-
Errado
Organicidade - As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
Deve ser observada independente do valor.
;)
-
A organicidade é o resultado das ações administrativas desenvolvidas no organismo que refletem a sua estrutura, função e atividades nos seus documentos.
Ex: Temos uma loja de suprimentos de informática, contendo no seu acervo os seguintes documentos; cópias de leis sobre transporte, artigo médicos de oftalmologia, certificado de curso de culinária. Neste caso, não há caráter orgânico, pois não é possível estabelecer relações coerentes.
Os documentos encontrados são incompatíveis com o negócio da loja, não refletem a estrutura funcional da empresa, não foram gerados a partir das atividades internas e externas da empresa, não contém informações úteis ao negócio e não é possível estabelecer métodos de classificação condizente com a estrutura da loja. Tudo leva a crer nesse caso, que estes documentos não são documentos de arquivo da loja e, portanto não devem ser incorporados ao seu acervo.
Portanto, para saber se um documento é orgânico, ou seja, para que seja verificada a sua organicidade enquanto documento de arquivo, é necessário fazer essa vinculação do documento com a estrutura da empresa e suas atividades, se o documento reflete essa estrutura ele é orgânico, se não refletir não é orgânico.
-
Acredito que outras questões ajudam a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Arquivologia - Específicos
Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Principios;
A organicidade do documento arquivístico encontra-se no elo mantido com os demais documentos do órgão ou empresa e que refletem suas funções e atividades.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Arquivologia
A organicidade do arquivo se verifica na relação que os documentos mantêm entre si em decorrência das atividades do sujeito acumulador, seja ele pessoa física ou jurídica.
GABARITO: CERTA.
-
Um documento orgânico (produzido no decorrer das atividades de uma instituição) pode ter tanto valor primário quanto secundário.
-
ERRADA!
Princípio da Organicidade
É o princípio segundo o qual os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora, em suas relações internas e externas. Desse modo, um documento pode ser considerado de valor primário (corrente e intermediário) ou secundário (permanente).
-
organicidade = estrutura, função e atividades
-
Para que um documento tenha organicidade, é preciso que ele seja considerado documento de valor secundário.
GAB: E
VALOR PRIMÁRIO.