SóProvas


ID
630808
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O processo de background Oracle que executa a recuperação, se necessário, na inicialização da instância e que é responsável pela limpeza dos segmentos temporários que não estão mais em uso é o

Alternativas
Comentários
  •     - Database writer (DBWn) - The database writer writes modified blocks from the database buffer cache to the datafiles.

        - Log writer (LGWR) - The log writer process writes redo log entries to disk. Redo log entries are generated in the redo log buffer of the system global area (SGA). LGWR writes the redo log entries sequentially into a redo log file. If the database has a multiplexed redo log, then LGWR writes the redo log entries to a group of redo log files.
        
        - Checkpoint (CKPT) - At specific times, all modified database buffers in the system global area are written to the datafiles by DBWn. This event is called a checkpoint. The checkpoint process is responsible for signalling DBWn at checkpoints and updating all the datafiles and control files of the database to indicate the most recent checkpoint.
        
        - System monitor (SMON) - The system monitor performs recovery when a failed instance starts up again.
        - Process monitor (PMON) - The process monitor performs process recovery when a user process fails.
        
        - Archiver (ARCn) - One or more archiver processes copy the redo log files to archival storage when they are full or a log switch occurs.
        
        - Recoverer (RECO) - The recoverer process is used to resolve distributed transactions that are pending because of a network or system failure in a distributed database. At timed intervals, the local RECO attempts to connect to remote databases and automatically complete the commit or rollback of the local portion of any pending distributed transactions.
  • Reforçando o que o colega publicou em Inglês no primeiro comentário.

    System Monitor Process (SMON) - Resposta Correta

    Processo que executa a recuperação, se necessário na inicialização da instância. Também é responsável pela limpeza dos segmentos temporários, que não estão em uso e que estão aglutinando nas extensões próximas que estão livres dentro do dicionário.

    Process Monitor Process (PMON)

    O monitor de processo realiza o processo de recuperação, quando um processo do usuário falhar. É responsável pela limpeza do cache no buffer no banco de dados e libera recursos que o processo do usuário estava utilizando.
    Exemplo: Você esta fazendo uma consulta no banco muito grande e de repente a sua máquina é desligada por falta de luz. O processo PMON irá verificar se a sua conexão esta ativa, se ela perceber que você perdeu a conexão, ela interrompe o processo que você estava fazendo.
     

    Checkpoint Process (CKPT)

    É um processo em background do Oracle que utiliza timestamps, que marca todos os datafiles e control files (usando o DBWn e LOGWR) para indicar um ponto de recuperação, em caso de falhas será possível a recuperação. A estrutura de dados define um número de modificações no sistema (SCN)

    LogWriter Process (LGWR)

    Este processo é o responsável pela gestão do redo log buffer, escrevendo as entradas do redo Log Buffer no Online redo log files. É executado quando uma transação recebe o commit (confirmação), quando o buffer do redo log esta em usando 1/3 do total de espaço, a cada 3 segundo e antes do DBW escrever no buffer do data file.

    Recovery Process

    Reconstruir o conteúdo de todas ou parte de um banco de dados de um backup normalmente envolve duas fases: recuperação de uma cópia do arquivo de dados a partir de um backup, e reaplicar as alterações no arquivo desde o backup do arquivados e redo logs on-line, para trazer o banco de dados para uma SCN desejado desde o backup (geralmente, o presente).

    Para restaurar um arquivo de arquivo de dados ou controle de backup é para recuperar o arquivo para o disco a partir de um local de backup em disco, fita ou outros meios de comunicação, e torná-lo disponível para o servidor de banco de dados.

    Para recuperar um arquivo de dados (também chamados de executar a recuperação de um arquivo de dados), é levar uma cópia restaurada do arquivo de dados e aplicar-lhe mudanças registradas nos logs do banco de dados refazer. Para recuperar um banco de dados inteiro é para executar a recuperação de cada um de seus arquivos de dados.

  • Questão que aborda os processos do ORACLE.

    Os processos em segundo plano da instância são os processos iniciados quando a instância é iniciada e executados até que ela termine.


    |----------------|--------------------|---------------------------|-------------------
    1                    2                         3                                  4

    1 - Inicializa a Instância          

     2 -  Inicializada a instância          
       
    3-    Processos de Segundo plano são iniciados     

    4-    Para a instância logo para também                                                                                                                                                                                                               os processos de segundo plano



    Alguns processos de segundo plano mais importantes:

    1- SMON = System Monitor Process
    2- PMON = Process Monitor
    3- DBWn = Database Writer
    4- LGWR = Log Writer
    5- CKPT = Checkpoint Process
    6- MMON = Manageability Monitor
    7- MMAN = Memory Manager


    Complementando o processo SMON  - System Monitor Process

    O SMON inicialmente tema a tarefa de de montar e abrir um banco de dados. O SMON monta um banco de dados localizando e validando o arquivo de controle do banco de dados (Control Files). Depois, ele abre um banco de dados localizando e validando todos os arquivos de dados (DATAFILES) e os arquivos de log online. Uma vez que o banco de dados esteja aberto em uso, o SMON é responsável por várias tarefas domésticas, como oraganizar o espaço livre no arquivo de dados.

    Fonte: OCA ORACLE DATABASE 11g - Administração 1 - Jonh Watson - Oracle Press
  • O processo de background Oracle que executa a recuperação, se necessário, na inicialização da instância e que é responsável pela limpeza dos segmentos temporários que não estão mais em uso é o 

    a) Process Monitor Process (PMON).

    Errado. Ele executa um trabalho de limpeza, caso a  conexao de usuario caia, ou um processo falhe.

    b) Checkpoint Process (CKPT).

    Errado. Sua funcao eh ajudar a reduzir o tempo necessario 'a recuperacao da instancia.

    c) System Monitor Process (SMON).

    Certo. Entra em acao no caso de uma queda ou falha de sistema. Entao, executa a recuperacao de falha aplicando as entradas dos arquivos de redo log on line aos arquivos de dados.

    d) Log Writer Process (LGWR).

    Errado. Eventos q alteram tabelas, indices e objetos geram uma gravação correspondente no arquivo log de redo. O LGWR eh responsavel pelo gerenciamento do buffer desse log de redo

    e) Recoverer Process (RECO).

    Errado. Trata falhas de transacoes distribuidas. Imagine 2 tabelas acessadas em BD diferentes. Se a conexao entre os bancos falhar, antes de a tabela de um dos bancos ser atualizada, o RECO revertera a transacao falha.

  • System Monitor Process (SMON)
    • Principal responsável pela recuperação da instância;
    • Executa a recuperação quando necessário na inicialização da instância;
    • Libera informações que não são mais necessárias;