-
ORGANIZAÇÃO no prisma GERENCIAL: agrupamento humano q usam recursos p realizar atividades q visam um objetivo já traçado.ORGANIZAÇÃO como um PROCESSO: dividir o trabalho e recursos dando origem a uma Estrutura Organizacional. (PDCO)
-
A organização pode ser entendida sob os aspectos subjetivo e objetivo.
O primeiro citado na questão é o aspecto subjetivo: que vê a organização como o conjunto de pessoas que a integra.
O segundo é o objetivo, que aponta para a razão de ser da organização, para quê ela existe.
-
A palavra organização tem sido intensamente utilizada neste livro. Ela pode ser aplicada em dois sentidos diferentes, a saber:
1. Organização como uma unidade ou entidade social. Na qual as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos comuns. Neste sentido, a palavra organização significa qualquer empreendimento humano criado e moldado intencional mente para atingir determinados objetivos. As organizações podem ser empresas, órgãos públicos, bancos, üniversidades, lojas e comércio em geral, prestadoras de serviços e diversos outros tipos. Dentro desse enfoque social, a organização pode ser visualizada sob dois aspectos:
a - Organização formal: é a organização baseada em uma divisão racional do trabalho, na diferenciação e integração de seus órgãos e representada através do organograma. É a organização planejada, isto é, a que está oficialmente no papel, aprovada pela direção e comunicada a todos os participantes por meio de manuais de organização, descrições de cargos, de organogramas e de regras e
regulamentos internos. É a organização formalizada oficialmente,
b - Organização informal: é a organização que emerge espontânea e naturalmente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal e a partir dos relacionamentos interpessoais como ocupantes de cargos. A organização informal surge a partir das relações de amizades (ou de antagonismos) entre as pessoas e do surgimento de grupos informais que não aparecem no organograma ou em qualquer outro documento da organização formal.
2. Organização como função administrativa de organizar. E parte integrante do processo administrativo. Neste sentido, organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e suas atribuições.
Idalberto Chiavenato (2009)
-
Sequenciar trabalhos não seria da função planejamento?
-
GABARITO CORRETO
-
O enunciado apresenta corretamente os dois conceitos de organização.
Gabarito: CERTO
-
Questão CORRETA.
O nosso colega Aizen concurseiro, questionou se o termo "sequenciar trabalhos" não estaria ligado à função de PLANEJAMENTO!
Meu nobre colega, o PLANEJAMENTO está voltado para a parte estratégica do negócio, como o estabelecimento de objetivos, identificação de oportunidades de negócios e estudo do ambiente de negócios em geral. Após essa etapa, inicia-se o estabelecimento dos meios e dos recursos necessários para alcançar esses objetivos, e a função que tem esse papel é a ORGANIZAÇÃO. Essa função faz o meio de campo no que diz respeito a organizar recursos e distribuir trabalho e responsábilidades (sequenciar trabalhos). Logo depois vêm as funções de DIREÇÃO e CONTROLE finalizando o processo administrativo, também conhecido pelo mnemônico PODC.
"Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes". (Isaac Newton)
-
No âmbito da ciência da administração, a palavra organização é vista, precipuamente, sob dois ângulos diferentes:
O primeiro, é de organização enquanto Entidade Estruturada, ou seja, o conjunto de pessoas e recursos, que trabalham juntos para alcançarem objetivos comuns;
O segundo, é de organização enquanto Função Administrativa, ou seja, uma das funções administrativas que integram o processo organizacional (processo administrativo).
Fonte: Estratégia
-
Certo.
No âmbito da ciência da administração, a palavra Organização é vista, precipuamente, sob dois ângulos diferentes: O primeiro, é de organização enquanto Entidade Estruturada, ou seja, o conjunto de pessoas e recursos, que trabalham juntos para alcançarem objetivos comuns; O segundo, é de organização enquanto Função Administrativa, ou seja, uma das funções administrativas que integram o processo organizacional (processo administrativo).