SóProvas


ID
621898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos ao custo para tomada de decisões e às demonstrações contábeis.

A reserva de capital, composta pelas contas de ágio na emissão de ações, alienação de partes beneficiárias e alienação de bônus de subscrição, é representada por valores recebidos pela empresa que transitaram no resultado do exercício.

Alternativas
Comentários
  • NÃO transitam pelo resultado do exercício.

    São valores recebidos dos proprietários ou de terceiros que NÃO transitam pelas contas de resultado, sendo contabilizadas diretamente no PL, por isso não são considerados comos receitas.
  • A reserva de capital, composta pelas contas de ágio na emissão de ações, alienação de partes beneficiárias e alienação de bônus de subscrição, é representada por valores recebidos pela empresa que independem do resultado do exercício. A reserva também é proveniente de recursos de terceiros, por exemplo, quando há a alienação de partes benefíciarias, que são títulos emitidos pela empresa que permite ao comprador receber dividendos.

    Os saldos que transitam pelo resultado do exercício afetam as reservas de lucros e não as reservas de capital, podendo aumentar ou diminuir as reservas de lucros em caso de lucro ou prejuízo do exercício. A reserva de lucro é composta pela reserva legal, reserva estatutária, reserva de contingência, reservas de lucros a realizar, reservas de incentivos fiscaism reservas de dividendos obrig nao distribuídos e reservas de lucros retidos.
    No caso de lucro da empresa, por exemplo, a primeira reserva a ser constituída é a reserva legal.
  • reserva de capital representa o valor recebido por uma empresa que não passa pelo resultado, uma vez que não possuí relação com a entrega de bens e serviços, sendo correspondente às contribuições feitas pelos acionistas relacionadas ao incremento do capital social.

  • A reserva de capital, composta pelas contas de ágio na emissão de ações, alienação de partes beneficiárias e alienação de bônus de subscrição, é representada por valores recebidos pela empresa que NÃO transitaram no resultado do exercício.

    NÃO transitam pelo resultado do exercício.

    CONTABILIZADAS NO PATRIMÔNIO LÍQUIDO.