-
Errado.
Pois as Entidades Fechadas de Previdencia Privada ( fundo de pensão) são fiscalizados pelo PREVIC e normatizados pelo CNPC.
Não tem nada haver com a sociedade de capitalização pois o fundo de pensão é uma opção de complementação de aposentadoria, oferecidos por determinada empresa ao seus funcionários.
-
ERRADO:
Por constituírem exemplo típico de sociedade de capitalização, os fundos de pensão devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo CMN no que se refere à aplicação dos recursos dos planos de benefícios.
CERTO:
Por constituírem exemplo típico de sociedade de capitalização, os fundos de pensão devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo CNPC no que se refere à aplicação dos recursos dos planos de benefícios.
-
Fonte: Wikipedia
Fundo de pensão é uma fundação ou uma sociedade civil que gere o patrimônio de contribuições de participantes e patrocinadora com o objetivo de proporcionar rendas ou pecúlios. No Brasil são chamados de Entidades Fechadas de Previdência Complementar.
O fundo de pensão não tem fins lucrativos e tem o nome oficial de entidade fechada de previdência complementar. Originado no Brasil nos anos 60 com vistas a resolver diversas situações trabalhistas de funcionários de estatais. As estatais se afiguravam com gigantescas dívidas em função das diversas origens de seus funcionários, o que lhes dava diferentes direitos. O fundo de pensão surge para dar os mesmo direitos a todos e evitar uma enorme discussão judicial que não teria fim.
A sua regulamentação em 1977 com a Lei 6.435 e com seu regulamento abriu a possibilidade de conceder pecúlios e rendas a qualquer empresa ou entidade equiparada como Igrejas, cooperativas e outras pessoas jurídicas.
A constituição Federal de 1988 exigiu alterações na lei 6.435 que foi substituída por duas leis complementares de números 108 e 109, ambas de 2001.
O maior fundo de pensão brasileiro é o Previ, dos funcionários do Banco do Brasil.
-
Se eu estiver errada me corrijam, mas acho que o verdadeiro erro da questão está aqui olha:
"Por constituírem exemplo típico de sociedade de capitalização, os fundos de pensão devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo CMN no que se refere à aplicação dos recursos dos planos de benefícios"
Os fundos de pensão são simplesmente as entidades de previdência complementar fechada, e eles devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo CMN e são fiscalizados pela Previc. Eles não são sociedades de capitalização. O mercado de seguro, resseguro, capitalização e entidades de previdência complementar aberta são fiscalizados pela SUSEP e devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo CNSP
-
FUNDOS DE PENSÃO:
1) exemplo típico de previdência complementar privada e fechada... Não é sociedade de capitalização;
2) devem seguir as diretrizes estabelecidades pelo CMN e são fiscalizadas pela SPC (secretaria de previdencia complementar) e CGPC (conselho de gestão de previdência complementar); e CNPC (conselho nacional de prev. complementar);
OBS: a SUSEP fiscaliza entidades abertas e públicas.
-
Sistema Financeiro Nacional
Estrutura
Previdência Fechada
As Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), mais conhecidas como fundos de pensão, são instituições sem fins lucrativos que mantêm planos de previdência coletivos. São permitidas exclusivamente aos empregados de uma empresa e aos servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, entes denominados patrocinadores; e aos associados ou membros de pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, denominados instituidores.
A fiscalização das EFPC é feita pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc e regulada pela Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC), do Ministério da Previdência Social.
http://www.previdenciasocial.gov.br/sppc.php?id_spc=915
-
Fundos de pensão( entidade fechadas)(organizadas sob a forma de fundação ou sociedade civil
Por constituírem exemplo típico de sociedade de capitalização(segue as diretrizes do cnsp ou susep(entidade abertas)(constituida sob a fomra de S.A),
os fundos de pensão devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo CMN no que se refere à aplicação dos recursos dos planos de benefícios(certo).
os Fundos de pensão não são exemplo tipicos de sociedade de capitalização.
QUESTÃO ERRADA!
SE VC ACHAR QUE A EXPLICAÇÃO ESTÁ BOA ENTÃO ESTRELINHA --------> ****
-
COMENTÁRIO: Após a vírgula a questão está correta. O erro está em afirmar que os fundos de pensão são exemplos de sociedade de capitalização. Fundos de pensão (Entidades de Previdência Fechada) são uma coisa e Sociedade de Capitalização são outra coisa. A parte final quanto a aplicação dos recursos está correta.
Fonte: A casa do concurseiro
-
Os fundos de pensão não são sociedades de capitalização, são entidades de previdência fechada .
-
A questão está errada por dizer que fundos de pensão são exemplo de sociedade de capitalização. Os fundos de pensão são entidades fechadas de previdência complementar.
