-
- a) A departamentalização é
indicada para circunstâncias externas e mutáveis, pois induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para um melhor desempenho do produto.
- A departamentalização, em si, pressupõe uma certa rigidez, porque se assim não fosse, não haveria necessidade de criação de departamentos formais, a exemplo do que acontece na adhocracia
-
- b) A departamentalização permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores conforme as condições mudem, sem interferir na estrutura organizacional como um todo.
- Uma alteração na estrutura departamental certamente afetará a estrutura como um todo, porquanto as organizações tradicionais são constituídas por departamentos cujos tamanhos e atribuições são regimentalmente definidos. A departamentalização tradicional não constitui ferramenta para ambientes instáveis.
-
- c) A departamentalização permite à organização concentrar seus conhecimentos sobre as necessidades e exigências dos canais de mercado e distribuição.
- De fato. Quando os departamentos se concentram em suas atividades, podem ser utilizados departamentos para cuidar dos canais, especializando-se na formação dessas informações.
-
- d) A departamentalização facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto final. Assim, as diversas atividades de departamento tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal dos processos finalísticos.
- Uma das disfunções da departamentalização, apontada por Chiavenato, é exatamente a orientação para dentro. Os departamentos tendem a preocupar-se com suas próprias pessoas e processos, em detrimento do objetivo final da organização.
-
- e) A departamentalização facilita a inovação, já que requer cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto final.
- A departamentalização normalmente isola os funcionários, reduzindo os fluxos de cooperação e comunicação.
-
ixia cara vc comentou errado. Ele quer a única incorreta que foi a ltera C. eu marquei a letra A e errei
-
Desculpa, a situação foi engraçada, ri muito.
Mas que diabos é isso também? Existem diversos tipos de departamentalização, cada uma adequada a uma realidade, a um objetivo. Uma questão esdrúxula destas confunde até um colaborador mais experiente.
Abraços!
-
Essa questão está entre as mais sem nexo que já vi...
-
Pensei que era para marcar a certa e acertei...rsrsrsr...ou seja, devo estudar mais, pois na prova não terei essa sorte....mas uma coisa eu discordo, as alternativa consideradas como certas dependem do contexto, pois nem todas as departamentalizações tem todas as vantagens descritas, o examinador deveria especificar o tipo de departamentalização, ou colocar as vantagens de departamentalização em sentido amplo. Por isso marquei a "c" (foi a mais ampla que achei).
-
Alguém pode por gentileza, comentar o porquê do erro na letra c e se possível a fonte? Desde já agradeço.
-
Pessoal, essa questão é simplesmente louca.
Uma coisa que eu percebi é: lá no enunciado, se trocassemos o "...incorreta sobre as vantagens da departamentalização organizacional." e pensássemos "...incorreta sobre as vantagens da departamentalização por produto" chegariamos à letra c) como resposta.
Todas as outras letras (a,b,d,e) falam sobre características da departamentalização por produto. Já a letra c) nunca a vi como característica de nenhuma outra.
É isso ai, temos que adivinhar o que o avaliador quer.
é IADES né, fazer o quê? ¬¬
-
1.2.2 Departamentalização por produtos ou serviços
Envolve diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com o resultado da organização, isto é, de acordo com o produto ou serviço realizado. Baseia-se nos produtos ou serviços executados pela organização, que se descentraliza em função deles.
Vantagens:
a) Fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto ou linha de produto ou serviço. O departamento é avaliado pelo sucesso do produto ou serviço. O executivo maior de cada departamento é orientado para todos os aspectos básicos do seu produto, como comercialização, desenvolvimento do produto, custo, lucratividade e desempenho etc.
b) Facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal que é o produto.
c) Facilita a inovação, que requer cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto. A estratégia de crescimento de muitas empresas levou-as a abandonar a estrutura de departamentalização funcional, para adotar uma estrutura de departamentos focalizados sobre produtos ou grupos de produtos.
d) Indicada para circunstâncias externas e mutáveis, pois induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para um melhor desempenho do produto.
e) Permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as condições mudem, sem interferir na estrutura organizacional como um todo. O enfoque da organização é predominante sobre os produtos e não sobre a sua estrutura organizacional interna.
http://www.garraconcursos.com.br/videoblog/wp-content/uploads/2011/03/Gest%C3%A3o.pdf
-
Concordo com os colegas que consideram essa questão sem lógica. Diversos autores enumeram as vantagens e desvantagens dos diversos tipos de departamentalização. A questão simplesmente diz departamentalização mas não especifica qual. Alguns tipos de departamentalização:
TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO
-FUNCIONAL
-POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
-GEOGRÁFICA
-POR CLIENTES
-POR PROCESSO
-POR PROJETO
-
- a) A departamentalização é indicada para circunstâncias externas e mutáveis, pois induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para um melhor desempenho do produto.
