-
RESPOSTA LETRA E
Classificação ABC
O princípio da curva ABC foi elaborado por Vilfredo Pareto na Itália. Sua utilização é extramente vantajosa porque se pode reduzir as imobilizações em estoques sem prejudicar a segurança. Dentro da logistica empresarial e mais especificamente na administração de materiais, a curva ABC tem seu uso mais específico para estudo de estoques de suprimentos e dimensionamento de estoque.
A curva ABC é um importante instrumento para o administrador; ela permite identificar aqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua administração. Obtém-se a curva ABC através da ordenação dos itens em ordem decrescente de importância relativa, obtida através da multiplicação do custo unitário com o volume comprado. Verifica-se, portanto, que, uma vez obtida a seqüência dos itens e sua classificação ABC, disso resultam imediatamente a aplicação preferencial das técnicas de gestão administrativas, conforme a importância dos itens.
A curva ABC tem sido usada para a administração de estoques, para definição de políticas de vendas, estabelecimento de prioridades para a programação da produção e uma série de outros problemas usuais na empresa.
Após os itens terem sido ordenados pela importância relativa, as classes da curva ABC podem ser definidas das seguintes maneiras:
Classe A: Grupo de itens mais importante que devem ser trabalhados com uma atenção especial pela administração.
Classe B: Grupo intermediário.
Classe C: Grupo de itens menos importantes em termos de movimentação, no entanto, requerem atenção pelo fato de gerarem custo de manter estoque.
-
Quando tentei resolver a questão, fiquei em dúvida em relação à letra "b" também ser correta.... Então fui procurar saber o porquê e acredito que seja pelo fato dos percentuais de cada classe não poderem ser fixos, mas apenas aproximados...
Alguém sabe dizer se é isso mesmo?
-
Fabricia, eu tbem tive a mesma duvida que vc, mas vc esta certa, pq não tem um parametro certo para definir qual a % para cada item , isso vai depender da empresa. Não existe uma forma aceita para definir qual a porcentagem.
Bom estudos a todos
-
Vamos destrinchar cada questão da pergunta feita
A “Análise ABC” é uma das formas mais usuais de se examinar estoques. Sobre a Análise ABC é correto afirmar:
a) Aos itens mais importantes de todos, segundo a ótica do valor ou quantidade, dá-se a denominação itens classe A.
Correta, o gráfico ABC preconiza que existem 3 tipos de produtos dentro das organizações, e a "CLASSE A" seria o grupo dos produtos que possui um número muito pequeno de unidades comercializadas mas que o seu VALOR MONETÁRIO impactua fortemente no resultado final do CAIXA da empresa!!!!
b) Não existe forma totalmente aceita de dizer qual o percentual do total dos itens que pertencem à classe A, B, ou C.
Correto, muitas literaturas da Gestão de Estoques usam o percentual: 70%, 20% e 10% mas tal divisão somente existe para exemplificar, pois o que realmente conta para se definir um produto dentro de uma das CLASSES (A,B ou C) é a sua importância para o RESULTADO final do caixa da empresa ($$$) e a quantidade que é vendida.
c) Aos itens menos importantes de todos, segundo a ótica do valor ou quantidade, dá-se a denominação itens classe C.
Certo, pois a "CLASSE C" representa os itens que representam uma grande movimentação de unidades (grande venda de unidades) mas não possuindo um impacto marcante ou considerável no resultado do caixa da empresa (vende muito mas a rentabilidade deste não é tão grande/importante para a saúde financeira da empresa).
d) Consiste na verificação, em certo espaço de tempo, do consumo do estoque, em valor monetário ou quantidade.
Básicamente a "ANALISE ABC" possui 2 fatores como principais, ou seja, aqueles que esta consideram de grande influencia na empresa que são: INFLUÊNCIA no resultado do caixa e a QUANTIDADE/UNIDADES vendidas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
"Creia verdadeiramente em Deus! Pois onde os homens incredulos fraquejam os servos de Deus florescem!!!"
-
CURVA ABC ou Diagrama de Pareto
Diagrama de pareto é o famoso 80 20. Vilfredo Pareto descobriu que 20% da população detinham 80% de toda riqueza de um país. Permite priorizar problemas separando-os e analisando da seguinte forma:
- para os poucos problemas vitais deverão ser concentrados todo foco e atenção, pois eles respondem por 80% dos resultados indesejáveis;
- para os muitos problemas triviais poderão ser concentrados poucos esforços, já que eles corresponderão por poucos resultados indesejáveis.
-
Não concordo tanto com a alternativa A quanto com a C. Pq quando fala por exemplo que "Aos itens mais importantes de todos, segundo a ótica do VALOR ou QUANTIDADE, dá-se a denominação itens classe A". Não seria só quanto ao valor? Tendo em vista que os itens de classe A são sempre em menor quantidade?? O mesmo vale pra alternativa C, os itens de classe C são de menor importância mas somente quanto ao valor, pois é a classe que tem a maior quantidade de materiais. Discordo do gabarito.
-
BIZARRO!
Se a letra E está correta, isso significa que estão corretas tb as letras A, B, C e D.
Então eu posso marcar qualquer uma das alternativas, pq todas estão corretas.
-.-'
-
Questão bisonha mesmo!!
Mas há um erro, ao meu ver, nas alternativas ao mencionarem "do valor ou quantidade"!
Um exemplo seria:
Item 1: R$ 100.000,00 / Consumo anual: 2 unidades
Item 2: R$ 1,00 / Consumo anual: 50.000 unidades
...
Nesse caso, o Item 1 apesar de ter somente 2 unidades vendidas no ano, apresenta um Valor Monetário Anual maior que o item 2. Nesse caso, item 1 seria do grupo A.
Portanto, não podemos levar em consideração a ótica do valor OU quantidade, mas, na verdade, do valor E quantidade!
Segue uma questão CESPE que confirma isso:
• Q50488 Prova: CESPE - 2008 - TJ-DF - Analista Judiciário - Área Administrativa
Disciplina: Administração de Recursos Materiais | Assuntos: Curva ABC;
É correto utilizar a curva ABC para classificar materiais em função do valor e da quantidade de consumo. (CERTO)
-
Questão bisonha.
A e C estão erradas porque a curva ABC não avalia na ótica do valor ou quantidade, mas sim em função das duas (que resulta no valor financeiro total).
O item D está errado pelo mesmo motivo, não é valor ou quantidade, e sim uma função das duas.
O item E está errado em consequencia.
O item B está certo, não há uma forma universal de fazer ABC, podendo ser 70/20/10, 85/15/5, etc.
Cade os recurseiros da época? Gabarito deveria ser item B.
-
Não é só valor ou quantidade, mas também a imprescindibilidade e a perecibilidade do item.