843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos.

Quando uma correspondência de caráter oficial é enviada a uma instituição, ela deve ser aberta, registrada e encaminhada ao destino correto, salvo quando, no envelope, houver alguma das seguintes indicações: confidencial, reservado, particular, ou indicação equivalente.

Alternativas
Comentários
  • Se é oficial, pode ser particular?


  • Exato... Não necessariamente, Cespe.

  • Lembrando que não existe mais o grau de sigilo confidencial, os respectivos graus de silgilo disciplinados pela Lei de Acesso à informação, Lei esta posterior a data desta prova, temos:

     

    Ultrasecreto ----> 25 anos de sigilo, podendo ser renovado por mais 25 anos

     

    Secreto -----> 15 anos de sigilo, não podendo ser renovado.

     

    Reservado -----> 5 anos de sigilo, não podendo ser renovado.

     

    Bons Estudos!!!

  • Acho que essa questão estaria errada na atualidade porque não existe o grau confidencial.

  • Na prática os documentos a serem enviados nunca vão dentro de envelopes, logo não tem como serem abertos para envio. Na prática a teoria é outra.

  • A Questão está correta. Ela foi copiada do livro de Marilena Paes, Vejam:

     

    "A Professora Marilena Leite Paes afirma que a correspondência oficial, quanto estiver com indicações de confidencial, reservado, particular ou equivalente, não deve ser aberta pelo setor de protocolo, devendo ser encaminhada diretamente ao seu destinatário.

     

     

    As correspondências de caráter particular recebidas pelas unidades de protocolo deverão ser encaminhadas diretamente ao destinatário SEM ser abertas. CERTO

     

    As correspondências que contiverem no seu envelope as expressões "Confidencial”, “Reservado”, “Particular” ou expressão semelhante não devem ser abertas, lidas e resumidas pelo setor de protocolo, devendo ser imediatamente entregue ao seu destinatário. CERTO

     

    Quando o envelope contiver as indicações de confidencial, reservado, particular ou equivalente, a correspondência oficial deverá ser aberta estritamente pelo destinatário.CERTO

     

     

     

     

    Gabarito: CERTO


ID
325156
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Alguns princípios devem ser observados na redação oficial. Leia as alternativas abaixo e identifique a que está em DESACORDO com estes princípios.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C esta incompleta


ID
325159
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O endereçamento de uma correspondência para o Governador do Estado estará correto se for redigido da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • A Sua Excelência o Senhor...

    Fé!

  • Essa questão está desatualizada, pois o decreto 9758/2019 faz alteração no novo manual de redação da presidência da república para o pronome de tratamento na esfera executiva que agora é Senhor/Senhora em qualquer cargo, para qualquer cargo na hierarquia. Ou seja, não há mais distinção.


ID
325171
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Na Administração Pública, o documento que contém as normas de funcionamento de determinado órgão público denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D - REGIMENTO

  • GABARITO LETRA D - REGIMENTO

  • Resolução:

    a) Estatuto é a espécie documental que regulamenta as normas da instituição

    b) Convênio é um acordo firmado entre duas partes para um determinado fim.

    c) Resolução é uma espécie documental que regulamenta uma atividade específica.

    d) Regimento é a espécie documental que determina o modo de funcionamento da instituição. Certa.

    e) Regulamento é a espécie documental que descreve como fazer determinada atividade.

    Resposta: D


ID
325177
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O ofício é um texto proveniente de uma autoridade que consiste em comunicação de qualquer assunto de ordem administrativa, ou estabelecimento de uma ordem. Sobre o ofício, a única afirmativa IMPROCEDENTE é:

Alternativas
Comentários
  • pode ser meio de comunicação interna ou interdepartamental.

    Fé!

  • Acredito que seja o memorando a definição da assertiva B

    memorando, assim como os demais gêneros textuais, apresenta uma finalidade discursiva específica e é constituído de traços distintos. Um deles é representado pela objetividade, ou seja, um discurso demarcado por uma linguagem breve, precisa e direta, visto que faz parte de uma comunicação veiculada no meio comercial.

    Em termos conceituais, o memorando constitui um tipo de comunicação eminentemente interna estabelecida entre as unidades administrativas de um mesmo órgão, de níveis hierárquicos iguais ou distintos.

  • Questão desatualizada!


ID
325183
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Quando uma autoridade se pronuncia num processo, sobre qualquer negócio, requerimento, auto ou documento, a manifestação expressa por esta autoridade constitui:

Alternativas
Comentários
  • Despacho

    Documento redigido para dar sequência a algum assunto que foi encaminhado para apreciação da autoridade. Pode comunicar uma decisão, ordem ou recomendar o prosseguimento de um processo.

  • Resolução: essa é uma questão de conceitos. É comum que esse tipo de questão seja cobrada, por isso é sempre bom estudar arquivologia com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística perto. Sempre que ver uma questão assim, grife no dicionário. Dessa forma você terá os conceitos que mais caem identificados.

    a) Declaração é uma espécie documental que atesta um fato. Errada.

    b) Convenção é uma espécie documental que faz um acordo sobre algo. Errada.

    c) Despacho é a manifestação de uma autoridade em um processo. Certa.

    d) Exposição de motivos é uma espécie documental que levanta questões para defender determinado assunto. Errada.

    e) Mensagem é uma espécie documental que contém um conteúdo diverso a ser repassado. Errada.

    Resposta: C


ID
325186
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre o processo administrativo, apenas uma afirmativa está INCORRETA. Identifique-a.

Alternativas

ID
327340
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A correspondência se constitui numa parte bastante volumosa dos documentos de arquivo, podendo ser de caráter oficial ou particular. Entre as opções apresentadas a seguir, assinale aquela que não se refere a uma correspondência oficial.

Alternativas
Comentários
  • A correspondência oficial, ostensiva ou particular, tem como característica o fato de tratar de assunto de interesse da instituição. Qualquer uma que não cumpra este requisito, será uma correspondência particular.

    Se o envelope é dirigido a uma pessoa da instituição, mas não faz menção ao cargo ou emprego que ocupa, e tampouco ao assunto de que trata, pode-se presumir que é de interesse particular daquela pessoa, estranhos aos interesses da instituição.

    Gabarito: Letra "C".
  • Segundo o entendimento de Marilena Leite Paes vai de encontro com a resposta, c.

    Página 33 do livro da altora.

    Envelope dirigido a urna instituição ou a qualquer de suas subunidades, mesmo contendo, em segundo plano, o nome do servidor, sem fazer menção ao cargo que exerce:

    Ao Departamento de Exportaçã

    Companhia de Flores Tropicais

    Dr. Joao Galvao (Não  faz menção ao cargo)

    Rua Violeta, 213 23500 - Rio de J aneiro - RJ

     

    Graça e Paz


ID
331897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A gestão documental trata de um dos ativos mais importantes de
uma organização, pois, além de manter o conhecimento produzido
na instituição, ainda tem a responsabilidade de guardar e proteger
os documentos de arquivo. Acerca desse tema, julgue os próximos
itens.

Um termo de desentranhamento de peça serve para desfazer o processo de anexação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    ''TERMO DE DESENTRANHAMENTO DE PEÇAS – É uma nota utilizada para informar sobre a retirada de peça(s) de um processo; pode ser por intermédio de carimbo específico.''

    Fonte: Dic Term Arq

  • E: Desentranhamento é a retirada de folha (s) do processo, tendo em vista um despacho da autoridade competente. Então, não necessariamente um termo, isto é, algo prévio ao objetivo almejado, o desentranhamento, será de uma anexação, que é uma juntada em caráter definitivo, pois há uma juntada em caráter temporário também, chamada apensação.

  • ERRADO.

    Um termo de desentranhamento de peça serve para desfazer o processo de anexação. Acredito que não faça sentido fazer desentranhamento de algum documento juntado por anexação, já que este teria caráter permanente e não provisório, como a juntada por apensação.

  • Se anexação é em caráter DEFINITIVO não seria meio lógico permitir o desentranhamento (RETIRADA) das folhas de um processo, certo?

    Gab.: ERRADO

  • Questão

    Um termo de desentranhamento de peça ❌serve para desfazer o processo de anexação.

    Desentranhamento consiste na retirada de folhas/documentos do processo de forma definitiva, mediante justificativa. Ocorrerá nas seguintes situações:

    • Quando houver interesse do órgão;
    • Quando houver interesse da entidade;
    • Quando houver pedido do interessado;
    • Quando ocorre anexação indevida;
    • Quando ocorre anexação duplicada de documentos;
    • Quando há necessidade de utilizar o original de um documento junto a terceiros (pessoa física, pessoa jurídica, órgãos ou entidades públicas, entre outros);
    • Quando há necessidade de utilizar em outro processo já existente.

    O desentranhamento só poderá ser executado pela unidade protocolizadora, mediante solicitação, por despacho, da autoridade competente, justificando a operação.

    Nos processos digitais, o desentranhamento poderá ser realizado diretamente no sistema informatizado por usuário autorizado. O sistema informatizado tem que permitir o monitoramento da operação pela unidade protocolizadora.

    É vedada a retirada do documento avulso e, quando for o caso, de seus anexos, que deram origem ao processo.

    Gabarito errado. ❌


ID
331909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A gestão documental trata de um dos ativos mais importantes de
uma organização, pois, além de manter o conhecimento produzido
na instituição, ainda tem a responsabilidade de guardar e proteger
os documentos de arquivo. Acerca desse tema, julgue os próximos
itens.

A apensação é a juntada, em caráter definitivo, de documento ou processo a outro processo; nesse caso, deve prevalecer, para referência, o número do processo mais antigo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO.

     

    JUNTADA – É a união de um processo a outro, ou de um documento a um processo; realiza-se por Anexação ou Apensação.

    - A juntada por aPensação é a juntada de Precedentes - Provisória;

    - A juntada por ANexação é a juntada de ANtecedentes - definitiva e irreversível.

     

    Antecedente – É o documento que se junta a outro por se tratar do mesmo assunto e da mesma pessoa.

    Precedente – É o documento que se junta a outro por se tratar do mesmo assunto, porém de pessoas diferentes.

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.

  • MNEMÔNICO:

    Apensou provisoriamente até a anexação definitiva.

  • ERRADO.

    Questão se refere a anexação

    Apensação : Juntada de documentos em caráter TEMPORÁRIO. Nesse caso os processos continuarão com seus NÚMEROS INDIVÍDUAIS mantendo sua INDEPENDÊNCIA . Concluído o motivo que gerou sua Apensação eles serão desapensados.

    Anexação: Juntada de documentos em caráter DEFINITIVO pertencentes ao MESMO INTERESSADO. Umas vez anexados passarão a constituir um ÚNICO PROCESSO que será indentificado pelo NÚMERO do processo MAIS ANTIGO.

  • Direto ao ponto

    A apensação (ANEXAÇÃO) é a juntada, em caráter definitivo, de documento ou processo a outro processo; nesse caso, deve prevalecer, para referência, o número do processo mais antigo.

    Justificativa:

    • Apensação = temporária
    • Anexação = definitiva

    GABARITO: ERRADO


ID
357439
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O conjunto dos documentos que, reunidos em capa especial, vão sendo organicamente acumulados no decurso de uma ação administrativa ou judiciária denomina-se

Alternativas
Comentários
  • B - Processo!

  • gabarito B

    doc. ou conjunto de doc. que exige um estudo mais detalhado
  • Cespe cobrou a mesma coisa em 2008:

    Acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos, julgue os itens a seguir.

    Processo é o termo geralmente usado na administração pública para designar o conjunto de documentos reunidos em capa especial, e que vão sendo organicamente acumulados no decurso de uma ação administrativa ou judiciária.

    Gabarito: certo
  • Dossiê- unidade de arquivamento formada por documentos diversos, inerente a um assunto específico ou a uma determinada pessoa.

    Processo- termo geralmente usado na administração designando: conjunto de documentos, reunidos em capa especial, e que vão sendo organicamente acumulados no decurso de uma ação administrativa ou judiciária. ref: Arquivologia para Concursos- Renato Valentini
  • B de boa madrugada... kkkkk

  • judiciária só pode ser processo, galera!


ID
395713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do setor de protocolo, em órgãos públicos ou empresas,
julgue o item que se segue.

A expedição dos documentos é de responsabilidade do arquivo geral e conta com o auxílio do arquivo intermediário para a realização dessa atividade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    expedição de documentos é uma das atividades do arquivo corrente, portanto é de responsabilidade do arquivo setorial
      
  • Errado. Expedição de documento é uma das atividades do setor de protocolo. E atividade de protocolo é atividade tipica da fase corrente , que produzem e recebem arquivos setoriais. 
  • arquivo setorial , tambem pode expedir documentos, pois nas fases correntes  são muito ultilizados. 
  • Acho que a questão tem dois erros: 1º arquivos setoriais, porque esses são instalados nos próprios setores; o 2º erro é o arquivo intermediário, porque o certo é arquivo corrente.
  • A expedição de documentos é controlada pelo protocolo, que faz a gestão dos documentos correntes. O protocolo deve reter os principais dados sobre a operação. Quando o protocolo envia algum documento para destinatário interno, chama-se distribuição, quando o destinatá'rio é externo, chama-se expedição.
  • Então só para nos situarmos: O CESPE ACEITA QUE A EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS TAMBÉM É UMA DAS FUNÇÕES DO SETOR PROTOCOLO - além das funções de Receber e Classificar(1), Registrar(2) e Movimentar(3)? Pois já vi algumas bancas não aceitarem essa afirmação.

    Obrigado!!!

    Fé e Perseverança!
  • Samuel, não é somente o cespe que aceita que "A EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS TAMBÉM É UMA DAS FUNÇÕES DO SETOR PROTOCOLO...", pois a expedição é sim uma das fases do protocolo. 
    As fases do protocolo constituem-se de:
    1) Recebimento
    2) Registro e autuação;
    3) Classificação
    4) Expedição e Distribuição
    A expedição significa enviar o documento para OUTRO órgão da Adm Púb. 
    Distribuição é a remessa do documento às unidades responsáveis sobre a matéria neles tratadas, DENTRO DO PRÓPRIO ÓRGÃO.
    5) Controle e Tramitação.
  • questão: ERRADA

     

    Reescrevendo:

    A expedição dos documentos é de responsabilidade do PROTOCOLO e conta com o auxílio do arquivo CORRENTE para a realização dessa atividade.

     

  • A expedição de documentos é de responsabilidade do protocolo, que é tecnicamente vinculado ao arquivo corrente.

    O protocolo é a porta de entrada e saída de documentos da instituição, e suas atividades estão vinculadas ao arquivo corrente devido à natureza dos documentos que controla. Sendo assim, não há qualquer participação dos arquivos intermediários e permanentes no funcionamento do protocolo.

