SóProvas


ID
616534
Banca
FUNCAB
Órgão
DER-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos BENS PÚBLICOS, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • d) Uma Autarquia Estadual pode adquirir bens por usucapião. Correto 

    Os bens públicos não podem ser usucapidos, porém a pessoa jurídica de direito público pode adquirir bens por meio de usucapião.
  • Se alguém poder comentar item por item, desde já obrigado...Valeu
  • Weder

    B está errada porque os bens públicos são impenhoráveis, mesmo para pagamento de dívidas judiciais de pequeno valor. Para tanto, se usam as Requisições de Pequeno Valor - RPV.

    C está errada porque nenhum bem público está sujeito a usucapião, nem mesmo os móveis.

    E está errada porque também os bens públicos de uso especial podem ser desafetados.

  • Complementando, a opção A está errada pois nem todos bem publicos são inalienáveis. logo são relativamente inalienáveis.

    Abçs
  • A)O erro está em "são absolutamente inalienáveis",os bens dominicais são alienáveis e o bens de uso comum e especial, se desafetados esses dois, poderão ser vendidos.

    B)Os bens público são impenhoráveis, pois parte do princípio de que os bens público são indisponíveis.

    C)Tanto bens público móveis quanto imóveis estão sujeitos a usucapião, desde que observados os parâmetros legais.

    Ex:Carro oficial abandonado sendo usucapido por outro poder público.
    Ex.2-Prédio dominical que não esteja exercendo a sua função social, e uma pessoa com justo  título e boa-fé adquire a propriedade por meio de usucapião.

    E)Os bens público de uso especial podem ser desafetados, e caso ocorra isso(desafetação), e  não haja uma destinação deles específica, serão considerados bens dominicais, ou seja, bens de domínio do ente público.

  • A questão tenta induzir o estudante ao erro. Os béns públicos não podem ser usucapidos,esta é uma de suas características, porém, a administração direta e as autarquias e fundações, poderão usucapir qualquer bem localizado no território nacional. Ela pode ser parte ativa de uma ação de usucapião, mas, não poderá figurar no pólo passivo. Seus bén são imprescritíveis.