-
ERRADO
As análises na matriz FOFA (Forças; Oportunidades; Fraquezas; Ameaças) revelam aspectos controláveis pela organização e outros sobre os quais não se tem controle. No caso as forças e fraquezas, são aspectos normalmente internos da organização, sobre os quais ela pode controlar. Enquanto as oportunidades e ameaças, por se situarem no ambiente q circunda a organização, não existe um controle efetivo sobre esses aspectos.
No caso da questão, ao se referir a uma fraqueza, significa que é um elemento que se situa no âmbito da organização, sobre o qual a organização pode identificar e implementar formas de melhoramento e controle.
-
ERRADO
Os obstáculos à consecução de estratégias de uma organização são denominados, segundo a matriz FOFA, fraquezas AMEAÇAS, que constituem aspectos sobre os quais os gestores não têm controle.
FORÇAS- INTERNO
FRAQUEZAS- INTERNO
AMEAÇAS- EXTERNO
OPORTUNIDADES - EXTERNO
-
FOFA seria uma forma brasileira de se falar da análise de SWOT.
-
Acrescentando maiores informaçóes sobre a Matriz FOFA (Brasil) e/ou Análise SWOT (Estrangeira).
Forças
A força descreve quais as competências mais fortes da sua empresa, aquelas que estão sobre sua influência. Uma forma de encontrá-las é utilizando as seguintes perguntas:
- O que você faz bem?
- O que sua empresa tem de melhor está sob seu comando?
- Quais são os recursos que você tem?
- O que possui melhor que seus concorrentes?
- O que faz os clientes voltarem à sua empresa?
Com estas respostas você consegue desenvolver esta parte da análise, sempre lembrando que quanto maior a vantagem competitiva que uma força lhe traz, mais importante ela é dentro da análise.
Fraquezas
As fraquezas são as competências que estão sobre sua influência mas que, de alguma forma, atrapalham e/ou não geram vantagem competitiva. Você pode encontrá-las fazendo as seguintes perguntas:
- Meus funcionários são capacitados para suas funções?
- Onde eu deveria melhorar minha empresa?
- Por que meus clientes escolhem os concorrentes?
- Quais são as deficiências dos meus colaboradores?
- Por que os clientes não voltam depois de uma compra?
As fraquezas devem ser bem estudadas e mensuradas, pois muitas vezes é possível revertê-las em forças. Uma pequena parte das causas costuma causar a maior parte dos problemas.
Oportunidades
As oportunidades são as forças externas à empresa que influenciam positivamente sua organização, mas que não temos controle sobre elas. As oportunidades muitas vezes podem vir através de algum aspecto econômico novo, como o advento da classe média, o aumento do número de filhos dos consumidores, a melhoria da renda e do crédito, entre outros. Outro fator que pode influenciar o fomento de oportunidades são as ações políticas do governo, como a escolha de investir em infra-estrutura.
Ameaças
As ameaças são as forças externas que não sofrem sua influência e que pesam negativamente para sua empresa. Elas podem ser consideradas como um desafio imposto à empresa e que pode deteriorar sua capacidade de gerar riqueza. Devem ser constantemente monitorada pelos gestores, pois, muitas vezes, podem apresentar um risco muito maior que a capacidade de retorno.
Por exemplo, para uma empresa importadora, uma forte desvalorização da moeda pode causar um aumento muito forte no custo de aquisição, em um cenário onde não é possível repassar este valor ao mercado, deteriorando assim as margens da empresa. Por isso, é importante que a empresa crie políticas que possam combater as ameaças. Como no exemplo anterior, onde ela poderia ter feito uma proteção cambial (Hedge) para manter suas margens em segurança.
-
Ambiente Interno (Forças e Fraquezas) - Principais aspectos, que diferencia a empresa dos seus concorrentes (decisões e níveis de performance que se pode gerir).
O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros da organização. Desta forma, durante a análise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, a organização deve agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_SWOT
-
F Força – ponto forte | O Oportunidade – Ex.: Aproveitar a demanda de um concorrente que faliu |
F Fraqueza – é interna, logo posso controlar Ex.: Melhorar a qualidade do produto | A Ameaça – É externa não posso controlar Ex.: Surgimento de novo competidor |
-
ERRADO
Obstáculos são AMEAÇAS e estas são aspectos EXTERNOS e não internos como as fraquezas .