    Gabarito: Incorreto.
  • Qualquer questão que afirme que o protocolo é uma atividade vinculada a idade intermediária ou permanente dos documentos estará incorreta. Essa é uma característica específica da fase corrente

  • Protocolo

  • A expedição fica por conta do protocolo

  • A expedição dos documentos é de responsabilidade do arquivo geral e conta com o auxílio do arquivo intermediário para a realização dessa atividade.

     

    GABA : E

     

    RESP : ARQUIVO CORRENTE ( ATIVIDADE DE PROTOCOLO = EXPEDIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, REGISTRO ...)


ID
408751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBRAM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação a protocolo, julgue os itens a seguir.


Apenso é o documento ou processo juntado a processo sem passar a integrá-lo; enquanto anexo é o documento ou processo juntado, em caráter definitivo, a outro processo, eventualmente de mesma procedência, por afinidade de conteúdo.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta!
    É exatamente o que diz no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística.

    APENSO - Documento ou processo juntado a processo sem, contudo, passar a integrá-lo.

    ANEXO - Juntada, em caráter definitivo, de documento ou processo a outro processo, eventualmente de mesma procedência, por afinidade de conteúdo. Na qual prevalece, para referência, o número do processo mais antigo.
  • Tanto o apenso como o anexo fazem parte das JUNTADAS, que são executadas pelo Protocolo. 

    As Juntadas por ANEXAÇÃO devem ser feitas APENAS quando houver depêndencia entre os processos a serem anexados.
    Ex.: Processo Principal  + Processo Acessório. 

    As Juntadas por APENSÃO devem ser feitas APENAS em caráter temporário e depois deverá ser feita a DESAPENSAÇÃO desta Junta antes do arquivamento. 
  • Gabarito: CERTO.

     

    JUNTADA – É a união de um processo a outro, ou de um documento a um processo; realiza-se por Anexação ou Apensação.

    - A juntada por aPensação é a juntada de Precedentes - Provisória;

    - A juntada por ANexação é a juntada de ANtecedentes - definitiva e irreversível.

     

    - Antecedente – É o documento que se junta a outro por se tratar do mesmo assunto e da mesma pessoa.

    Precedente – É o documento que se junta a outro por se tratar do mesmo assunto, porém de pessoas diferentes.

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.


ID
462970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a arquivos correntes e protocolo, julgue o
próximo item.

Se uma correspondência oficial é encaminhada para destinatário que não mais ocupa o cargo, ela deverá ser devolvida ao remetente com justificava da sua devolução.

Alternativas
Comentários
  • A correspondência oficial, encaminhada para destinatário que não ocupe mais o cargo, não deverá ser devolvida, e sim aberta, pois faz referência ao cargo e não ao ocupante.
  • O que acontece nesse caso?O documento fica na instituilção que o destinatário trabalhava ou volta para o orgão do remetente?
  • A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

    O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre:
    a) da ausência de impressões individuais de quem comunica;
    b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal.
    c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal.

    Portanto, em decorrência do princípio da impessoalidade o destinatário de uma correspondência oficial deve ser o cargo e não seu ocupante.

    fonte: Manual de Redação da Presidência da República
  • O cidadão muda, o cargo fica.
  • O servidor deixou o cargo, porém o cargo não deixou de existir.
    Logo, por se tratar de uma correspondência oficial, o novo ocupante do cargo é o destinatário.

    O citado na questão "ela deverá ser devolvida ao remetente com justificava da sua devolução" acontece se a correspondência for particular.
  • Legislação pertinente traz fundamentação para o comentário da colega acima:

    SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
    PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2002 (*)
    Dispõe sobre os procedimentos gerais para  utilização  dos  serviços  de  protocolo,  no âmbito  da  Administração  Pública  Federal, para  os  órgãos  e  entidades  integrantes  do Sistema de Serviços Gerais - SISG. 
     

    Ressalta-se que o documento oficial faz referência ao cargo do destinatário e não à pessoa que o ocupa; portanto, quando um documento oficial for encaminhado para um destinatário que não ocupe mais o cargo, deverá ser aberto, para as providências cabíveis.
  • As correspondências oficiais têm caráter público. Isso significa que não são dirigidas a pessoas específicas (com algumas exceções), mas a cargos específicos.

    Ex: se uma correspondência é encaminhada ao gerente de compras Jorge, e o mesmo não ocupa mais o cargo no momento do recebimento, a correspondência será encaminhada ao novo gerente, pois o que importa é o cargo. Da mesma forma, se Jorge estiver licenciado, ou o cargo de gerentes de compras não mais existir, a correspondência será encaminhada ao substituto legal, pessoa legalmente autorizada a assumir suas funções durante sua ausência, ou que tenha absorvido suas funções em definitivo.

    Ao observar o campo destinatário das correspondências oficiais, verifica-se que somente em casos específicos ela é nominal. Em sua grande maioria, o destinatário é definido pelo cargo (ex: à sua excelência o reitor da USP, o senhor juiz da XX vara, etc.)
    Falando das exceções, elas ocorrem quando o cargo é personalíssimo, ou quando existe mais de um. Imagine, por exemplo, enviar uma correspondência à Câmara dos Deputados apenas com a designação de "à sua excelência deputado da CD". São 513 deputados, o que dificulta a localização. Neste caso usa-se o nome específico para determinar qual dos deputados.

    Gabarito: Incorreto.
  • Outra que ajuda a responder: 

    Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: MPS

    Prova: Agente Administrativo

    Ao chegar ao protocolo um documento oficial que tenha como destinatário uma pessoa que não ocupa mais o cargo, o servidor deverá considerar o documento como correspondência particular daquela pessoa e, portanto, não fará a autuação, apenas lacrará o documento e o encaminhará diretamente ao destinatário.

    Gabarito: ERRADO

  • Direto ao ponto

    Se uma correspondência oficial é encaminhada para destinatário que não mais ocupa o cargo, ela deverá ser devolvida ao remetente (NÃO, ENTREGA-SE AO CARGO e não à pessoa.) com justificava da sua devolução.

    GABARITO: ERRADO


ID
462979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a arquivos correntes e protocolo, julgue o
próximo item.

O processo é autuado pelo protocolo ou por unidade protocolizadora, mas a numeração de documentos incluídos posteriormente deverão ser numerados e rubricados pelo responsável pela inclusão.

Alternativas
Comentários
  • Correta. Após a autuação do processo pelo protocolo será encaminhado para o destino solicitado. No órgão que esteja vinculado e houver uma juntada de processos o órgão responsável  vai numerar e rubricar.
  • PORTARIA NORMATIVA Nº 05 , DE 19 DE DEZEMBRO DE 2002 (Dispõe sobre os procedimentos gerais para utilização dos serviços de protocolo, no âmbito da Administração Pública Federal, para os órgãos e entidades integrantes do Sistema de Serviços Gerais - SISG).

    Pag. 9 - Tópico 5.2- De acordo com esta portária os documentos serão

    "A numeração das peças do processo é iniciada no protocolo central ou setorial da unidade correspondente, conforme faixa numérica de autuação. As peças subseqüentes serão numeradas pelas unidades que as adicionarem; a capa do processo não será numerada".

    "Dai-me força para mudar o que posso mudar, e mais força ainda para aceitar aquilo que não posso mudar"

ID
466117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A gestão de documentos originou-se da impossibilidadede se lidar, de acordo com moldes tradicionais, com as massascada vez maiores de documentos produzidos pelas administraçõespúblicas americanas e canadenses. Assim, com base nas soluções apontadas por comissões governamentais nomeadas para a reforma administrativa dos Estados Unidos da América e do Canadá, no final da década de 1940, foram estabelecidos princípios de racionalidade administrativa a partir da intervenção nas etapas do ciclo documental. 

Maria Odila Fonseca. Informação, arquivos e instituições arquivísticas. In: Arquivo e administração. Rio de Janeiro, v. 1, n.º 1, p. 33-4, jan./jun/1998 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os itens de 21 a 34, acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais.

Na administração pública, em determinados casos, documentos formam processos, os quais devem ser autuados. Nessa autuação, que pode ser realizada em qualquer unidade do órgão, é feito o registro do processo atribuindo-lhe um número, que é definido por cada órgão público e é formado a partir de parâmetros estabelecidos por normas que garantam a sua unicidade e integridade.

Alternativas
Comentários
  • A autuação de processos ocorre apenas no protocolo.

    Portanto, questão errada.

  • Gabarito: errado.

     

    Assunto já cobrado pelo CESPE.


    Ano: 2014   Banca: CESPE   Órgão: CADE   Prova: Agente Administrativo

    A autuação de processos nos órgãos públicos brasileiros é uma atividade exclusiva do setor de protocolo.

    Gabarito: certo.

  • Na administração pública, em determinados casos, documentos formam processos, os quais devem ser autuados. Nessa autuação, que pode ser realizada no PROTOCOLO, é feito o registro do processo atribuindo-lhe um número, que é definido por cada órgão público e é formado a partir de parâmetros estabelecidos por normas que garantam a sua unicidade e integridade.

  • Direto ao Ponto

    Na administração pública, em determinados casos, documentos formam processos, os quais devem ser autuados. Nessa autuação, que pode ser realizada em qualquer unidade (SÓ PROTOCOLO = AUTUA)do órgão, é feito o registro do processo atribuindo-lhe um número, que é definido por cada órgão público e é formado a partir de parâmetros estabelecidos por normas que garantam a sua unicidade e integridade.

    GABARITO: ERRADO


ID
469189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do protocolo e de procedimentos administrativos, julgue
os itens subseqüentes.

Desmembramento é o ato pelo qual um processo, tendo deixado de atender as formalidades indispensáveis ou de cumprir alguma disposição legal, é devolvido ao órgão de origem a fim de que sejam corrigidas ou sanadas as falhas apontadas.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Se você está acessando muito Arquivo Picarelli, pare por aqui. Não traga a prática para teoria. ;P


    5.6DESMEMBRAMENTO DE PEÇAS

    A separação de parte da documentação de um processo, para formar outro, ocorrerá

    mediante despacho da autoridade competente, utilizando-se o "TERMO DE

    DESMEMBRAMENTO", conforme metodologia a seguir:

    a)Retirar os documentos que constituirão outro processo;

    b)Apor o "TERMO DE DESMEMBRAMENTO" no local onde foram retirados os

    documentos;

    c)


  • desmembramento: consiste na retirada de folhas/documentos do processo de forma definitiva, para a formaçao de um novo processo.

    desentranhamento: consiste na retirada de folhas/documentos do processo de forma definitiva, entretanto não tem como objetivo formar um novo processo, mas integrar um processo já existente.

  • A questão trouxe a definição de diligência:

    DILIGÊNCIA. “É o ato pelo qual um processo que, tendo deixado de atender as formalidades indispensáveis ou de cumprir alguma disposição legal, é devolvido ao órgão que assim procedeu, a fim de corrigir ou sanar as falhas apontadas.” (MINISTÉRIO..., Portaria ... 05, 2002.)

     

    http://www.ufjf.br/arquivocentral/files/2013/09/di_mambro_glossa_130520.pdf

  • ERRADO

    Portaria Normativa n 5, de 19dez2002, do MPOG:

    DILIGÊNCIA – É o ato pelo qual um processo que, tendo deixado de atender as formalidades indispensáveis ou de cumprir alguma disposição legal, é devolvido ao órgão que assim procedeu, a fim de corrigir ou sanar as falhas apontadas.


    DESMEMBRAMENTO – É a separação de parte da documentação de um ou mais processos para formação de novo processo; o desmembramento de processo dependerá de autorização e instruções específicas do órgão interessado.

  • DESMEMBRAMENTO – É a separação de parte da documentação de um ou mais processos para formação de novo processo; o desmembramento de processo dependerá de autorização e instruções específicas do órgão interessado.


ID
469192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do protocolo e de procedimentos administrativos, julgue
os itens subseqüentes.

A decisão proferida pela autoridade administrativa em caso que lhe é submetido à apreciação é conhecida como despacho.

Alternativas
Comentários
  • Consoante à portaria 5/2002 da AGU: 

    DESPACHO - Decisão proferida pela autoridade administrativa em caso que lhe é

    submetido à apreciação

    o despacho pode ser favorável ou desfavorável à pretensão solicitada pelo administrador,

    servidor público ou não.

  • DESPACHO - Decisão proferida pela autoridade administrativa em caso que lhe é submetido à apreciação; o despacho pode ser favorável ou desfavorável à pretensão solicitada pelo administrador, servidor público ou não.

  • Gabarito: CERTO.

     

    Despacho – manifestação escrita por autoridades competentes a respeito de assuntos levados a sua apreciação.

     

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.


ID
469195
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do protocolo e de procedimentos administrativos, julgue
os itens subseqüentes.

Correspondência é toda espécie de comunicação escrita que circula nos órgãos ou entidades, à exceção dos processos. Quanto à sua natureza, a correspondência classifica-se em interna ou externa, oficial ou particular, recebida ou expedida.

Alternativas
Comentários
  • CORRESPONDÊNCIA: É toda espécie de comunicação escrita, que circula nos órgãos ou entidades, à exceção dos processos. Classifica-se como interna / externa, oficial / particular, recebida / expedida.

    CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA: É aquela que é enviada interna ou externamente no âmbito da Administração Pública Federal.

    CORRESPONDÊNCIA EXTERNA: É a correspondência mantida entre os órgãos ou entidades da Administração Pública Federal.

    CORRESPONDÊNCIA INTERNA: É a correspondência mantida entre as unidades do órgão ou entidade.

    CORRESPONDÊNCIA OFICIAL: É a espécie formal de comunicação mantida entre os órgãos ou entidades da Administração Pública Federal ou destes para outros órgãos públicos ou empresas privadas.

    CORRESPONDÊNCIA PARTICULAR: É a espécie informal de comunicação mantida entre autoridades ou servidores e instituições ou pessoas estranhas à Administração Pública Federal.

    CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA: É aquela de origem interna ou externa recebida pelo protocolo central ou setorial do órgão ou entidade.

     

    https://www.prf.gov.br/portal/processo-eletronico/capacitacao/manual-sei-protocolo-e-arquivo/4-glossario

  • Ótimo conceito para fixar!


ID
469198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do protocolo e de procedimentos administrativos, julgue
os itens subseqüentes.

A autuação ou formação do processo deve ser realizada, obrigatoriamente, por meio de um documento original.

Alternativas
Comentários
  • O processo deve ser formado a partir de um documento original ou de uma cópia de documento, considerando-se que o servidor tem fé pública para autenticar documentos.

     

    ERRADO

  • Gabarito: E

    -----

    Ano: 2010

    Banca: CESPE

    Órgão: EMBASA

     

    A autuação do processo deve ser feita, preferencialmente, a partir de um documento original; no entanto, pode-se utilizar uma cópia de documento, autenticada por alguém dotado de fé pública. Documentos transmitidos por fax, entretanto, não podem constituir peças de processo.  Correta

     

     

     


ID
469204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do protocolo e de procedimentos administrativos, julgue
os itens subseqüentes.