- Correto. Nesse tipo de departamentalização todas as tarefas (confecção, venda, pesquisa, desenvolvimento) ligadas à produção de um determinado produto ou serviço devem estar agrupadas em um mesmo departamento. Mesmo sendo estas tarefas de naturezas diferentes. Portanto, induz à cooperação entre escipecialistas e à coordenaçao de seus esforços para um melhor desempenho do produto. Como a empresa tem alto grau de especialistas de diferentes áreas concentrados no produto/serviço, esse tipo de departamentalização é indicada p/ circunstâncias externas e mutáveis, uma vez q a reunião de vários especialistas indica q a empresa está apta a sobreviver às turbulências externas e mutáveis; e, justamente, por isso, há contra-indicação desse tipo de departamentalização a ambientes internos e não-mutáveis, já q manter vários especialistas é caro.
- b) A departamentalização permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores conforme as condições mudem, sem interferir na estrutura organizacional como um todo.
- Correto. A departamentalização por produtos ou serviços é indicada para circunstâncias externas e mutáveis, pq possui especialistas de diverças áreas em prol do produto ou serviço, o q torna uma organização altamente flexível, pois o q a organização precisar ser, os especialistas darão um jeito de fazê-la ser (a grosso modo, esse é o pensamento).
- c) A departamentalização permite à organização concentrar seus conhecimentos sobre as necessidades e exigências dos canais de mercado e distribuição.
- ERRADO. Canais de mercado e distribuição é a tarefa de entrega de produtos; preocupa-se c/ prazos de entrega, local, forma, etc. Já a departamentalização considera parâmetros, dentre critérios de departamentalização (por função, por projeto, por cliente, etc.) para criação de um setor, departamento, ou unidade dentro da organização... Logo, errada a afirmativa!
- d) A departamentalização facilita a coordenação interdepartamental, uma vez q a preocupação básica é o produto final. Assim, as diversas atividades de departamento tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal dos processos finalísticos.
- Correto. Ler comentário alternativa "a".
- e) A departamentalização facilita a inovação, já q requer cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes p/ o produto final.
- Correto. Verifica-se na departamentalização por produto ou serviço a existência de vários especialistas trabalhando em conjunto em prol do produto ou serviço; de sorte que, pode-se afirmar q há alto grau de possibilidade de inovações por parte desse tipo de departamentalização.
-
Pessoal, acho que o examinador se refere a departamentalização por produtos/serviços (embora não tenha mencionado isso no enunciado). Se assim for, a letra C está errada mesmo, pois esse item se refere a departamentalização por clientes. Todas as outras alternativas se referem a departamentalização por produtos ou serviços.
-
Ctrl + C/Ctrl V do Chiavenato...Estou falando tanto de mim, quanto da banca. hehehe
Introdução à Teoria Geral da Administração, Chiavenato, 7ªed.
...
Capitulo 9
...
Tipos de Departamentização
...
Departamentalização por Produtos ou Serviços
...
Vantagens da departamentalização por produtos
...
2. Facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal que é o produto.
3. Facilita a inovação, que requer cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto. A estratégia de crescimento de muitas empresas levou-as a abandonar a departamentalização funcional para adotar a estrutura de departamentos de produtos.
4. Indicada para circunstâncias externas e mutáveis, pois induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para um melhor desempenho do produto.
5. Permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as mudanças de condições, sem interferir na estrutura organizacional como um todo. O enfoque da organização é predominante sobre os produtos e não sobre a sua estrutura organizacional interna.
-
Ao meu ver a questão foi mal formulada pois não especifica qual o tipo de departamentalização que deve ser usada para responder o quesito.
Se for pensar pelo lado da departamentalização pro produto/serviço que o amigo falou, realmente está certo. Mas caso venha a pensar sobre a departamentalização por processo, a letra b) também estaria errada.
Segundo Giovanna Carranza, 2014, p.132, "devido a alta especialização, este tipo de departamentalização possui absoluta falta de flexibilidade e de adaptação.
Acho que já teve uma questão da Petrobras/Cesgranrio fazendo esta mesma pegadinha. Sem especificar qual a forma de departamentalização, até a citação de Chiavenato fica complicada. Pelo enunciado poderia ser também entendido como a departamentalização funcional.
Citando o mesmo livro do colega abaixo, sendo a 8ª edição, p.198, Chiavenato diz:
Desvantagens da Departamentalização Funcional: reduz a cooperação interdepartamental; é inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis; dificulta a adaptação e a flexibilidade a mudanças externas; faz com que as pessoas focalizem seus esforços sobre suas próprias especialidades em detrimento do objetivo global da empresa.
Acho que a IADES viajou nessa e pelo que estou vendo, a banca é meio ruim de alteração de gabarito.
Paciência =\
Bons estudos!
-
O objetivo da departamenlização (de forma geral) é facilitar a coordenação da organização, e não concentrar nas exigências de canais de mercado e distribuiçào (letra c), que é uma forma específica de departamenlizaçào.
-
desculpem-me, mas a questão é um terror!! faz uma lambança total nos conceitos, visto que ela fala da estrutura por produtos (suas vantagens) em todas as alternativas e o comando fala no conceito amplo de departamentalização... se é por aí, teria que ser mais específica quanto ao que realmente quer, do que realmente se está falando...
-
Alguém pode comentar a letra D? Esclarecer.
Obrigada.
-
Letra C, pensei que fosso outra alternativa.
-
Buguei.
-
Acertei, mas foi por exclusão e chute. Essa banca tem um retardo grande d+ em elaborar questão.