SóProvas


ID
630421
Banca
ISAE
Órgão
AL-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Assinale a alternativa que indica o princípio orçamentário que estabelece que as receitas e as despesas devem constar no orçamento pelos seus totais, sem quaisquer deduções.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D - CORRETA

    PRINCÍPIO DO ORÇAMENTO BRUTO: "Todas as parcelas da receita e da despesa devem aparecer no orçamento em seus valores brutos, sendo vedada qualquer dedução." ART. 6º LEI 4320/64
  •  Gabarito - D

    Os mapas mentais abaixo resumem os conceitos sobre princípios orçamentários. Clique no mapa para ampliar.

     




  • Princípio do Orçamento Bruto, prescreve que todas as receitas e despesas devem constar na LOA e de créditos orçamentários por seus valores brutos, vedadas quaisquer deduções... Esta regra tenta impedir a inclusão, no orçamento, de importâncias líquidas... 
  • Segundo o princípio do orçamento bruto, as despesas devem constar do orçamento por seus valores totais, sendo vedadas quaisquer compensações ou apresentações de valores líquidos de receitas e despesas. Sem que sejam supridos valores à discricionariedade do agente.
  • Princípio do OrçamentoBruto (PRINCÍPIO INFRACONSTITUCIONAL, art. 6º Lei nº 4.320/64)
    "Não são permitidas compensações no plano orçamentário"
    Este princípio surgiu juntamente com o princípio da universalidade, expresso no art. 6º da Lei 4.320/64:
    (...) todas as receitas e despesas constarão da Lei Orçamentária e de créditos adicionais pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.
    O § 1º do mesmo artigo reforça este princípio: 
    (...) As cotas de receitas que uma entidade pública deva transferir a outra incluir-se-ão, como despesa, no orçamento da entidade obrigada a transferência e, como receita, no orçamento da que as deva receber.
    Gabarito: D
    Bons estudos!!!
  • O princípio do orçamento bruto veda que as despesas ou receitas sejam incluídas no orçamento ou em qualquer das espécies de créditos adicionais nos seus montantes líquidos. Note que a diferença entre universalidade e orçamento bruto é que apenas este último determina que as receitas e despesas devam constar do orçamento pelos seus totais, sem quaisquer deduções.

    Lei 4.320/1964:

    Art. 6º Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.

    § 1º As cotas de receitas que uma entidade pública deva transferir a outra incluir-se-ão, como despesa, no orçamento da entidade obrigada a transferência e, como receita, no orçamento da que as deva receber.

    Princípio do Orçamento Bruto

    Não importa se o saldo líquido será positivo ou negativo, o princípio do orçamento bruto impede a inclusão apenas dos montantes líquidos e determina a inclusão de receitas e despesas pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.

    Fonte: Prof. Sérgio Mendes – Estratégia Concursos

  • princípio do orçamento bruto