SóProvas


ID
601189
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base no enunciado a seguir e de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público Parte II – Procedimentos Contábeis Patrimoniais Aplicados à União, Estados, Distrito Federal e Municípios, válido para o exercício de 2011, responda às questões nº 58 e 61.

Para atender a qual princípio contábil aplicado à Contabilidade Pública, a contabilidade não pode se restringir ao registro dos fatos decorrentes da execução orçamentária, devendo registrar tempestivamente todos os fatos que promovam alteração no patrimônio?

Alternativas
Comentários
  • Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.”(Grifo não consta no original)

    Observa-se que, além do registro dos fatos ligados à execução orçamentária, deve-se a evidenciação dos fatos ligados à administração financeira e patrimonial, de maneira que os fatos modificativos sejam levados à conta de resultado e que as informações contábeis permitam o conhecimento da composição patrimonial e dos resultados econômicos e financeiros de determinado exercício.

    Nesse sentido, a contabilidade deve evidenciar, tempestivamente, os fatos ligados à administração orçamentária, financeira e patrimonial, gerando informações que permitam o conhecimento da composição patrimonial e dos resultados econômicos e financeiros.

    Portanto, com o objetivo de evidenciar o impacto no patrimônio, deve haver o registro da variação patrimonial aumentativa, independentemente da execução orçamentária, em função do fato gerador, observando-se os princípios contábeis da competência e da oportunidade. 
  • MCASP 2011, vol. II:

    PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE
    “Art. 6° - O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
    Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.” (Resolução CFC nº 1.282/2010)

    Falou em Tempestividade e/ou informações Íntegras.... vá direto em Oportunidade, sem medo de ser feliz.

    Abs,

    SH.
  • Gabarito: C


    Segue o bizu:

    -Princípio da Entidade

    ENTIDADE pertence ao PATRIMÔNIO e este é objeto da Contabilidade.


    -Princípio da Continuidade

    CONTINUIDADE FUTURA das operações da ENTIDADE


    -Princípio da Oportunidade

    OPORTUNIDADE de apresentar informações íntegras e tempestivas


    -Princípio do Registro pelo Valor Original

    REGISTRAR NO VALOR ORIGINAL os componentes do PATRIMÔNIO


    -Princípio da Competência

    registro das transações nas respectivas COMPETÊNCIAS (períodos)


    -Princípio da Prudência

    PRUDÊNCIA na adoção de ativos (menor) e passivos (maior)


  • Na verdade o patrimônio pertence à entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil".

  • Este princípio(oportunidade) não está contido no MCASP 7º Edição.