-
Na redação de um expediente oficial, é fundamental aplicar o princípio minimalista da linguagem:
informar o mínimo necessário com o mínimo de palavras, de forma a evitar a prolixidade e a atender os requisitos de concisão e de clareza que devem nortear um texto oficial.
O princípio da concisão diz que deve-se informar com o número mínimo de palavras, mas não é para informar o mínimo necessário.
O que deve ser mínima é a quantidade de palavras, não a quantidade de informação.
ITEM ERRADO.
-
Só para acrescentar o excelente comentário da colega:
Um texto com muitas informações não significa, necessariamente, ser prolixo. Não será o número de informações contidas no texto que o deixará conciso ou não ou truncado. É o modo como o autor do texto o escreverá que dará esses efeitos.
Um bom texto é aquele que contém um maior número de informações possíveis, porém com um mínimo de texto.
Ademais, um texto informativo deve trazer tantas informações quantas forem necessárias para informar correta e completamente seu leitor.
Bons estudos!
-
princípio de economia lingüística, de empregar o mínimo de palavras para informar o máximo
princípio de economia lingüística, à mencionada fórmula
de empregar o mínimo de palavras para informar o máximo
-
Um dos princípios é o da concisão: Transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras.
-
Na Concisão e Clareza:
O esforço de sermos concisos atende, basicamente ao princípio de economia lingüística, à mencionada fórmula de empregar o mínimo de palavras para informar o máximo. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se devem eliminar passagens substanciais do texto no afã de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.
-
Na redação de um expediente oficial, é fundamental aplicar o princípio minimalista da linguagem: informar o mínimo necessário com o mínimo de palavras, de forma a evitar a prolixidade e (de forma )a atender os requisitos de concisão e de clareza que devem nortear um texto oficial.
Concordo com demais comentários, mas também se deve observar que quando a questão fala do 'princípio minimalista nada tem a ver com a clareza, pois o texto pode ser conciso, porém não ser claro.
-
O enunciado informa que "na redação de um expediente oficial, é fundamental aplicar o princípio minimalista da linguagem: informar o mínimo necessário com o mínimo de palavras, de forma a evitar a prolixidade e a atender os requisitos de concisão e de clareza que devem nortear um texto oficial".
Na verdade, o correto é usar o mínimo de palavras possíveis sem prejudicar a quantidade de informações repassadas, pois o excesso pode ocasionar prolixidade, e assim prejudicar o repasse da mensagem de maneira objetiva e clara, que corresponde aos princípios da Redação Oficial.
A resposta é correta.
-
Errado.
Máximo de informações necessárias com o mínimo de palavras possíveis.
-
não é minimalista e sim concisão.
-
GAB: ERRADO
MÁXIMO de informações com o MINIMO de palavras
-
Concisão: qualidade das redações oficiais, deve informar o MÁXIMO necessário com o MÍNIMO de palavras.