-
a) O gerente nunca deve participar do processo seletivo de um candidato. - ERRADA
O maior interessado na contratação de um bom colaborador é o gerente daquele setor. Se ele não poder participar do processo seletivo pode comprar "gato por lebre". Questão que é resolvida só lembrando casos da nossa vida real.
SUCESSO SÓ VEM ANTES DE TRABALHO NO DICIONÁRIO
-
Gabarito Correto Letra A
Não é raro vermos os gerentes delegarem esta tarefa a algum assessor. Este é um mau sinal e muitas vezes causa arrependimentos. Não que o assessor sejaz incapaz ou lhe falte sensibilidade para a atividade, mas o gerente é quem sabe melhor do que ninguém qual o perfil buscado e em quais desafios ele precisará do novo empregado. Enfim, não é RH que seleciona. Gerente que joga a culpa em RH pela qualidade do profissional novo está praticamente passando atestado de não ter se envolvido devidamente no processo de seleção.
Fonte: genteplena.com.br
-
Sendo a area de gestão de pessoas "meramente" orgão de staff, cabe a ela apenas auxiliar o orgão de linha - representado pela pessoa do gerente interessado na seleção - adotando as melhores técnicas e metodos, em cada caso.
Atenção, o gerente de gestão de pessoas tbm tem autoridade de linha, sobre seus subordinados, sendo assim, case apareça uma questão dizendo que nunca o gerente de pessoas decide cabalmente sobre a contratação, tasque ERRADO.
-
Segundo Chiavenato, “a seleção de pessoal é um sistema de comparação e de escolha (tomada de decisão). Para tanto, ela deve apoiar-se em algum padrão ou critério para alcançar uma certa validade na comparação”. Neste sentido, a decisão envolvida na seleção é uma decisão essencialmente comparativa. Em primeiro lugar, definimos as características dos cargos a serem preenchidos e os perfis profissionais desejados. Em segundo, utilizamos as técnicas estudadas anteriormente para levantar informações a respeito dos candidatos. Finalmente, comparamos o perfil desejado com o perfil dos candidatos existentes.
Vale ressaltar que, normalmente, as atribuições dos gerentes que irão receber as pessoas e da área de gestão de pessoas (ou da área de seleção) são bastante diferentes. O gerente que irá receber os novos funcionários deve decidir o perfil esperado e deve dar a palavra final na escolha do candidato. Já a área de gestão de pessoas deve dar apoio metodológico, conduzir o recrutamento, conduzir as etapas preliminares da seleção e auxiliar os gerentes na tomada de decisão.
O órgão de seleção (staff) não pode impor ao órgão requisitante a aceitação dos candidatos aprovados no processo de comparação. Pode apenas prestar serviço especializado, aplicar técnicas de seleção e recomendar aqueles candidatos que julgar mais adequados ao cargo. A decisão final de aceitar ou rejeitar candidatos é sempre de responsabilidade do órgão requisitante. Assim, a seleção é responsabilidade de linha (de cada chefe) e função de staff (prestação de serviço pelo órgão especializado).
A administração de recursos humanos está mudando. Uma das transformações mais sensíveis é a delegação de decisões e ações relacionadas com RH rumo aos gerentes. Principalmente no subsistema de provisão de RH (Recursos Humanos). Isso significa descentralização, porque a ARH (administração de recursos humanos) deixa de centralizar todas operações de recrutamento e seleção. Os gerentes passam de espectadores para o papel de atores. A ARH passa a prestar consultoria interna e a preparar os gerentes e suas equipes para recrutarem e selecionarem seu pessoal.
-
E quanto:
A seleção de pessoal é basicamente restritiva e comparativa
fiquei em duvida nesta questao alguem sabe pq ela é basicamente restritiva?
-
Segundo Chiavenato:
"É elevada a correlação existente entre o sucesso organizacional e a delegação do processo seletivo para os gerentes e suas equipes de trabalho, dentro de uma postura de administração participativa. Nas organizações bem-sucedidas, quem seleciona pessoas são os gerentes e suas equipes."
Fonte: Gestão de Pessoas - Idalberto Chiavenato
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o processo de seleção de pessoal. Dentre as alternativas, vejamos qual a incorreta.
Segundo Chiavenato (2014), Seleção é o processo pelo qual uma organização escolhe, de uma lista de candidatos, a pessoa que melhor alcança os critérios para a posição disponível, considerando as atuais condições de mercado.
Chiavenato (2014, p. 120) ensina que:
- Após a comparação entre as características exigidas pelo cargo ou as competências desejadas e as características oferecidas pelos candidatos, pode acontecer que vários apresentem condições aproximadamente equivalentes para serem indicados para ocupar a vaga. O órgão de seleção não pode impor ao órgão requisitante a aceitação dos candidatos aprovados no processo de comparação. Pode apenas prestar o serviço especializado de aplicar as técnicas de seleção e recomendar os candidatos que julgar mais adequados ao cargo ou à organização. No entanto, a decisão final de aceitar ou rejeitar os candidatos é sempre da responsabilidade do órgão requisitante.
Com isso, concluímos que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri, SP: Manole, 2014.