Um processo em um ministério pode ser encerrado, por exemplo, pelo cumprimento dos compromissos arbitrados ou quando seu desenvolvimento foi interrompido por período superior a um ano, por omissão da parte interessada.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    Essa questão é baseada na Portaria nº 1.042/12 do Ministério da Educação.

     

     

    16. ENCERRAMENTO DO PROCESSO E ABERTURA DE VOLUME SUBSEQUENTE

    16.1. O encerramento dos processos será:

    a) Por indeferimento do pleito;

    b) Pelo atendimento da solicitação e cumprimento dos compromissos arbitrados ou dela decorrentes;

    c) Pela expressa desistência do interessado; e

    d) Quando seu desenvolvimento for interrompido por período superior a um ano ou por omissão da parte interessada.

     

     

     

    Fonte: http://www.lex.com.br/legis_23600673_PORTARIA_N_1042_DE_17_DE_AGOSTO_DE_2012.aspx


ID
492574
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A variedade de documentos recebidos por uma instituição pública ou privada é muito grande, exigindo, por parte do arquivista, atenção no momento de sua identificação e classificação. Dentro do gênero dos documentos escritos, a correspondência merece destaque especial, pois várias ações administrativas são desencadeadas a partir dela. A correspondência, de acordo com sua procedência e destino, pode ser classificada em

Alternativas
Comentários
  • Questão fácil, atenção!!! 

    Gabarito B, de bola.

  • sim é a b. Mas tem um grande erro de elaboração na resposta da questão. A correspondencia é ou interna OU externa. Na questão

     esta interna E externa .

  • De acordo com sua procedência (origem) e destino, a correspondência pode ser classificada em:

    Interna: são produzidas e/ou têm como destinatário as unidades componentes de uma instituição (órgão, setores, divisões, núcleos, etc.). São exemplos o memorando, a circular, o aviso, etc.

    Externas: são produzidas e/ou têm como destinatário as entidades que não compõem a instituição, ou particulares (outros órgãos, empresas e pessoas específicas). São exemplos o ofício, a carta, a exposição de motivos, etc.

    Gabarito: Letra "B".
  • • Os documentos que circulam no órgão público, em geral, são chamados de correspondência;

    Correspondência interna é a correspondência trocada entre setores ou

    áreas de uma mesma instituição;

    Correspondência externa é aquela trocada entre uma instituição e outras entidade e/ou pessoas físicas;

    Correspondência oficial é aquela que trata de assunto de serviço ou de

    interesse específico das atividades da instituição;

    Correspondência particular é a de interesse pessoal de funcionários/servidores da instituição.


ID
515581
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O ato pelo qual determinado documento passa a constituir processo, depois de recebido no setor de protocolo de uma entidade, é conhecido pelo nome de

Alternativas
Comentários
  • AUTUAÇÃO: É o procedimento no qual documentos são transformados em processos. Tal operação exige a inserção de capa específica, a numeração das páginas que irão constituir o processo e ainda a atribuição de um número que o identificará. 

  • Autuação: Este procedimento somente surgirá caso o documento deva ser

    transformado em um processo. Lembre-se que alguns documentos não precisarão

    passar por este tratamento (é o caso típico de resposta a um ofício que apenas

    solicite informações). Mas, caso seja necessário um processo, a autuação é justamente o procedimento que transforma documentos em processos.

    Isto será feito através da inserção de capa específica, numeração das páginas e atribuição de um número específico, através do qual aquele processo será identificado dali por diante.

  • Protocolo designa o serviço encarregado de recebimento, registro, distribuição e expedição de documentos. Também pode ser o responsável pela classificação, pelo controle da tramitação e pela autuação de documentos, ação mediante a qual o documento passa a constituir um processo.

     

    Letra: D


ID
522568
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para Thomassen (2006), arquivos são compostos por informação vinculada a processos, isto é, informação gerada e estruturada por processos de trabalho. Com relação a um processo de trabalho, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    O processo é o conjunto de documentos presos em capa especial, organicamente acumulados no discurso de ação administrativa ou judicial, ou seja, são as atividades resultantes dessas ações, em busca de um fim específico do interessado. Vale lembrar que esses documentos são colocados em ordem cronológica.
  • Letra B. Acho que a colega acima se equivocou na explicação: a questão não quis saber o conceito de processo e sim o de PROCESSO DE TRABALHO.
    O conceito de gestão por processos nada mais é do que a interação entre as várias atividades ("cadeia de atividades coerentes e direcionadas") que são realizadas nas empresas pelos diversos departamentos. Para quem quiser se aprofundar no assunto, segue, abaixo, os benefícios da gestão por processos :
    • Concentra o foco no que realmente interessa: o trabalho:
    • É uma ferramenta para implementação da estratégia organizacional;
    • Confere simplicidade, agilidade às atividades e flexibilidade organizacional;
    • Facilita a gestão através de indicadores de desempenho;
    • Instrumentaliza a aplicação de abordagens inovadoras;
    • Facilita a gestão do conhecimento organizacional e a gestão de competências.

ID
598825
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à organização de arquivos correntes e intermediários.

As correspondências (ofícios e memorandos) devem ser organizadas em dois tipos: correspondências expedidas e correspondências recebidas.

Alternativas
Comentários
  • As correspondências devem ser separadas de acordo com o tipo de assunto. Se for ostensivo, após as atividades de protocolo, é encaminhada ao destinatário. Se o assunto for sigiloso ela virá em dois envelopes. O primeiro é comum e não especifica a sigilosidade, o segundo sim e não deve ser aberto no protocolo. Ele vai direto ao destinatário.

  • Pensei no fato de uma correspondência enviada não poder ser organizada no arquivo, afinal ela foi expedida !! Avaliação básica ou deve-se guardar uma cópia e arquivar ?
  • Caro Wendell,

                             Os documentos expedidos são arquivados nos órgãos públicos mediante cópia com a assinatura do destinatário com dia e local em que obteve o documento, a fim de comprovar que a Administração encaminhou a informação e que o destinatário teve ciência dela.
                              Nos casos em que não é possível obter a assinatura daquele a quem o documento é endereçado, envia-se uma correspondência com aviso de recebimento e arquiva-se uma cópia dela com essa mesma finalidade.
  • Afirmação ERRADA - "ofícios e memorandos" constituem elementos do gênero espécies documentais. A "organização e a classificação" dos documentos de uma organização devem ser feitas por "tipo documental". As correspondências recebidas e expedidas formam os arquivos correntes de um órgão. Esses documentos dos arquivos correntes representam um ponto de partida para a tomada de decisões no órgão/instituição, parar a "organização e a classificação". Os "tipos documentais" são uma especificação do genêro espécies documentais.
    Espécie Documental: É a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e natureza das informações nele contidas, que reúne tipos documentais por suas características comuns de estruturação da informação. São exemplos de espécies documentais ata, carta, decreto, disco, filme, fotografia, memorando, ofício, planta, relatório, gua, requisição, relatório, e outros. 
    Tipo Documental - Configuração que assume uma espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou, tais como cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, relatório da promotoria de Justiça, guia de encaminhamento, requisição de diárias, etc.
  •  
    Espécie é a denominação que se dá ao aspecto formal de um documento, as instituições possuem diversas espécies, ex.: Ofício, memorando, declaração.
  • CORRESPONDENCIA, SUA CLASSIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO
    quanto ao destino e procedência pode-se classificar a correspondência em interna e externa. A correspondência pode ainda ser oficial ou particular.
    Questão errada!
  • O protocolo possui atividades de recebimento e expedição. São atividades distintas onde o recebimento cuida das correspondências que chegam à instituição e a expedição das que saem.
    Se são distintas as atividades como efetuar a separação suposta na questão?
    Exatamente! Não há como efetuar tal separação.
    Resposta: Errado
  • Memorando é uma comunicação interna, logo nao pode ser recebida, nem expedida. Foi assim que respondi com mais facilidade.
  • Correspondências:

    - Particular / Pública

    - Ostensiva / Sigilosa

     
  • A primeira fase do protocolo corresponde à fase de RECEBIMENTO, que é quando o documento (seja que espécie for) será categorizado em OTENSIVO, SIGILOSO ou PARTICULAR. Lembrando que os documentos de cunho SIGILOSO ou PARTICULAR deverão ser encaminhados diretamente aos destinatários, enquanto os de caráter OSTENSIVO serão abertos para serem registrados e autuados, classificados e movimentados. A MOVIMENTAÇÃO do documento ocorre com a DISTRIBUIÇÃO, quando o documento deve ser despachado internamente na organização, ou com a EXPEDIÇÃO, quando o documento deve ser despachado para outros órgãos ou entidades. 
    Acredito que a questão tenha embaralhado muito os conceitos. Nada tem relação com nada nesse item, uma vez que correspondências podem ser recebidas, mas nem todas serão expedidas (para fora), porque existem as que são distribuídas (para dentro). Sem contar que correspondências não correspondem a tipo de documento, mas espécie. Exemplos de espécies documentais: ata, relatório, memorando, ofício,... 
  • Resposta: Errado.

    Correspondência: É a comunicação escrita e pode será presentada sob várias formas(cartas, ofícios, memorando, entre outros).

    Pode ser interna ou externa; oficial ou particular; ostensiva ou sigilosa.

    Fonte: Renato Valentini

    Obs: Antes de comentar, vamos procurar colocar se a resposta está certa ou errada! =)


  • As correspondências devem ser organizadas segundo critérios técnicos objetivos e padronizados, que tenham como base o código de classificação vigente na instituição.

    A classificação em "expedido" e "recebido", embora infelizmente muito comum nos órgãos públicos, é realizada tendo como base critérios subjetivos e pessoais, o que acaba por ocasionar perda da informação institucional, especialmente quando o "organizador" se ausenta da instituição.

    Gabarito: Incorreto.
  • Pode ser interna ou externa; oficial ou particular; ostensiva ou sigilosa.

  • Errada. O erro está em memorando, mesmo órgão.

ID
607942
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O formato de um documento a ser arquivado se caracteriza como sendo a configuração física de um suporte de acordo com sua natureza e o modo como foi confeccionado. Assinale, dentre as opções, a que se refere a um determinado formato de documento.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    FORMA: Consiste no estágio de preparação e de transmissão de documentos

     

    - Original;

     

    - Cópia;

     

    - Rascunho

     

    QUESTÕES DE REVISÕES

     

    > Q233068 Q725116 

    Q600362   Q582442  Q725116  Q64378 

     

     

    FORMATO: É a configuração física de um suporte, de acordo com a natureza e o modo como foi confeccionado.

     

    - caderno;

     

    - mapa;

     

    - rolo de filme

     

    QUESTÕES

     

    >>Q202645 Q118326 Q597399 Q693820 Q826634 

     

     

     

     

    ESPÉCIE: É a linguagem formal como se apresenta o documento.

    >> LETRAS A,C,D,E ESTÃO NESTE GRUPOS

    - ata: exposição do que ocorreu durante uma reunião ou sessão;

     

    - aviso: correspondência entre Ministros e Governadores de Estado;

     

    - carta: correspondência entre empresas, instituições e particulares em geral

  • Ata

    Relato fiel de fatos ocorridos e decisões tomadas durante reuniões e assembleias, segundo pauta previamente estabelecida, garantindo a posterior execução dos acordos ali tratados. É geralmente registrada em livro próprio e, ao final da reunião, costuma ser assinada pelos participantes.

    Atestado

    Documento assinado por servidor em virtude de seu cargo ou função exercida. A ideia é declarar algum fato a favor da pessoa declarada. Um exemplo disso é fornecer a declaração de que um indivíduo realizou certas atividades em um período x.

    Ato

    Por meio dessa ferramenta, dirigentes de órgãos e entidades da Administração Direta, Indireta e Fundacional declaram um fato ou uma situação com base na lei.

    Certidão

    Declaração que tem por objetivo comprovar ato ou registro de processo, livro ou documento existente em repartições públicas. Quando autenticadas, têm o mesmo valor do documento original.

    Despacho

    Documento redigido para dar sequência a algum assunto que foi encaminhado para apreciação da autoridade. Pode comunicar uma decisão, ordem ou recomendar o prosseguimento de um processo.

    Edital

    Ato escrito oficial que inclui aviso, determinação ou citação, publicado por autoridade competente, e divulgado na imprensa oficial e em outros órgãos, de modo a ser facilmente acessado por todos. Geralmente comunica novos

    Memorando

    Comunicação ágil e fundamentalmente interna, feita entre unidades administrativas de um mesmo órgão, sendo elas de mesmo nível ou de níveis diferentes. O caráter pode ser administrativo ou envolver projetos, ideias e diretrizes a serem adotados em certa instância do serviço público.

    Parecer

    Avaliação feita por órgãos especializados a respeito de situações que lhes foram colocadas para essa apreciação. Deve indicar a solução ou as razões e fundamentos necessários para a tomada de decisão por órgão competente.

    Portaria

    Documento pelo qual a autoridade inferior ao chefe do Executivo estabelece normas para disciplinar a conduta de seus subordinados. Assinada, por exemplo, por presidente, diretor-geral, entre outros.

    Processo

    É o desenvolvimento de um expediente, ao qual são inseridos pareceres, anexos e despachos, que darão suporte à sua tramitação.

    Requerimento

    Documento pelo qual o indivíduo interessado solicita ao Poder Público algo que ele acredite que lhe pertença ou que deva usufruir, ou ainda para se defender de determinada prática ou situação que o lese de alguma maneira.

    Relatório

    Submetido à autoridade superior, traz um panorama das atividades realizadas pelo funcionário, no que diz respeito ao período em exercício no cargo. É geralmente adotado para prestações de conta ou para expor o avanço de determinadas iniciativas planejadas.

    Ofício

    É como são feitas as comunicações administrativas entre autoridades ou entre autoridades e particulares, tendo como foco assuntos oficiais.


ID
607966
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

É um documento que registra, com o máximo de fidelidade, o que se passou em uma reunião, sessão pública ou privada, congresso, encontro, convenção e outros eventos, para comprovação, inclusive legal, das discussões e resoluções:

Alternativas
Comentários
  • B

    Ata é um registro escrito sobre todos os acontecimentos e assuntos debatidos durante uma reunião ou outro tipo de assembleia.

  • Ata

    Relato fiel de fatos ocorridos e decisões tomadas durante reuniões e assembleias, segundo pauta previamente estabelecida, garantindo a posterior execução dos acordos ali tratados. É geralmente registrada em livro próprio e, ao final da reunião, costuma ser assinada pelos participantes.

    Atestado

    Documento assinado por servidor em virtude de seu cargo ou função exercida. A ideia é declarar algum fato a favor da pessoa declarada. Um exemplo disso é fornecer a declaração de que um indivíduo realizou certas atividades em um período x.

