SóProvas


ID
600790
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Cada vez mais, torna-se indispensável analisar os aspectos econômicos das decisões arquitetônicas e sua influência no custo de seu produto, o edifício. Tendo em vista a economia de custos da construção, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Olha que interessante: O quadrado otimiza a área utilizada, precisando de um menor perímetro que qualquer outro tipo de retângulo. Assim sendo, o perímetro, que constitui o comprimento total da fachada, vai ser menor e menos expensivo quando se utiliza um edifício de planta quadrada do que qualquer outro tipo de planta retangular. Este princípio da otimização é demonstrado pelos teoremas de cálculo integral e diferencial na área de otimização.
  • A questão foi baseada no livro "O custo das decisões arquitetônicas" do autor Juan Luis Mascaró.

    A) Como os planos verticais e horizontais que evolvem o edifício, normalmente, apresentam maior custo de construção, de manutenção e de uso, é conveniente que o partido arquitetônico obtenha o volume necessário a edificação com a máxima superfície exposta ao exterior. Incorreta. Os planos verticais e horizontais apresentam maior custo de construção (cerca de 75% do custo total), porém são as instalações gerais que apresentam maior custo de manutenção e uso ao longo da vida útil do edifício (60 a 70% do custo de manutenção e uso provém das instalações, aproximadamente).

    B) Análises orçamentárias da construção estimam que os planos horizontais representam aproximadamente 25% do custo total do edifício, os verticais 30%, as instalações 40% e o canteiro de obras 5%. Incorreta. As proporções aproximadas do custo total de um edifício são de 25% para os planos horizontais, 45% para os planos verticais, 25% para as instalações e 5% para o canteiro de obras.

    C) Os custos de construção das áreas internas de circulação de um edifício são diretamente proporcionais ao seu grau de compacidade. Incorreta. O índice de compacidade avalia a relação entre as paredes que envolvem o edifício e sua superfície. Sem considerar arestas e curvas, o índice de compacidade do quadrado é 88,6%, e dificilmente os projetos se aproximam dele. Quanto mais próximo desse número, menores serão os custos de construção. Áreas de circulação (geralmente corredores) possuem baixo índice de compacidade devido a forma retangular alongada. O custo de construção será inversamente proporcional ao grau de compacidade, e não diretamente.

    D) Para uma edificação térrea de área determinada, a forma mais econômica de planta em função da compacidade do projeto de arquitetura é a de um hexágono. Incorreta. A forma mais econômica de planta é o quadrado, com 88,6% de compacidade. O hexágono e outras formas de prismas como os pentagonais, hexagonais, e a forma circular, apesar de possuírem índice de compacidade superior ao quadrado, possuem custo de execução maior devido a complexidade de execução.

    E) Para uma mesma área de construção e mesmo número de pavimentos, os edifícios pavilhonares (comerciais ou residenciais) têm custo de fachada maior que os edifícios de planta quadrada. Correta. Os edifícios pavilhonares terão superfícies de fachada maiores, devido a sua forma retangular alongada (menor compacidade). Consequentemente, o custo da fachada será superior comparado a um edifício de planta quadrada.

  • Resposta perfeita essa da Andressa!!!! Um bom resumo pra gente :)