SóProvas


ID
60157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com dados do IBGE, 6,4% da população tem, hoje,
65 anos de idade ou mais e, em 2050, essa parcela corresponderá
a 18,8% da população. Com base nessas informações, julgue os
itens seguintes.

A análise SWOT aponta o envelhecimento da população brasileira como um dos exemplos de fraqueza do modelo de previdência social.

Alternativas
Comentários
  • O "envelhecimento da população brasileira" é um FATOR EXTERNO à instituição, portanto não pode ser classificado como Ponto Fraco, e sim como uma AMEAÇA.
  • o envelhecimento da População é uma ameaça q vem do ambiente externo e não um ponto fraco ou fraqueza
  • A população é o ambiente externo para a previdência. Assim, não pode ser definido como uma fraqueza (aspecto interno da organização)  . No caso em questão, o envelhecimento representa uma ameaça (fator externo)  para a previdência.

  • Assertiva errada. Na análise SWOT existem variáveis controláveis (forças e fraquezas) e incontroláveis (ameaças e oportunidades). O envelhecimento da população é uma variável incontrolável pela organização em epígrafe, então somente pode ser classificada como ameaças ou oportunidades. Entendo que para uma instituição como o INSS, que é responsável pela previdência social, certamente o envelhecimento da população é uma ameaça para seu modelo.
  • Quem contribui com a previdência é o trabalhador, um agente interno se esse está perdendo a capacidade de contribuir pode-se dizer que é uma fraqueza da organização,  no caso o INSS.

  • NEM MESMO JACKSON CONSEGUIU, COM TODA A SUA FORTUNA, RETARDAR/CONTROLAR O ENVELHECIMENTO. OU SEJA: TRATA-SE DE UMA VARIÁVEL INCONTROLÁVEL DO EMBIENTE EXTERNO. LOGO: UMA AMEAÇA!

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • O envelhecimento da população é um fator externo, e, portanto, uma AMEAÇA ao modelo de previdência social brasileiro.

    Bons estudos.