-
Tarefas operacionais, são processos tomados de forma diária e rotineira. O recrutamento, cujo objetivo é atrair os candidatos para o processo de seleção, constitui tarefa da área tática.
-
Tanto a seleção quanto o recrutamento devem contar com a participação da área estratégica de gestão de pessoas. A área operacional é responsável pela execução concreta das tarefas, na linha mais diretamente em contato com o cliente.
-
caros colegas
recrutamento é o que antecede a seleção e portanto compreende um conjunto de tecnicas que visam convidar as pessoas para participarem de seleção naquela organização.
-
Vamos lá pessoal ao comentário deste item.
Segundo Chiavenato, recrutar pessoas passou a ser estratégico para as organizações, atrair talento é fundamental para o sucesso organizacional, seja no longo ou curto prazo. No entanto, o processo de seleção também é de interesse da área estratégica.
Além do mais, o processo de Agregar Pessoas que inclui a seleção e o recrutamento é predominado por uma abordagem moderna com enfoque estratégico, a ação é macroorientada, pois transcende cada cargo e envolve a sua organização em sua totalidade.
Diante disso, percebe-se que, todo o processo de agregar pessoas é de responsabilidade de linha, e os gerentes e suas respectivas equipes absorvem totalmente o processo com a ajuda da consultoria interna e assessoria do órgão de RH, que exerce seu papel de staff. Assim sendo, os gerentes de linha e suas equipes assumem todo o processo, melhor dizendo, os níveis táticos e operacionais trabalham em conjunto para atingir os objetivos organizacionais.
Portanto, o que torna a questão errada é dizer que o processo de seleção é estratégico e o de recrutamento não é, além do que ambos também constituem atividades exercidas pelas áreas táticas e operacionais, essas, respectivamente, estabelecem os objetivos departamentais e operacionais do processo.
Abraços e bons estudos!!
-
ERRADO.
recrutamento e seleção são processos da atividade de gestão de pessoas, portanto implicam ações e estas ações são OPERACIONAIS.
-
O
processo seletivo de uma organização é composto de recrutamento e seleção, e,
dentro da área de gestão de pessoas, esta relacionado à politica de suprimento,
sendo utilizado para incluir novos funcionários na empresa. Diz respeito,
portanto, a provisão de pessoas na organização.
Esse
subsistema define quem trabalhara na empresa. entre as suas pratica, estão o
planejamento de RH, a pesquisa de mercado de RH, o recrutamento e a seleção de
pessoas e o planejamento quanto a integração (socialização ou ambientação dos
novos funcionários), configurando-se como um processo estratégico para a
organização.
Fonte: Gestão de Pessoas para concursos – Andréia Ribas e
Cassiano Salim
-
Diferentemente do processo de seleção, que está associado à área estratégica de gestão de pessoas, o recrutamento, cujo objetivo é atrair os candidatos para o processo de seleção, constitui tarefa da área TÁTICA.
Resposta E.
Força, Foco e FÉ - 2015, em 1º Lugar.
"Aquele que quiser ser o 1º, sirva a todos - Marcos: 10;44"
-
GABARITO: ERRADO.
Ambos representam processos estratégicos.
-
Fonte do Marcelo
http://gpparaconcursos.blogspot.com.br/2012/10/questoes-de-primeira-na-segunda-3.html
-
Dica do site pesquisa pelo Tiago Costa a resposta é está:
Apesar de serem atividades bastante operacionais, tanto o recrutamento quanto a seleção possuem valor estratégico para a área de Gestão de Pessoas
obrigada Tiago
bons estudos
-
AMBOS ESTÃO ASSOCIADOS ESTRATEGICAMENTE À GESTÃO DE PESSOAS.
RECRUTAMENTO: É UM CONJUNTO DE TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS QUE VISA ATRAIR CANDIDATOS POTENCIALMENTE QUALIFICADOS INTERNA OU EXTERNAMENTE À ORGANIZAÇÃO. EX.: EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO.
CESPE: "O recrutamento de pessoas consiste em um processo de atração e prospecção dos candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos na organização." (CERTO)
SELEÇÃO: TRATA-SE DE UM PROCESSO DE COMPARAÇÃO ENTRE A DESCRIÇÃO DO CARGO E OS PADRÕES DE DESEMPENHO COM AS INFORMAÇÃOES DO CANDIDATO, PARA A TOMADA DE DECISÃO.
CESPE: "Seleção é o processo decisório realizado com base em critérios definidos de competência e que visa agregar pessoas à organização." (CERTO)
GABARITO ERRADO
-
Nível tático/gerencial: é o nível intermediário, onde se
encontram os gerentes e coordenadores da organização. Aqui, o
que se busca é entender a estratégia e aplicá-la a uma área
específica, processo ou projeto organizacional. Os profissionais
que atuam nesse nível geralmente são os gerentes,
coordenadores, etc. Neste nível encontram-se as funções típicas
de um departamento de RH, tais como: recrutamento, seleção,
treinamento, desenvolvimento, etc.