SóProvas


ID
603172
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Planejamento Estratégico Organizacional possibilita estabelecer o rumo a ser seguido pela organização, com vistas a obter um nível de otimização na relação desta com o seu ambiente. Normalmente, é uma responsabilidade do nível institucional da organização e diz respeito tanto a formulação de objetivos quanto a seleção dos cursos de ação a serem seguidos. Julgue os itens a seguir em relação ao tema.

I- Existe metodologia universal para o desenvolvimento do planejamento estratégico. Esta metodologia deve considerar que as organizações são similares em relação ao ambiente e afetadas igualmente pelas incertezas futuras.

II- Depois de formalizado, o planejamento deve ser seguido a risca, não podendo ser modificado ou alterado, garantindo assim o sucesso das ações propostas.

III- A análise de SWOT (Debilidades, Oportunidades, Forças e Ameaças) é uma maneira eficiente de identificar os pontos fortes e fracos (internos) de uma organização, bem como examinar as oportunidades e as ameaças que poderão ser enfrentadas no ambiente de atuação.

IV- A definição da missão é fundamental para os stakeholders de uma organização, uma vez que estes não participam do organograma interno.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • I - Incorreto. Não existe "receita de bolo" para planejamento estratégico.

    II - Incorreto. Todo plano é passível de ser modificado ao longo do tempo.

    III - certo.

    IV - Incorreto. funcionários, donos da empresa são exemplo de stakeholders que podem fazer parte do organograma da empresa.
  • Complementando: A origem do planejamento na moderna administração está na função Prever, uma das cinco funções básicas da Administração, propostas por Fayol, (Teoria Clássica da Administração – Henry Fayol , 1930) juntamente com as funções Organizar, Coordenar, Comandar e Controlar. Em meados do século atual, os adeptos da chamada Escola Neoclássica substituíram o Prever pelo Planejar (CHIAVENATO, 1983). Segundo Cunha (1995), planejamento estratégico é um processo que consiste na análise sistemática da situação atual e das ameaças e oportunidades futuras, e a conseqüente formulação de estratégias, objetivos e ações.
    I- Para Lorange e Vancil (1976), não existe uma metodologia universal de planejamento estratégico porque as empresas diferem umas das outras, em tamanho, em tipo de operação, em forma de organização, em filosofia, em estilo gerencial e, acima de tudo, em tipo de pessoas que a compõem. Para Djalma Oliveira (2011), É sempre necessário que seja analisada a realidade de cada empresa, do seu modelo de gestão, dos seus negócios, produtos e serviços, bem como dos fatores do seu ambiente, para que a decisão a respeito da melhor metodologia de planejamento estratégico seja realmente a mais acertada.
     
     
    II- É interessante lembrar que um plano deve ser modificado, sempre que necessário. Infelizmente, alguns dirigentes consideram que após confeccionado o plano estratégico, os trabalhos estão encerrados. Este é um grande erro, normalmente apontado como uma das causas do insucesso do processo. Um planejamento estratégico pode ser excelente, muito bem elaborado, com um diagnóstico completo e detalhado, mas se não houver o entendimento da necessidade de acompanhar as mutações em alta velocidade que ocorrem no mundo atual, o plano certamente estará condenado ao fracasso. Verifica-se que, cada vez mais, o processo de tomada das decisões é quase que instantâneo e constante. Como o planejamento estratégico é dinâmico este pode e deve ser alterado caso se identifique oportunidades ou ameaças novas, este pode ser modificado para contemplar seus objetivos. Marcovith (1972, p. 53) salienta que a manutenção de um nível de eficácia adequado em uma empresa exige elevado grau de percepção da dinâmica de seu ambiente, acompanhada de elevada capacidade de adaptação as oportunidades e ameaçaspertinentes a missão da qual ela deve incumbir-se.
    IV-Stakeholders:São os grupos de interesse que se relacionam, afetam e são afetados pela organização e suas atividades.Os Stakeholders podem ser:  Externo e Internoos Stakeholders externo atuam em um ambiente altamente fora da organização e os mais importantes são: Governo, Mídia e Marketing, Sindicatos, Fornecedores, Clientes, Competidores, Banqueiros e comunidade local. Os Stakeholders interno atuam dentro da organização, basicamente, Sócios, Diretores, Administradores financeiros, Presidentes.
  • Nota importante sobre a questão trata-se da questão da missão não ser para os stakeholders. Especificamente esta banca cobra sempre PERFOMANCE PRISM uma forma de gestão e definição missão, visão, valores com foco nos stakeholders.

    De maneira genérica está certo. Mas para esta mesma banca em outras quesões missão é para empresa, analisando os fornecedores, enfim todos stakeholders, tendo eles ciência desta missão.

  • Ahh se fosse fcc, DEBILIDADES??? tudo bem q é sinonimo de franqueza, mas, custa colocar o nome correto????

  • Stakeholder, é um dos termos utilizados em diversas áreas como gestão de projetos, comunicação social administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.

    Fonte: wikipedia.

    Stakeholder = parte interessada