SóProvas


ID
603169
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na montagem da estratégia organizacional para uma instituição pública, a avaliação das variáveis externas, consideradas não controláveis, envolve a análise do ambiente social, político, econômico e legal. As variáveis internas, por outro lado, estão relacionadas

Alternativas
Comentários
  • Letra A
     
    Note que todas as outras alternativas tratam de fatores externos (fiquei com certo receio na letra B, pois as estruturas e processos organizacionais, ao meu ver, também fazem parte do ambiente interno, embora o comportamento das pessoas seja sem sombra de dúvidas o mais certo aqui).
  • Belo comentário do colega Klaus... entretanto eu fiquei mais pro lado da B do q A...

    "ao comportamento das pessoas frente aos novos desafios para o setor público brasileiro."

    A meu ver esses desafios decorrem do ambiente social/político etc... Os novos desafios p/ o setor público surgem de variáveis externas...

    Já estruturas e processos Organizacionais Existentes ... sem dúvida q são variáveis internas...

    O órgão é bem estruturado? Como são seus processos? Eficientes? etc...

    Mas.... bola pra frente!

    Abs,

    SH.
  • Concordo com o colega Sérgio.
    Note que as variáveis internas dizem respeito a aspectos controláveis. 
    As estruturas e processos organizacionais são absolutamente controláveis. Só dizem respeito à forma como a organização decide se organizar.
    No setor público, o objetivo do órgão/entidade está definido em lei, mas a forma como se buscará atingir esses objetivos deve ser definida internamente.
    Concordo que a letra A também atende ao questionado pela banca, mas a letra B está absolutamente de acordo com o questionado.
  • eu também errei a questão, mas se for parar pra analisar "as estruturas e processos organizacionais existentes na organização pública" diz respeito a todas as estruturas e processos organizacionais que existem na organização pública como um todo, ou seja, o termo "organização pública" envolve tudo aquilo relacionado á administração pública, de forma abrangente.

    Logo, trata-se de um fator externo da instituição pública em questão, inserida num contexto maior que é o das organizações públicas com seus processos e estruturas.

    exemplo: Estou numa instituição pública, INSS por exemplo, e preciso efetuar a compra de materiais de expediente, para tanto necessito seguir um procedimento licitatório, o qual diz respeito a um processo obrigatório existente na organização pública, ou seja, um fator externo alheio ao INSS e que esta, por ser instituição pública, deve seguir.

  • Acredito que a questao deveria ter sido anulada pois gerou duvida consideravel. Tanto a opcao A esta abrangente quanto a opcao B, visto que a interpretacao quanto a "pessoas" pode incluir um grupo fora da instituicao.
    Poderia ter sido direcionado para "os servidores, funcionarios, colaboradores".
    A opcao B ao abordar "organizacao publica" esta fazendo uso de uma terminologia comum e poderia ser mais clara visto que  serve para especificar uma determinada organizacao/instituicao ou se referir a estrutura global da administracao publica.
  • Tb não concordo com este gabarito...a letra b está mais correta do que a letra A...comportamento das pessoas frente aos novos desafios para o setor público brasileiro, não significa que estas pessoas sejam "da organização"...ficou muito subjetiva esta frase.
    Se não existisse a letra b, aí a letra A seria a resposta...além do que comportamento das pessoas vc não controla e as variáveis internas são controláveis.
  • Olha, que questão esquista, hein?
    Concordo com os amigos acima e digo mais: pra mim poderia até ser a letra (C). Vejam o esquema dos elementos de uma análise interna segundo PORTER (perdão por ter postado em inglês, mas não encontrei em português):

    Notem que tanto as operações e estrutura da empresa, como a tecnologia utilizada por ela podem ser classificadas como elementos de ambiente interno.

  • Concordo com o comentário da Flávia. Exceto se você for um Hitler, é quase impossível controlar o comportamento das pessoas, principalmente frente a determinada realidade. Contudo, estruturas e processos organizacionais podem sim sofrer controle e intervenção. Péssima questão.

  • O que???

    ao comportamento das pessoas frente aos novos desafios para o setor público brasileiro?

    A questão nas especifica as pessoas, estas podem ser da organização, ou não...

