SóProvas


ID
60325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Acerca de economias regionais e blocos econômicos, julgue os
itens de 134 a 143.

Existe grande interesse dos Estados Unidos da América em fazer parte da ALCA, união aduaneira que engloba todos os países da América Latina.

Alternativas
Comentários
  • A sigla ALCA significa Área de Livre Comércio das Américas. Em outras palavras, a Alca não é uma União Aduaneira, mas sim Área de Livre Comércio.
  • Há dois erros:Primeiro: a ALCA pretende ser uma Área de Livre Comércio (e não união aduaneira)Segundo: ela pretende englobar os países da América como um todo (e não apenas a América Latina)
  • Estou aberto a qualquer questao sobre os assuntos pertinentes ao concurso do INSS

    respondeconcursos@hotmail.com
  • ERRADO!
    A ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) é um projeto de Bloco Econômico que reúne países da América, tanto do sul, central e do norte. Projeto porque, ao longo das reuniões que foram feitas pelos países participantes, surgiram discordâncias entre eles, sendo que, no fim de 2005, as negociações pararam. A criação desse Bloco não agrada a todos no continente, especialmente os latino-americanos. Os Estados Unidos foram os idealizadores da ALCA que, se estivesse em vigor, englobaria todos os países da América, com exceção de Cuba. A Alca consistiria numa área de livre comércio no espaço americano, cujas taxas alfandegárias caíram conforme fosse possível. Isso possibilitaria a passagem de mercadorias e a chance de um aumento significativo de comércio entre os países americanos. A proposta foi feita pelos Estados Unidos, no dia nove de dezembro de 1994, em Miami. A ALCA foi proposta no ano de 1994 e varias manifestações aconteceram até que no ano de 2005 a proposta foi”esquecida”. As manifestações aconteceram, em sua maioria, nos países latinos que consideravam a Alca como um “truque” dos Estados Unidos para controlar o mercado das Américas.
    Vale lembrar que os dois primeiros passos de um bloco econômico são os que formam:

    1º Zona de Livre Comércio: região em que as mercadorias provenientes dos países membros podem circular livremente. Nessa zona livre, as tarifas alfandegárias são eliminadas e há flexibilidade nos padrões de produção, controle sanitário e de fronteiras. O NAFTA (EUA, CANADÁ e MÉXICO) deu somente este passo no processo de integração e não deseja evoluir para uma União Aduaneira.
    2º União Aduaneira: além da zona de livre comércio, essa etapa envolve a negociação de tarifas alfandegárias comuns (TEC) para o comércio realizado com os outros países. O Mercosul se encontra nesse estágio do processo.