SóProvas


ID
600490
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Balanced Scorecard é uma técnica que tem como objetivo a integração e o balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho definidos por uma empresa, servindo de base para a avaliação empresarial. Essa técnica baseia-se em quatro perspectivas, na busca de resultados, formando um conjunto coeso e interdependente, com seus objetivos e indicadores se inter-relacionando.

Qual, dentre as abaixo relacionadas, NÃO representa uma perspectiva estratégica considerada nessa técnica?

Alternativas
Comentários
  • Em 1992, Kaplan e Norton publicaram um artigo na Harvard Business Review sobre um sistema de gestão estratégica para atingir objetivos de curto, médio e longo prazos, de maneira a integrar as perspectivas organizacionais mais relevantes. Trata-se muito mais de um sistema de medidas e indicares, no qual o foco principal reside no alinhamento da organização, das pessoas e das iniciativas interdepartamentais de maneira tal que permitam identificar novos processos para o cumprimento dos objetivos globais da organização. Deram o nome de Balanced Scorecard (BSC) para proporcionar um conjunto claro de objetivos das diversas unidades ou áreas da organização em uma abordagem estratégica que se desdobra em ações adequadas para sua realização, em termos de resultados.

    O BSC é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e se baseia em quatro perspectivas básicas, a saber:

    - Finanças: Para analisar o negócio do ponto de vista financeiro. Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis que permitem avaliar o comportamento da organização frente a itens como lucratividade, retorno sobre investimentos, valor agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organização adote como relevante para seu negócio.

    - Clientes. Para analisar o negócio do ponto de vista dos clientes. Inclui indicadores e medidas como satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais, bem como valor agregado aos produtos/serviços, posicionamento no mercado, nível de serviços agregados à comunidade pelos quais os clientes indiretamente contribuem etc.

    - Processos internos. Para analisar o negócio do ponto de vista interno da organização, Inclui indicares que garantam a qualidade intrínseca aos produtos e processos, a inovação, a criatividade, a capacidade de produção, o alinhamento com as demandas, a logística e a otimização dos fluxos, assim como a qualidade das informações, da comunicação interna e das interfaces.

    - Aprendizagem/crescimento organizacional. Para analisar o negócio o ponto de vista daquilo que é básico para alcançar o futuro com sucesso. Considera as pessoas em termos de capacidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional em termos de investimentos no seu futuro. Esta perspectiva garante solidez e constitui o valor fundamental para as organizações de futuro.

    Gabarito: Letra D

    CHIAVENATO, Idalberto. Introduçãoà teoria geral da administração. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1983.
  • BALANCED SCORECARD. O QUE NÃO É MEDIDO NÃO É GERENCIADO.

     

    “O que não é medido não é gerenciado”, já diziam Robert Kaplan e David Norton, autores da metodologia BSC Balanced Scorecard. Essa metodologia revolucionou o modelo de gestão estratégica. Baseada em Indicadores, com 4 perspectivas bem elaboradas e convergentes levou grandes organizações a mensurar seus KPIs (Key Perfomance Indicator).

    Estamos na era da Informação, tida também como a pós-modernidade. Desde meados 1990 quando Kaplan e Norton desenvolveram o BSC tivemos grandes avanços em ambientes corporativos, onde estabelecer metas apenas não era suficiente para alcançar os objetivos. Havia uma lacuna que não era preenchida, faltava mensurar, medir e então gerenciar.

    Sabemos que gerenciar envolve habilidades que requer conhecer do seu negócio, com base em sua estratégia, com uma gestão da informação bem focada em cumprir aquilo que foi planejado e realizar a sua missão e visão empresarial.

    Sendo assim, não há como gerenciar sem estabelecer relações de causa e efeito da sua empresa. Com o BSC a empresa pode não apenas medir, mas também provar se a estratégia traçada foi ou está sendo cumprida e se as “rodas do trem” estão nos trilhos certos.

    Vejamos esse gráfico representativo do BSC:

     

    Fonte: Modelo das Perspectivas baseado em “Kaplan e Norton (A estratégia em ação. p. 10)”

    As 4 perspectivas são intrinsicamente associadas à Estratégia Empresarial, que por sua vez se desdobra no Planejamento Estratégico.

    Perspectiva Clientes: Proporciona uma qualificação para que o objetivo tenha resultado satisfatório em aspectos como: satisfação, fidelização, retenção, captação e lucratividade. Também pode ter foco na consolidação da marca no mercado.

    Perspectiva Financeira: Promove alinhamento dos custos e receita. Foco em resultados financeiros propiciando aos acionistas uma visão de lucratividade.

    Perspectiva Processos Internos: Proporciona mitigar riscos e possíveis desvios de workflow que prejudique a eficiência e a eficácia dos processos operacionais como: retrabalho, desperdício, perda dentre outros fatores. Pode-se utilizar de metodologias BPM ou PDCA para auxiliar na gestão de processos.

    Perspectiva Aprendizado e Crescimento: Dentre as quatro essa é que se caracteriza por ser intangível, porém tem alto grau de importância no contexto organizacional. Tem como objetivo a formação e disseminação da cultura e do aprendizado interno da organização. Serve como termômetro para as outras três perspectivas do BSC.


  • Segundo Kaplan e Norton, Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas. 

  • Em um comentário de outra questão foi apresentada uma forma de memorização do BSC interessante que me deu bases para responder as demais: "Priscila aprendeu uma forma de ganhar mais dinheiro dos clientes."

    Priscila - Processo interno
    Aprendeu - Aprendizagem
    Mais dinheiro - Finanças
    Dos clientes - Clientes
  • A questão cobrou conhecimento sobre o Balanced Scorecard. A questão quer a alternativa que não traz uma perspectiva do BSC.

    O Balanced Scorecard (BSC) “é um sistema de gestão estratégica que foca na implementação e acompanhamento estratégico, permitindo alinhar o planejamento estratégico ao operacional, integrando as unidades de negócios, de apoio, equipes e indivíduos em torno das metas organizacionais gerais, a partir da utilização de um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não financeiros”. (MOREIRA, 2019, PÁG. 473)

    Esse sistema possui quatro perspectivas: a financeira, a de processos internos, a de crescimento e aprendizagem e a de clientes.

    Analisando as alternativas:

    A- CORRETA. Crescimento e Aprendizagem: Relaciona-se com a gestão de pessoas, liderança, motivação, clima e cultura.

    B- CORRETA. Clientes: Relaciona-se com o consumidor. Exemplos: prospecção de clientes, retenção e satisfação.

    C- CORRETA. Financeira: trata da visão dos investidores, como por exemplo, a lucratividade do negócio.

    D- INCORRETA. Planejamento não é uma perspectiva estratégica do BSC.

    E- CORRETA. Processos internos: tem relação com os processos já existentes na organização. São exemplos: a qualidade e a produtividade.

     

    Fonte: MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. 4ed. Jusposdium (pág. 474 a 476)

    GABARITO: LETRA D