    Ato

    Por meio dessa ferramenta, dirigentes de órgãos e entidades da Administração Direta, Indireta e Fundacional declaram um fato ou uma situação com base na lei.

    Certidão

    Declaração que tem por objetivo comprovar ato ou registro de processo, livro ou documento existente em repartições públicas. Quando autenticadas, têm o mesmo valor do documento original.

    Despacho

    Documento redigido para dar sequência a algum assunto que foi encaminhado para apreciação da autoridade. Pode comunicar uma decisão, ordem ou recomendar o prosseguimento de um processo.

    Edital

    Ato escrito oficial que inclui aviso, determinação ou citação, publicado por autoridade competente, e divulgado na imprensa oficial e em outros órgãos, de modo a ser facilmente acessado por todos. Geralmente comunica novos

    Memorando

    Comunicação ágil e fundamentalmente interna, feita entre unidades administrativas de um mesmo órgão, sendo elas de mesmo nível ou de níveis diferentes. O caráter pode ser administrativo ou envolver projetos, ideias e diretrizes a serem adotados em certa instância do serviço público.

    Parecer

    Avaliação feita por órgãos especializados a respeito de situações que lhes foram colocadas para essa apreciação. Deve indicar a solução ou as razões e fundamentos necessários para a tomada de decisão por órgão competente.

    Portaria

    Documento pelo qual a autoridade inferior ao chefe do Executivo estabelece normas para disciplinar a conduta de seus subordinados. Assinada, por exemplo, por presidente, diretor-geral, entre outros.

    Processo

    É o desenvolvimento de um expediente, ao qual são inseridos pareceres, anexos e despachos, que darão suporte à sua tramitação.

    Requerimento

    Documento pelo qual o indivíduo interessado solicita ao Poder Público algo que ele acredite que lhe pertença ou que deva usufruir, ou ainda para se defender de determinada prática ou situação que o lese de alguma maneira.

    Relatório

    Submetido à autoridade superior, traz um panorama das atividades realizadas pelo funcionário, no que diz respeito ao período em exercício no cargo. É geralmente adotado para prestações de conta ou para expor o avanço de determinadas iniciativas planejadas.

    Ofício

    É como são feitas as comunicações administrativas entre autoridades ou entre autoridades e particulares, tendo como foco assuntos oficiais.


ID
617203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando as atividades de protocolização de documentos,
julgue o item subsequente.

O procedimento a ser adotado no caso de recebimento de correspondência ostensiva é realizar a abertura dos envelopes e proceder à leitura para encaminhamento, observando a existência de antecedentes.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO N. 217, DE  22  DE DEZEMBRO  DE 1999

    Art. 2º  Institui o Sistema de Protocolo e Controle de Tramitação dos Documentos Administrativos, integrado ao arquivo,  para o cadastramento dos documentos da  administração judiciária produzidos e recebidos pela Justiça Federal de 1º e 2º Graus.
     
    Parágrafo único. São atividades de protocolo o recebimento, o registro, a distribuição e o controle da movimentação dos documentos na instituição.

  • Alguem pode me explicar a última frase desta questão. 'observando a existência de antecedentes', realmente não entendi, as correspondências ostencivas devem ser abertas e lidas mesmo sem observar a existência de antecedentes, não é mesmo ?
  • @Vladimir I A de Carvalho
    A
    ntes de encaminhar a correspondência deve-se verificar a existência de documento anterior de mesmo conteúdo para agrupá-los.
  • n seria, proceder a leitura PARA REGISTRO??

  • A atividade de recebimento e classificação é composta pelas seguintes tarefas:

    receber a correspondência; separar as oficiais das particulares;
    enviar as particulares diretamente aos seus destinatários;
    separar as oficiais ostensivas das oficiais sigilosas;
    enviar as oficiais sigilosas diretamente aos seus destinatários;
    proceder a leitura e classificação das oficiais ostensivas;
    enviar as oficiais ostensivas para o registro e movimentação.

    A leitura da correspondência serve para previamente identificar seus metadados a serem capturados pelo sistema de controle.

    Além disso, deve-se observar a existência de antecedentes, ou seja, de outros documentos e processos que estejam "circulando" na instituição e que tratem do mesmo assunto. Isso não só facilita a tomada de decisão como também a gestão de documentos em si, evitando a proliferação desnecessária e gasto de recursos.

    Gabarito: Correto.
  • CERTO


    Segundo Valentini, em Arquivologia para concursos, 4 Ed.:


    ''Recebimento e Classificação

    Principais atividades: recebe o documento; separa os documentos (oficial do particular, ostensivo do sigiloso); encaminha os documentos de natureza sigilosa e particular aos determinados destinatários; interpreta e classifica os documentos ostensivos; encaminha os documentos ao setor de registro e movimentação.''




    Somente depois destes processos, é que, então, os documentos ostensivos serão encaminhados ao setor de registro e movimentação. Já os antecedentes - que são os metadados-, são informações ou elementos relacionados à criação e ao uso dos documentos em sua ''vida pregressa''. Estas informações e elementos são disponíveis aos usuários.


ID
617206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando as atividades de protocolização de documentos,
julgue o item subsequente.

A correspondência contendo informação sigilosa deve ser encaminhada ao destinatário sem que se tenha conhecimento de seu teor.

Alternativas
Comentários
  • CERTO!

    Se outras pessoas tiverem acesso ao documento sigiloso, não será mais sigiloso.
  • DECRETO Nº 4.553, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2002.

    Art. 27. Cabe aos responsáveis pelo recebimento de documentos sigilosos:

            I - verificar a integridade e registrar, se for o caso, indícios de violação ou de qualquer irregularidade na correspondência recebida, dando ciência do fato ao seu superior hierárquico e ao destinatário, o qual informará imediatamente ao remetente; e

            II - proceder ao registro do documento e ao controle de sua tramitação.

            Art. 28. O envelope interno só será aberto pelo destinatário, seu representante autorizado ou autoridade competente hierarquicamente superior.

            Parágrafo único. Envelopes contendo a marca pessoal só poderão ser abertos pelo próprio destinatário.

            Art. 29. O destinatário de documento sigiloso comunicará imediatamente ao remetente qualquer indício de violação ou adulteração do documento.

  • Decreto 7.845 (ATENÇÃO: este decreto revogou o Decreto 4.553):


    Art. 29. § 1o Caso a tramitação ocorra por expediente ou correspondência, o envelope interno somente será aberto pelo destinatário, seu representante autorizado ou autoridade hierarquicamente superior.


    Exatamente como se procede com as correspondências particulares, as sigilosas também devem ser enviadas diretamente aos seus destinatários, uma vez que não se pode ler seu conteúdo para identificar os metadados.


    Portanto, a correspondência oficial em cujo envelope haja indicação de particular não deve ser aberta, mesmo que trate de assunto específico das atividades da instituição destinatária.

  • A atividade de recebimento e classificação é composta pelas seguintes tarefas:

    receber a correspondência; separar as oficiais das particulares;
    enviar as particulares diretamente aos seus destinatários;
    separar as oficiais ostensivas das oficiais sigilosas;
    enviar as oficiais sigilosas diretamente aos seus destinatários;
    proceder a leitura e classificação das oficiais ostensivas;
    enviar as oficiais ostensivas para o registro e movimentação.

    AS correspondências sigilosas devem ser enviadas diretamente aos destinatários, sem que se realize leitura, registro, classificação ou qualquer procedimento prévio.

    Gabarito: Correto.

ID
620044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando as atividades de protocolização de documentos, julgue o item subsequente.

A correspondência contendo informação sigilosa deve ser encaminhada ao destinatário sem que se tenha conhecimento de seu teor.

Alternativas
Comentários
  • Decreto nº 42.018 de 09 de Agosto de 1957

    Art. 65. A correspondência sigilosa é aquela que, por sua natureza, tem sua divulgação, seu manuseio, classificação, marcação, incineração, etc., sujeitos às prescrições do "Regulamento para a Salvaguarda das Informações que interessam à Segurança Nacional".

  • DECRETO Nº 4.553, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2002.

    Art. 27. Cabe aos responsáveis pelo recebimento de documentos sigilosos:

            I - verificar a integridade e registrar, se for o caso, indícios de violação ou de qualquer irregularidade na correspondência recebida, dando ciência do fato ao seu superior hierárquico e ao destinatário, o qual informará imediatamente ao remetente; e

            II - proceder ao registro do documento e ao controle de sua tramitação.

            Art. 28. O envelope interno só será aberto pelo destinatário, seu representante autorizado ou autoridade competente hierarquicamente superior.

            Parágrafo único. Envelopes contendo a marca pessoal só poderão ser abertos pelo próprio destinatário.

            Art. 29. O destinatário de documento sigiloso comunicará imediatamente ao remetente qualquer indício de violação ou adulteração do documento.

  • Se outras pessoas tiverem acesso ao documento sigiloso, não será mais sigiloso.

  • A atividade de recebimento e classificação no protocolo é composta pelas seguintes tarefas:

    receber a correspondência; separar as oficiais das particulares;
    enviar as particulares diretamente aos seus destinatários;
    separar as oficiais ostensivas das oficiais sigilosas;
    enviar as oficiais sigilosas diretamente aos seus destinatários;
    proceder a leitura e classificação das oficiais ostensivas;
    enviar as oficiais ostensivas para o registro e movimentação.

    Portanto as correspondências sigilosas não são capturadas pelo sistema de controle do protocolo, pois seu conteúdo é de acesso restrito a pessoas específicas. As mesmas devem ser enviadas diretamente a seus destinatários, sem qualquer registro ou leitura das mesmas.

    Gabarito: Correto.
  • Isso! O protocolo não deve abrir correspondência sigilosa.

    Outra questão que pode ajudar:

    Q89406 - TRE/ES 2011

    Os documentos considerados sigilosos devem ser abertos no protocolo, registrados nos sistemas de controle e, em seguida, distribuídos aos destinatários. (Gab: errado)


ID
699226
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Quando se reúnem documentos de natureza diversa em razão das imposições de determinada ação administrativa ou judicial, forma-se conjunto materialmente indivisível
conhecido por

Alternativas
Comentários
  • Processo:
    Unidade documental em que se reúnem oficialmente documentos de natureza diversa, no decurso de uma ação administrativa ou judiciária, formando um conjunto materialmente indivisível .

    http://alunadearquivo.blogspot.com.br/2009/01/glossrio-de-terminologia-arquivstica.html 

  • Quando nos referimos a AÇÃO, seja administrativa ou judicial, estamos tratando de um conjunto de documentos, que podem ser de diversos tipos, gêneros, espécies, etc, que não podem ser divididos, porque podem invalidar este conjunto. A este conjunto damos o nome de PROCESSO.
     
    Segundo o site Wikipédia, Dossier ou dossiê é uma coleção de documentos ou um pequeno arquivo que contém papéis relativos a determinado assunto, processo, empresa ou pessoa. Um dossiê geralmente contém uma biografia ou informações detalhadas para análise sobre um interesse em especial.
    Maço é conjunto de coisas (papéis por exemplo) que estão contidas em um invólucro, ou unidades por um mesmo liame.

    Caixa-arquivo pasta são locais onde podemos arquivar documentos.

  • NOTAÇÃO: Elemento de identificação das unidades de arquivamento, constituída de números, letras ou combinação de números e letras, que permite sua localização nos depósitos de arquivos.

    ORDENAÇÃO: Disposição dos documentos de uma série, a partir do elemento convencionado para sua recuperação.

    ORGANICIDADE: Qualidade segundo a qual os arquivos refletem sua estrutura, funções e atividades da entidade acumuladora em suas relações internas e externas.

    PALAVRA-CHAVE: Palavra ou grupo de palavras retiradas diretamente de um ou mais documentos, para indicar seu conteúdo e facilitar sua recuperação.

    PROCESSO: Unidade documental em que se reúenm oficialmente documentos de natureza diversa, no decurso de uma ação administrativa ou judiciária, formando um conjunto materialmente indivisível.
    Fonte: http://www.portaldosecretariado.com.br/?page=GestaoDocumentos
  • Processo: Conjunto de documentos, reunidos em capa especial, e que vão sendo organicamente acumulados do decurso de uma ação administrativa ou judiciária.

  • GABARITO LETRA E.

     

    PROCESSO.

  • Processo
     Conjunto de documentos oficialmente reunidos no decurso de uma ação administrativa ou judicial, que constitui uma unidade de arquivamento. Ver também dossiê.

    http://www.portalan.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf

  • Se falasse documentos e processos seria Dossiê. 

  • Dossiês, salvo engano, tratam de um mesmo assunto/pessoa. Como o enunciado deixou claro que eram de natureza DIVERSA e foram reunidos no decurso de uma ação administrativa ou judicial, trata-se de PROCESSO.

  • Quando se reúnem documentos de natureza diversa em razão das imposições de determinada ação administrativa ou judicial, forma-se conjunto materialmente indivisível conhecido por processo.
    O processo é uma sequencia de ações necessárias e vinculadas para o alcance de um objetivo específico. Como essas ações são impostas, sua execução se torna interdependente, fazendo que os documentos produzidos componham um conjunto indivisível.

    Portanto está correta a alternativa de letra "E".
  • DOSSIÊ: Conjunto de documentos relacionados entre si por assunto (ação, evento, pessoa, lugar, projeto), que constitui uma unidade de arquivamento.


    PROCESSO: Conjunto de documentos oficialmente reunidos no decurso de uma ação administrativa ou judicial, que constitui uma unidade de arquivamento.


    Fonte: Dicionário de Terminologia Arquivística – 2005.


ID
703819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação às atividades de protocolo, julgue o item subsequente.

As correspondências particulares não são registradas nos setores de protocolo, apenas são distribuídas aos destinatários.

Alternativas
Comentários
  • Item correto

    As correspondências particulares não são registradas nos setores de protocolo, apenas são SEPARADAS DAS OFICIAIS e distribuídas aos destinatários.

    A correspondência pode ser tratada como oficial, se ela abordar assuntos ligados às atividades da instituição referida. E pode ser também particular, caso seja de interesse pessoal dos funcionários e que nada tenham a ver com os assuntos da instituição

  • E a correspondência pode ser tratada como oficial, se ela abordar assuntos ligados às atividades da instituição referida. E pode ser também particular, caso seja de interesse pessoal dos funcionários e que nada tenham a ver com os assuntos da instituição.
    NESTE CASO NÃO HÁ NECESSIDADE DE REGISTRADA
  • Questão correta, outra ajuda a responder, vejam;

    Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Técnico Administrativo Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Protocolo; 

    As rotinas de protocolo compreendem o recebimento do documento, o registro do documento no sistema e a distribuição do documento ao(s) destinatário(s), não sendo estendidas essas rotinas aos documentos de caráter particular.

    GABARITO: CERTA.

