SóProvas


ID
606472
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O trabalho profissional do assistente social, entendido como partícipe de processos de trabalho que se organizam conforme as exigências econômicas e sociopolíticas do processo de acumulação, tem como característica o fato de

Alternativas
Comentários
  • Também errei a questão, marcando letra C, como a maioria.
    Acredito que o erro da C está em "instrumento básico". A questão social é um objeto para o SeSo, não um instrumento.

  • procurei no google e não achei nenhuma referência bibliográfica a respeito.

  • Pode haver erro no gabarito. Solicitei comentário do professor. Espero que respondam


  • a) ERRADA. O Serviço Social NÃO se configura genuinamente como profissão liberal no mercado de trabalho, especialmente porque segundo Yazbek o profissional no desempenho de seu trabalho não dispõe do controle das condições materiais, organizacionais e técnicas.

    b) ERRADA. O assistente social NÃO possuir plena autonomia, mas ao invés disso, possui RELATIVA autonomia

    c) ERRADA. A questão social em suas múltiplas expressões se configura matéria a que se aplica o trabalho, ou melhor, o objeto de trabalho. 

    d) ERRADA. O profissional NÃO é  independente da condição de assalariamento.  

    e) CERTA. O trabalho profissional do assistente social tem como característica o fato de ser uma especialização inserida no trabalho combinado ou cooperativo. Nesse sentido, Iamamoto afirma que o assistente social "é chamado a desempenhar sua profissão em um processo de trabalho coletivo, organizado dentro de condições sociais dadas, cujo produto, em suas dimensões materiais e sociais, é .fruto do trabalho combinado ou cooperativo, que se forja com o contributo específico das diversas especializações do trabalho". Ou ainda nas palavras da autora "o assistente social não produz diretamente riqueza - valor e mais-valia - mas é um profissional que é parte de um trabalhador coletivo, fruto de uma combinação de trabalhos especializados na produção, de uma divisão técnica do trabalho. É este trabalho cooperativo que, no seu conjunto, cria as condições necessárias para fazer crescer o capital investido naquela empresa. Caso essa especialização do trabalho não tivesse alguma função a desempenhar no processo de produção, na óptica dos interesses capitalistas, não seria contratada pelo empresariado" (O Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e formação Profissional)

  • O trabalho profissional do assistente social, entendido como partícipe de processos de trabalho que se organizam conforme as exigências econômicas e sociopolíticas do processo de acumulação, tem como característica:

    - ser uma especialização inserida no trabalho combinado ou cooperativo.

  • Valeu,Ruth Alves,seus comentarios sao bem mais proveitosos que os dos professores do QC