SóProvas


ID
627742
Banca
FCC
Órgão
TCE-SE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre os cálculos dos volumes acumulados nos processos de terraplenagem, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Fator de Contração = Volume Compactado / Volume de Corte.

  • Alguém sabe explicar por que não pode ser a alternativa B)? Na minha opinião você pode utilizar o fator de correção tanto no aterro quanto no corte sem prejuízo para a solução

  • Estranho, pois um volume de aterro (Vcompac) corrigido deve se transformar em um volume de corte geometricamente maior , pois o volume compactado (aterro) é o menor de todos:     lembram -se que       Vcompatado <  Vcorte   <  V transp  ?

    Então, como um volume de aterro (Vcompac) pode ser maior que um volume de corte?  É isso o que a questão sugere ao dividir o Vcompactado (menor de todos) por um número decimal representante do fator de homogenização, resultando em um numero maior.

    Veja: O fator de homogenização é o inverso do fator de contração ou se preferir , grau de compactabilidade, (GC) que por sua vez é uma fração decimal (0,x) por ser um volume menor dividido por outro maior .

    Ex:   Supomos que queiramos compactar 18.000m³ porém precisamos na verdade é de 20.000m³ ( no caso GC = 0,9   , um numero decimal)

      GC = Vcomp / Vcorte =  18.000m³ / 20.00m³ = 0,9  .  Então o fator de homogenização = 1 / GC  (INVERSO DO GRAU DE COMPACTABILIDADE)

    Portanto:  1 /  0,9  =  1,11 (este é o fator de homogenização, que o problema sugere como fator de correção do aterro para obter o Vcorte desejado)

    Sendo assim, percebam que se eu dividir (como sugere o problema) o Vcomp por 1,11 , resultará em um número bem menor, ou seja 18.000 / 1,11 = 16.216,21m³   <   18.000m³  . Não faz sentido corrigir o volume de corte através da divisão do Vcomp / 1,11 encontraremos um valor sempre menor. ERRADO.  Essa questão, inclusive,  encontra-se corrigida dessa forma (sugerindo dividir o Vcomp pelo fator de homeg.)  no site Estrategia Concursos, mas me parece sem sentido.

    Na minha opinião para se corrigir o valor adequado de Vcorte que atenda a demanda de compensação do Vcompact, deve-se corrigir o volume de aterro (Vcomp) dividindo-se omesmo pelo (GC) grau de compactabilidade e jamais pelo fator de homogenização. ou seja:

          no exemplo que eu dei:  18.000 /  0,9 = 20.000m³  

    Resumindo: Para se compactar 18.000m³ deve-se "cortar"  20.000m³

    Vcompact = 18.000m³

    Vcorte = 20.000m³ (após correção)

    indice utilizado:  GC = 0,9

    Obs: Para se utilizar o fator de homogenização a unica opção seria "MULTIPLICAR" pelo Vcorte.

    18.000 x 1,11111 = 20.000m³ (após correção). 

     

  • Para CORRIGIR eu posso tanto MULTIPLICAR ou DIVIDIR..

    Se eu considerar CORRIGIR como MULTIPLICAR -> a LETRA A está correta.

    Se eu considerar CORRIGIR como DIVIDIR-> a LETRA B está correta.

    Essa questão era pra ter sido anulada!

  • Marcelo, acredito que tenha sido considerado no aterro por que na hora de montar o diagrama de bruckner, por exemplo, você faz a multiplicação/correção é no volume de aterro mesmo, não no de corte.