SóProvas


ID
631282
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos da Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir. Sobre o tema, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito incorreto. A alternativa A é a resposta correta, vide art. 22 da L. 9784/99:
    Art. 22. Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.
    § 1o Os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernáculo, com a data e o local de sua realização e a assinatura da autoridade responsável.
    § 2o Salvo imposição legal, o reconhecimento de firma somente será exigido quando houver dúvida de autenticidade.
    § 3o A autenticação de documentos exigidos em cópia poderá ser feita pelo órgão administrativo.
    § 4o O processo deverá ter suas páginas numeradas seqüencialmente e rubricadas.
  •  Art. 22. Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.

            A)   § 2o Salvo imposição legal, o reconhecimento de firma somente será exigido quando houver dúvida de autenticidade.

            B)  § 3o A autenticação de documentos exigidos em cópia poderá ser feita pelo órgão administrativo.

            C)  Art. 23. Os atos do processo devem realizar-se em dias úteis, no horário normal de funcionamento da repartição na qual tramitar o processo.

            Parágrafo único. Serão concluídos depois do horário normal os atos já iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou à Administração.

           D) Art. 24. Inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de cinco dias, salvo motivo de força maior.

           E) Art. 25. Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do órgão, cientificando-se o interessado se outro for o local de realização.

    GABARITO CORRETO LETRA A, PORÉM ESTÁ SINALIZADO COMO LETRA B

  • O gabarito já foi corrigido pelo QC!
  • gabarito A!!

    Art. 22. Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.
    § 2o Salvo imposição legal, o reconhecimento de firma somente será exigido quando houver dúvida de autenticidade.
  • Bacana! Sempre quis saber a cara do "muito difícil".
  • Quanto ao "muito difícil", normalmente a questão fica classificada desta maneira quando houve erro no gabarito. :)

    Já que muitas pessoas acabam errando acertando.
  • CORRETA (ART. 6°) - a) Salvo imposição legal, o reconhecimento de firma somente será exigido quando houver dúvida de autenticidade.
    ERRADA -(ART. 22 Pár. 3°) b) A autenticação de documentos exigidos em cópia não poderá ser feita pelo órgão administrativo.
    ERRADA -(ART. 23, Par. Unico) c) Os atos do processo não podem, em qualquer hipótese, ser concluídos depois do horário normal de funcionamento da repartição. (Serão concluídos depois do horário normal os atos já iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou à Administração.)
    ERRADA -(Art. 24) d
    ) Inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de quinze (cinco) dias.
    ERRADA -(Art. 25) e) Os atos do processo administrativo devem realizar-se exclusivamente (preferencialmente) na sede do órgão, sob pena de serem considerados inexistentes
  • Olhando a estatística da questão, a esmagadora maioria acertou, porém continua categorizada como Muito Difícil (0 a 20% de acertos). Estatística bem furada, esta.
  • A estatística não está furada, isso acontece quando o gabarito vem incorreto e depois eles arrumam.
  • Essa cara do "muito difícil" parece a da minha sogra qdo me ver beijando a filha dela. 
    : D
  • A - GABARITO.

    B - ERRADO - A AUTENTIFICAÇÃO, QUANDO EXIGIDA, PODERÁ SER FEITA PELO PRÓPRIO ÓRGÃO. (Celeridade Processual)

    C - ERRADO - SE O ADIAMENTO PREJUDICAR O CURSO REGULAR DO PROCEDIMENTO OU CAUSAR DANO AO INTERESSADO OU À ADMINISTRAÇÃO, ENTÃO OS ATOS JÁ INICIADOS PODERÃO SER CONCLUÍDOS DEPOIS DO EXPEDIENTE NORMAL.

    D - ERRADO - INEXISTINDO DISPOSIÇÃO ESPECÍFICA, OS ATOS DI ÓRGÃO OU AUTORIDADE RESPONSÁVEL PELO PROCESSO E DOS ADMINISTRADOS DE QUE PARTICIPEM DEVEM SER PRATICADOS NO PRAZO DE 5 DIAS, SALVO MOTIVO DE FORÇA MAIOR PODENDO SER ACRESCIDO DE MAIS 5 DIAS.

    E - ERRADO - PREFERENCIALMENTE NA SEDE DO ÓRGÃO.
  • § 2o Salvo imposição legal, o reconhecimento de firma somente será exigido quando houver dúvida de autenticidade.

     

    A regra é que não precisam ter firma reconhecida, mas havendo dúvida pede – se o reconhecimento de firma.

     

    § 3o A autenticação de documentos exigidos em cópia poderá ser feita pelo órgão administrativo.

     

    Não é preciso sair da alçada administrativa para fazer autenticação de documentos.

     

     

    Art. 23. Os atos do processo devem realizar-se em dias úteis, no horário normal de funcionamento da repartição na qual tramitar o processo.

     

    Terminado o expediente, outros atos de processos administrativos que estavam por iniciar, é permitido deixar para o dia seguinte.

     

    Parágrafo único. Serão concluídos depois do horário normal os atos já iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou à Administração.

     

    Atos já iniciados não necessariamente precisam ser finalizados no mesmo dia, desde que não prejudique o andamento do processo administrativo.

     

     

    5 dias (Prazo Geral para práticas do Atos Pela Administração) - inexistindo disposição específica (art. 24): Pode ser prorrogado por mais 5 dias.

     

    Obs.1: O prazo de 5 dias ocorre quando inexistir motivo de força maior que justifique prazo diverso. Ou seja, o prazo poderá ser diferente se por motivo de força maior.

     

    Obs.2: A prorrogação do prazo (por mais 5 dias, inexistindo disposição específica) se dá mediante justificativa expressa. Ou seja, tem que Motivar, explicar o porquê da prorrogação do prazo.

     

    Art. 25. Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do órgão, cientificando-se o interessado se outro for o local de realização.

  • Art. 22. Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.


    § 1o Os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernáculo, com a data e o local de sua realização e a assinatura da autoridade responsável.

    § 2o Salvo imposição legal, o reconhecimento de firma somente será exigido quando houver dúvida de autenticidade.

    § 3o A autenticação de documentos exigidos em cópia poderá ser feita pelo órgão administrativo.

    § 4o O processo deverá ter suas páginas numeradas seqüencialmente e rubricadas