SóProvas


ID
607294
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei no 11.107/2007, o consórcio público

Alternativas
Comentários
  • Os consorcios publicos podem criar uma associação pública, que será uma pessoa jurídica de direito publico e inegrará a adm indireta de todos os entes consorciados ou uma pessoa jurídica de direito privado obedecendo as normas de direito público no que concerne à realização de licitação, celebração de contratos, prestação de contas e admissão de pessoal, que será regido pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.
  • Alternativa A errada :

    "é constituído por contrato de programa, que de-verá ser precedido da subscrição de contrato de rateio"

    Lei 11.107/2007: Art. 3o O consórcio público será constituído por contrato cuja celebração dependerá da prévia subscrição de protocolo de intenções.

    Alternativa B Errada.

    Os entes federativos são autônomos (autonomia administrativa, orçamentária, política), não dependendo de autorização da União para exercer suas atividades administrativas.

    Alternativa C Errada:
    Art. 1o Esta Lei dispõe sobre normas gerais para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios contratarem consórcios públicos para a realização de objetivos de interesse comum e dá outras providências.

    Alternativa D Errada

    Art. 8o Os entes consorciados somente entregarão recursos ao consórcio público mediante contrato de rateio.

    § 1o O contrato de rateio será formalizado em cada exercício financeiro e seu prazo de vigência não será superior ao das dotações que o suportam, com exceção dos contratos que tenham por objeto exclusivamente projetos consistentes em programas e ações contemplados em plano plurianual ou a gestão associada de serviços públicos custeados por tarifas ou outros preços públicos.

    § 2o É vedada a aplicação dos recursos entregues por meio de contrato de rateio para o atendimento de despesas genéricas, inclusive transferências ou operações de crédito.





    Alternativa correta E:

    Art. 6o O consórcio público adquirirá personalidade jurídica:

    I – de direito público, no caso de constituir associação pública, mediante a vigência das leis de ratificação do protocolo de intenções;

    II – de direito privado, mediante o atendimento dos requisitos da legislação civil.

    § 1o O consórcio público com personalidade jurídica de direito público integra a administração indireta de todos os entes da Federação consorciados.

    § 2o No caso de se revestir de personalidade jurídica de direito privado, o consórcio público observará as normas de direito público no que concerne à realização de licitação, celebração de contratos, prestação de contas e admissão de pessoal, que será regido pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.




  • Esta questão está, na minha opinião, com duas assertivas corretas.
    Como o consórcio público deve envolver, necessariamente, mais de um ente da Federação e a União é ente federativo único em sua esfera, por óbvio, seria impossível que a União participasse de qualquer Consórcio sem envolver entes de mais de uma esfera da Federação; isto faria a letra b) uma assertiva também correta.
    Não entendi o quê está errado nela.
  • Concordo com o Colega Cristiano, pois além disso a assertiva "E" está dúbia...

    []'s
  • c) envolve sempre entes de mais de uma esfera da Federação, para a gestão associada de serviços públicos de competência da União.

    Creio que o erro esteja na restrição do objeto, porquanto não precisam ser apenas serviços públicos de competência da União. Como já apontado pelo colega acima, a lei afirma que são interesses COMUNS, os quais envolvem serviços públicos de competências dos Estados e Municípios. Espero ter ajudado.
  • b errada: a RATIFICACAO mencionada na lei se dá por lei de cada ente subscritor do protocolo de intençoes (art. 5º)

    c errada: pra começar, é gestao associada de serviços publicos de competencia material comum de todos os entes né. O erro está em dizer que exige "mais de uma esfera da federação" - federal, estadual e municipal - umas vez que é possivel consorcio apenas entre municipios, ou entre estados (ver art. 4º, §1º). 
    obs: a Uniao só integra consorcio com municipios se incluir o estado respectivo tbm. (art 1º, § 2º)
  • Prezados,

    Quando for constituída sob regime de direito privado integrará à Administração Indireta?

    Sob qual espécie?

    Quanto ao regime de direito público, integrar a Indireta na qualidade de Associação Pública, Ok.

  • Thiago, quando for constituído sob regime de direito privado não integrará a Administração Indireta

  • Irrelevante para a questão, mas essa Lei é do ano de 2005 e não 2007 como expresso no enunciado da assertiva

  • ✧ Embora o nome seja Consórcio Público, poderá ser constituída pessoa jurídica de direito público (associação que integrará a Administração Indireta dos entes consorciados) ou pessoa jurídica de direito privado.

  • Alternativa A. Errado. O consórcio público é constituído por contrato cuja celebração depende de prévia subscrição de protocolo de intenções.

    Alternativa B. Errado. Não existe a exigência de ratificação pela União.

    Alternativa C. Errado. Os consórcios são firmados para cooperação de serviços comuns (e não de competência apenas da União).

    Alternativa D. Errado. É vedada a utilização de recursos provenientes do contrato de rateio com despesas genéricas, transferências e operações de crédito.

    Alternativa E. Correto. A alternativa descreve os dois formatos de consórcio público.

    Gabarito: E