SóProvas


ID
619318
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma loja de departamentos como a RENNER ou a C & A, por exemplo, utiliza que forma de departamentalização. Assinale a afirmativa correta:

Alternativas
Comentários
  • departamentalização por produtos e serviços ocorre geralmente na indústria de bens de consumo, pois gera uma facilidade maior para a criação de novos produtos, além de facilitar a coordenação dos resultados individuais dos produtos e serviços da empresa. Porem dificulta a coordenação geral dos resultados, além de gerar uma disparidade de poder entre funcionários de mesma hierarquia

    Fonte:Wikipédia
  • Tipos, Vantagens e Desvantagens [da departamentalização]

    • departamentalização por funções da empresa tem como vantagens a especialização de tarefas.
    • Quando cada unidade da empresa ocorre em regiões diferentes, há o surgimento de um tipo geográfico de departamentalização, em que cada unidade ou região pode ter um gestor e este se reporta ao nível hierárquico geral (matriz da empresa).
    • departamentalização por clientes consiste em separá-los por grupos semelhantes e portanto mantendo o foco ideal para cada tipo de cliente. É vantajoso no que tange ao reconhecimento e atendimento aos grupos, podendo haver uma vantagem mercadológica frente a estes. Mas também enfrenta o problema de uma coordenação geral, pois os diferentes gestores exigirão diferentes recompensas, de acordo com os respetivos grupos;
    • Departamentalização por processos, ocorre na divisão das atividades segundo o processo produtivo, como na administração pública, gerando uma especialização maior dos recursos alocados e comunicação das informações técnicas maior também, mas também pode comprometer a flexibilidade de alguns ajustes necessários nos processos;
    • departamentalização por produtos e serviços ocorre geralmente na indústria de bens de consumo, pois gera uma facilidade maior para a criação de novos produtos, além de facilitar a coordenação dos resultados individuais dos produtos e serviços da empresa. Porem dificulta a coordenação geral dos resultados, além de gerar uma disparidade de poder entre funcionários de mesma hierarquia;
    • departamentalização por projetos -  consiste na atribuição das atividades frente aos projetos existentes nas organizações, como cada projeto é de grande conhecimento de seu gestor, esta prática permite um melhor cumprimento das metas e prazos, uma vez que a adaptação dos gestores aos seus projetos é maior em relação ao todo. Como pontos negativos têm-se o emprego errado de recursos, ou apenas ociosos, e a tomada de decisão partindo apenas um ponto de vista (gestores individuais).

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Departamentaliza%C3%A7%C3%A3o#Tipos.2C_Vantagens_e_Desvantagens
  • Quadro comparativo da departamentalização

    Tipo

    Principal característica

    Vantagens

    Desvantagens

    Funções Funcional. De acordo com funções desenvolvidas. agrupa especialistas sob chefia comum; utilização das habilidades técnicas; economia de escala pela utilização intensa das pessoas; orientação do pessoal para atividade específica; indicada para circunstâncias estáveis; elevado nível de auto-orientação e introversão administrativa.

     
    Desvantagens: Reduz cooperação interdepartamental; inadequada para situações imprevisíveis; dificulta adaptação e flexibilidade - abordagem introvetida; pessoas concentram-se em suas próprias especialidades.
    Produtos/serviços Agrupamento de acordo com resultado da organização - produto realizado. fixa responsabilidade do departamento pelo resultado de um produto; facilita coordenação interdepartamental (foco no produto reduz foco na especialidade); facilita a inovação; indicada para circunstâncias externas e mutáveis; permite flexibilidade - unidades de produção podem ser maiores ou menores. duplicação de recursos (aumento de custos operacionais); contraindicada para situações externas estáveis, para empresas com poucos recursos ou linhas reduzidas de produtos; problemas na gestão de pessoas - medo e instabilidade dos funcionários; ênfase na coordenação em detrimento da especialização.
    Geográfica De acordo com o local onde o trabalho será desempenhado ou por área a ser servida pela empresa. Mercados dispersos. fixa a responsabilidade do lucro e do desempenho; encoraja pensamento no sucesso da região); indicada para firmas de varejo; coordenação dos demais aspectos fica prejudicada; problemas de controle institucional.
    Clientes Para quem o trabalho é executado. Características dos clientes - idade, sexo, nível socioeconômico, tipo de consumidor. quando satisfação do cliente é crucial. demais atividades (produção, finanças, etc.) podem tornar-se secundárias.
    Fases do processo Geralmente utilizada nos níveis mais baixos da organização industrial. Organiza-se pela sequência do processo produtivo. pela natureza dos equipamentos. tecnologia em intenso desenvolvimento gera inflexibilidade.
    Projetos De acordo com as saídas e os resultados (outputs). Utilizada em empresas de grande porte com recursos em grande concentração e prolongado tempo. Ex.: Edifícios, navios, usinas hidrelétricas. orientado a resultado. cada projeto é único e inédito. Pode ser dispensada a equipe ao final. Pode gerar angústia nos funcionários.
  • Discordo do gabarito. Questão anulável