Os gestores podem controlar suas fraquezas aperfeiçoando seus grupos , já as ameaças são incontroláveis .
O que se pode fazer dentro de uma ameaça é treinar para não cair diante dela ou então uma manutenção daquilo que já esta concreto.
-
Resumindo:
AMBIENTE | PONTO FORTE | PONTO FRACO |
Interno– aspectos controláveis | Forças- (trabalho motivado, ótimo ambiente de trabalho etc) | Fraquezas– (máquinas ruins, trabalhadores desmotivados etc). |
Externo– aspectos incontroláveis (a princípio, porque pode não influenciar e se adaptar). | Oportunidades– (diminuição do imposto etc | Ameaças– (aumento do imposto etc). |
-
Ta aí. É a primeira vez que vejo alguém se referir à análise SWOT como FOFA... que meigo...
-
Achei essa questão passível de anulação, uma vez que não definiu quais seriam os tipos de obstáculos; se a nível interno ou externo da organização.
-
Inicialmente, F.O.F.A é a tradução para a matriz SWOT, onde analisam-se os seguintes aspectos: Força, oportunidades, fraquezas e ameaças. Certamente a resposta é errada, isso porque infere-se do enunciado que se trata de obstáculo externo. A partir do momento em que se conceitua "fraquezas" como sendo um aspecto que o gestor não tem controle, ocorre o erro da questão. Uma vez que fraqueza relaciona-se com o ambiente interno e é controlável, ao passo que "ameaça" é que se relaciona com o ambiente externo de uma organização, sendo um aspecto que o gestor não tem controle. Nota-se na questão que o examinador tentou confundir o candidato ao dizer que fraqueza é um aspecto que o gestor não tem controle, quando na verdade as "ameaças" é que não são controláveis pelo gestor.
-
Leandro Vieira, só pelo fato da questão dizer que não há controle já a torna errada, porque está dizendo tanto no âmbito interno como no externo. Realmente no controle externo não tem como ter controle. Já no controle interno tem como.
Portanto, assertiva errada.
-
Erros da questão:
1º Os obstáculos podem ser tanto fraquezas quanto ameaças.
2º Fraquezas são fatores internos que a organização tem controle.
-
FRAQUEZAS:
variável interna | controlável
-
Aspectos internos (forças e fraquezas) podem ser controlados. Os externos - oportunidade e ameaça, por outro lado, não. ERRADA
-
ERRADO
STRENGTHS (Forças)= pontos positivos internos à organização; podem ser mudados
OPPORTUNITIES (Oportunidades)= pontos positivos externos à organização (ambiente, contexto); não podem ser mudados, mas aproveitados
WEAKNESSES (Fraquezas)= pontos negativos internos à organização; podem ser mudados
THREATS (Ameaças)= pontos negativos externos à organização (ambiente, contexto); não podem ser mudados, apenas atenuados
As estratégias, por sua vez, dizem respeito ao quê fazer com todas essas informações acima. Diante das FOFAs levantadas, a organização enquadra o momento em uma das 4 posições da org em relação ao ambiente possíveis e, em seguida, traça a estratégia mais adequada à posição em que a organização foi enquadrada. As posições possíveis são:
ALAVANCAGEM= oportunidades + forças
RESTRIÇÕES= oportunidades + fraquezas
VULNERABILIDADE= ameaças + forças
PROBLEMAS= ameaças + fraquezas
As estratégias possíveis que serão levantadas a partir da posição são:
SOBREVIVÊNCIA, se estiver em problemas
MANUTENÇÃO, se estiver em vulnerabilidade
DESENVOLVIMENTO, se estiver em situação de restrição
CRESCIMENTO, se a posição for de alavancagem
-
Matriz SWOT (FOFA) : Forças, oportunidades ,fraquezas e ameaças.
Ambiente interno ; fraqueza e força -Pode ser contornado.
Ambiente externo : Ameaças e oportunidades- A organização não tem poder de alterar.
-
Análise SWOT >>>> FOFA
Fortaleza: variável controlável
Oportunidade: variável não controlável
Fraqueza: variável controlável
Ameaça: variável não controlável
______________________________________________________________
Fortaleza + Oportunidade = estratégia de desenvolvimento
Fortaleza + Ameaça = estratégia de manutenção
Fraqueza + Oportunidade = estratégia de crescimento
Fraqueza + Ameaça = estratégia de sobrevivência