SóProvas


ID
630961
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Após a utilização de uma mídia removível no Windows XP, para uma maior integridade das informações contidas neste dispositivo,

Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    A letra A está errada, porque o procedimento de desfragmentação de disco, só opera em unidades fixas, como a unidade C.
    A letra B está errada, porque o Windows XP não faz a pré-leitura dos dados, tampouco a cópia automática de segurança para a unidade local.
    A letra D não interfere na operação do dispositivo pela rede. Para acessar a unidade remotamente, ela precisa estar compartilhada pelo usuário com um nome conhecido, ou via compartilhamento padrão do Windows XP, como \\máquina\E$ desde que as Permissões de acesso estejam setadas.
    A letra E não acontece com as unidades USB, mas com as antigas unidades de CD, onde após a leitura, o CD era 'desacelerado' até parar, evitando o super-aquecimento da mídia que rodava em 52x.
  • Questão que dá pra matar com o uso corriqueiro do PC.

    Quem nunca passou pela situação em que você vai retirar o dispositivo USB direto e a pessoa que tá atrás de você grita "NÃO FAZ ISSO QUE VAI DAR PAU NA MÁQUINA!!!!"

    Depois disso você aprende que antes de retirar o cabo, é preciso clicar com o direito no desenho do dispositivo e selecionar "remover hardware com segurança" ou algo do tipo, hahahha.

    Aproveito até pra fazer uma pergunta pros expertos da área. Não fazer esse procedimento pode mesmo acarretar algum dano ao PC ou ao dispositivo (pendrive, cabo de câmera etc)?
  • Bom, não me considero um dos expertos da área, mas com quase 20 anos de experiência...
    Os dispositivos USB de armazenamento de dados não utilizam energia elétrica para manter os dados até o próximo uso. Um pendrive pode permanecer alguns meses sem ser conectado, e seus dados não serão perdidos.
    Enquanto um dispositivo de armazenamento (câmera, pendrive, SD card, etc) está conectado, ele está recebendo energia elétrica e efetuar um refresh em todos os chips de memória, garantindo que os dados ali armazenados aguentem mais alguns meses. E também, existem processos do sistema operacional e de aplicativos de terceiros (antivírus) que podem acessar o dispositivo enquanto ele está conectado. Logo, sinais elétricos estarão sendo enviados para o pendrive e recebidos como resposta de sucesso ou falha na operação.

    Remover ele diretamente, é o mesmo que desligar a TV puxando a tomada. Uma vez ou outra, na pressa, não 'queima' o dispositivo ou a porta. Mas repetidas vezes, sim, isto poderá queimar o pendrive ou a porta USB onde ele estava.
  • Olá amigo,

    No seu primeiro comentário foi dito que nao é possivel fazer desfragmentaçao discos removíveis pois esta só opera em discos fixos como a unidade C.
    Mas atualmente ja existem desfragmentadores que desfragmentam Flash disks (USB), portanto, fiquemos espertos!

    um abraço e avante!
  • Sim, é verdade que existem desfragmentadores para unidades USB, entretanto, na configuração básica dos sistemas operacionais Windows, o desfragmentador de discos opera somente sobre a unidade local. E na prova do concurso, sempre é solicitada apenas a configuração original, sem aplicativos de terceiros que podem expandir a capacidade ou funcionalidades do sistema operacional.
  • Para enriquecer os comentários acima

    É permitido sim desfragmentar o pendrive, bem como corrigir erros na sua memória.

    Em Meu Computador, clica com o botão direito em cima do Pendrive e clica em propriedades, lá vai ter a opção de desfragmentar e verificar erros.

    Mas a alternativa correta não é a letra "a" pq não é obrigatório esse procedimento.
  • "Após a utilização de uma mídia removível"

    Mídia não seria CD, DVD...?
    Pen-drive também é considerado uma mídia?

    Pra mim 
    Pen-drive é "dispositivo de armazenamento de dados por memória flash"
  • "proveito até pra fazer uma pergunta pros expertos da área. Não fazer esse procedimento pode mesmo acarretar algum dano ao PC ou ao dispositivo (pendrive, cabo de câmera etc)?"

    Na verdade não costuma dar problema não.

    Só se tiver algum programa utilizando a porta usb, que tem um risco. Só que (especialmente no Windows) é difícil ter a certeza de que não tem nenhum programa acessando o USB). Mas é correr um risco sem necessidade, pois se por um acaso der o grande azar pode até corromper o pen-drive.
  • A vida é muito curta para ficar removendo o pendrive com segurança.
  • letra c

  • POR QUE O QC COLOCOU NEGRITO NA RESPOSTA CORRETA? 
  • O QC COLOCA EM NEGRITO A ASSERTIVA CORRETA HUAHAUHSUHAU ASSIM FICA MAIS FACIL DO QUE TA KEUAHUHSUE

  • Prezados,

    Quando um dispositivo está conectado pela USB o PC alimenta esse dispositivo com corrente elétrica para que ele possa ser lido e acessado, e pode ser quem uma corrente elétrica esteja passando por ele no momento que você tenta retirar o dispositivo, e fazendo isso você pode queimar o dispositivo. Usando a função remoção segura do hardware o PC para de alimentar a energia do dispositivo e ele pode ser retirado com segurança.

    Portanto a alternativa correta é a letra C

  • Já perdi um pendrive muito bom por não "remover com segurança". Acreditava que não faria mal, até ver na prática e teoria que ocorre o contrário em razão da possibilidade de transmissão de sinais elétricos mesmo que eu não esteja enviando ou recebendo arquivos.