-
Errado.
Por um "detalhe": a Ordem dos Advogados acompanhará todo o processo de ingresso na carreira da magistratura, ou seja, não limitará sua participação tão somente à fase preliminar do certame, mas a todo ele.
Bons estudos.
-
"O ingresso na carreira da magistratura realiza-se mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil na fase preliminar do certame, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica." ERRADA!
Segue o dispositivo constitucional:
CF/88, Art. 93. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, disporá sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princípios: I - ingresso na carreira, cujo cargo inicial será o de juiz substituto, mediante concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e obedecendo-se, nas nomeações, à ordem de classificação; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
-
Também temos outro "detalhe": provas ou provas e títulos não né. Só provas e títulos !
-
Em relação ao final da assertiva, O CNJ estabeleceu que a comprovação dos três anos de atividade jurídica deve ser realizada por ocasião da inscrição (e não da posse) no concurso.
-
Pura letra de lei, senão vejamos:
Art. 93
I - ingresso na carreira, cujo cargo inicial será o de juiz substituto, mediante concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e obedecendo-se, nas nomeações, à ordem de classificação; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
-
Vejam a questão está de fato errado. Isso por que quando afirma que a OAB participara na fase preliminar, deixa a entender que não participará das demais fases, contrariando, portanto, o disposto no inciso I do art. 93 da CF/88.
Abraço.
-
Gente basta lembrar que é um cargo que exige bem mais do que de um servidor público qualquer , tanto que são considerados agentes políticos ... o ingresso na carreira de juiz somente por concurso público de PROVAS E TíTULOS e com a participação da OAB em TODAS AS FASES além de 3 anos de atividade jurídica ( o que é obvio que tem que ser bacharel em direito )
-
Art. 93. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, disporá sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princípios:
I - ingresso na carreira, cujo cargo inicial será o de juiz substituto, mediante concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases
não é provas OU provas e títulos é SOMENTE PROVAS E TÍTULOS !!!!!!!!!!
-
A OAB participa de TODAS as fases do processo.
-
Questão ERRADA: Vamos analisar por partes
O ingresso na carreira da magistratura realiza-se mediante concurso público - ERRADA. na verdade, a obrigatoriedade da realização de concurso público para o ingresso na carreira da magistratura, só existe para o cargo inicial de juiz substituto, visto que é possível também entrar para a carreira da magistratura de forma direta através do que se chama Quinto Constitucional - sem concurso público (art 94 CF: um quinto dos lugares dos TRF, dos Tribunais dos Estados e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros do Ministério Público, com mais de dez anos na efetiva atividade profissional, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada...... foi extendido para Tribunais do Trabalho a partir de Emenda Constitucional).
Concurso público (de provas e) provas e títulos, com a participação da OAB EM TODAS AS FASES(na fase preliminar do certame, )exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo 3 anos de atividade jurídica
-
Típico do Cespe
"...com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil na fase preliminar do certame, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica." essa parte está CORRETA para o cespe, estaria incorreta se o examinador colocasse: "Somente na fase preliminar do certame".
Quanto ao início sem sombra de dúvidas
concurso público de provas ou de PROVAS E TÍTULOS.
-
ERRADO.
O que torna a questão errada: "concurso público de provas ou provas e títulos" e "participação da OAB na fase preliminar do certame".
Correção da questão: O ingresso na carreira da magistratura realiza-se somente mediante concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em todas a fases do certame, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica.
Fonte: Direito Constitucional Descomplicado. 6ª edição. Autores: Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino. Editora Método.
-
O ingresso na carreira da magistratura, cujo cargo inicial será de juiz substituto, dar-se-á mediante a realização de concurso público de provas e títulos, com a participação da OAB em todas as fases, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e obedecendo-se, nas nomeações, à ordem de classificação.
- concurso público de provas e títulos;
- participação da OAB em todas as fases;
- mínimo de três anos de atividade jurídica.
-
R= Errada
O ingresso na carreira da magistratura realiza-se mediante concurso público de provas ou de provas e títulos (concurso público de provas e títulos), com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil na fase preliminar do certame (participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases), exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica.
-
1 - não repitam tanto
2 - o erro é APENAS em dizer que é PROVAS OU TÍTULOS, sendo que é PROVAS E TÌTULOS.
3 - participação da OAB na fase PRELIMINAR NÃO ESTÁ ERRADO! Só estaria errado se fosse "somente"..
-
PESSOAL O ERRO DA QUESTÃO É SOMENTE UM, QUAL:
O ingresso na carreira da magistratura realiza-se mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil na fase preliminar do certame, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica.
Vejam bem, para ingressar na carreira da magistratura, além de dos requisitos de prova provas e títulos, ainda tem a possiblidade de ingresso atraves do quinto constitucional
exemplo: Art. 94. Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros, do Ministério Público, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes
-
Ai galera na verdade o texto constitucional diz o seguinte:
Art. 93 - ingresso na carreira, cujo cargo inicial será o de juiz substituto, mediante concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e obedecendo-se, nas nomeações, à ordem de classificação; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
então é errada por ela dizer que a presença da OAB é apenas na fase inicial, quando na verdade a presença é em todas as fases do concurso.
espero ter ajudado
-
DIRETO AO PONTO:
O ingresso na carreira da magistratura realiza-se mediante concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fazes do certame, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica.
-
Pô 06, qué me F$%&¨colocando "FaZes" nessa altura do campeonato ?
-
Erros:
1º O ingresso na carreira da magistratura realiza-se mediante concurso público de provas ou de provas e títulos
Forma correta: provas e títulos
2º com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil na fase preliminar do certame
Forma correta: em todas as fases
O restante está certo!
-
-
O ingresso na carreira da magistratura realiza-se mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil na fase preliminar do certame, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica.
Todas as fases
-
art 93 CF : ingresso:
- concurso público de provas e títulos + OAB em todas as fases,
- três anos de atividade jurídica
-
Não só na fase preliminar, como em todas as fases.