    A departamentalização das ditas lojas é por cliente (masculino, feminino, infantil). 
  • Também cheguei a pensar como o colega Augusto, mas não se pode confundir a departamentalização - relacionada à estrutura organizacional - com a disposição física dos produtos na loja - que mais se relaciona com layout. Esta não reflete, necessariamente, aquela.

    Certamente, a departamentalização de uma loja de departamentos é por produtos (têxteis, brinquedos, perfumaria, etc)

  • Uma loja de departamento tanto pode ser classificada por tipo de cliente (masculino, feminino, infantil) como por tipo de produto (roupas, acessórios, calçados etc.). Entretanto, como na questão não há a opção CLIENTES, a única correta é a PRODUTO. Questão correta! Se tivesse as duas opções seria passível de anulação sim.

    PRODUTOS OU SERVIÇOS
    Os departamentos são definidos em função das tarefas inerentes aos produtos ou serviços. Como exemplo podemos citar os hospitais com suas unidades agrupadas pelo tipo de serviço prestado: maternidade, bloco cirúrgico, emergências etc.


    Fonte: http://miscelaneaconcursos.blogspot.com.br/2012/04/departamentalizacao.html
  • sendo possivel, de acordo com os comentários acima, que ela seja dep. produtos e dep. clientes, não seria a mesma, uma departamentalização matricial?
  • Quando eu li o comentário do colega acima, eu achei que a pessoa estava de sacanagem. Quando observei o nome da pessoa, ficou claro que a pessoa está de sacanagem! rs
  • Infelizmente a banca não anulou a questão, que não tem alternativa correta.
    Concordo com o Augusto,


    "A departamentalização das ditas lojas é por cliente (masculino, feminino, infantil). "

    A departamentalização é a prática de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais, seguindo um critério de homogeneidade entre eles, visando uma adequação da estrutura organizacional com sua dinâmica de ação mais eficiente. Segundo Colenghi (2007), “é uma outra forma de fracionar a estrutura organizacional (divisões, seções, diretorias, departamentos, coordenações, serviços etc.), objetivando agrupar as atividades homogêneas que possuem uma mesma linha de ação, segundo características de complementaridade e similaridade”.

    Neste modelo de departamentalização, as tarefas são agrupadas conforme os clientes a quem se destinam. As características dos clientes – como idade, sexo, nível socioeconômico, tipo de consumidor etc.- constituem a base para esse tipo de departamentalização, ele reflete o interesse pelo consumidor do produto ou serviço oferecido pela organização. É um critério importante, quando a organização lida com diferentes classes de clientes com diferentes características e necessidades. Divide as unidades organizacionais para que cada uma delas possa servir um diferente cliente; quando diferentes clientes requerem diferentes métodos e características de vendas, diferentes características de produtos e, às vezes, diferentes serviços organizacionais, a estrutura centrada no cliente é a mais indicada.

    FIGURA 4. Departamentalização por clientela.

    VANTAGENS:

    Quando a satisfação do cliente é o aspecto mais crítico da organização. A departamentalização por cliente é a abordagem mais extrovertida da organização, mais preocupada com o cliente do que consigo mesma.

    Predispõe os executivos e todos os participantes da organização para a tarefa de satisfazer às necessidades e aos requisitos dos clientes.

