SóProvas


ID
616075
Banca
MPDFT
Órgão
MPDFT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Analise a seguinte passagem de ementa de julgamento prolatado pelo Supremo Tribunal Federal, cotejada com as afirmações que se seguem:

“A eficácia das regras jurídicas produzidas pelo poder constituinte (redundantemente chamado de ‘originário’) não está sujeita a nenhuma limitação normativa, seja de ordem material, seja formal, porque provém do exercício de um poder de fato ou suprapositivo”. ADIMC 2356/DF. Rel. p/ ac. Min. Ayres Britto, julgamento em 25/11/2010.

I – A teoria clássica do poder constituinte (originário) absoluto, incondicionado e ilimitado foi desenvolvida nos Estados Unidos durante a “Revolução de Independência”
II – O poder constituinte (originário) material se expressa em movimentos de ruptura simbólica ou violenta em face dos poderes constituídos
III – As manifestações do poder constituinte (originário) no curso do século XX mostraram-se inteiramente de acordo com a passagem acima transcrita
IV – As heteroconstituições ou as constituições “dadas” são exemplos de manifestações constituintes (orginárias) limitadas

Marque a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • c
  • I – A teoria clássica do poder constituinte (originário) absoluto, incondicionado e ilimitado foi desenvolvida nos Estados Unidos durante a “Revolução de Independência” 
    Qual o erro?? Não foram EUA e França os expoentes do constitucionalismo clássico?
  • Quem desenvolveu foi Abade Sieyés  durante a Revolução Francesa : “ Em que é o terceiro Estado”, apontava como titular a nação
    - Titularidade : Do povo(concurso), hoje a visão moderna , incluive art.1ºCF

  • Alguém poderia esclarecer o que seriam as heteroconstituições?
  • Heteroconstituição: é a Constituição feita em um país para vigorar em outro.

    Ex.: Constituição de Chipre, a qual foi resultante de acordo entre Grécia e Turquia.

    Fonte: Professor Flávio Martins (Curso Damásio de Jesus), 2012.
  • I – A teoria clássica do poder constituinte (originário) absoluto, incondicionado e ilimitado foi desenvolvida nos Estados Unidos durante a “Revolução de Independência” . Errado. A doutrina aponta que Siyes foi o ícone percursor da temática constituinte com a obra (panfleto pré revolucionário) “O que é o terceiro Estado” (1788). O terceiro Estado é tudo, tem sido nada e pretende ser alguma coisa. Canotilho, por sua vez, aponta que o processo genético do poder constituinte adveio das experiências francesa, inglesa e norte americana.
    II – O poder constituinte (originário) material se expressa em movimentos de ruptura simbólica ou violenta em face dos poderes constituídos  Certo. O exercício do poder constituinte resulta de determinantes rupturas históricas ou transição constitucional, que visa romper com a ordem anterior e constituir uma nova.
    III – As manifestações do poder constituinte (originário) no curso do século XX mostraram-se inteiramente de acordo com a passagem acima transcrita  Errado. Creio que poderíamos mencionar como exemplo contrário a Constituição de 1967 e EC 69.
    IV – As heteroconstituições ou as constituições “dadas” são exemplos de manifestações constituintes (orginárias) limitadas. Certo. Heteroconstituição é a constituição feita para vigorar em outro país, são incomuns. Ex: Constituição cipriota que surgiu de acorods elaborados em Zurique, nos idos dos anos 60 entre Grã Bretanha, Grécia e Turquia. Em contraposição às autoconstituições, que são as elaboradas para serem aplicadas no próprio Estado.
  • Resposta correta: LETRA C

  • heteroconstituições são limitadas ? em que ?

  • A prova de constitucional desse concurso foi um inferno