    Que questão mal elaborada hein?

    Péssima!!!!

    Para mim, letra B está mais correta~!!!

  • É também errei a questão, mas se analisarmos bem esse item tem duas respostas  só que uma é mais correta que a outra,  segundo este entendimento. 

    Wright

    Na Administração Estratégica, a estratégia é o elemento unificador de todos os componentes da organização e sustenta-se em cinco pilares:

     RECURSOS (o interior);

     MERCADOS (o exterior);

     CULTURA ORGANIZACIONAL ( o “porquê”);

     ESTRATÉGIA (o “quê);

     ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ( “como”)

     Mobiliza todos os recursos no âmbito global da organização (sistema integrado);

     Visa ao alcance de objetivos de longo prazo;

     Estabelece o comportamento global da organização em relação a seu ambiente;

     É implementada por meio de táticas organizacionais;

     Desdobra-se em planos táticos e operacionais: integração de todos os esforços, ações simultâneas e coordenadas com filtragem e gradativa decomposição de objetivos.





  • Também errei, mas olhando os comentários, entendi!

    Lendo rápido dá pra se confundir fácil...

    Entendemos a letra B apenas como estruturas e processos da organização, o que estaria certo. Mas a pegadinha é: "existentes na organização pública"...

    então não tá falando numa visão da estrutura e processos da sua organização, mas de todos os processos e estruturas da Adm. Pública. Vendo por essa ótica, digamos que vc está na Instituição Pública BNDES, logo, a estrutura e os processos do BACEN, Caixa, MPOG, etc. são controláveis por vc??? Não!!

    Sendo assim, são variáveis externas!

    é um detalhe, ínfimo, mas que faz diferença!

  • As variáveis internas estão relacionadas aos pontos fortes e fracos e uma empresa ou instituição. Entretanto a questão é pura interpretação de texto, por eliminação o candidato teria que decidir entre as letras A e B, sabemos exatamente que dependendo do comportamento das pessoas poderemos ter um ponto forte ou fraco, ou seja, estaremos dentro de uma análise interna (variável interna como está no enunciado da questão). Entretanto as estruturas e os processos organizacionais também estão relacionados a uma análise interna.  Poderia se alegar que o processo organizacional pode gerar oportunidades ou ameaças para a empresa, o que seria uma análise externa. Mas sabemos que oportunidade e ameaças são forças incontroláveis que nascem fora da empresa. ESSA QUESTÃO DEVERIA TER SIDO ANULADA PELA BANCA IADES. Mas como se trata de uma banca de insignificante repercussão e posicionamento bastante parcial adotou-se a letra A. É racional, lógico e indiscutível que tal questão em 2011 deveria ter sido execrado do concurso público da Procuradoria Geral do Distrito Federal.


  • Questão realmente dúbia e passível de anulação. As duas opções A e B estão corretas. Entretanto, banca é banca e faz o que quer;- )


     

  • Questão realmente dúbia e passível de anulação. As duas opções A e B estão corretas. Entretanto, banca é banca e faz o que quer;- )


     

  • Essa banca é tosca mesmo, por isso estou estudando as questões dela aos mínimos detalhes para fazer a prova!

  • comportamento das pessoas controlável? Só com lavagem cerebral. PESSOAS - servidores da organização ou população?

  • A questão não esta dificil, pois o maior problema mesmo em muitos lugares tanto no privado como no público, são as pessoas o maior problema para a mudança de mentalidade, sair da área de conforto, achei até simples a questão.

  • Agorasim entendi essa questão. Variáveis internas são às que podem ser "CONTROLADAS". Das alternativas a única que se é possível "controlar" é o comportamento das pessoas, inda que esses comportamentos sejam devidos a novos desafios para o setor público, que são fatores externos. Nem tecnologia adotada, nem estrutura e processo organizacional, nem normas importas e nem modelo de gestão podem ser controlados pois dependem de questões políticas, econômicas e legais como no próprio enunciado diz.

  • A teoria contingencial classifica as variáveis em:

    - estrutura e comportamento organizacional: variáveis dependentes/internas

    - ambiente e tecnologia: variáveis independentes/ externas