SóProvas


ID
60784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes acerca de problemas comuns em recémnascidos
e lactentes.

O impetigo bolhoso é causado pelo estreptococo betahemolítico do grupo A e afeta a região periumbilical e a face do recém-nascido, nas quais se formam bolhas que se rompem facilmente e estão associadas a adenopatia e febre.

Alternativas
Comentários
  • Os principais agentes causadores do Impetigo são as bactérias estreptococos e em segundo, os estafilococos. A diferença entre as duas está no modo de manifestação da doença.
    A infecção por estreptococos apresenta inicialmente uma lesão inflamatória, com a região avermelhada e posteriormente secreção purulenta, evoluindo para crostas;

    a infecção provocada por estafilococos produz mais secreção purulenta e apresenta bolhas,

    o que a caracteriza como:

    IMPETIGO BOLHOSO

  • Complementando o excelente comentário acima, ambos os casos de impetigo as regiões mais frequentemente afetadas são aquelas descobertas pelas roupas: rosto, membros e  axilas. Outro erro da questão que cita a região periumbilical.

    Bons estudos!

  • Gostei da explicação deste site: http://www.mdsaude.com/2011/05/impetigo-bolhoso.html
  • Impetigo são infecções piogênicas primárias da pele ocasionadas por estafilococos e estreptococos.
    Existem duas formas clínicas: o impetigo bolhoso, causado por estafilococos e o não-bolhoso, em que se isolam estafilococos e estreptococos, sendo esses últimos predominantes.

    O impetigo bolhoso causa vesículas e bolhas desenvolvem-se em pele normal, sem eritema ao redor. As lesões localizam-se no tronco, face, mãos, áreas intertriginosas, tornozelo ou dorso dos pés, coxas e nádegas. O conteúdo seroso ou sero-pustulento desseca-se, resultando em crosta amarelada que é característica do impetigo. Quando não tratada tem tendência à disseminação. A lesão inicial muitas vezes é referida como se fosse uma bolha de queimadura de cigarro.

    As erupções vésicopustulosas são comuns no período neonatal, definido como as primeiras quatro semanas de vida. O impetigo bolhoso pode surgir logo no segundo ou terceiro dia de vida. Essas lesões apresentam rápida re-epitelização e não deixam cicatrizes. A região das fraldas e as pregas da pele são locais comumente envolvidos. O impetigo bolhoso no recém nascido não está relacionado com adenopatia e febre.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    Araújo T, Schachner L. Erupções vesicopustulosas benignas no neonato. An Bras Dermatol. 2006;(4):359-66.

  • O impetigo bolhoso está associado à infecção pelo S. aureus fagotipo II (normalmente tipo 71) e acontece principalmente no recém-nascido e em crianças na idade pré-escolar. Ocorre em aproximadamente 10% de todos os casos de impetigo.

  • IMPETIGO: INFECCAO PIOGENICA ,GERALMENTE ,CAUSADA POR ESTAFILOCOCOS AUREUS, INICIA COM LESAO PUNTIFORME QUE EM 1 A 2 DIAS EVOLUI PARA VESICULAS E A SEGUIR PUSTULAM