SóProvas


ID
605236
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

     Paciente  com  65  anos  de  idade, sexo masculino, refere
ser aposentado como trabalhador rural, além de um consumo
diário de cerca de dois maços de  cigarro. O  paciente  utiliza
prótese total superior e, mesmo sendo parcialmente edêntulo
no arco  inferior, não  faz  uso  de  prótese  parcial  removível
inferior.  O  exame  clínico  mostra  uma  lesão  localizada  no
assoalho  da  boca,  em  forma  de  placa   branca,   rugosa  e
granulosa, com bordas de contorno irregular.


Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

Alternativas
Comentários
  • Os carcinomas de células escamosas podem acometer qualquer parte da cavidade oral, desde os lábios até o arco palatoglosso. Os locais mais comuns variam geograficamente, refletindo diferentes fatores de risco. Muitos fatores estão envolvidos com a etiologia do câncer bucal. Enquanto os fatores principais para as lesões intrabucais são o uso de tabaco e álcool, a radiação solar ultravioleta representa o principal fator etiológico dos carcinomas de lábio inferior. Sabidamente, os CCE de lábio possuem comportamento biológico e prognóstico diferentes dos carcinomas intrabucais. Já os CCE de língua e assoalho bucal são mais propensos a ter uma adequada remoção cirúrgica com obtenção de margens livres de tumor.
  • Gente carcinoma de células escamosas não é uma ÚLCERA assintomática que aumenta de tamanho e não cicatriza, com bordas elevadas, firmes e endurecidas???!!! Td bem que geralmente elas se desenvolvem a partir de uma leucoplasia ou eritroplasia. Se esta em forma de PLACA, ainda não ulcerou e portanto pode até vir a se transformar, ams ainda não é um carcinoma.

    Alguém me ajuda??!!!

  • De acordo com Neville et al: O carcinoma de celulas escamosas bucal tem uma apresentação clinica variada, incluindo:

    Exofítica (formação de massa;fungiforme, papilar, verrucosa)

    Endofítica (invasiva, crateriforme,ulcerada)

    Leucoplásica (placa branca)

    Eritroplasica (placa vermelha)

    Eritroleucoplasica (placa combinada branco-vermelho)

     

    Os casos Leucoplasico e eritroleucoplasico provavelmente estão no estagio inicial, ainda sem produção de uma massa ou ulceração, e os aspectos clinicos são identicos àqueles descritos para as lesões pré malignas leucoplásicas e eritroplasicas. Essas mudanças da superficie da mucosa são normalmente destruidas pelo desenvolvimento do carcinoma endofítico ou exofítico, mas alguns casos são diagnosticados antes da sua completa destruição e apresentam lesões pré cancerigenas residuais envolvendo a mucosa adjacente.

     

     

    Lembrando que a ordem decrescente de preferencia de localização do cancer bucal é: lábio inferior, lingua (borda lateral posterior), assoalho de boca e palato!