SóProvas


ID
628333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos à organização e ao
funcionamento do TCU.

Um parlamentar que deseje obter informações pormenorizadas acerca de auditoria realizada pelo TCU em determinado órgão da administração federal deverá requerer à comissão da respectiva Casa a aprovação da solicitação, que, então, poderá ser formalmente encaminhada ao TCU, para apreciação em caráter de urgência.

Alternativas
Comentários
  • RITCU

    (...)

    Art. 231. O Tribunal apreciará, em caráter de urgência, os pedidos de informação e as solicitações previstas nos incisos II a V do art. 1o, que lhe forem endereçados pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas casas ou pelas respectivas comissões.

    (...)
  • Eu errei a questão e, até que alguém me explique o erro do meu raciocínio, discordo do gabarito.

    Isso porque a questão diz que o parlamentar deverá solicitar as informações por meio das comissões, mas o regimento diz que pode ser por qualquer uma das casas ou pode ser por uma de suas respectivas comissões. 

    Dessa maneira, o deverá  sugere haver apenas uma única alternativa (comissões), quando o regimento disponibiliza outras (casas).

    Alguém pode me explicar?

  • Pura coragem,

    o erro é porque o parlamentar, por si só, não pode requerer tais informações. Somente as Casas ou Comissões têm tal prerrogativa. Um parlamentar sozinho só poderia obter, caso fosso o Presidente de alguma Casa do CN, ou de alguma comissão, atuando como representante delas. 

  • Art. 15. Compete privativamente ao Plenário, dirigido pelo Presidente do Tribunal:
    I – deliberar originariamente sobre:

    b) pedido de informação ou solicitação sobre matéria da competência do Tribunal que lhe seja
    endereçado pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas casas, ou por suas comissões;

  • O art. 232, III do RI/TCU informa que “os presidentes das comissões do Congresso Nacional, do Senado Federal ou da Câmara dos Deputados, quando por aquelas aprovadas”, são competentes para solicitar ao Tribunal a prestação de informações.


    Portanto, a solicitação, após aprovada pela comissão, deverá ser encaminhada ao Tribunal pelo respectivo presidente. A questão não deixa claro se, na situação apresentada, será o presidente da comissão quem irá encaminhar o pedido ao TCU, o que é requisito necessário para se avaliar a admissibilidade da solicitação. Se não for o presidente, o item estaria errado. Dessa forma, creio que cabe recurso quanto a esse aspecto.

    Gabarito Preliminar: Certo (cabe recurso)


    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/tcu-2011-possiveis-recursos-nas-questoes-de-controle-externo-4/

  • Depois de errar 2x eu entendi a questão. Realmente está correta, mas é uma pegadinha daquelas. O item fala sobre "requerer à comissão da respectiva Casa a aprovação da solicitação", então o parlamentar pede à comissão, que solicita ao TCU, logo, a comissão tem competência e o item é correto. Concordam?

  • São competentes para solicitar ao TCU: 1)prestação de infos, 2)auditorias e 3)inspeções:

    A) Reg Interno:

    - Pres Senadp

    - Pres Câmara

    - Pres Comissões do CN, Senado ou Câmara qdo por estes aprovado (é disto que trata a questão é esta Correta✔️)


    1) Auditorias e 2) Inspeções - competência para solicitar:

    B) CF e Lei Organica

    - senado

    - Câmara 

    - e suas Comissões Tecnicas

  • Caro Jefferson Azevedo(comentario de 19/04/2015),

    Não cabe nenhum recurso na questão, observe que a Banca enfatizou que o pedido de informações será encaminhado FORMALMENTE, ou seja , dentro do regramento legal, qual seja pelo presidente da respectiva comissão. Está bem claro.
    Bons estudos para todos.
  • A solicitação de informações a respeito de fiscalizações COFOP e resultados de auditorias e inspeções realizadas pode ser feita por: Presidente do CN, Presidente do SF, Presidente do CD e Presidentes de Comissões (estes necessitam de aprovação prévia da Comissão em questão). 

    Ou seja, não é qualquer membro do CN que pode fazer essa solicitação. O parlamentar que deseje informações pormenorizadas acerca dessas matérias deve enviar requerimento à Comissão competente para que seja atendido se aprovado e, em seguida, encaminhado pelo seu presidente.

  • VII - prestar as informações solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comissões, sobre a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspeções realizadas;

     

    Parlamentar sozinho não pode solicitar informações, deve remeter ao pleno ou comissões para deliberação.

  • Comentário:

    O quesito está correto. O art. 232, III do RI/TCU informa que “os presidentes das comissões do Congresso Nacional, do Senado Federal ou da Câmara dos Deputados, quando por aquelas aprovadas”, são competentes para solicitar ao Tribunal a prestação de informações. Portanto, o parlamentar que deseje obter informações acerca de auditoria realizada pelo TCU deve enviar requerimento à comissão competente; para que seja atendida, a solicitação, após aprovada na comissão, deverá ser encaminhada ao Tribunal pelo respectivo presidente.

    Gabarito: Certo

  • Abaixo colaciono o recente comentário de um professor para confirmar que a justificativa da questão continua a mesma até o presente momento

    Segundo Erick Alves | Direção Concursos

    "Comentário:

    O quesito está correto. O art. 232, III do RI/TCU informa que “os presidentes das comissões do Congresso Nacional, do Senado Federal ou da Câmara dos Deputados, quando por aquelas aprovadas”, são competentes para solicitar ao Tribunal a prestação de informações. Portanto, o parlamentar que deseje obter informações acerca de auditoria realizada pelo TCU deve enviar requerimento à comissão competente; para que seja atendida, a solicitação, após aprovada na comissão, deverá ser encaminhada ao Tribunal pelo respectivo presidente.

    Gabarito: Certo"