  • A atividade de recebimento e classificação no protocolo é composta pelas seguintes tarefas:

    receber a correspondência;separar as oficiais das particulares;
    enviar as particulares diretamente aos seus destinatários;
    separar as oficiais ostensivas das oficiais sigilosas;
    enviar as oficiais sigilosas diretamente aos seus destinatários;
    proceder a leitura e classificação das oficiais ostensivas;
    enviar as oficiais ostensivas para o registro e movimentação.

    Portanto as correspondências particulares não são capturadas pelo sistema de controle do protocolo, pois não se tratam de assuntos oficiais ou de interesse da instituição. As mesmas devem ser enviadas diretamente a seus destinatários, sem qualquer registro ou leitura das mesmas.

    Gabarito: Correto.
  • Marilena Leite Paes cita um rol de rotinas de protocolo. Vou colocar aqui apenas as rotinas referentes à questão:

    Rotinas do protocolo:

    1- Receber a correspondência (malotes, balcão, ECT)

    2- Separar a correspondência oficial da particular

    3- Distribuir a correspondência particular

    Fonte: Livro Arquivo: teoria e prática (ed. 3, pág 55)

  • Muito comum nas repartições públicas receber as compras, realizadas na internet, dos funcionários no setor do protocolo. Nesse momento o gestor recebe o pacote, mas não o protocola apenas entrega ao particular.


ID
703822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação às atividades de protocolo, julgue o item subsequente.

Os processos podem ser registrados em qualquer setor da organização, cabendo ao protocolo apenas a numeração das peças.

Alternativas
Comentários
  • O protocolo é o setor responsável pelo controle da expedição e da autuação dos documentos, ou seja, pela formação de processos.
  • Mnemônico para lembrar a funçào do protocolo: RE CLA RE MO

    Recebimento

    CLAssificação

    REgistro

    MOvimentação (corresponde a distribuição e tramitação)
  • Milly, não sei não mas, ja me dei mal com esse mnemônico. Criei um outro:


    RE.RE.CLA.DIS.CONT.EX

    REcebimento
    REgistro
    CLAssificação
    DIStribuição 
    CONTrole de tramitação
    EXpedição
  • "ReClaReAu DisEx.Con"

    Recebimento

    Classificação

    Registro

    Autuação

    Distribuição

    Expedição

    Controle da tramitação/movimentação.

  • Errado.

     

    O registro é uma das atividades do setor de protocolo.

  • Cespe deu uma trocada nas atribuições. Corrigindo a questão ficaria assim:

    A numeração das peças pode ser realizada em qualquer setor da organização, cabendo ao protocolo o registro dos processos (autuação).


ID
721255
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Atos, medidas e diligências que devem ser executados e cumpridos para o andamento de um processo constituem a chamada

Alternativas
Comentários
  • Atos, medidas e diligências que devem ser executados e cumpridos para o andamento de um processo constituem a chamada TRAMITAÇÃO.
    Gabarito: E
  • Tramitação é  a atividade de circular documentos e processos entre unidades organizacionais internas e/ou externas, para dar conhecimento, bem como receber informes, respostas e pareceres que subsidiem a tomada de decisão.
  • Repare que essa questão é basicamente a questão anterior, só que mais enfeitada. Novamente: tudo o que é feito no documento tem a tramitação como consequência.

    Resposta: E


ID
721285
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As considerações que antecedem os textos dos projetos de lei, para mostrar suas vantagens e justificar as medidas propostas, configuram a chamada

Alternativas
Comentários
  •      A exposição de motivos, de acordo com sua finalidade, apresenta duas formas básicas de estrutura: uma para aquela que tenha caráter exclusivamente informativo e outra para a que proponha alguma medida ou submeta projeto de ato normativo.

            No primeiro caso, o da exposição de motivos que simplesmente leva algum assunto ao conhecimento do Presidente da República, sua estrutura segue o modelo antes referido para o padrão ofício.

    Exemplo de Exposição de Motivos de caráter informativo

    wpeB.jpg (43162 bytes)

                                                                                                                                                        (297 x 210mm)

            Já a exposição de motivos que submeta à consideração do Presidente da República a sugestão de alguma medida a ser adotada ou a que lhe apresente projeto de ato normativo – embora sigam também a estrutura do padrão ofício –, além de outros comentários julgados pertinentes por seu autor, devem, obrigatoriamente, apontar:

            a) na introdução: o problema que está a reclamar a adoção da medida ou do ato normativo proposto;

            b) no desenvolvimento: o porquê de ser aquela medida ou aquele ato normativo o ideal para se solucionar o problema, e eventuais alternativas existentes para equacioná-lo;

            c) na conclusão, novamente, qual medida deve ser tomada, ou qual ato normativo deve ser editado para solucionar o problema.

  • Resposta: letra d

    Segundo Bellotto, exposição de motivos é o documento em que ministros de Estado e dirigentes de órgãos diretamente subordinados ao presidente da República a ele se dirigem, apresentando motivos que justifiquem a necessidade de medidas ou providências.

    Bellotto, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes; tratamento documental. 3. ed. Rio de Janeiro; Editora FGV, 2005. Página 96

  • Vamos à definição e uso de cada uma das correspondências oficiais:

    A - É um documento que formaliza o serviço prestado pela assistência técnica a um cliente. Ela tem como objetivo indicar os materiais e a mão de obra que serão utilizados para a execução de um determinado serviço prestado.

    B - Ato administrativo expresso por ordem escrita expedida pelo Chefe de Serviço ou Ministro de Estado a seus subordinados, dispondo normas disciplinares que deverão ser adotadas no funcionamento de serviço público reformulado ou recém-formado.

    C - Documento emitido por uma entidade, ou várias, solicitando informações ou apresentando publicamente posição ou opinião acerca de assuntos específicos.

    D - É o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para informá-lo de determinado assunto, propor alguma medida, ou submeter a sua consideração projeto de ato normativo.

    E - Não existe como correspondência oficial.

    Gabarito: Letra "D".
  • Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para:

            a) informá-lo de determinado assunto;

            b) propor alguma medida; ou

            c) submeter a sua consideração projeto de ato normativo


ID
730369
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os ofícios expedidos por ministros de Estado para autoridades de idêntica hierarquia recebem o nome de

Alternativas
Comentários
  • 3.3. Aviso e Ofício
      3.3.1. Definição e Finalidade
      Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
  • Arquivologia? Pra mim isso se chama Redação Oficial.
  • A questão remete à espécie, no caso, documentos textuais, caracterizando atos de correspondência.

  • Diogo Queirol entenda, seja memorando, Portaria, Despachos ou qualquer outro documento elaborado através da redação oficial, depois de cumprir o objetivo para o qual foi criado é enviado para..... ARQUIVO! E quando são criados recebem um número de classificação de acordo com o ... CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DE ATIVIDADE-MEIO DO...... ARQUIVO NACIONAL!!!!!

    http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/resolucao_14.pdf

    Reveja seus conceitos pois a Arquivologia é muito mais do que vc imagina e está sendo cobrada em muitos concursos.


    abraços.




  • GABARITO E 

     

     

    Quem AVISA Ministro é! 


ID
730375
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Como decisão emanada de autoridade administrativa acerca de assunto submetido a sua apreciação, o despacho pode apenas transferir tal prerrogativa a outra autoridade. Nesse caso, o despacho é considerado

Alternativas
Comentários
  •  OoOpção : D

    O despacho é considerado Interlocutório.


  • Creio que a questão não esteja classificada em arquivologia:
    Despacho interlocutório - 
    Aquele em que o juiz não decide a demanda principal, mas apenas alguma questão de ponto incidente. Os despachos interlocutórios são as decisões que o Juiz dá durante o processo e que não terminam o processo, mas somente dão impulso à marcha processual. Exemplo: pede para intimar testemunhas para audiência; decide sobre Justiça gratuita ou decide se adia a audiência ou não.
    São despachos que não terminam um processo. ( não entendí qual a relacão com a ARQUIVOLOGIA).
    Se algum Ninja souber... post.

     
                 
  • ARQUIVOLOGIA UFOLÓGICA
  • Despacho é uma espécie documental, despacho interlocutório, uma tipologia. Para uma classificação e avaliação corretas, um bom arquivista deve saber que tipo e para que servem os documentos que tramitam na instituição onde trabalham.
    Espero ter ajudado! ;D

  • De acordo com os parâmetros da Arquivologia, "os documentos podem ser caracterizados segundo o gênero, a espécie e a natureza do assunto."
    Quanto à espécie, subdivide-se, entre outros, em atos enunciativos: são os opinativos, que esclarecem os assuntos, visando a fundamentar uma solução. Exemplos: parecer, relatório, voto, despacho interlocutório."


    fonte: http://apostilas.netsaber.com.br/apostilas/915.pdf

ID
730384
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A ação pela qual um documento é incorporado a determinado processo judicial, passando a fazer parte integrante dele, em caráter definitivo, e perdendo a autonomia que antes possuía, configura

Alternativas
Comentários
  • Opção: C

    A ação pela qual um documento é incorporado a determinado processo judicial é configurado como Juntada.
  • Conforme informado acima, o gabarito é a letra c, entretanto segue algumas considerações:
    Anexação: é a juntada em caráter definitivo, no qual prevalece, para referência, o número do processo mais antigo.
    aoensação: juntada em caráter temporário, feita com o objetivo de elucidar ou subsidiar a matéria tratada, conservando cada processo a sua identidade e independência.
  • O gabarito desta questão, dado pela FCC, está errado se levarmos em consideração as definições dadas pelo DIBRATE:
    Juntada
    Apensação ou  anexação de um  processo a outro.
    Anexação
    Juntada, em caráter definitivo, de documento ou processo a outro processo, na qual prevalece, para referência, o número do processo mais antigo.
    Apensação
    Juntada,  em caráter temporário, com o objetivo de elucidar ou subsidiar a matéria tratada, conservando cada  processo a sua  identidade e independência.
    Logo, em se tratando de caráter definitivo, a resposta correta seria anexação.
    Tendo como base que o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística constava no edital como referência, eu e outros colegas entramos com recurso. A resposta que obtivemos da FCC:
    "Dicionário brasileiro de terminologia arquivística (Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005), no entanto, esvazia o conteúdo jurídico da palavra juntada, tratando-a como um genérico ato de juntar ou reunir (‘junção de documentos a um processo’) e atribuindo-lhe a capacidade de abarcar os sentidos específicos que confere tanto a apensação (‘juntada, em caráter temporário, com o objetivo de elucidar ou subsidiar a matéria tratada, conservando cada processo a sua identidade e independência’) quanto a anexação (‘juntada, em caráter definitivo, de documento ou processo a outro processo, na qual prevalece, para referência, o número do processo mais antigo’). Ainda que essas acepções equivocadas se encontrem em determinados atos normativos de órgãos governamentais, não há fundamento para seu uso nos processos judiciais, como explicitava a pergunta em apreço."

    Ou seja, não basta sabermos a matéria e estudarmos as referências. =/
  • Colegas,
     
    Eu interpretei que a questão quis saber qual é a AÇÃO e não o TIPO da ação a ser tomada.
    Podemos conceituar da seguinte forma:

    Juntada: 
    é a união de um processo a outro, com o qual se tenha relação ou dependência.
    Existem dois tipos da AÇÃO Juntada:
    a) por Anexação;
           é a juntada definitiva de um processo a outro, passando ambos a constituírem um só documento, devendo ser executada mediante despacho do dirigente.
    b) por Apensação.
           é a juntada de um processo a outro, com a finalidade de propiciar estudos, opiniões, informações e decisões.
     
    Pode-se afirmar que o examinador fez um pequeno "pega" na questão, colocando duas possíveis respostas "A" e "C", com isso, fazendo muito candidato "errar" por saber de mais, talvez por já existir a opção "C - JUNTADA", ela tem maior peso sobre a opção "A - Anexação"... 

    Como não sou o dono da verdade, vamos esperar por mais contribuições e chegar a um denominador comum.
     
  • Caros colegas,

    Concordo com o que Arquivista01 falou, pois em se tratando de "caráter definitivo" a anexação é a alternativa correta. Penso que o gabarito da questão deveria ser revisto.
    Quem puder fazer uma análise mais detalhada da questão, identificando porque a mesma configura-sem em uma "juntada" favor se pronunciar.

    Obrigada.

    Att.,

    Jussara Reis
  • EU ACABEI DE ASSISTIR UMA EXCELENTE AULA DE ARQUIVOLOGIA, FUI RESPONDER ESSA QUESTÃO E ERREI, marquei ANEXAÇÃO, principalmente pela palavra chave caráter definitivo.
  • Creio que a explicação para a banca dizer que essa resposta é juntada é que ela deve ter se baseado em um unico documento da usp,pelo menos eu só encontrei esse, segue link  uspdigital.usp.br/proteos/manual/juntada.htm
    e
    m qualquer outra definição juntada é apensar ou anexar e portanto naõ satisfaz o questionamento que afirma ser um procedimento em definitivo.

     entendo  que essa questão não foi anulada por falta de recursos.
  • Aos que trabalham nos fóruns, é comum se ouvir "... quero juntar aos autos...", "... vou fazer juntada de documentos..."
  • Errei a questão mas continuo entendendo que o gabarito está incorreto. É praticamente uníssono (desconheço outro entendimento) na área da arquivologia o seguinte conceito:

    Juntada é a união de um processo ao outro, que pode ocorrer por duas maneiras:
                                          → Por anexação: É um tipo de juntada definitiva, onde se junta um processo ao outro e jamais se poderá separar. Há uma relação de dependência entre os processos. Ex.: Um processo de aquisição de um mercadoria anexado em um processo de prestação de contas dessa compra.
                                          → Por apensação: É um tipo de juntada temporária, provisória. Não há uma relação de dependência, mas apenas a finalidade de uniformizar as decisões nos dois processos.

    Logo, a alternativa "C" até poderia ser dada como correta, mas se não houvesse a alternativa "A", que é mais específica. MANTENHO, AO MENOS PARA MIM, A ALTERNATIVA "A" COMO CORRETA. Se cair em prova permaneço nesse entendimento e aposto em recurso.
  • Vejam questão similar, mas sem a opção "juntada" (http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/05148b68-9b). Isso ajuda a entender com a banca "pensa". Não sei se é o correto, mas quando a banca apresentar duas opções aparentemente corretas, opte pela opção mais genérica.
  • Essa questão gerou bastante comentário. Vejamos:

    Tenhamos em mente uma coisa: a JUNTADA se divide em 2 tipos; por anexação (DEFINITIVO, VALENDO O NÚMERO MAIS ANTIGO DO PROCESSO); APENSAR (juntada TEMPORÁRIA, sem contudo integrar o processo). Realmente essa questão seria passível de anulação.