Mas só para esclarecer, muitos estão comentando que os fundos de pensão são fiscalizados pelo PREVIC e normatizados pelo CNPC, e isto está absolutamente certo; mas no que diz respeito à aplicação dos recursos dos planos de benefícios, os fundos de pensão devem seguir as diretrizes do CMN, por meio da Resolução 3.121, de 25 de setembro de 2003.
Não podemos esquecer que o CMN é o orgão normatizador MÁXIMO do Sistema financeiro nacional.
-
É isso aí, errei de bobeira Fundos de Pensão não são sociedades de captalização.
-
O que são fundos de pensão?
São entidades fechadas de previdência, organizadas por empresas ou grupos de empresas, com o objetivo de realizar investimentos para garantir uma complementação da aposentadoria aos empregados que aderirem ao plano. O dinheiro investido forma um patrimônio que é aplicado em imóveis, ações e renda fixa, dentro de limites estabelecidos pelo Banco Central. Quando o empregado se aposenta, passa a receber o benefício mensalmente. Se sai da empresa, tem direito de retirar a parte que contribuiu.
-
Entidade Fechada de Previdência Complementar (fundos de pensão) não é sociedade de capitalização.
São organizadas sob a forma de fundação ou sociedade civil, sem fins lucrativos e são acessíveis, exclusivamente, aos empregados de uma empresa ou grupos de empresas, ou aos servidores da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios, entes denominados patrocinadores ou aos associados ou membros de pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, denominadas instituidores. Devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo CMN, no que tange a aplicação dos recursos e planos de benefícios.
-
As atividades dos Fundos de Pensão
obedecem a normas expedidas pelo
Conselho Nacional de Previdência
Complementar (CNPC) e são fiscalizadas
pela Superintendência Nacional de
Previdência Complementar (Previc).
-
Fundo de pensão é uma fundação ou uma sociedade civil. E devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo CMN. LEMBRANDO QUE O CMN É O ÓRGÃO MÁXIMO DO SFN, sendo assim as EFPC's estão subordinadas a ele.
-
O erro é a parte da capitalização a parte que fala "no que se refere à aplicação dos recursos dos planos de benefícios." está certa, o CMN é que deve dizer como vai ser investido o dinheiro captado com o beneficio.
-
constituírem exemplo típico de sociedade de capitalização ( errado)
Fundo de pensão é uma fundação ou uma sociedade civil
obs: tem gente que já escreveu besteira por aqui...
-
ERRADO
Os fundos de pensão são entidades fechadas de previdência complementar (EFPC). São organizadas por empresas e associações com o objetivo de garantir a empregados ou associados complementação à aposentadoria oferecida pelo INSS por meio da administração de planos de benefícios.
-
Não é sociedade de capitalização, e também não é fiscalizado pelo CMN
-
qual parte da assertiva fala que o CMN fiscaliza?
os fundos de pensão devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo CMN no que se refere à aplicação dos recursos dos planos de benefícios.
e essa parte está certa pois o CMN orienta a aplicação dos recursos das I.F.
-
Luana Mannala e erika assis entrem num consenso por favor
-
Os chamados fundos de pensão são Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) sendo acessíveis somente aos empregados de uma empresa ou grupo de empresas e aos servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, entes denominados patrocinadores e aos aos associados ou membros de pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, denominadas instituidores.
As EFPC são reguladas pela Lei Complementar 109/2001 e, conforme dispõe o artigo 31 da citada lei, devem ser constituídas necessariamente sob a forma de Fundações ou Sociedades Civis, sem fins lucrativos e são fiscalizadas pela PREVIC. Portanto, não se constituem em exemplos de sociedades de capitalização. estas fiscalizadas pela SUSEP.
Gabarito: ERRADO
-
Errado.
Não é sociedade por capitalização
Quanto as normas de aplicação dos recursos é competência do CMN definir.
Questão semelhante
Q28809 - As entidades de previdência fechada devem seguir as diretrizes do CMN quanto à aplicação de recursos dos planos de benefícios.
Bons estudos
-
O órgão responsável por regular o regime de previdência complementar é o Conselho Nacional de Previdência Complementar - CNPC. A autarquia responsável por fazer a fiscalização é a PREVIC.
-
Fundo de pensão é previdência privada complementar, regulamentada pelo CNPC e supervisionada pela previc.
-
Os fundos de pensão (previdência complementar fechada) seguem as diretrizes determinadas pelo CNPC – Conselho Nacional de Previdência Complementar.
Resposta: Errado
-
questão bem complicada, O CMN determina em quais titulos publicos essas sociedades devem investir seu capital de reserva, que é 10% do valor das negociações. mas o erro é que os fundos de pensão nao sao sociedades de capitalização e sim de entidade de previdencia complementar.
-
Os fundos de pensão são Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) sendo acessíveis somente aos empregados de uma empresa ou grupo de empresas e aos servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios