SóProvas


ID
600436
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A industrialização brasileira, durante grande parte do século XX, foi fomentada pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • Em decorrência das crises internacionais, as exportações (X) brasileiras diminuíram, o que culminou em dificuldades no BP e na escassez de divisas. A baixa capacidade de importar (M) e as desvalorizações cambiais (necessidade de reequilibrar o BP) reduziram sobremaneira as importações de bens industriais. Com isso, ocorreu o aumento da produção interna de mercadorias industrializadas visando a suprir a falta de importações. De acordo com a Teoria dos choques adversos, a escassez de divisas, referentes à exportações de café e aos  demais produtos, foi preponderante para o surto industrial na primeira metade do século XX.

    A industrialização induzida por exportações, defendida pela CEPAL, afirma que a expansão da industria se dava nos momentos de expansão da economia cafeeira. Portanto, haveria uma correlação positiva entre a economia cafeeira e o crescimento industrial. A expansão do setor cafeeiro provocava a expansão da renda e do mercado consumidor em decorrência do aumento da massa salarial. Tal condição gerava demanda por bens industriais.

    Referência: Soares, Fernando A. R. Economia brasileira: da primeira república ao plano real. Rio de Janeiro:Elsevier, 2011.