Uma rede de transportes ampla e organizada é essencial para o desenvolvimento de um país pois, reduz o preço final das mercadorias e aumenta a competitividade de um país no comércio global.
Sobre a rede de transportes do Brasil, assinale as proposições corretas:
I - O Brasil é um dos únicos países de grande extensão territorial, onde o transporte rodoviário é responsável por mais da metade das cargas transportadas e quase a totalidade dos passageiros. Isto onera o preço dos produtos e não promove a integração regional. É o “Custo Brasil”.
II - O traçado das ferrovias brasileiras indica uma preocupação governamental no sentido de promover a integração do território nacional, atingindo áreas longínquas do interior do país.
III - No Brasil, nos últimos anos, houve um investimento maciço em hidrovias, em função do Mercosul, embora, o custo do transporte fluvial supere o do transporte ferroviário.
IV - Após um longo período de estagnação e relativo abandono, o governo federal passa a adotar, com a crise do petróleo, uma política de valorização do transporte de cabotagem para vencer as grandes distâncias do país.
V - Os principais produtos transportados pelas ferrovias no Brasil são minérios, soja e café.
Estão corretas as proposições: