SóProvas


ID
599941
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No debate profissional contemporâneo, destaca-se a tese do sincretismo profissional. Nessa elaboração a estrutura sincrética do serviço social decorre principalmente da

Alternativas
Comentários
  • Para quem deseja aprofundar os estudos da tematica: Ver Netto,José Paulo.  A estrtura sincrética do Serviço Social .In Capitalismo Monopolista e Serviço Social, Capítulo 2.São Paulo, Editora Cortez :.

  • OpçaoB

     

  • Correta: A

    natureza social e histórica da profissão.

  • O Serviço Social brasileiro, desde os anos 1980 e da construção da hegemonia da teoria social crítica em suas fileiras profissionais, parece ser herdeiro, tanto em suas potencialidades quanto em suas limitações, desses traços da própria tradição marxista. Se, de um lado, operou avanços substanciais quanto ao desvendamento da natureza dessa profissão no interior do circuito de valorização do valor capitalista, apontando tanto particularidades profissionais quanto políticas e sócio-históricas, por outro, defrontou-se com as impostações da formação sócio-histórica brasileira e seu fundamental traço negação de direitos — a formação social, também aqui, impõe-se como elemento importante de determinação.

  • Gab A

    Dica para responder as questões de SS: ler, ler novamente, fichar (eu faço no word mesmo como um resuminho), revisar, revisar, questões e mais questões. Perfis no instagram não vão fazer isso por vcs, essa tarefa é de vcs, agora deixem de preguiça.

    O que foi: O Sincretismo foi um princípio constitutivo do SS”.

    “O sincretismo nos parece ser o fio condutor da afirmação e do desenvolvimento do SS como profissão, seu núcleo organizativo e sua norma de atuação. Expressa-se em todas as manifestações da prática profissional e revela-se em todas as intervenções do agente profissional como tal.

    Divide-se em:

    • SS como Sincretismo Científico ou Teórico: A análise do sincretismo teórico ou, como quer a tradição, científico, que articula o sistema de saber em que gravita o SS é uma operação que, no plano expositivo deve contemplar três segmentos argumentativos diferentes: as possibilidades do conhecimento teórico (científico) do ser social, a filiação teórica do SS e as suas próprias pretensões a erigir um saber específico.
    • Sincretismo e a Prática Indiferenciada: O SS buscava se afirmar como profissão aliada a necessidade de se distanciar das suas protoformas fazendo com que: recorre-se às contribuições das Ciências Sociais, generalizar uma sistemática de ação profissional e se esforçasse para construir uma documentação e instrumental próprios.
    • SS como Sincretismo Ideológico: Uma primeira operação necessária para deslindar (averiguar) o sincretismo ideológico do SS é aquela que aponta para a radical diferença entre o caldo cultural europeu e o norte americano, em todas as etapas evolutivas da profissão até os primeiros anos posteriores ao fim da 2ª GM.

    Fonte: NETTO, Jose Paulo. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2011 .

    *O cavalo prepara-se para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória. (Pv 21:31)