  • Podemos recorrer ao DBTA para discutir a questão. Temos:

     

    (1) APENSAÇÃO -  Juntada,  em caráter TEMPORÁRIO, com o objetivo de elucidar ou subsidiar a matéria tratada, conservando cada processo a sua processo identidade e independência; e

     

    (2) ANEXAÇÃO - em Juntada caráter DEFINITIVO, de documento ou documento processo a outro processo processo, na qual prevalece, para referência, o número do processo mais antigo.

     

    Esse conhecimento já está sedimentado, no entanto o DBTA ainda traz o seguinte verbete:

     

    JUNTADA

     

    1 - Apensação ou anexação de um anexação processo a outro.

    2 -  Junção de documentos a um documentos processo.

     

    Ou seja, a definição 2 é a referência que temos para junção não de um processo a outro, mas sim de um DOCUMENTO (item documental) a um processo [como é perguntado na questão]. Por isso, a resposta é JUNTADA - que inclusive é o termo já consagrado na prática forense e cartorial para essa prática.  

     

  • A união de qualquer documento ou processo a outro processo denomina-se juntada. A juntada pode se dar pela anexação (união definitiva) ou apensação (união temporária).

    Integração, fusão e apensamento não são termos específicos de quaisquer atividades em Arquivologia.

    Gabarito do professor: Letra "C"
  • Comentário Professor QC:

    A união de qualquer documento ou processo a outro processo denomina-se juntada. A juntada pode se dar pela anexação (união definitiva) ou apensação (união temporária).

    Integração, fusão e apensamento não são termos específicos de quaisquer atividades em Arquivologia.

    Gabarito do professor: Letra "C"

  • Gabarito C.

     

    Excelente comentário do leonardo moreira, mas não concorda comigo que essa resposta ser "juntada" tendo como uma das alternativas "anexação" é muita forçação de barra?

    Deixo uma reflexão um tanto óbvia para os colegas:
    Se essa juntada for por apensação, ou seja, temporária, o documento jamais passará a fazer parte do processo em caráter definitivo. Gabarito duvidosíssimo!

     

    Aff!


ID
732229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens de 109 a 112, referentes aos serviços de protocolo.

A anexação e a apensação dizem respeito à juntada de documento ou processo a outro processo. Aquela se dá em caráter definitivo e esta, em caráter temporário.

Alternativas
Comentários
  • Juntada por anexação – é a união definitiva e irreversível de um (um) ou mais processos / documentos a um outro processo considerado principal, desde que pertencentes a um mesmo interessado e que contenha o mesmo assunto.
    Juntada por apensação – é a união provisória de um ou mais processos a um processo mais antigo, destinado a estudo a uniformidade de tratamento em matérias semelhantes, com um mesmo interessado ou não. Ex. um processo de aposentadoria, apensado ao outro referente à solicitação de revisão de percepção, constituirá um único processo, caracterizando a apensação do processo acessório ao processo principal.

    Gabarito certo


  • Macete na hora da prova
    ANexação
                            DefiNitivo > N comum aos dois

    APensação
                           TemPorário > P comum aos dois

    Pelo menos, para mim, serviu na hora da prova.
    Bons estudos!

  • Olá amigos!

    Acredito que a questão esteja errada, simplesmente porque a questão está mal formulada. Eu trabalho com protocolo e expecificamente com processos. Vejamos:

    Na questão ele diz: A anexação e a apensação dizem respeito à juntada de documento ou processo a outro processo. Aquela se dá em caráter definitivo e esta, em caráter temporário.

    Bom, quando a questão diz que a anexação e a apensação dizem respeito à juntada de documentos ou processos, há um erro na definição, como nosso colega coloca é igual menciona a IN 05 do MPOG, que regem os processos e documentos, e na verdade o documento voce NÃO apensa, somente processos a processos.

    Então a anexação ocorre de documentos ou processos e a apensação SOMENTE em processos. Não fiz essa prova, mas se a fizessem entraria com recurso, pois na questão ela diz que "... juntada de documento ou processo a outro processo." E não é verdade.
  •  

    http://www.info.ufrn.br/wikisistemas/lib/exe/fetch.php?media=suporte:manuais:sipac:portal_administrativo:protocolo:processos:juntada_1.png
  • Anexação = carater permanente


    Apensamento = carater provisório
  • Na hora da prova basta lembrar: anexo não faz sentido sozinho.
    Ora, imaginemos que mando apenas uma foto para um de vcs por e-mail, uma foto sem contexto!! Faz sentido???

    (Um rapaz abraçando uma moça)
    vc pode pensar que um amante, namorada, uma amiga,...
     Qual é motivo de te enviar esta foto, o e-mail ,que no caso é doc, daria o sentido
    ...

  • Anexação é a juntada de antecedentes ( mesmo assunto e mesma pessoa)

    Apensação é a juntada de precedentes ( mesmo assunto e pessoas diferentes)

  • Anderson Martins Nery poiséH, também verifiquei esta interpretação dúbia! Volto a 'pedir' as bancas e responsáveis pelas provas de concursos, DEIXEM AO MÁXIMO O ASSUNTO INTERPRETAÇÃO NA ÁREA DE PORTUGUÊS, FIQUEM NA SUA (no caso aqui é PROTOCOLO) MATÉRIA E DESENVOLVAM O ASSUNTO DE MANEIRA QUE O CANDIDATO POSSA RESPONDER SEM SER EXPERT EM PORTUGUÊS E ADIVINHAÇÃO! sIMPLES ASSIM, MAS PELO JEITO estes queras SOFREM do que chamo de SUPER EFICIÊNCIA> ou seja, acabam estragando coisas simples tentando mostrar SEI LÁ OQ, QUE POR SINAL NÃO DOMINAM? CAMPANHA, "ANULE TODAS AS QUESTÕES COM 'INTRODUÇÕES' DUBIAS"                         

  • Para facilitar a memorização:

    aPensação = Provisória

    aNexação  = defiNitiva


  • Gabarito Correto

     

    Anexação tem caráter definitivo e Apensação, tem caráter temporário.

     
    APENSAÇÃO:  Juntada,  em  caráter  temporário,  com  o  objetivo  de elucidar ou subsidiar a matéria tratada, conservando cada processo a sua identidade e independência.  


    ANEXAÇÃO: Juntada, em caráter definitivo, de documento ou processo a  outro  processo,  na  qual  prevalece,  para  referência,  o  número  do processo mais antigo. Trata ainda do mesmo assunto e da mesma pessoa. 

  •  

    BIZUUU ;)

    ANEXAÇÃO = PERMANENTE

     

    APENSAÇÃO = TEMPORÁRIO 

     

    FORÇA GUERREIROS!! :D

  • A juntada (união) de documentos ou processos aos outros documentos ou processos pode ocorrer de duas formas:

    Por anexação: ocorre quando os documentos ou processos tratam do mesmo assunto e referentes à mesma pessoa. Exemplo: auto de infração por multa de trânsito => recurso contra auto de infração por multa de trânsito. Neste caso a união será definitiva, e prevalecerá como principal o documento ou processo mais antigo, pois foi nele que se iniciou o assunto.

    Por apensação: ocorre quando os documentos ou processos tratam do mesmo assunto, mas com pessoas ou situações diferentes. Exemplo: pedido de licença para curso de formação do servidor "A" => pedido de licença para curso de formação de outro servidor, com caso parecido. Neste caso a união será temporária, e prevalecerá como principal o processo ou documento mais recente (o documento ou processo apensado está ali apenas para servir como base para a tomada de decisão). Assim que o assunto for concluído, os documentos ou processos serão desapensados, e cada um seguirá seu caminho separadamente.

    Gabarito do professor: Certo
  • Gabarito: CERTO.

     

    - A juntada por aPensação é a juntada de Precedentes - Provisória;

    - A juntada por ANexação é a juntada de ANtecedentes - definitiva e irreversível.

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.

  • ANEXAÇÃO: FIXO - DEFINITIVO
    APENSAÇÃO: PROVISÓRIO

  • "Aquela" mais distante né kkkk

  • GAB:C

    APENSAÇÃOOOO---> RIMA  com PEGAÇÃOOOO= É um lance TEMPORARIO

     

    ANEXAÇÃO--> Casamento= É DEFINITIVO 

  • CERTO

    APENSAÇÃO: Juntada, em caráter temporário, com o objetivo de elucidar ou subsidiar a matéria tratada, conservando cada processo a sua identidade e independência.

    ANEXAÇÃO: Juntada, em caráter definitivo, de documento ou processo a outro processo, na qual prevalece, para referência, o número do processo mais antigo. Trata ainda do mesmo assunto e da mesma pessoa.

    Fonte: Prof. Ronaldo Fonseca

  • GABARITO CERTO.

    “Aquela” se refere à anexação.

    “Esta” se refere à apensação.

    • Anexação é definitiva e irreversível.
    • Apensação é provisória.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério de Sousa.


ID
732235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens de 109 a 112, referentes aos serviços de protocolo.

Na anexação, prevalece o número do processo mais recente; na apensação, os números dos dois processos são conservados como referência para recuperação dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Anexação: Juntada, em carater definitivo, de documento ou processo a outro processo, na qual prevalece, para referência, o número do processo mais antigo.
    Apensação: Juntada, em carater temporário, com o objetivo de elucidar ou subsidiar amatéria tratada, conservando cada processo a sua identidade e independência.


  • Anexação - juntada em carater definitivo - preserva o número do processo mais antigo
    Apensação - juntada em caráter temporário - é o número mais recente.
    Em suma: a questão inverteu os conceitos.
    Gabarito errado

  • PARA NUNCA MAIS ERRAR

    ANTECEDENTE / ANTIGO --->  ANEXAÇÃO

    PRECEDENTE / RECENTE --> APENSAÇÃO
  • Na anexação, as peças são renumeradas a partir do processo acessório; na apensação, os números dos dois processos são conservados como referência para recuperação dos documentos.

  • Qual a diferença entre juntada por Anexação e juntada por Apensação?

    Juntada por Anexação é a juntada definitiva de um processo a outro, passando ambos a constituírem um só documento, devendo ser executada mediante despacho do dirigente.  Não retire a capa do processo que está sendo anexado ao mais antigo. Após esse procedimento, renumere as folhas do processo juntado, dando seqüência a numeração do mais antigo. Você deve incluir, após a última folha do processo, a Certidão de Juntada por Anexação e registrar no sistema.

    A Juntada por Apensação é a juntada de um processo a outro, com a finalidade de propiciar estudos, opiniões, informações e decisões. Cada processo, no entanto, permanece com o seu número, devendo ser executada mediante despacho do dirigente. Você deve incluir após a última folha do processo principal, a Certidão de Juntada por Apensação, não renumerando as folhas, registrando no sistema.

    http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/publicacao/cprod/cartilha_abc_cprod.pdf

     

  • Apensação = É uma união provisória
    Anexação = É uma união definitiva(as folhas são renumeradas)
  • Muito bem colocado pelos colegas:

    Anexação: permanente e antigo.
    Apensação: provisório e recente.
  • Entendi que:

    ANexação (ANtigo e PermaNente): o número do processo mais antigo vai acmpanhar a documentação
    aPENnsação (recENte e Provisório): o número do processo mais recente vai acompanahr a documentação

    E em nenhum caso os dois números dos processos vão subsisitir? 
    Ou seja: se houver a anexação ou a apensação, um dos números de processo vai deixar de valer?

    Agradeço qq esclarecimento!
  • Prezada Bruna,
    Os números dos processos continuarão existindo, na prática, quando algum processo é gerado ele ganha um registro próprio porém no campo de tramitação faz -se observação que foi anexado a outro processo, portanto seu acompanhamento será feito a partir do processo ao qual foi anexado. Na apensação ocorre o mesmo de forma contrária pois ficará valendo a numeração do processo mais recente. Espero que tenha ficado claro! Mas para a prova esqueça a parte prática, poderá confundí-la.
  • Obrigada, Erick! Sanou minha dúvida!
  • Para facilitar a memorização:

    aPensação = Provisória

    aNexação  = defiNitiva


  • Gabarito Errado


    Na ANEXAÇÂO, prevalece o número do processo mais recente; na APENSAÇÂO, os números dos dois processos são conservados como referência para recuperação dos documentos. 


    Comentários: 

     

    O erro da questão está na definição de Anexação. O número que prevalece é o mais antigo e não o mais recente. A definição de apensação está perfeita.


    ANexação " + ANtigo 
     

  • LEMBRE-SE:

    ANexação = + ANtigo

    aPensação = temPorário

  • Na juntada por anexação, que é definitiva, prevalece o número de processo mais antigo, pois foi neste que se iniciou o tratamento do assunto, e manterá a ordem cronológica dos fatos, visto que os demais serão continuidade do primeiro (exemplo: auto de infração - recurso contra auto de infração).

    Na juntada por apensação, que é temporária, prevalece o número do processo mais recente, pois o mais antigo servirá apenas como referência para a resolução do problema, ou seja, a única coisa em comum entre eles é o assunto (exemplo: solicitação de viagem do servidor "X" - solicitação anterior de viagem do servidor "Y"). Detalhe que após a solução do assunto, os processos serão desapensados, ou seja, separados fisicamente.

    Gabarito do professor: Errado
  • ANexação --> ANtigo

  • ERRADO 

    Erro na definição de Anexação---->ANexação  + ANtigo.

     O número que prevalece é o mais antigo e não o mais recente.

  • ANEXAÇÃO: Juntada, em caráter definitivo, de documento ou processo a outro processo, na qual prevalece, para referência, o número do processo mais antigo.


    APENSAÇÃO: Juntada, em caráter temporário, com o objetivo de elucidar ou subsidiar a matéria tratada, conservando cada processo a sua identidade e independência.

  • ERRADO

    Anexação==> prevalece o número mais antigo.

  • Direto ao Ponto!

    Na anexação, prevalece o número do processo mais recente (MAIS ANTIGO); na apensação, os números dos dois processos são conservados como referência para recuperação dos documentos.

    GABARITO: ERRADO

  • Apensação: temporário


ID
808432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

As peças de um processo devem ser numeradas e rubricadas.

Alternativas
Comentários
  •        O processo é uma peça documental, em que compreende vários documentos unidos para a execução de uma ação. Do mais antigo ao mais recente, os documentos são reunidos para cumprir um fluxo ordenado de ações transcritas.
           A Portaria Normativa nº5 do MPOG passa instruções detalhadas que auxiliam a formação do processo. São rotinas que devem ser observadas pelos funcionários do protocolo.
           As peças e folhas do processo devem ser numeradas em ordem crescente, sem rasuras. O processo podem conter frente e verso, mas a numeração deve ser feita apenas na frente da folha, nunca no verso. Um carimbo próprio (órgão, número da folha e rubrica do servidor que estiver numerando o processo) deve ser utilizado e aposto no canto superior direito da folha do processo.
           A primeira folha do processo recebe o número 1. As outras folhas serão numeradas de forma sequenciada pelas unidades onde o processo for tramitado. A capa do processo não pode ser numerada. Além disso, os documentos de formas e formatos diferenciados não podem ser partes integrantes do processo, a não ser como anexos ou apensos.
           O processo dever ser sempre iniciado pela unidade de protocolo. Caso a numeração da pagina esteja rasurada, o funcionário deve apor um ”X”, cobrindo a numeração, e colocar outra numeração de pagina logo abaixo da que foi rasurada.

