Letra A
É uma divisão do trabalho por especialização dentro da estrutura organizacional da empresa.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES: A Departamentalização funcional agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional. Assim todos os indivíduos que executam funções semelhantes ficam reunidos, todo o pessoal de vendas, todo o pessoal de contabilidade, todo o pessoal de secretaria, todas as enfermeiras, e assim por diante.
A Departamentalização funcional pode ocorrer em qualquer nível e é normalmente encontrada muito próximo à cúpula.
Vantagens: As vantagens principais da abordagem funcional são:
• Mantém o poder e o prestígio das funções principais
• Cria eficiência através dos princípios da especialização.
• Centraliza a perícia da organização.
• Permite maior rigor no controle das funções pela alta administração.
• Segurança na execução de tarefas e relacionamento de colegas.
• Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos.
Desvantagens:
Existem também muitas desvantagens na abordagem funcional.
Entre elas podemos dizer:
???? A responsabilidade pelo desempenho total está somente na cúpula.
???? Cada gerente fiscaliza apenas uma função estreita
???? O treinamento de gerentes para assumir a posição no topo é limitado.
???? A coordenação entre as funções se torna complexa e mais difícil quanto à organização em tamanho e amplitude.
VANTAGENS
Melhora a coordenação intradepartamental, que é a facilidade de contatos e comunicações dentro de um mesmo departamento, pois existe um compartilhamento de um mesmo conhecimento técnico.
Incentiva à especialização técnica, pois estabelece carreiras para os especialistas dentro de sua área de especialização, supervisionando-os por meio de pessoas de sua própria especialidade.
Orienta as pessoas para uma específica atividade, concentrando sua capacidade de maneira eficaz, garantindo o máximo de utilização das habilidades técnicas.
Ocorre uma redução de custos, devido ao trabalho em um mesmo tipo de tarefa em conjunto.
DESVANTAGENS
Menor cooperação e comunicação interdepartamental, que é o contado e comunicação entre diferentes departamentos. Departamentos isolados pois cada um possui seus próprios objetivos e prioridades. Com isso, sob pressão, criam-se diversas barreiras e conflitos entre os outros departamentos. Também atrapalham tomadas de decisões dos administradores.
Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas, pois é voltado apenas para dentro do departamento. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.
Não há visão sistêmica/globais dos objetivos da organização, existe uma carência de estruturas próprias de coordenação do andamento do trabalho, levando os problemas de coordenação para os níveis mais elevados da organização.
A estrutura funcional tende a ser muito burocratizada, estrutura administrativa mais elaborada, com mais níveis hierárquicos.