SóProvas


ID
599329
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

No que se refere às normas de correspondência oficial, julgue os
itens que se seguem.

Redundâncias ou repetições desnecessárias prejudicam a concisão de um texto, qualidade especialmente importante em uma comunicação oficial. Para que se redija um documento oficial conciso, deve-se obedecer primeiramente ao princípio de economia de pensamento, que também pode ser entendido como princípio de economia linguística

Alternativas
Comentários
  •  O texto conciso é aquele que economiza PALAVRAS, alcançando o máximo de informações com o mínimo de palavras. Para que o texto seja conciso deve-se cortar palavras inúteis, evitar redundâncias, deixando o texto o mais enxuto possível. 
    Economia de pensamento remete à ideia de objetividade, que causa uma economia de ideias para que o texto vá direto ao ponto. Sem rodeios.
  • Pessoal,

    O item estava indo muito bem até que a banca afirmou que se deve obedecer primeiramente ao princípio de economia de pensamento, na verdade pelo que preconiza o Manual de Redação da Presidência da República, NÃO se deve obedecer o princípio de economia de pensamento. Portanto, o item está errado.

    Esse princípio de economia de pensamento ocorre quando queremos reduzir o texto e eliminamos um trecho importante, que não deveríamos ter retirado.

    Além disso, esse princípio não tem nada haver com o princípio da economia linguística, que é mais ou menos o contrário do que estou fazendo, pois eu poderia simplesmente dizer que o item está errado, pois NÃO se deve obedecer ao princípio de economia de pensamento, mas eu optei por ser prolixo e não economizei na "língua" para elucidar melhor a questão. Ou seja, escrevi demais, nos textos oficiais devemos ser o mais objetivo possível, curto e grosso.

    Informações extraídas do item 1.4, Capítulo I, do MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (disponível em http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/galeria-de-fotos/arquivos-importados/arquivos-pdf/manual-de-redacao-pdf
    ).

    1.4. Concisão e Clareza
    A    concisão  é  antes uma qualidade do que uma  característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue 
    transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é
    fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o
    texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições
    desnecessárias
    de idéias.
    O esforço de sermos concisos atende, basicamente ao princípio de economia lingüística, à mencionada fórmula
    de empregar o mínimo de palavras para informar o máximo. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia
    de pensamento
    , isto é, não se devem eliminar passagens substanciais do texto no afã de reduzi-lo em tamanho. Trata-se
    exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

  • Economia linguística não pode ser confundida com economia de pensamento.

    Ecomomia linguística é quando um texto consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras- Concisão.
  • Boa... Economia de pensamento... E o pior é que isso está escrito, mesmo.


    Segue mapa com aspectos gerais da Redação Oficial. Bons estudos.


  • A dica é ler duas vezes a questão: O perigo desse tipo de questão é que mistura trechos de frases que estão no manual de redação, com pequenas mudanças de palavras. Se lermos com muita pressa, caímos na armadilha de achr que está tudo certo, porque reconhecemos esses trechos que vimos antes!
  • Existe um princípio de economia linguistica, e a concisão atende a esse princípio. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acresentem ao que já foi dito.

    Fonte: Prof. Agnaldo martino
  • Apenas concordando com o comentário anterior, da colega Luana.
    Ser conciso é ser objetivo, a concisão não deve ser entendida como economia de pensamento, mas como economia de palavras. Um dos piores defeitos de um texto é a prolixidade, uma característica de quem é demasiadamente longo e demorado para explicar algo. O prolixo opõe-se ao simplista, que vai direto ao ponto para responder a uma questão. 



  • Economia de pensamento nunca. O certo é economia de palavras.

    Força, foco e fé!
  • Item certo, mas que não pode ser respondido de maneira automática como ja explanado muito bem pelos outros colaboradores.

  • Como o item esta certo THIAGO ANDRADE?
     -> Economia de pensamento nunca e sim economia de palavras 

    Não prejudique quem quer passar !!! 

  • Economia de pensamento é quando eu tô cansado e nem leio o enunciado direito pra responder rsrsrs