    Permite à organização concentrar seus conhecimentos sobre as distintas necessidades e exigencias dos canais mercadológicos.

    Dentre outras.

    DESVANTAGENS:

    Demais atividades da organização (como produção, finanaças etc.) podem torna-se secundárias ou acessórias, em face da preocupação compulsiva pelo cliente.

    Os demais objetivos da organização (como lucratividade, produtividade, eficiencia etc.) podem ser deixados de lado ou sacrificados em função da satisfação do cliente.

    Dentre outras.

    APLICAÇÕES: A estrutura por clientela é indicada quando o negocio depende de diferentes características de produtos/serviços que variam conforme o tipo e necessidade do cliente e este exigem tratamento especializado. É muito comum em lojas de departamento.

  • Para matar a questão e não haver mais dúvida falei com uma amiga minha que trabalha na renner.  Ela trabalha com compras, advinhe de qual setor? Acessórios e bolsas, ou seja, eles se dividem por tipo de produtos, caracterizando a departamentalização por produto. 
  • Exemplos de Departamentalização de produto:

    1- Lojas de departamentos

    2- A Ford Motor Company tem as suas divisões Ford, Mercury e Lincoln Continental.

    3- Um hospital pode estar agrupado por serviços prestados, como cirurgia, obstetrícia, assistência coronariana.

    Apostila prof. Cezar A. Oliveira


  • O certo seria departamentalinação por clientes, não por produto.


  • Danielle Franco, concordo com você. Inclusive quando terminei de ler o enunciado da questão já fui procurando a opção "cliente" nas alternativas. :/

  • ao terminar de ler o enunciado, já pensei em Clientes, por não ter a alternativa, foi preciso buscar a que mais se aproxima da realidade das lojas. Que são divididas por Clientes sabemos, na ausência, o que resta é Produto.

    Acredito que o pensamento do elaborador foi:

    de um lado da loja masculino

    - jeans

    - blusas

    - cuecas e meias

    - roupas sociais

    - pijamas

    do outro feminino

    - jeans

    - roupas intimas

    - pijamas

    - blusas

    - bolsas

    - acessórios

    - calçados

  • Eu acho que elas tambem utilizam a territorial ou geografica.

  • Elas tambem usam a GEOGRAFICA

  • Pensei automaticamente em dep. por cliente, como não tinha fui logo pra produto.

    Achei a questão meio bosta!

  • Essas lojas existem em centenas de cidades do Brasil poderia ser Geografica tambem.

    questão mal elaborada.

  • Exatamente Carlos Ribeiro, por isso marquei Geográfica.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os critérios de departamentalização. Diante da situação narrada, vejamos qual dos critérios se aplica. Vamos às alternativas.

    A - incorreta. Departamentalização por funções fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo

    B - incorreta. Departamentalização Geográfica envolve o agrupamento das atividades, funções ou produtos similares de atender a determinada área geográfica. É mais comum para organizações que têm atuação em grandes áreas. Buscam por meio desse critério obter vantagens econômicas em determinadas operações locais.

    C - incorreta. Departamentalização por projetos é caracterizada pelo agrupamento das atividades de acordo com os resultados ou saídas (outputs) almejadas. Este tipo exige uma estrutura organizacional flexível e mutável, precisa que a estrutura tenha a capacidade de se adaptar às necessidades dos projetos nela desenvolvidos. 

    D - incorreta. Consoante a lição de Rodrigo Rennó, temo que: "A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto. Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento."

    E - correta. Departamentalização por produtos/serviços é marcada pela diferenciação e agrupamento de atividades segundo o produto ou serviço realizado pela organização. Todas as atividades necessárias para gerar um resultado, isto é, um produto ou serviço devem ser agrupadas no mesmo departamento. É indicada para ambientes mutáveis e instáveis, porque induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços (CHIAVENATO, 2014) para o alcance do melhor desempenho do produto/serviço.  

    No caso desta questão, foi possível responder com certa tranquilidade por eliminação. Acredito que o critério mais apropriado era o de departamentalização por clientes.

    GABARITO: E

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.

    RENNÓ, R. Administração geral para concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.