    Fonte: Prof. Roselene Candida
  • CERTO

    Processo/Protocolado:
    A frente da 1ª folha das capas dos processosnão poderá ser carimbada, receber notas ou escritos de qualquer natureza, com exceção do número de caixa de arquivamento. capa do processo compreende: pasta com janela + folha de rosto.
    Os processos ou protocolados com capas danificadas ou desgastadas deverão ser encaminhadas ao setor de Protocolo da Unidade para substituição.
    Nenhum  processo/protocolado  poderá  ter andamento sem que todas as suas folhas estejam devidamente numeradas e rubricadas e os espaços em branco regularmente inutilizados

    Fiquem com Deus e bons estudos.
  • GABARITO CERTO.

    O carimbo tem o campo de número e rubrica.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério de Sousa.


ID
811957
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No caso de juntada de documento ou processo em caráter definitivo, deve prevalecer, para referência:

Alternativas
Comentários
  • letra A

  • ANEXAÇÃO: Juntada em caráter definitivo, na qual prevalece, para referência, o número do processo mais antigo.


ID
811960
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação à apensação, NÃO se pode afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • DICA: O APENSO, nunca, jamais integra um processo. É uma juntada de caráter temporário.

  • APENSAÇÃO: Juntada em caráter temporário, feita com o objetivo de elucidar ou subsidiar a matéria tratada, conservando cada processo a sua identidade e independência.

  • Gabarito: A

     

    APENSAÇÃO - Juntada, em caráter temporário, com o objetivo de elucidar ou subsidiar a matéria tratada, conservando cada processo a sua identidade e independência.


ID
844111
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O processo de recebimento da correspondência diária deve obedecer a três etapas:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    Primeiro: o Recebimento(recolhimento) Segundo: leitura ou seja ver o assunto. E por ultimo a classificação,  ou em sigiloso ou particular ou Ostensivo(ordinário).
  • GABARITO D

    Lembrando que em caso de documento sigiloso e particular não ocorre a abertura do envelope, tão somente o envio ao seu destinarário de origem.

     

    Se estiver esquivocado me corrijam.

     

    Bom estudos....Avante!!!

     

  • REcolhimento?? alguém poderia me explicar isso? Que eu saiba recolhimento é apenas para arquivo permanente.,

  • A correspondência é recolhida, faz-se a leitura e a classificação. A classificação é feita a partir do Plano de Classificação de Documentos da Instituição.

    Resposta: D 

  • GABARITO: D

    Quanto ao recebimento, se a correspondência for pessoal, entrega-se ao diretamente ao destinatário. Já se o documento for oficial, analisa-se se é ostensivo ou sigiloso. No caso de ostensivo, a correspondência deve ser aberta e analisada. Os sigilosos são entregues diretamente ao destinatário.

  • Etapas da documentação Recebimento Leitura Classificação

ID
870715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere às atividades de protocolo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • UNIDADE DE ARQUIVAMENTO
    1 - Menor conjunto de documentos reunidos de acordo com critério preestabelecido, que pode denominar-se caixa-arquivo, dossiê, maço, pasta, etc.
    2 - Documento tomado por base, para fins de classificação, arranjo, armazenamento e notação.

    FONTE: 
    http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/dir-gerais/dgcon/degea/dicionario-arquivistico
  • Complementando o que o Paulo Elias Scur falou.
    Vamos a um resumo sobre juntada.
    Primeiro, a juntada de processos será executada pelo protocolo central ou setorial da unidade correspondente.
    Segundo, quando for por anexação temos os seguintes pontos:
        definitivo
        prevalece o número do documento mais antigo.
    Terceiro, quando for por apensação temos os seguintes pontos:
        é temporária
        não fazem parte do processo original
        
    Acho que o que é cobrado normalmente sobre esse assunto é isso.
    Bons estudos a todos.
    Fiquem com Deus.
         
  • d) Correta - Juntada é a união de um processo a outro, ou de um documento a um processo realizando-se por anexação ou apensação.
    Juntada por Anexação é a união definitiva e irreversível de um ou mais processos/documentos a um outro processo considerado principal, desde que pertencente a um mesmo interessado e que contenham o mesmo assunto.
    Juntada por Apensação é a união provisória de um ou mais processos a um processo mais antigo, detinado ao estudo e a uniformidade de tratamento em matérias semelhantes, com o mesmo interessado ou não.
  • a) A anexação é um tipo de juntada definitiva.

    b) O documento apensado possui decisões independentes em processos semelhantes.

    c) A apensação é um tipo de juntada temporária.

    d) Correta

    e) Anexação juntada definitiva.

    Dica: http://www.professordarlan.com.br/dicas.html

  • Os processos e os dossiês constituem unidades de arquivamento.

    Correto - Razão:

    -Princípio da Unicidade:

    Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

  •  JUNTADA DE PROCESSOS
     
    É a união de um documento a processo ou de um processo/protocolado a outro, 
    com o qual tenha relação ou dependência. A juntada de um processo a outro processo 
    pode se dar por anexação ou apensação e apensação.
     
    Juntada por Apensação
     
    União provisória de dois ou mais processos para estudo, informações e decisões 
    visando a uniformidade de tratamento em matérias semelhantes, com o mesmo 
    interessado ou não.
    Os processos apensados continuarão a ter existência própria e decisões 
    distintas, mantendo sua numeração original. 
     
    Juntada por Anexação
     
    É a juntada definitiva de um processo a outro, passando ambos a constituírem 
    um só documento, obedecendo seqüencialmente a numeração do processo mais 
    antigo/principal. Deve-se anotar na capa do processo principal a numeração dos 
    processos anexados. 
  • Só acrescentando já que ninguém falou sobre a resposta CORRETA !

    Dossiê: Unidade de arquivamento composta de documentos diversos, pertinentes a determinado assunto ou pessoa.

    Processo: Unidade documental em que se reúenm oficialmente documentos de natureza diversa, no decurso de uma ação administrativa ou judiciária, formando um conjunto materialmente indivisível.

    Ambos são 
    constituem unidades de arquivamento.
  • Juntada por Apensação
    União provisória de dois ou mais processos para estudo, informações e decisões 
    visando a uniformidade de tratamento em matérias semelhantes, com o mesmo 
    interessado ou não.
    Os processos apensados continuarão a ter existência própria e decisões 
    distintas, mantendo sua numeração original. Registrar a ação no SIE. O(s) 
    despacho(s) deve ser dado em cada processo. Deverão estar presos por barbante ou 
    elástico.
    Juntada por Anexação
    É a juntada definitiva de um processo a outro, passando ambos a constituírem 
    um só documento, obedecendo seqüencialmente a numeração do processo mais 
    antigo/principal. Deve-se anotar na capa do processo principal a numeração dos 
    processos anexados. Registrar a anexação do SIE e lavrar no processo o “Termo de 
    Juntada por Anexação” na última folha do processo mais antigo, com carimbo ou 
  • o que está errado na ultima alternativa é exatamente quando a questão fala que: " prevalecendo o número de documentos mais recentes", na realidade a numeração que prevalece é a antiga, pois quando você anexa (definitiva) deve ser adicionado letras ao número, pois o documento não pode ser rasurado para evitar fraudes.
  • Gente, já vi várias questões do cespe em que diz ser o dossiê uma unidade de arquivamento. Portanto, guardem a informação para as próximas provas da cespe. Se aparecer dossiê como unidade de arquivamento, está correto :)

  • Para facilitar a memorização:

    aPensação = Provisória

    aNexação  = defiNitiva

  • Vamos analisar item a item para encontrar os erros:

    A) A anexação de documentos é permanente.

    B) Os documentos apensados não fazem parte do processo original.

    C) A apensação é a juntada de documentos em caráter temporário.

    D) Os processos e os dossiês constituem unidades de arquivamento.

    E) A anexação é a juntada do documento ou processo a outro processo, prevalecendo o número do documento mais antigo, que é o principal.

    Portanto está correta a alternativa de letra "D".
  • a) A anexação é um tipo de juntada DEFINITIVA.



    b) O documento apensado possui decisões independentes em processos semelhantes.



    c) A apensação é um tipo de juntada TEMPORÁRIA.



    d) Correta



    e) Anexação juntada definitiva.

  • a) A anexação é um tipo de juntada DEFINITIVA.

    b) O documento apensado possui decisões independentes em processos semelhantes.

    c) A apensação é um tipo de juntada TEMPORÁRIA.

    d) Correta

    e) Anexação juntada definitiva.


ID
877150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito dos documentos de arquivo, julgue os itens a seguir.

O ofício e o memorando são espécies de correspondências próprias do serviço público. As empresas privadas utilizam a carta como espécie documental de correspondência.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta!

    Conceitos dos documentos quanto à espécie.

    Mensagem
    Ofício: correspondência de carácter oficial, equivalente à carta, trocada entre autoridade.
    Circular:
    Relatório
    Requerimento
    Despacho
    Exposições de motivos
    Aviso
    Notas
    Carta: é a forma pela qual as empresas, instituições, se dirigem aos particulares em geral
    Memorando
    Edital
    Certidão
    Ata
    Regimento
    Regulamento
    Ordem de serviço
    Lei
    Decreto
    Portaria
    Decreto-lei

    Que Deus ilumine a todos!
  • Memorando

            O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

            Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

      Ofício
        

    Tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si. No caso do ofício, também com particulares.

    Assim, não entendi o porquê da questão estar CORRETA, haja vista que esse conteúdo foi extraído do 
    MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, 2a edição, revista e atualizada.

    Vai entender o CESPE!!!

  • Errei porque tb  pensei como vc, persistência.
  • Também pensei como os colegas acima, alguem poderia nos esclarecer melhor o motivo do gabarito dar como correto a resposta?
  • Classificação do documento quanto à espécie:

    Atos de correspondência: aviso, carta, memorando, mensagem, edital, intimação.

  • Olá Pessoal! Persistência-êxito,

    Eu acredito que a questão esteja correta porque ela está tratando de noções de arquivologia, e não de redação oficial (inclusive, a assertiva não contradiz os trechos que você colou do Manual de Redação da Presidência).

    Aqui o examinador cobrou o seguinte assunto >>> Classificação de Documentos (um dos conceitos iniciais da arquivologia), a qual se dá por meios das 4 classificações subsequentes:
    1) Quanto ao gênero (textuais, iconográficos, sonoros, filmográficos, informáticos (digitais), cartográficos e micrográficos). 

    2) "Quanto à Espécie/Tipologia Documental: os documentos são classificados de acordo com seu aspecto formal (aparência que assume de acordo com as informações) e sua função (o objetivo para o qual o documento foi produzido).
    Como exemplo, temos o Contrato. O contrato apresenta as informações de forma que se possa identificá-lo como contrato: possui identificação das partes, do objeto, das condições, cláusulas, etc. O contrato então é uma espécie documental (considerando o aspecto formal).
    Para saber a tipologia documental, ou simplesmente tipo, acrescentamos a função. No caso do contrato, acrescentamos, por exemplo, aluguel de imóvel. Então a função do contrato é realizar um acordo de aluguel de imóvel.
    Em resumo, temos o contrato (espécie) de aluguel (função). Essa ideia pode ser aplicada a vários outros documentos. Vejamos alguns exemplos:
    Alvará (espécie) / Alvará de funcionamento (tipo)
    Declaração (espécie) / Declaração de bens (tipo)
    Relação (espécie) / Relação de bens patrimoniais (tipo)" (FONTE: Professo Mayko Gomes - Ponto dos Concursos);
    3) Quanto à extensão de atuação;
    4) Quanto aos estágios de evolução.

    No caso da questão, é correto afirmar que o OFÍCIO e o MEMORANDO são ESPÉCIES de correspondências (de acordo com o que foi exposto acima), assim como tal classificação se aplica também as cartas. 
    Espero que ajude a compreender! 
    Bons estudos!
  • Ademais, a questão disse "próprios" e não exclusivo. Assim, a Adm. privada pode utilizá-los.
  • Justamente, também errei a questão. Pois, o que impede uma empresa privada de utilizar oficio e memorando como meios de correspondências na sua Administração?
  • Galera, Memorando, Ofício etc são comunicações de caráter oficial e que só podem ser expedidos pela Administração Pública, ou seja, pode ser entre a própria Adm Pública ou entre a Adm Pública p particular, mas nunca de particular p Adm Pública.
    Exemplo prática da vida: Quando a Vivo manda a fatura p nossas casas nao é através de carta? Por isso, a carta é utilizada como comunicação própria entre particulares, conforme a questão abordou.
    Espero ter ajudado!
  • Correto!

    Ofício e memorando são próprios do serviço público.

    Memorando é utilizado apenas no serviço público.

    No caso do ofício, pode ser utilizado também entre serviço público e particulares, mas não entre particulares.
  • Amigo flex  da pra parar de pedir fontes e comentar alguma questão!!!!
    Obs: desculpe mais em todas vc faz o mesmo comentário.
  • É PARA de ficar pedindo fonte.. procura no google aii!! que chatura!!
  • Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.  Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.  Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.
    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm


    Assim, julgo certa a afirmação. Observando que o Ofício também servirá para comunicação entre Administração Pública e particulares.

  • No livro "Arquivos Permanentes" (Heloísa Liberalli Bellotto), na página 93, há uma listas das espécies documentais e dentre os listados estão a carta, o memorando e o ofício. 

  • Ofício e memorando são próprios do serviço público.

    Memorando é utilizado apenas no serviço público.

    No caso do ofício, pode ser utilizado também entre serviço público e particulares, mas não entre particulares.

  • Desde quando memorando só é utilizado no serviço público. Risível essa questão ser considerada correta. Quer dizer que numa grande empresa um setor que se corresponda com outro, da mesma empresa, vai mandar uma carta e não um memorando. Francamente CESPE querendo moldar a realidade a seu bel prazer.

     

     


ID
903628
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em muitos órgãos públicos, como no BNDES, existem muitos documentos que necessitam ser unidos a outros documentos ou processos, em caráter definitivo, pois deles fazem parte, prevalecendo para referência, o número do processo mais antigo.

Essa ação é conhecida arquivisticamente como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Juntada por anexação - é a juntada em carater definitivo, na qual prevalece, para referência, o número do processo mais antigo.

