-
MATRIZ GUT:Trata-se de uma ferramenta utilizada para a análise das priorizações de TRATAMENTO DE PROBLEMAS.A Matriz GUT considera a Gravidade, a Urgência e a Tendência do problema:- GRAVIDADE: impacto do problema sobre operações e pessoas da empresa. Efeitos que surgirão a longo prazo em caso de não resolução do problema.- URGÊNCIA: o tempo disponível ou necessário para resolver o problema.- TENDÊNCIA: potencial de crescimento (piora) do problema.O enunciado da questão está errado, pois afirma que é possível estabelecer relação de causa-efeito, quando na verdade a Matriz GUT é utilizada na identificação e priorização de tratamento dos problemas.
-
A ferramenta da qualidade utilizada no caso da questão seria o Gráfico de Ishikawa. Também conhecido como diagrama espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito, o gráfico de Kaoru Ishikawa procura, a partir dos efeitos(sintomas dos problemas), identificar todas as possibilidades de causasque estão provocando esses efeitos.
-
A ferramenta de qualidade adequada ao caso em apreço é o DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO.
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito" ou "Espinha-de-peixe", é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o Gerenciamento e o Controle da Qualidade (CQ) em processos diversos de manipulação das fórmulas. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes.
Este diagrama também é conhecido como 6M pois em sua estrutura, todos os tipos de problemas podem ser classificados como sendo de seis tipos diferentes: Método, Matéria-prima, Mão-de-obra, Máquinas, Medição, Meio ambiente.
Segue abaixo o modelo gráfico (frequentemente é exigida sua identificação em concursos):
-
RESPOSTA: ERRADA
1 – Matriz G.U.T (para priorizar problemas a serem tratados)
Considera a Gravidade, a Urgência e a Tendência do problema:
Gravidade: impacto do problema sobre operações e pessoas da empresa. Efeitos que surgirão a longo prazo em caso de não resolução.
Urgência: o tempo disponível ou necessário para resolver o problema.
Tendência: potencial de crescimento (piora) do problema.
Exemplo da aplicação:
Matriz de Priorização –G.U.T – para priorização de problemas
PROBLEMAS --------------------------- -G U T Total Priorização
- Atraso na entrega 4 4 3 11 2°
- Alto gasto com materiais 2 2 1 5 4°
- Baixo índice de recompra 5 4 4 13 1°
- Problemas diciplinares 3 2 3 8 3°
-
Para ser bem claro e objetivo: a utilização da técnica GUT é recomendada para priorizar a resolução de problemas cujas causas são de ordem QUALITATIVA e nunca QUANTITATIVA.
-
Galera resumindo...quando falar em causa e efeito..já vamos procurar o escama de peixe..ISHIKAWA..
-
GUT não detecta problema, estudo o problema já exposto para fazer algo sobre ele.
-
Criado pelo químico Japones Kaoru Ishikawa, e também conhecido com Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de Peixe, esse diagrama expressa, de modo simples e fácil, a série de causas e efeitos de um processo ou um problema. O diagrama é uma forma seqüencial e ordenada para se descrever ou separar todas as fases e partes de um problema.
gabarito - errado
-
CAUSA-EFEITO DOS PROBLEMAS: DIAGRAMA DE ISHIKAWA.
PRIORIDADE DOS PROBLEMAS: MATRIZ GUT.
20%CAUSAS - 80%EFEITOS: PRINCÍPIO DE PARETO.
GABARITO ERRADO
-
DIAGRAMA DE ISHIKAWA >--\--/--<>
-
Lembrando que O BSC também tem como vantagem a identificação da relação de causa e efeito.
Q 982096.
-
Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama de Ishikawa, Diagrama Espinha de peixe ou diagrama 6M, são os nomes dados ao diagrama elaborado pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943, que se propõe a representar graficamente os processos de um projeto para facilitar o gerenciamento e o Controle de Qualidade.
Com ele, é possível maior eficiência na detecção de problemas da empresa e melhor condição de agir sobre eles. Na estrutura do Diagrama de Causa e efeito, as causas possíveis de um problema recebem seis tipos diferentes de classificação de forma hierarquizada. É uma das mais importantes ferramentas de gestão existentes.
As causas podem ser provenientes dos seguintes componentes:
1. Método
2. Matéria-prima
3. Mão-de-obra
4. Máquinas
5. Medição
6. Meio ambiente
Com esses 6Ms, é possível ter um panorama sobre os diferentes causadores de uma desarmonia em um processo e então, pode-se agir de forma isolada ou coletiva, partindo do ponto onde houve a identificação do problema. Isso é muito eficaz para poupar custos e tempo, bem como traçar um mapa preciso sobre efeitos de cada problema sobre a qualidade dos produtos e, as ações tomadas.
Em grande parte, esse tipo de diagrama é elaborado por toda a equipe de agentes que compõem um determinado processo, tendo como base um estudo de cada variação reportada por cada responsável de cada setor.
http://www.gestaoporprocessos.com.br/diagrama-de-espinha-de-peixe-ishikawa/
-
GABARITO: ERRADO
O diagrama de Ishikawa, que também é conhecido como espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito, é uma ferramenta que nos possibilita “entender” melhor um processo ou um problema.
No diagrama, pode-se estruturar e hierarquizar as principais causas que podem estar gerando um determinado efeito que queremos estudar. Ou seja, analisamos os efeitos e quais seriam as principais causas dele.
FONTE: (RENNÓ, 2013)
A Matriz GUT é uma ferramenta muito importante para a gestão de problemas dentro de uma empresa, e mostra-se bastante eficaz, apesar da simplicidade no desenvolvimento e manutenção. Ela é utilizada na identificação de problemas prioritários, enquadrando-os de acordo com gravidade, urgência e tendência. A grande vantagem em se utilizar a Matriz GUT é que ela auxilia o gestor a avaliar de forma quantitativa os problemas da empresa, tornando possível priorizar as ações corretivas e preventivas para o extermínio total ou parcial do problema.
MATRIZ GUT ---> ferramenta que auxilia na priorização de resolução de problemas.
Objetiva classificar cada problema de acordo com a Gravidade, Urgência e Tendência, em que:
--> Gravidade : trata do impacto que o problema gerará nos envolvidos, caso não seja resolvido, acarretará em médio e longo prazo.
--> Urgência : é o prazo, ou o tempo disponível para a resolução do problema, quanto menor o tempo, mais urgente será o problema que deverá ser resolvido.
--> Tendência: trata da probabilidade (ou do potencial) que o problema tem de crescer com o passar do tempo. Aqui é feita uma previsão da evolução do problema.
FONTE: https://www.treasy.com.br/blog/matriz-gut/