-
Item correto.
Estrutura da ATA:
- Título: com número da Ata e nome do órgão;
- Texto: iniciado pela data, horário e local da reunião e o objetivo da lavratura da Ata;
- Fecho: seguido da assinatura do presidente, do secretário e dos presentes (se for o caso).
Veja um exemplo de Ata clicando aqui (arquivo PDF).
-
Uma dica normalmente quando a questão tem muitos períodos intercalados, separados por vírgulas, estão corretos. A banca tenta fazer confundir , dificultando. É o mesmo pensamento questão muito fácil , no cespe, normalmente está errada e questão muito difícil que aparentemente não tem nada haver está correta.
-
A Ata é um resumo de uma reunião ou uma assembléia. Ela tem as seguintes características:
- Deve ser lavrada em Livro Ata ou impressa e arquivada;
- O texto apresenta-se seguidamente, sem parágrafos;
- Se a ata for redigida manualmente, para ressalvar os erros é utilizada a palavra “digo”. Se constatado erro ou omissão após escrito o texto, será usada a expressão “em tempo”;
- A Ata é redigida por um secretário;
- É assinada por todos os presentes na reunião, ou apenas pelo presidente ou secretário;
Fonte:http://www.concursomania.com.br/2011/06/28/redacao-oficial-ata/
-
Para mim o que torna a assertiva incorreta esta grifado na frase abaixo:
Aos vinte e um dias do mês de agosto de dois mil e onze, às quinze horas, realizou-se, no Salão Nobre desta instituição, reunião ordinária do Conselho Fiscal, com o objetivo de eleger os novos membros para o biênio dois mil e doze-dois mil e treze. (ata)
Esse hífen não deveria existir. No entanto, se foi erro material da banca essa questão deveria ter sido anulada; Caso o erro tenha sido de alguém que postou a questão então deveria ter sido corrigido. Todo o resto esta CORRETO. Eis uma definição de ata:É um documento que registra resumidamente e com clareza as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembléias.
Deve ser redigida de maneira que não seja possível qualquer modificação posterior.
Para que isso aconteça deve ser escrita:
- sem parágrafos ou alíneas (ocupando todo o espaço da página);
- sem abreviaturas de palavras ou expressões;
- números por extenso;
- sem emendas ou rasuras;
- sem uso de corretivo (tipo erro-ex);
- com emprego do verbo no tempo pretérito perfeito do indicativo (Exemplo: verbo falar: falou, falaram; verbo discutir: discutiu, discutiram; verbo comentar: comentou, comentaram).
- com verbo de elocução para registrar as diferentes opiniões. Quem redige a Ata não põe os participantes da reunião a falar diretamente, mas faz-se intérprete delas, transmitindo ao leitor o que elas (as pessoas) disseram. (Exemplo: Em vez de "Inicialmente, eu Manuel de Araújo, presidente do Centro, determino a sra. vice-presidente, que apresente o calendário que fizemos para que os presentes o conheçam." Deve ser redigida assim: "Inicialmente o sr. Manuel de Araújo solicitou à vice-presidente, sra. Maria de Souza, que apresentasse o calendário elaborado para que os presentes tivessem seu conhecimento.)"
Se o relator (secretário) cometer um erro, deve empregar a partícula retificativa digo, como neste exemplo: "Aos dez dias do mês de dezembro, digo, de janeiro, de dois mil e quatro...".
Quando se constatar erro ou omissão depois de lavrada a ata, usa-se em tempo. Exemplo: "Em tempo: Onde se lê senhor janeiro, leia-se fevereiro".
-