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ID
606214
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

São práticas recomendadas pelo processo ágil de desenvolvimento de software Extreme Programming (XP), EXCETO a

Alternativas
Comentários
  • Letra C. Na Extreme Programming, a documentação existe, é simplificada, e o nível de detalhamento é básico.
  • Programação em Pares: Um computador, um teclado, dois programadores; Papéis são alternados freqüentemente; Pares são trocados periodicamente. Benefícios: Melhor qualidade do design, código e testes; Revisão constante do código; Nivelamento da equipe e Maior comunicação. 

    Refatoração (Refactoring): Não existe uma etapa isolada de projeto em XP, o código é o projeto! O projeto é melhorado continuamente através de mudança proposital de código que está funcionando (melhorar o design, simplificar o código, remover código duplicado, aumentar a coesão, reduzir o acoplamento). 

    Integração contínua: manter o sistema integrado o tempo todo. Integração de todo o sistema pode ocorrer várias vezes ao dia (pelo menos uma vez ao dia) e todos os testes (unidade e integração) devem ser executados. Benefícios: Expõe o estado atual do desenvolvimento (viabiliza lançamentos pequenos e freqüentes); Estimula design simples, tarefas curtas, agilidade; Oferece feedback sobre todo o sistema; Permite encontrar problemas de design rapidamente. 

    Padrões de codificação (Coding Standards): O código escrito em projetos XP segue um padrão de codificação, definido pela equipe em relação a padrão para nomes de métodos, classes, variáveis e organização do código (chaves, etc.) Facilita e estimula a posse coletiva, a comunicação dentro da equipe, a simplicidade, a programação em pares, o refinamento do design. 

    Outras práticas: 

    • Whole Team – Equipe

    • Plannig Game – Jogo do planejamento

    • Customer Tests – Testes de aceitação

    • Small releases – Versões pequenas

    • Simple Design – Projeto simples

    • Test-driven Development – Desenvolvimento orientado a testes (TDD)

    • Collective Ownership – Posse coletiva

    • Metaphor – Metáfora

    • Sustainable Place – Ritmo saudável

  •  c)Documentação Abundante e Detalhada

    Como ja foi dito antes (nao lembro quem), agile não gosta de documentação

  • Pessoal, a metodologia XP como todas as demais derivam do Manifesto Ágil, que diz é preferível um software em funcionamento a uma documentação abrangente. Isso não quer dizer que não haverá documentação. Haverá sim, mas apenas aquelas que realmente seja necessárias.

    Gabarito

    c) X.