SóProvas


ID
617185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com base no que dispõe a norma brasileira de descrição
arquivística, julgue os itens a seguir.

A data de acumulação é a identificação cronológica por meio da qual se indica a data em que o documento foi produzido.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    Data de Acumulação: 
    Elemento de identificação cronológica que leva em consideração variantes da história de formação do acervo como herança de fundos, sucessão arquivística e aquisições por compra ou doação.
    Fonte: CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS
  • Há vários tipos de datas a serem registradas nos documentos e a escolha de cada uma vai depender de diversos fatores ligados aos documentos. Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, 


    Data-assunto: elemento de identificação cronológica de acordo com o assunto do documento, independentemente da sua data de produção.

    Data-crônica: elemento de identificação cronológica que tem por referencial um calendário. 

    Data de acesso: elemento de identificação cronológica do fim da restrição de acesso a um documento OU elemento de identificação cronológica do acesso efetuado a um documento em meio eletrônico.

    Data de produção: elemento de identificação cronológica pelo qual se indica a data em que o documento foi produzido. (É a data a qual a questão se refere)

    Data de acumulação: elemento de identificação cronológica que leva em consideração variantes da história de formação do acervo como herança de fundos, sucessão arquivística e aquisições por compra ou doação.

    Data tópica: elemento de identificação do lugar de produção de um documento.

    Datas-limite: elemento de identificação cronológica, em que são indicados o início e o término do período de uma unidade de descrição.