Balanced Scorecard (BSC)
Conforme Kaplan e Norton (2004) o BSC auxilia as organizações a planejar e entender sua estratégia de forma “balanceada”, não se limitando somente à definição de objetivos e metas estratégicas únicas e exclusivamente financeiras. É mais do que um novo sistema de indicadores. Empresas inovadoras o utilizam como a estrutura organizacional básica de seus processos gerenciais (KAPLAN e NORTON, 2004, p.20). Desta forma, o Balanced Scorecard tornou-se um instrumento importante para esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, comunicar e unir objetivos estratégicos e, para mensurar, planejar, estabelecer metas e promover sintonia das iniciativas, definir prioridades, fomentar o feedback estratégico por meio da monitoração contínua e reavaliação da estratégia com base em resultados e custos da capacidade produtiva (LIMA, 1997).
Para Michael Hammer (apud LIMA, 1997, p. 59) "a principal virtude do Balanced Scorecard é desmistificar a mensuração do desempenho, integrando-a ao gerenciamento estratégico."
O Balanced Scorecard é um Painel Balanceado de Indicadores, conceito desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton que detectaram que o controle dos resultados baseados em indicadores financeiros não mais atendia. A geração de valor dependia do acompanhamento do desempenho estratégico organizacional através da medição de indicadores de desempenho. Serve como instrumento de alinhamento entre o planejamento estratégico e o operacional. Compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores de desempenho que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.
Perspectivas do BSC - Kaplan e Norton (2004) apresentam quatro perspectivas de mensuração do desempenho: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa e de aprendizagem e crescimento.
Fonte: Prof. Heron Lemos – Tiradentes online - Apostila de Administração
A questão quer saber qual das ferramentas baixo está ligada diretamente a administração estratégica e serve para "traduzir a missão e a estratégia das empresas em um conjunto abrangente de medidas de desempenho, que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica"
A- INCORRETA. Sense Making refere-se a "fazer sentido", "faz-se entender" relacionado ao entendimento, experiência a capacidade utilizada na tomada de decisão.
B- INCORRETA. Data Warehousing é um termo de TI referente ao armazenamento de dados.
C- INCORRETA. Knowledge Mapping está relacionada à ferramenta visual que estampa o capital intelectual da organização, o conhecimento tácito e explícito, a infraestrutura e a organização.
D- CORRETA. Balanced Scorecard é uma ferramenta estratégica de alinhamento que é útil na implementação e no controle da estratégia. Esse ferramenta alinha o objetivos estratégicos aos operacionais. Criada por Kaplan e Norton (1997). O BSC possui 4 perspectivas, de acordo com Maximiano (2013):
"a) Perspectiva do cliente (Como o cliente nos enxerga?).
b) Perspectiva interna (Em que processos precisamos ser eficientes?).
c) Perspectiva da aprendizagem e do crescimento organizacional (Como podemos continuar a melhorar e a criar valor agregado?).
d) Perspectiva financeira (Como atendemos aos interesses dos acionistas?)"
E- INCORRETA. Benchmarking Interno. É a procura pelas melhores práticas, mas dentro da própria empresa.
De acordo com Ribas (2016) "Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, custos mais baixos e a valorização pessoal interna. A grande desvantagem é que as práticas estarão sempre impregnadas com os mesmos paradigmas. Este é o tipo mais utilizado"
Fonte:
MAXIMIANO, A.C.A. Introdução à Administração. 9.ed. Altas. 2013
RIBAS, A; SALIM, C. Gestão de Pessoas para Concursos. 4.ed. Alumnus. 2016.
GABARITO: LETRA D