  • b) correta
    JUNTADA - É a união de um processo a outro, ou de um documento a um processo. Realiza-se por Anexação ou Apensação.
    JUNTADA POR ANEXAÇÃO - É a união definitiva e irreversível de um ou mais processos/documentos a um outro processo considerado principal, desde que pertencentes a um mesmo interessado e que contenham um mesmo assunto.
  • Inserção: Une dois documentos ou um documento a um processo.
     
    Anexação: Faz a união definitiva e irreversível de um ou mais processos a outro processo, desde que pertencentes a um mesmo interessado e que contenham o mesmo assunto.
     
     Apensação: Faz a união provisória de um ou mais processos a outro processo, desde que contenham matérias semelhantes, com mesmo interessado ou não.
     
    Para fazer a inserção, anexação e apensação no SIPAR, é necessário que os registros a sofrerem a ação estejam na posse do órgão.
  • olá pessoal, DICA boba, mas, tem me ajudado!!
    ANEXAÇÃO: FIXO - DEFINIRIVO
    APENSAÇÃO: PROBISÓRIO
    bons estudos.
  • carater definitivo= anexacao

    carater temporario= apensacao

    gab. B

  • ANEXAÇÃO = DEFINITIVA


ID
947977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação às atividades inerentes ao setor de protocolo, julgue os próximos itens.

É vedada a abertura dos envelopes que apresentam características oficiais associadas ao termo confidencial.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque pela lei de acesso à informação não existe mais documento sigiloso confidencial.

  • Fiquei com a mesma dúvida, Tinaizinho. E olha que a questão é recente.

  • "É vedada a abertura"... que ridículo! Então ninguém poderá abrir o envelope? Então pra que ele existe?

  • o item esta CORRETO

  • Ao usuário Perseverador: não é que ninguém possa abrir o envelope. Leia bem a questão, ela fala especificamente do setor de protocolo. Marilena Leite Paes diz que o setor de protocolo deve abrir as correspondências de caráter ostensivo e encaminhar aquelas de caráter sigiloso aos respectivos destinatários. Quanto ao "confidencial", creio ser um erro de formulação, cabível de recurso, inclusive.

  • Questão correta, a correspondência confidencial/particular, não deve ser aberta ou registrada, deve ser encaminhada ao destinatário, outras ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - MPU - Técnico Administrativo

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Sigilo; 

    Correspondência oficial em cujo envelope haja indicação de particular não deve ser aberta, mesmo que trate de assunto específico das atividades da instituição destinatária.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Técnico Administrativo Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Protocolo; 

    As rotinas de protocolo compreendem o recebimento do documento, o registro do documento no sistema e a distribuição do documento ao(s) destinatário(s), não sendo estendidas essas rotinas aos documentos de caráter particular.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2009 - MI - Assistente Técnico Administrativo

    Disciplina: Arquivologia

    A correspondência particular não deve ser expedida pelas unidades de protocolo — central ou setorial — do órgão.

    GABARITO: CERTA.

  • Utilizando-se das interpretações que o cespe nos força; devo crer que o envelope jamais poderá ser aberto.

  • Não entendi porque o pessoal se assustou com essa questão, achei tão obvia. Talvez vocês não tenham lido o texto. Ele diz que é vedado o setor de protocolo abrir envolopes confidenciais.

    Corretíssimo.

  • É importante observar que a correspondência oficial, mesmo quando enquadrada em qualquer dos itens descritos, NÃO DEVERÁ SER ABERTA quando o envelope contiver as indicações de CONFIDENCIAL, RESERVADO, PARTICULAR ou equivalente (PAES, p. 33).

  • Pessoal, depois de eu ter resolvido milhares de questões sobre esse assunto,concluí que, sempre que os documentos arquivísticos forem de caráter SIGILOSO (sejam confidenciais, reservados, particulares) eles serão enviados diretamente ao destinatário sem qualquer ação prévia (ex:registro, classificação). Portanto, questão correta.


ID
955312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens, relativos a arquivologia.

Correspondência oficial em cujo envelope haja indicação de particular não deve ser aberta, mesmo que trate de assunto específico das atividades da instituição destinatária.

Alternativas
Comentários
  • "A correspondência pode ser ainda oficial ou particular.
    Oficial é a aquela que trata de assunto de serviço ou de interesse específico das atividades de uma instituição.
    Particular é a de interesse pessoal de servidores de uma instituição”. (Marilena Leite Paes, 3º edição, pág. 31)
    A questão está falando de correspondência oficial que vem com a indicação de particular no envelope, o que é diferente de correspondência particular.  Exemplo de correspondência oficial com nome de servidor em segundo plano:
    "Ao Departamento de Exportação
    Companhia de Flores Tropicais
    Dr. João Galvão
    Rua Violeta, 213
    23500 - Rio de Janeiro - RJ" (Marilena Leite Paes,3º edição, pág. 32)

    No caso da questão, seria uma correspondência oficial identificada de forma parecida com essa e que viesse com a indicação de particular. Já um exemplo de correspondência particular seria uma fatura de banco para esse João (interesse pessoal).

    “Quando a correspondência é encaminhada, em geral fechada, a uma instituição, há que se identificá-la por suas características externas, para que, se oficial, possa ser aberta, devidamente registrada e remetida ao destino correto.” (Marilena Leite Paes,3º edição, pág. 31)
    Então, em regra: se oficial, deve ser aberta.

    No entanto:
    “É importante observar que a correspondência oficial, mesmo quando enquadrada em qualquer dos itens descritos, NÃO DEVERÁ SER ABERTA QUANDO O ENVELOPE CONTIVER AS INDICAÇÕES DE CONFIDENCIAL, RESERVADO, PARTICULAR ou equivalente.” (Marilena Leite Paes,3º edição, pág. 33)
    Conclusão: não poderá ser aberta!
    Obs.: Após a Lei nº 12.527/2011 e o Decreto nº 7.724/2012 (que regulamenta tal lei) terem entrado em vigor, a classificação "CONFIDENCIAL" passou a não existir mais!

    Muitos devem ter acertado achando que essa correspondência com indicação de particular era sinônima de correspondência particular, mas poderiam errar uma questão futura mais capciosa...
  • Os documentos são abertos pelo setor de protocolo para que sejam devidamente classificados, salvo os particulares ou sigilosos que não serão abertos (mesmo que o assunto seja tema pertinente às atividades do órgão) e deverão ser encaminhados aos seus respectivos destinatários sem a necessidade de classificação. 
    Gabarito: certo
  • COMO VIMOS ESTA É UMA ATIVIDADE DO PROTOCOLO.

    PROTOCOLOS

    Podemos dizer que o protocolo executa as seguintes ações:

    - recebimento de correspondência (malotes, etc)

    - separação da correspondência oficial da particular

    - colocação de carimbo ou etiqueta de protocolo, com dados como data, hora do

    recebimento e outras informações pertinentes.

    - elaboração de resumo do assunto.

    - encaminhamento ao indivíduo ou órgão destinatário.

    - controlam os documentos que ainda tramitam no órgão.

    - expedição de correspondências.

  • Particular e ponto final.

  • A correspondência com indicação de particular, assim como a de sigiloso, deve ser enviada diretamente a seu destinatário, sem qualquer anotação ou registro em sistema de controle.

    De fato, somente os documentos oficiais ostensivos devem ser abertos, lidos e registrados no protocolo, e distribuídos aos destinatários segundo serviços dos mesmos.

    Gabarito do professor: Certo
  • As correspondências de caráter particular recebidas pelas unidades de protocolo deverão ser encaminhadas diretamente ao destinatário SEM ser abertas. CERTO

     

    As correspondências que contiverem no seu envelope as expressões "Confidencial”, “Reservado”, “Particular” ou expressão semelhante não devem ser abertas, lidas e resumidas pelo setor de protocolo, devendo ser imediatamente entregue ao seu destinatário. CERTO

     

    Quando o envelope contiver as indicações de confidencial, reservado, particular ou equivalente, a correspondência oficial deverá ser aberta estritamente pelo destinatário.CERTO

     

    A Professora Marilena Leite Paes afirma que a correspondência oficial, quanto estiver com indicações de confidencial, reservado, particular ou equivalente, não deve ser aberta.

     

     

    Gabarito: CERTO

  • CORRETO

     

    NÃO PODEM SER ABERTAS E NEM REGISTRADAS!

    O protocolo é responsável pelo recebimento de todas as correspondências. Quando essas forem PARTICULARES ou SIGILOSAS, o protocolo deve entregá-las diretamente a seus destinatários.

     

     

    FONTE: Anotações - Aulas de aquivologia - profª Daliane Silvério.

  • NÃO É SEU!!!!!! NÃO MEXA!!!!!! DUVIDO QUE VOCÊ VAI ERRAR NA PRÓXIMA!!!!!!

  • A correspondência com indicação de particular, assim como a de sigiloso, deve ser enviada diretamente a seu destinatário, sem qualquer anotação ou registro em sistema de controle.

    De fato, somente os documentos oficiais ostensivos devem ser abertos, lidos e registrados no protocolo, e distribuídos aos destinatários segundo serviços dos mesmos.

    Gabarito do professor: Certo

  • NÃO É MEU, NÃO MEXO! FOI O QUE MAMÃE ENSINOU.

     

  • O documento particular bate no protocolo e, imediatamente, é encaminhado a
    seu destinatário. E não importa o que tem dentro, pois o tema da correspondência
    somente será conhecido pelo destinatário, seja lá qual ele for.

    E só frisando: mesmo que o assunto seja tema pertinente às atividades
    do órgão, ainda assim não deverá ser aberto.

    No exercício de minhas funções públicas, eu posso muito bem receber um envelope com documentos para instrução
    de um processo, mas se a informação “particular” constar nele, como é que o
    protocolo ia saber o que tem dentro, já que não poderia abrir o documento?

     

    Pegou o detalhe?

     

    ITEM CERTO.

     

    Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini www.estrategiaconcursos.com.br Página 106 de 129
     

  • crime federal

  • art. 5º, XII, da Constituição Federal positiva a inviolabilidade do sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses na forma que alei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual 

  • A correspondência com indicação de particular, assim como a de sigiloso, deve ser enviada diretamente a seu destinatário, sem qualquer anotação ou registro em sistema de controle.

    De fato, somente os documentos oficiais ostensivos devem ser abertos, lidos e registrados no protocolo, e distribuídos aos destinatários segundo serviços dos mesmos.


    Gabarito do professor: Certo

  • Tanto comentário, achei até que era pegadinha!

  • impressão minha a prova de arquivologia estava difícil. l


ID
980929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a gestão de documentos.


O protocolo do MI deve ser responsável pela abertura e controle da tramitação de processos, enquanto aos arquivos cabe o registro dos outros documentos (correspondências, relatórios etc.).

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O registro também faz parte do setor de protocolo.

    Etapas do Protocolo:
    - Recebimento
    - Registro
    - Classificacão
    - Distribuição/Expedição
    - Movimentação/Tramitação
  • Complementando o comentário anterior, tramitação é uma rotina do protocolo e movimentação é outra. No caso da movimentação, é a rotina onde ocorre a expedição(movimentação externa) e distribuição(movimentação interna) dos documentos. E dentre as rotinas de protocolo citadas, ainda falta a autuação, que é a formação do processo. Assim, as rotinas de protocolo são: recebimento, registro, autuação, classificação, movimentação e controle da tramitação.

    (Prof. Darlan)
  • Só complementando as informações passadas pelo colega, as funções do protocolo são:

    Etapas do Protocolo:
    - Recebimento

    - Registro

    - Autuação ((transformar em processos)

    - Classificacão
    - Distribuição (interna(/Expedição (externa)
    - Movimentação/Tramitação

  • A questão erra ao falar "enquanto aos arquivos cabe o registro dos outros documentos (correspondências, relatórios etc.).", outras questões do próprio cespe ajudam a responder, vejam: 

    Prova: CESPE - 2010 - MPS - Agente AdministrativoDisciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Protocolo; 

    Protocolo é o serviço encarregado de recebimento, registro, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos. Caso faça parte de um sistema de arquivos, o protocolo pode, também, identificar os documentos de acordo com a classificação arquivística.

     GABARITO: CERTA.



     Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social - ArquivologiaDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Gestao documental; Tabela de temporalidade; Suportes documentais; 

    Um documento de arquivo (ofício, memorando, relatório, projeto etc.) pode ser protocolado em qualquer unidade de órgão ou entidade, mas a abertura de processo ou de um novo volume de processo deve ser feita, exclusivamente, no setor de protocolo. 

    GABARITO: CERTA.



    Fica aqui o meu apelo para a equipe do site  “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”.
  • Moço eu queria saber que  versão antiga era essa ?? 

  • também gostaria de saber! hahahaha

    todo comentário ela escreve isso.

  • As atividades dos serviços de protocolo são recebimento, classificação, registro, movimentação e expedição de documentos. Além disso, ele tem a função exclusiva de autuar processos.

    Arquivo cabe acondicionar e armazenar os documentos, além de prover sua conservação, mantendo-os em condições de acesso para o usuário pelo prazo de sua vigência.

    Sendo assim, todas as funções descritas no item são de responsabilidade dos serviços de protocolo.

    Gabarito do professor: Errado
  • registro é no protocolo

     

  • GABARITO: ERRADO

    Comentário:  MACETE MAROTO SOBRE  ATIVIDADES DO SETOR DE PROTOCOLO:

     

    MACETE: RERE AUTUCLA MC

     

    RE RECEBIMENTO;          

    RE REGISTRO

    AUTUAUTUAÇÃO;

    CLA CLASSIFICAÇÃO;

    MMOVIMENTAÇÃO (EXPEDIÇÃO / DISTRIBUIÇÃO);

    CCONTROLE DE TRAMITAÇÃO 

     

    Ø  Documentos que o protocolo NÃO está autorizado a abrir e registrar:

    - documentos particulares;

    - documentos sigilosos (ultrasecretos, secretos ou reservados).

     

    Ø  Documentos que o protocolo deve abrir e registrar:

    - ostensivos (ordinários).

  • Tanto a abertura e controle da tramitação de processos quanto o registro são atribuições do setor de protocolo.

     

    Gabarito: ERRADO 

     

    BONS ESTUDOS!!!

  • Essa questão também ajuda a responder:

    No processo de expedição de documentos, uma rotina de protocolo, todos os documentos devem ser contemplados, independentemente da espécie documental.

    Gabarito: certa

  • Essa questão também ajuda a responder:

    No processo de expedição de documentos, uma rotina de protocolo, todos os documentos devem ser contemplados, independentemente da espécie documental.

    Gabarito: certa

  • Para verificarem a versão antiga tão aclamada pela colega, basta irem ao menu, na tela inicial, ao lado do icone de ''pesquisar'' e clicar em ''versão antiga''. Mas pela antiguidade dessa colega, a versão que ela quer é a antiga da antiga; uma das primeiras. acho q não é mais disponível.

  • GABARITO OFICIAL:ERRADOOOOOOOOOOO

    GENTE COLOCANDO CERTO PQP.